sexta-feira, 30 de março de 2007

Layla Miller: Ela sabe das coisas


Layla Miller

Desde que apareceu pela primeira vez no mundo distorcido de Dinastia M, Layla Miller era um mistério. Responsável pela reunião dos heróis que combateram a permanência daquela realidade, servindo de elo que rememorava como o Universo deveria ser, seus poderes ainda não ficaram muito claros. E quando apareceu na Cidade Mutante logo após o início da Dizimação, se unindo ao X-Factor, estreou o jargão que dá algumas pistas sobre seus poderes: "Eu sei das coisas". O que e como ela sabe de tanto ainda é um mistério. Nem mesmo se ela é mutante nós temos certeza. A única coisa que temos certeza a respeito de Layla é que ela não é uma coadjuvante.

Em Wolverine 28 temos a terceira história do novo X-Factor de Peter David, agora uma agência de investigações composta (quase) inteiramente de mutantes e que age na Cidade Mutante, um dos locais onde mais se sentiu a Dizimação. Após descobrirem que a irmã de uma cliente, Glória Santiago, mantinha um romance com o ator Jack Vaughn, ela é assassinada enquanto está com ele. A principal suspeita é Glória, que parece não se recordar de nada nas últimas horas. Quando Madrox e Siryn vão investigar o ocorrido são interpelados por Damian Tryp Jr., que é dono (junto com seu pai) das Investigações Singularidade.

Singularidade no caminho do X-Factor

Enquanto isso, simulando ser um ex-mutante agredido na rua, um jovem é acolhido no escritório do X-Factor. Enquanto Monet toma banho, e Rahne e Guido vão cuidar de uma manifestação anti-mutante, o jovem se revela um assassino enviado pela Singularidade para assassinar um novo membro do grupo. E ele confunde seu alvo com Rictor. É nesse momento que Layla surge e destila mistério na cabeça de nós leitores.

Layla aborda o jovem e diz que sabe quem o mandou, quem ele é e que ela é seu alvo. Ela é o novo membro do grupo que representa uma ameaça ao futuro e deve morrer. Prossegue falando que faz o que faz porque precisa, apesar de odiar. Odeia porque que precisa impedir que os membros do X-Factor saibam dos motivos que levaram à dizimação, fazendo em seguida uma referência clara de que se lembra do mundo criado por Wanda. A cena a seguir é surpreendente, já que Layla faz uma armadilha digna de um "Esqueceram de Mim" (versão sádica) para literalmente fritar o assassino.

Layla mostrando que sabe das coisas

O mistério está longe de ser solucionado e, apesar de ter revelado alguns de seus objetivos, ainda há muita dúvida sobre o papel de Layla no universo mutante pós-Dinastia M. Ou mesmo de onde vem e que tipo de habilidades possui. O que temos certeza é que, escrita por David, ela é uma personagem intrigante, capaz de despertar medo e risadas na mesma página. Então, a principal dúvida fica: do que sabe Layla Miller?


« Jøåø »

comments powered by Disqus