domingo, 29 de abril de 2007

Wolverine em busca de vingança


Wolverine #40


Chega ao seu fim em Wolverine 29 o arco Origens e Destinos. Primeiro da revista após a Dinastia M. Após Logan se lembrar de tudo o que acontecera durante a sua longa e conturbada vida antes de ingressar nos X-Men. E acaba não sendo uma grande surpresa que o mostrado nessa história em cinco partes não passa da ponta do iceberg; de apenas um pequeno fragmento de todo esse passado que tantos se esforçaram para que "James" se esquecesse. Ao encontrar Bucky Barnes, o Soldado Invernal, contudo, ele tem acesso a uma informação preciosa para entender o quanto tentavam manipular sua vida desde muito tempo atrás. Desde que o Wolverine tentou pacificar seu lado violento. Desde que foi casado e sua esposa, grávida, foi brutalmente assassinada por seu interlocutor.

O encontro de Logan com Bucky Barnes é curioso e surpreende o segundo pela desinformação de seu perseguidor de que ele assassinara sua esposa. Dois assassinos de altíssimo nível, que tiveram suas ações e pensamentos manipulados por diversas vezes, relembram de um passado obscuro que só recentemente vem à tona. A história é retomada desde a chegada de Wolverine às Cataratas Jasmim. Um lugar para gente como ele na época. Assassinos em busca de um recomeço. Sem violência, mas vivendo e trabalhando para isso em paz.

Foi lá que Logan conheceu Itsu, com que vem a se casar antes mesmo de completar a série de provas – aplicadas por Bando Saboro, líder do local – pelas quais todos os moradores da vila deveriam passar para serem aceitos em definitivo. Elas servem para modificar não só a atitude externa dos refugiados, mas sua própria forma de ver e pensar a vida. Porém, o controle de sua natureza animalesca ainda é muito tênue, e em uma prova Wolverine fere acidentalmente um dos moradores locais ao revelar suas garras mutantes.

O fracasso em se redimir

Ele deve sair do vilarejo por não conseguir manter uma conduta honrada, e seu lamento aumenta ao pensar que não poderá criar o filho que Itsu espera ao seu lado. Mas as coisas pioram quando descobre sua esposa e filho assassinados pelas mãos do Soldado Invernal, enviado ao seu encalço e que estava há dias de tocaia esperando a hora de agir. Alguém não queria o Wolverine quieto. Não queria que reprimisse o assassino dentro de si. Precisavam que ele estivesse violento e em plena forma na cidade asiática de Madripor.

Mas o autor do crime só veio a seu conhecimento agora. Enfurecido e bestializado como não ficava há tempos, Logan – acreditando que era mais fera do que homem – parte ao encontro do chefe guerreiro Muramasa, antagonista de tudo que as Cataratas Jasmim representavam. Em busca de vingança e de mortes, Wolverine recebe um treinamento duro e reprime cada vez mais o homem dentro da fera.
Wolverine bestializado

Sabendo dos motivos que catalisaram essa postura, Logan não pretende se vingar do Soldado Invernal. Tem consciência que Bucky foi tão "programado" quanto ele mesmo em diversas ocasiões. Inclusive, e talvez como uma forma de "vingança fria", revela-lhe algumas informações que parecem chocá-lo, mas que permanecem incógnitas para nós.

A busca de Wolverine não acabou. Voltando a encontrar Muramasa, pega a arma que lhe foi prometida. A espada considerada pelo chefe guerreiro uma obra de arte. Ao perguntar o que Logan quer com ela, este responde apenas: "Vingança".

Arma da vingança

Do que realmente ele vai atrás, e para que precisa da espada, só saberemos a partir de junho, quando estréia Wolverine: Origens, a série mensal originada nesse arco, quando mais fragmentos desse passado que veio à tona nos serão revelados. Quando obtiver as respostas que procura, de que lado Logan estará?

« Jøåø »

comments powered by Disqus