quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Civil War: Conclusão e nova ordem mundial na Marvel

**Atenção: Contém informações de publicações inéditas no Brasil**

A mega-saga Civil War acabou. O número sete foi lançado hoje nos EUA com uma conclusão impactante e, em alguns aspectos, de forma inesperada. Isso significa que agora temos tudo voltando ao "normal", com todos vivendo suas vidas como antes? Errado. O resultado da guerra repercute por todo o Universo Marvel, modificando-o de uma forma jamais vista na história da editora.

Civil War #7

Começando de onde termina edição número 6, a batalha se inicia e é até certo ponto equilibrada. Mas os agentes da SHIELD tentam colocar a prisão da zona negativa online novamente, o que seria um grande problema para os "vingadores" do Capitão América (o que gera uma situação inusitada, já que quando este grita "Avengers, assemble", Bishop pergunta em voz alta: "Ué, pensei que nós fôssemos os Vingadores."). Para evitar o religamento da prisão, o Pantera Negra tem uma idéia talvez não muito brilhante. Ele ordena que Manto transporte todos os participantes da batalha para o centro de Nova York.

Cenas da batalha na zona negativa

Mudando o campo de batalha, a luta continua. A primeira preocupação de Tony Stark,o homem de Ferro, é que todos sejam tirados do local, exigindo que não haja nenhuma morte entre eles. Feito isso, a destruição continua e, quando a equipe do Capitão América parece estar em desvantagem, aparece um aliado secreto: Namor e seu exército. Devo admitir que a cena me impressionou. A resposta dos pró-registro é imediata: os heróis "fabricados", liderados pelo Clone do Thor e Capitão Marvel, se juntam ao confronto. Até mesmo o Coisa reaparece, dizendo ser impossível se afastar por muito tempo.

Namor e seus soldados

Chega o momento da luta direta entre o Capitão América e o Homem de Ferro. Steve, em suas próprias palavras, "joga sujo" e usa o Visão para desativar a armadura de Stark que, no mano-a-mano, leva uma tremenda surra. Enquanto isso, enfurecido com o clone de Thor, Hércules literalmente o esmaga. Quando o Homem de Ferro está prestes a ser morto pelo Capitão, vários civis o seguram e mostram a destruição causada pela batalha.

Chocado, o Capitão América se dá conta de que ele não lutava mais por uma idéia ou opinião. Mas que "apenas lutava". Ele para e ordena que todos façam o mesmo. Vendo que causava exatamente tudo que Tony Stark e os pró-registro tentavam combater. Que colocava a vida de todos que pensava em proteger em perigo, o Capitão América tira a máscara (recolhida mais tarde pelo Justiceiro) e, como Steve Rogers, se entrega às autoridades. A guerra termina e os vencedores são os pró-registro.

O  fim do Capitão América e a prisão de Steve Rogers

Tudo começa a ser reconstruído. Todos os heróis são anistiados e o projeto de espalhar super-times por todos os EUA americanos é colocado em prática. Surgem os Poderosos Vingadores, liderados por Carol Danvers; a nova Tropa Ômega, sob as ordens do Agente Americano; e muitos outros. Enquanto isso, alguns seguidores do Capitão América ainda permanecem agindo na obscuridade e fora da lei, como já vimos aqui. Susan volta para casa e aparentemente Wakanda volta a ter boas relações com os EUA.

Tony Stark, com a ainda ausência de Nick Fury, aceita a posição de diretor da SHIELD para colocar em prática a 43ª das 100 idéias que ele e Reed Richards tiveram juntos. A 42ª era a prisão na zona negativa. Preocupado em "limpar" a SHIELD e proteger a identidade de seus colegas registrados e levar esse novo mundo em uma direção que considera a mais correta. Isso levanta ainda mais suspeitas de que o Homem de Ferro dos Poderosos Vingadores não deve ser ele.

Tony Stark e a nova ordem mundial da Marvel

A guerra acabou, mas as mudanças não se encerram. Na verdade, parece ser o princípio de uma nova ordem mundial no Universo Marvel (lembrando que o cosmo Marvel também sofreu uma “sacudida” ao fim de Annihilation). Uma nova configuração. Onde Steve Rogers é Steve Rogers e Tony Stark é Tony Stark. Sem codinomes, sem uniformes. Inspirando à sua maneira os heróis após o fim de Civil War. Ainda é só o começo.

« Jøåø »

comments powered by Disqus