terça-feira, 22 de maio de 2007

Soprano, a alma dos Thunderbolts

*Artigo escrito por nosso colaborador João Kolm


Soprano



Até o ano passado, ninguém poderia dizer que Melissa Gold (antiga Colombina e atual Soprano) iria se tornar um destaque nos Thunderbolts como líder e heroína.


Iniciou sua carreira nas Grapplers (grupo de luta livre) como Colombina, mas como não dava muito dinheiro, ela resolveu atacar a Companhia Roxxon Oil, onde roubou alguns equipamentos que podiam transformar sua voz em ondas sônicas de alta freqüência e com isso criar variados efeitos. Foi nessa ação onde ela enfrentou o Vingador Quasar.

Grapplers



Depois de sair das Grapplers, ela formou uma dupla com o vilão conhecido como Angar, o Gritador. Colombina, nessa época, era agressiva e entusiasmada, mas de certa forma dependia de Angar para lhe dar força, uma das batalhas mais marcantes dessa dupla foi com Gavião Arqueiro e Harpia.

Contudo, em um de seus assaltos, Angar é mortalmente ferido por um disparo efetuado pela polícia e morre nos braços de Melissa depois que escaparam. Com a morte de Angar, Melissa passou a ter um vazio dentro de si, ficou tão abalada que deu um grito tão alto que acabou com seus poderes.

Colombina



Esse vazio seria preenchido somente após a aparição do Barão Zemo e os Mestres do Terror, onde o Armador lhe devolve seus poderes através de cordas vocais biônicas. Então, Melissa Gold passa a se chamar Soprano e integra os Mestres do Terror no plano do Barão Zemo de se fazer passar pelo grupo de heróis chamados Thunderbolts, onde teve um romance com Abe Jenkins (Mach I).

T-Bolts revelead!!!



O que Zemo não contava era que alguns membros gostassem da idéia de ser heróis e que se rebelariam contra ele. Após a batalha contra Zemo, ela voltou a ter a mesma personalidade da época de Colombina e chegou a maltratar seu amor mesmo quando ele queria ajudá-la, temendo que ela fosse abandonada novamente. Porém, Abe a convence que nunca a abandonaria e então eles se reaproximam.

Depois que o Gavião Arqueiro entra para os Thunderbolts como líder, eles - em conjunto com os Vingadores - são envolvidos em um combate contra um dos membros da própria equipe, Rocha Lunar, que não consegue controlar seu poder e quase destrói a Terra.

Os Thunderbolts debandam, Abe se entrega voluntariamente a policia e Soprano é convidada a entrar para os Vingadores, mas ela recusa a oferta e opta por viver uma vida normal. Após terem passado seis meses, Abe Jenkins sai de cadeia e anuncia que iria recriar os Thunderbolts, pois a cidade precisava de heróis (uma conseqüência direta da dissolução dos Vingadores em “A Queda”).

Thunderbolts



Então, ele procura Melissa que agora era uma simples universitária e a convida para voltar ao grupo, ela reluta em aceitar, mas Abe diz que ela é importante para o grupo. Durante a estréia dos Novos Thunderbolts contra o Quinteto Abissal, Soprano começa a mostrar suas habilidades como líder e heroína. Depois, mostra essa mesma capacidade no combate contra a Gangue da Demolição na Ponte do Brooklyn, ao encorajar seus companheiros a trabalhar em equipe e bolar estratégias.

No ataque a ONU, efetuado pelo Grande Jogo, ela mostra quem ela realmente é. Mesmo com Reed Richards e Namor no prédio, é ela quem coordena toda a ação para que o mesmo não caia. Ela orienta cada membro da equipe no que deve ser feito e sustenta todo o prédio da ONU com seu poder e com a ajuda de Atlas. Eles conseguem salvar o prédio e as pessoas dentro dele, mas o resultado desse ato heróico é uma lesão grave na laringe da Soprano devido a esse grande esforço. Ela acaba desmaiando dentro da ONU, sendo levada as pressas para o hospital.
Enquanto Soprano ainda está no hospital, ela assiste pela tv o Quinteto Abissal atacar a zona sul de Manhattan. Mesmo sem ela, os Thunderbolts conseguem derrotar o Quinteto Abissal, mas quando tudo parecia calmo eis que surgem várias naves da Hidra para atacar Nova York. Então, em outro ato de coragem, mesmo com a laringe machucada, Soprano resolve ajudar e foge do hospital indo direto para o confronto. Lá, ela descobre que o Barão Strucker estava financiando os Thunderbolts e começa a desconfiar de Abe Jenkins

Outros membros da equipe surgem e Corisco esteve preste a receber o ataque de uma granada sônica, mas é salvo pela Soprano que consegue anular a freqüência dela, mas devido a sua laringe estar bem lesionada, acaba desmaiando. Contundo, depois de deterem esse ataque, os Thunderbolts são aclamados como heróis.

Thunderbolts



Devido ao grande esforço na ONU, agravado ainda mais pelo combate com a Hidra, Soprano fica sem poder falar por algum tempo e para se comunicar com os outros utiliza papel e caneta, mas o que a deixa mais nervosa é que Abe Jenkins pediu dinheiro ao Barão Strucker. Assim, ela toma uma decisão dura para ambos, deixa os Thunderbolts e deixa um recado para Abe:
Desculpa, mas nunca vai dar certo com você”.

Enquanto Soprano se afasta dos Thunderbolts, ela aproveita para investigar outra coisa que martelava em sua cabeça - como Erik Josten (Atlas) recuperou seus poderes de uma hora para outra e porquê Genis Vell (Capitão Mar-Vell) havia sumido logo após a primeira luta contra o Quinteto Abissal.

Soprano vai até Washington falar com Dallas Riordan que trabalha para a Divisão de assuntos Meta-Humanos, mas ela estava sendo seguida de perto pelo Homem-Púrpura que não queria que ela descobrisse seu plano para acabar com os Thunderbolts e controlar a cidade. Quando Melissa volta para a Universidade, à noite, o Homem-Púrpura manipula uma de suas colegas de classe para entrar no dormitório e falar para Soprano não fazer mais perguntas Sobre Erik e Genis. O Vilão ainda ia se aproveitar dela, mas Soprano foi salva na última hora pelo Espadachim.

Ainda na Universidade, quando Soprano e Espadachim tentavam fugir das artimanhas do Homem-Púrpura, chegam os Thunderbolts e um confronto inevitável acontece entre o grupo e o misterioso espadachim. E esse confronto é somente interrompido por algo inusitado - o Dia M.

Homem-Purpura


Passados os efeitos o Dia M, a cidade inteira está atrás dos Thunderbolts, a mando do Homem-Púrpura, que se refugiam em um túnel abandonado do Metrô. Soprano assume o comando da equipe e descobre que o Homem-Púrpura está na Torre Stark. Então, a heroína comanda um ataque até a Torre enquanto Corisco e o Homem-Radioativo preparam um antídoto para acabar com o controle do Homem-Púrpura. A liderança da Soprano foi decisiva, pois coordenou as ações da equipe derrotando o Homem-Púrpura. Assim, ela volta definitivamente para os Thunderbolts, mas sob a condição de que comande a equipe.

A equipe sob comando da Soprano sofreu algumas mudanças:Mach IV deixou o time, Nevasca foi mandado embora e os Thunderbolts passaram a agir mais profissionalmente, mais organizados e com mais precisão e perícia. Soprano esta bem diferente de quando começou. Agora, tem segurança e acredita em si. Após ela assumir o controle da equipe, o Departamento de assuntos Meta-Humanos pede para ela e os Thunderbolts combaterem os Novos Vingadores, pois estes são considerados ameaças em potencial.

VINGADORES vs THUNDERBOLTS

Depois de hesitar muito, Soprano aceita combate-los em um lugar isolado. O combate começa com ambos os lados relutantes do por quê estão ali. Afinal eram heróis contra heróis. O Capitão América questiona a Soprano sobre o porquê daquilo e ela diz que não queria, mas teria que faze-lo. E é a continuação deste combate que veremos na edição deste mês em Universo Marvel 23, trazida até vocês pelo conhecidíssimo escritor Fabian Nicieza.

VINGADORES vs THUNDERBOLTS


Essa é a trajetória de Melissa Gold desde os tempos de uma ladra sorridente até hoje, heroína, líder e destaque dos Thunderbolts.




João Kolm



Soprano

comments powered by Disqus