segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Nova Geração de Casa Própria

Apesar dos atrasos, finalmente foi lançada a revista Avante Vingadores que, apesar do nome, não conta com o Maiores Heróis da Terra. Grande parte do mix abriga o que poderíamos chamar de "nova geração" de heróis da marvel: Jovens Vingadores e Fugitivos. Respectivamente a grande aposta da editora na fórmula dos sidekicks e um grupo de adolescentes sempre em fuga do "mundo dos adultos". Vindos das páginas dos Novos Vingadores e de mini-séries, mensalmente teremos o ponto de vista jovem do que é ter poderes e, junto com eles, uma série de responsabilidades no universo Marvel.

Jovens Vingadores & Fugitivos

Começando com Jovens Vingadores. A história dessa primeira edição foi publicada nos EUA em Young Avengers Special nº 1, e conta com roteiro de Allan Heinberg e arte plural de Michael Gaydos, Jae Lee, Neal Adams, Bill Sienkiewicz, Gene Ha e Pasqual Ferry. Após o surgimento do grupo, sua primeira e trágica missão contra Kang, o Conquistador, e um segundo momento em que descobre-se que o jovem Patriota usava drogas para contar com super-habilidades, conhecemos um pouco mais como o grupo acabou se encontrando.

Pressionada pela repórter Kat Farrel, Jessica Jones – a quase "madrinha" dos Jovens Vingadores – acaba indo atrás dos meninos para saber quais as suas origens e se estes estão preparados para uma entrevista oficializando a superequipe.

Jovens Vingadores originais

É então que temos algumas revelações interessantes. Cassie Lang, a Estatura, conta como o péssimo relacionamento com sua mãe e padrasto, além da busca pela verdade sobre o que aconteceu com seu pai – o Homem-Formiga, morto durante Vingadores: A Queda –, acabaram levando-a a descobrir seus poderes e encontrar seus novos amigos.

Teddy Altman, o Hulkling, revela como tinha problemas em ser aceito em algum círculo social em sua escola até usar seus poderes de forma secreta e se destacar, e como isso acabou levando-o a conhecer o Rapaz de Ferro na destruída Mansão dos Vingadores. Já Billy Kaplan, o Wiccano, conta como era constantemente espancado na escola até o dia em que encontrou na rua Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate. Ela o diz que não deveria se sentir inferior, que ele tinha seus poderes para reagir. Sem saber direito do que ela falava, pouco depois Billy manifesta pela primeira vez seus poderes místicos. Kate Bishop fala de sua vida de "menina rica" e de como isso não a satisfazia. Como ela se espelha em sua falecida mãe e procurava sempre ajudar as pessoas, chegando no ponto crucial que a fez se transformar em uma “superatleta” capaz de encarnar uma versão adolescente do Gavião Arqueiro: Kate fora vítima da violência de Nova York, e estuprada. A forma como ela conheceu os Jovens Vingadores, todos nós conhecemos.

Jovens Vingadores, Jessica Jones & Luke Cage

Por fim, Eli Bradley, o Pariota, mesmo fora de ação, conversa com Jéssica. Ele revela como o fato de não reconhecerem tudo que seu avô fez (como o primeiro Capitão América negro, tendo agido antes mesmo de Steve Rogers) o estimulou a arranjar uma maneira (mesmo que ilegalmente) de honrar todo seu heroísmo esquecido.

Toda essa conversa acabou fazendo a própria Jessica Jones refletir sobre sua vida como heroína; como a vontade desses meninos em serem heróis bate de frente com o medo de seus pais de que eles se machuquem ou morram e como isso pode vir a afetar a própria Jessica, caso a filha que espera junto com Luke Cage vier a fazer o mesmo. Ao mesmo tempo em que ela demonstra tremenda admiração pelos meninos - por tudo que passaram e sua vontade de, mesmo assim, serem heróis -, a história termina sob a observação de um "jovem velho conhecido".

A outra face jovem da revista vem de personagens um pouco mais experientes. Pelo menos em número de edições lançadas. Já em seu segundo volume (o primeiro contou com 18 histórias, que saíram aqui na versão pocket) e com os seis primeiros números dessa segunda fase publicados aqui no formato de mini-série, os Fugitivos continuam sua vida escapando de um mundo de adultos que os traumatizou desde que descobriram que seus pais eram vilões que planejavam contribuir para a destruição do mundo. Os herdeiros do Orgulho passam a combater o crime em Los Angeles após incluírem entre seus membros o "filho" de Ultron, Victor Mancha (história publicada aqui em mini-série de duas edições em 2006).

Enfrentando o Enxame

Nessa primeira história da rotina dos poderosos adolescentes da costa Oeste, eles combatem o Enxame, um vilão meia-boca, mas que chega a dar um pouco de trabalho aos inexperientes heróis.

Com uma abordagem bem mais próxima do que seria o comportamento adolescente (se compararmos com o que tivemos na até agora desastrosa New X-Men), vemos nessa edição duas revelações bombásticas, sendo que uma delas dá o gancho para a próxima história.

Em primeiro lugar, Karolina revela a Nico que é lésbica e que tem sentimentos por ela. Enquanto Nico – que reclama como Karolina confundiu o "tempo" que estava dando de garotos – ainda tenta se recuperar da surpresa, surge uma espécie de cápsula espacial, da qual um rapaz surge. O problema é que esse rapaz diz se chamar Xavin, revela ser na verdade um skrull (ou até mesmo um super-skrull, já que apresenta alguns de seus poderes) e diz ser o NOIVO da também alienígena Karolina, acordo feito entre seus mundos.

Um noivo de outro mundo?

Como os Fugitivos de Brian K. Vaughan e Adrian Alphona (Takeshi Miyazawa só desenha esse arco em duas partes) sairão dessa, só saberemos acompanhando o próximo número de Avante Vingadores.

A "dobradinha", portanto, promete. Avante Vingadores parece ser uma boa alternativa aos mixes já existentes aqui no Brasil, reunindo um lado do Universo Marvel só recentemente explorado pela editora.


« Jøåø »

comments powered by Disqus