domingo, 24 de junho de 2007

Se numericamente és mais fraco, procura a retirada

New Avengers #18

Após ser violentamente abordado por Carol Danvers, o ser de extremo poder chamado Michael reage da pior forma possível. O que antes pareciam ser meia dúzia de poderes em um homem só, revelam-se como uma infinidade de recursos, desde magnetismo, passando por controle de temperatura e do tamanho do seu próprio corpo. As perguntas deixadas na última edição permanecem. Quem ou o que é Michael? O que ele quer? Parte disso foi respondido na história dupla publicada em Novos Vingadores 41, que traz muito mais.

Logo no início da história vemos a Agente 13 encontrando Daisy Johnson, a ex-agente da SHIELD de quem o Capitão América queria ajuda. Enquanto o Homem de Ferro pede que o novo Visão vá ajudar o Homem-Aranha a desvendar de onde vêm os poderes da ameaça, o terror se espalha por Cleveland. Com a ajuda de Ms. Marvel (transformada novamente em Binária, manifestando seus poderes cósmicos), Tony tenta deter Michael, que facilmente desmantela sua armadura, lançando-o à morte certa se Carol não o ajudasse. Ela, então, o enfrenta sozinha, o que tem sérias conseqüências. Seu corpo é bombardeado, como ela mesma diz mais tarde, por inúmeros tipos de energia diferente, o que fez com que parecesse não o ataque de uma só pessoa, mas um ataque coletivo.

O Sentinela chega em cima da hora

Enquanto a Ms. Marvel é salva pela intervenção do Sentinela (que sai de sua "toca"), a luta continua mas agora no espaço. Mas não demora para que a ameaça volte a se dirigir para a Terra. Analisando dados do surgimento de Michael no Alaska descobre-se que ele é um ser humano chamado Michael Pointer, um carteiro da cidade devastada na primeira história do arco. Tony, já recuperado, fornece os dados recolhidos durante a batalha. Uma assinatura energética nunca vista anteriormente que, cruzada com as informações da SHIELD e dos Vingadores, revela o que todos nós já sabíamos ou imaginávamos: o Coletivo é formado pela energia mutante dissipada pela dizimação promovida pela Feiticeira Escarlate. Os poderes de Magneto, de Polaris, Mercúrio, Rictor, Danielle Moonstar, Câmara... TODOS estão lá.

O Homem-Aranha exclama à Tony que aqueles são todos os poderes perdidos durante a Dinastia M e um novo problema surge. A SHIELD não sabe o que é a Dinastia M! A organização, que desde a saída de Nick Fury e a chegada da nova diretora Maria Hill não tem nenhuma simpatia pelos Novos Vingadores, não admite a omissão de dados. Peter é preso para interrogatório e o Visão é desativado para análise (aqui achei uma escorregada feia do Bendis. A Tecnologia do Visão é avançadíssima. Duvido muito que a SHIELD tivesse condições de desativá-lo).

O que é a Dinastia M?

Conseguindo as informações através de agentes telepatas, o Homem-Aranha e o Visão são liberados enquanto os Vingadores restantes batem literalmente de frente com a diretora Hill, que usa a ameaça do registro de mutantes como arma na discussão, deixando Steve Rogers sem palavras. Essa tensão não pode ser esquecida para o que ainda vem por aí no Universo Marvel. No espaço, um preparado Homem de Ferro, com a ajuda do Sentinela, tentam deter o Coletivo a todo custo. Mas nada parece ter efeito duradouro. Tony conjectura de que modo os poderes (que devem ser vistos como energias) poderiam ter se agrupado em uma pessoa. Levando em conta que muitas daquelas energias eram desconhecidas, que poderiam ter se modificado quando misturadas, que poderiam ter se tornado sencientes ao entrar em contato com um hospedeiro físico (Michael), um hospedeiro também energético ou mesmo criado por si mesmas uma consciência, utilizando Michael apenas como um corpo a ser encarnado. Por fim, a pergunta de um milhão de dólares: O que ele quer?

Um agente cientista da SHIELD diz que as agressões só fazem o Coletivo se aperceber da quantidade de poderes que possui, deixando-o mais forte. Tony e Robert param de lutar aconselhados por ele, que levanta a possibilidade de que todas essas energias estejam atrás de Wanda Maximoff. A busca feita desde que a Dinastia M se encerrou pode estar terminando.

Recuando

De volta à Terra, movendo-se muito mais rápido do que nas primeiras histórias, o Coletivo chega ao seu destino: Genosha! Devastada desde que Cassandra Nova promoveu o genocídio de 16 milhões mutantes utilizando dois Sentinelas Selvagens no arco E de Extinção (primeira grande dizimação da raça); e lar dos últimos dias de Charles Xavier, Magneto e Wanda Maximoff antes da Dinastia M.

O Coletivo em Genosha

Será esse o paradeiro da Feiticeira Escarlate? Ou o objetivo é outro não imaginado? Na próxima edição saberemos de tudo na conclusão do arco O Coletivo. Depois disso é GUERRA.


« Jøåø »

comments powered by Disqus