terça-feira, 6 de março de 2007

Soldado Invernal: Conclusão?

Finalmente chega à sua conclusão, em Novos Vingadores 37, o arco Soldado Invernal. História que remete à volta de vários "fantasmas" do passado do Capitão América, o ápice da narrativa é atingido no confronto entre Steve Rogers e Bucky Barnes, companheiros na Segunda Guerra Mundial. Esse surpreendente re-encontro fora promovido por um dos atuais "pesos pesados" da Marvel: Ed Brubaker, responsável por uma reviravolta nas histórias do Sentinela da Liberdade.

Captain America #14

O fato do ex-general soviético Aleksander Lukin (que vêm conversando com vozes em sua cabeça já há algumas edições) ser responsável pela morte do Caveira Vermelha, ter roubado um Cubo Cósmico, além de quase provocar assassinatos em massa em diversas partes do globo (saindo impune de tudo isso), já seria o suficiente para Steve insistir em sua captura. Porém, como já falei anteriormente, esse não é o único problema do Capitão América. O misto de fantasmas da Segunda Guerra e da Guerra Fria se completa com a revelação de que seu parceiro Bucky, dado como morto desde o fim do primeiro conflito (em 1945), foi na verdade transformado em uma das várias armas usadas por EUA e URSS no "conflito subterrâneo" que durou mais de 4 décadas: o Soldado Invernal.

O Capitão reedita uma dupla já "famosa" com o Falcão (lembrando que tudo isso ocorrera antes do surgimento dos Novos Vingadores e da série Guerra Secreta, como é informado nessa edição), e vai atrás do Cubo Cósmico de Lukin, que o enviara através de um reticente Soldado Invernal para ser isolado. O principal motivo para Lukin querer se livrar do objeto parece ser o de, apesar de muito poderoso, sempre haver um custo alto demais para que os desejos de seus usuários sejam realizados. Auxiliado também pelo Homem de Ferro (até onde seus interesses comerciais permitem), Steve descobre onde o Cubo será guardado. Porém, fica bem claro que sua maior preocupação não é Lukin nem o Cubo, mas sim localizar Bucky.

Capitão recorrendo aos amigos

O confronto entre os dois se inicia ao mesmo tempo em que o restante da resistência é combatido pelo Falcão e pela Agente 13, que leva apoio da SHIELD. Realmente demonstrando desconhecer o Capitão, o Soldado Invernal luta ferozmente e chega a puxar o gatilho para matá-lo. Mas, em uma cena surreal (o Capitão desvia de balas???), Steve consegue pegar o Cubo e fazer com que seu parceiro recupere toda memória, fundindo tudo que vivera até 1945 com o que fez como agente soviético nos anos posteriores. Perturbado, ele toma o cubo de suas mãos e o destrói, desaparecendo no processo.

Os imprevisíveis efeitos do Cubo Cósmico


Acaba por aí? Nada disso. Ficam ainda algumas considerações e constatações. Em primeiro lugar, Bucky parece ter apenas se isolado para tentar lidar com essa avalanche de informações. Além disso, se aquele que usa o Cubo sempre paga um preço alto demais, qual será o preço a ser pago pelo Soldado Invernal e Capitão América pela restauração da memória daquele? Por fim, mas que se mostra o ponto central que deixa tudo em aberto, é revelado o dono da voz que tanto perturbava Lukin. O Caveira Vermelha, pouco antes de ser assassinado, transfere sua consciência para o corpo do mandante: Aleksander Lukin. Pretendendo estabelecer controle total sobre esse corpo, mas podendo agir de forma furtiva, o nêmesis do Capitão América continua orquestrando seus objetivos, se mostrando o grande vilão dessa nova fase da revista do bandeiroso.

Lukin & Caveira Vermelha

É chover no molhado dizer que Brubaker está mandando muito bem com o Capitão. Faço aqui uma mea culpa, e admito que não curtia muito o personagem até essa nova fase se iniciar. O que foi uma guinada, já que considero que este agora é um dos melhores títulos da Marvel. O clima de mistério e de espionagem, que tem ajuda imprescindível de Steve Epting, faz com que a revista não seja um "apêndice" dos Vingadores e a coloca no topo das publicações atuais. E, em Novos Vingadores 38, mais da vida do Caveira Vermelha.


« Jøåø »


Leia mais sobre esse arco, Bucky e Soldado Invernal aqui.

comments powered by Disqus