quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Demolidor em clima de Oz

"Minha cidade foi pro inferno...enquanto eu apodreço aqui." Esse é um dos inúmeros pensamentos de Matt Murdock na estréia do seu novo arco: O Demônio do Pavilhão D. Um arco que traz um gosto triplo de estréia, nova fase na vida do personagem, nova equipe criativa e um novo título nacional.

O Demônio do Pavilhão D


O novo arco é continuação direta dos eventos de Dossiê Murdock. Matt Murdock está na prisão, acusado de ser o Demolidor, e tendo como vizinhos os seus maiores inimigos, incluindo o maior deles, Wilson Fisk.

É uma noite chuvosa na Cozinha do Inferno. E acompanhamos vários marginais fugindo de alguém, ou melhor, do Demolidor, ao mesmo tempo Murdock, na pele do narrador, demonstra sua preocupação com a cidade que sempre protegeu. Essa cena poderia ser um flashback de tempos mais simples, mas dois garotos filmam a cena e se questionam "não era pro Demolidor tá na cadeia?".


Um novo Demolidor na Cozinha do Inferno



De fato, o verdadeiro Demolidor ainda está preso. Há um novo protetor na Cozinha do Inferno. Matt Murdock já está há 32 dias na Ilha Ryker. Foggy Nelson conseguiu que ficasse na ala protegida, mas mesmo assim os sons e cheiros da prisão são terríveis, tão terríveis que o impedem de dormir. O agente Gruber, um carcereiro, aparece e confronta Matt, chamando-o pejorativamente de Demolidor, o advogado nega e afirma não ter sido condenado ainda, o que para Gruber não importa, ele afirma que Matt era apenas mais um ali e joga um jornal cuja manchete questiona o novo Demolidor.

Questionamento esse também feito por Ben Urich à Foggy Nelson. O repórter desconfia que o novo Demolidor seja uma manobra do advogado para favorecer Matt Murdock e inocentá-lo, mas Nelson afirma não ter nenhuma conexão com o novo vigilante. A discussão dos dois se intensifica, com Ben afirmando que limites éticos já haviam sido rompidos e muitos outros ainda seriam. O grande dilema de onde acaba a lei e começa a justiça é vivenciado por Foggy Nelson. Ben afirma que vai tentar descobrir tudo sobre o novo Demolidor, mas não sai antes de ouvir de Nelson que é um grande amigo quando convém. Em seguida, Nelson encontra o novo Demolidor e demonstra realmente não ter conexão com o vigilante. A identidade do novo Demolidor continua desconhecida.

Encontro misterioso também ocorre entre o diretor nacional do FBI e o diretor do presídio. Um novo detento está chegando, vindo diretamente da Balsa (a prisão de super-humanos), sua identidade permanece um mistério. O diretor do FBI pressiona o diretor Cole a colocar Murdock, Fisk, Cabeça de Martelo e Coruja no mesmo pavilhão. Pretendendo para isso tirar Murdock da ala protegida, onde ele está por ser legalmente um homem cego. Essa informação chega à Nelson por sua nova investigadora, Dakota North. Ambos se dirigem a prisão para visitar Matt.

Mas antes que cheguem surpresas aguardavam o advogado cego. Depois de uma conversa na enfermaria com Carlos LeMuerto, o Tarântula Negra, Murdock é conduzido por um guarda para uma emboscada armada pelo Cabeça de Martelo, e embora Matt tente disfarçar sua identidade é obrigado a se defender dos capangas e acaba jogado na solitária. Todos na prisão estão contra ele, os presos e os guardas.


Todos contra apenas um

Foggy finalmente chega para a visita. Alguns detalhes são discutidos, como usar o desconhecido novo Demolidor em favor do processo e oftalmologistas para provar a cegueira. Matt volta para a solitária e Foggy e Dakota saem. Em sua cela um bilhete é achado. "Quem pode proteger quando tá por trás das paredes?" ele diz. Ao mesmo tempo Foggy e Dakota são levados pelo guarda por outro caminho, onde uma armadilha os espera. Foggy é atacado e esfaqueado, enquanto Matt Murdock acompanha tudo com seus sentidos aguçados, sem nada poder fazer e sem ter quem o ajude.

Ataque ao melhor amigo

Em outra solitária, Wilson Fisk apenas sorri.

O maior inimigo

Assim termina a primeira parte de O Demônio do Pavilhão D, arco que marca não só toda essa nova fase do personagem inaugurada por Bendis. Aqui temos a nova equipe criativa formada por Ed Brubaker (roteiros) e Michael Lark (desenhos), o roteirista já é conhecido dos marvetes por seu elogiado trabalho em Capitão América e também está começando em Gênese Mortal, com os X-Men. A responsabilidade de continuar o trabalho de Bendis e Maleev é enorme, mas os fãs acreditam na nova dupla.

E como última estréia, temos o novo lar do Demolidor no Brasil, o título Marvel Action. Este substituiu a antiga revista Demolidor e visa um aumento de vendas por um novo número 1 e pelo título genérico.A maioria dos fãs acha que Murdock é grande demais para um título genérico, mas o que importa é que o Demônio da Cozinha do Inferno tenha seu lugar garantido nas bancas brasileiras com cada vez mais qualidade.

Eddie




comments powered by Disqus