terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Colossus: a linhagem macabra dos Rasputin

Artigo escrito por nosso colaborador, Fábio Campos.


Teve início em Wolverine 23 – de outubro de 2006 - a mini-série que promete mostrar as origens de uma das famílias mais dizimadas pela Marvel. Estou falando dos Rasputin. Linhagem Macabra, de David Hine, o mesmo de Distrito-X e Jorge Lucas, de Wolverine: Ilha X. A história tem como foco o recém ressuscitado X-men Colossus e a sua dificuldade em lidar com o tempo em que ficou preso e sofrendo testes por Ord, após sua "morte".

Colossus Bloodline #1

Mas esta mini tem como objetivo principal explorar a família Rasputin. Para quem não sabe, os pais de Colossus foram mortos por agentes russos em Os Fabulosos X-men 4, e a sua irmã perdeu a vida em virtude do vírus Legado em X-men 93 – ambas publicações da Editora Abril. Se não bastassem esses problemas para a família Rasputin, o irmão de Colossus (Mikhail Rasputin) ainda se tornou um mutante transtornado e perigoso.

Linhagem Macabra tem início com um pedido de socorro de Larissa Mishchenko, uma jornalista comprometida com seu trabalho e prima de Colossus. Partindo desta premissa, a história mostra que a família Rasputin vem sendo dizimada por um homem estranho com uma máscara branca, e desta forma só sobram três membros da família vivos: Larissa, Piotr e um tio louco afastado chamado Vlad. Mas o que mais impressiona é a ligação que existe entre a família e o lendário Rasputin, um curandeiro misterioso que assombrou a Rússia czarista.

Logo, Piotr e Larissa vão ao encontro do afastado Tio Vlad e enquanto vão relembrando fatos históricos da Rússia e a estranha história de Rasputin, também é mostrada a razão da Linhagem Macabra e também o padrão entre os membros da família de sempre apresentarem sinais de loucura.

Piotr e Illyana

Aqui cabe um histórico dos três membros mais importantes da família Rasputin. Mikhail sempre se mostrou descontrolado emocionalmente, Colossus por diversas vezes se mostrou alterado e violento em situações extremas - como no Massacre de Mutantes, no período da doença e morte de sua irmã, quando traiu os X-men tornando-se acólito de Magneto e também quando, por ciúmes, quase matou Pete Wisdom na época em que entrou para Excalibur. Ainda temos o caso de Illyana, que se tornou Rainha do Inferno e por diversas vezes teve indícios de estar possuída.

Ao chegar na casa de Vlad, Colossus e Larissa se deparam com o homem da máscara branca que se revela sendo Sinistro e que estava sendo auxiliado por Mikhail, o que aumenta para quatro o número de membros vivos da família. Sinistro revela sua ligação com os Rasputin e o estranho pacto que se formou na antiga Rússia entre ele e Rasputin, para ambos criarem uma linhagem espetacular de mutantes.

Sinistro e Mikhail revelados

Para isso Rasputin se aproveitou de suas várias esposas, em especial de uma cigana chamada Elena, que é bisavó de Colossus, Mikhail e Larissa. Assim, após a quase morte na mão de seus inimigos, Rasputin cedeu em seu último suspiro de vida um pouco de sua "aura" para suas esposas grávidas. Após essa chocante descoberta, Vlad ateia fogo em seu próprio corpo.

Com a morte de Vlad, os familiares restantes descobrem que Rasputin está próximo de ter um novo hospedeiro, pois a cada morte de um membro de sua linhagem ele se concentra mais nos restantes. Após a explicação de Sinistro, sobre como será a volta de Rasputin e a escolha de Mikhail como o hospedeiro perfeito, ele assassina friamente Larissa. Agora para Sinistro só restam Colossus e Mikhail. Então, ambos partem para uma dimensão perdida e tem início o embate dos irmãos que encerra a mini-série do X-Men Russo.

A presença de Rasputin se fortalece

Agora vem um detalhe que poucos perceberam. Durante a morte de Vlad, quando a essência de Rasputin é passada, pode-se ver um rapaz no quadro inferior esquerdo da página que mostra a transferência. Esse é um detalhe muito importante e que certamente frustraria os planos de Sinistro, pois se trata do esquecido filho de Colossus.

Para quem não conhece esta história, ela se passou durante uma visita dos X-men à Terra selvagem, na qual o russo tentou ajudar três nativas que estavam sendo atacadas por um dinossauro. Porém, uma delas não resistiu e morreu. Em homenagem a mulher morta, Colossus participou de um ritual para dar origem a uma nova vida. Anos depois, em uma nova viagem à Terra Selvagem, Colossus reencontra a mulher e o seu filho sem saber quem é o garoto. Entre os X-men, o único que sabe da existência deste menino é Longshot, que jurou a Nereel, mãe do menino, manter o segredo.


Fábio Campos

comments powered by Disqus