terça-feira, 27 de março de 2007

Capitão América: Herança Maldita

O passado do Capitão América, seus amigos e inimigos, parece estar mesmo voltando à tona. Desde o omeço de sua nova fase após a queda dos Vingadores, com roteiros de Ed Brubaker, já vimos o Caveira Vermelha ser assassinado e enviar sua consciência para a mente de Aleksander Lukin e a notícia e confirmação de que Bucky Barnes está vivo e trabalhou durante todos esses anos como agente soviético até a queda da cortina de ferro. Na edição 38 de Novos Vingadores resgata-se mais uma personagem com ligação com a vida de Steve Rogers durante a Segunda Guerra Mundial: Synthia Schmidt, a filha do Caveira Vermelha.

Caveira Vermelha prestes a assassinar sua filha

Essa edição - correspondente ao número 15 do quinto volume de Captain America – apresenta logo um aspecto curioso, que é a ausência do personagem título. O Capitão América só aparece em imagens antigas da Segunda Guerra. Imagens que são mostradas por Ossos Cruzados. Brock Rumlow, mercenário extremamente fiel ao Caveira Vermelha e à sua visão deturpada de mundo, em que até mesmo o nazismo seria apenas um apoio para algo maior e mais terrível.

Ossos Cruzados, após o assassinato de seu mestre nas mãos do Soldado Invernal a mando de Lukin, busca reunir forças para ir atrás do magnata russo, sem saber que seu empregador "vive" em sua consciência. O primeiro movimento é "resgatar" a filha do Caveira.

Synthia nasceu de uma forma bem conturbada. Filha do Caveira com uma lavadeira alemã que morreu no parto, esteve prestes a ser assassinada por seu pai, já que este queria um filho homem para quem pudesse deixar seu legado. Foi salva por Susan Scarbo, uma seguidora do Caveira Vermelha, que prometeu criá-la de acordo com a distorcida visão de mundo de seu pai. Ele, algum tempo depois, quando ela ainda era criança, acelerou a idade da filha artificialmente, assim como a forneceu uma série de superpoderes.

Pecado & Caveira Vermelha

Como Pecado, Synthia (que chegou a ter telecinésia, telepatia, teleporte e intangibilidade) enfrentou o Capitão América diversas vezes, liderando as Irmãs Pecado, um grupo de adolescentes órfãs que sofreram um processo de envelhecimento e ganho de poderes similares aos seus. Foi assim até ela ser capturada, perder seus poderes e ser revertida à adolescência pela SHIELD, que também a "reprogramou", fazendo-a esquecer de seu passado como assassina e herdeira do Caveira Vermelha.

A forma pela qual Ossos Cruzados tenta fazer com que Synthia se lembre de tudo isso choca, mas não surpreende. Ele utiliza um recurso deplorável, independente de quem o pratica, e literalmente tortura a menina, fazendo-a lembrar de todo o ódio com que era tratada por seu pai e de como o Capitão América sempre impediu que ela conseguisse despertar uma ponta de orgulho na bizarra personalidade do Caveira. Ele insiste em como seu pai a odiaria e pensaria em matá-la novamente se visse o quanto ela se tornou "fraca". E foi em um delírio, pela dor e privação impostos por Rumlow, que havia sido amante de sua versão adulta, que se deu o "click" que recuperou sua memória.

A volta de Pecado: Synthia recupera a memória

O ódio e rejeição de seu pai foram os elementos fundamentais para que Synthia se lembrasse de tudo e, apesar de estar em um corpo mais jovem, voltasse a ser a Pecado. A primeira etapa dos planos de Ossos Cruzados está concluída. Os inimigos do Capitão América se reúnem e organizam. Resta saber o que estão planejando e como Steve Rogers lidará com eles quando decidirem agir.


« Jøåø »

comments powered by Disqus