domingo, 10 de junho de 2007

Homem-Aranha: no olho do furacão


Amazing Spider-Man #531

Depois de sugerir, em Novos Vingadores 39, a todos os membros do grupo secreto Illuminati que a vindoura lei de registro de super-humanos deveria ser acatada por todos, recebendo apenas o apoio claro de Reed Richards, Tony Stark mostra em Homem-Aranha: Rumo à Guerra Civil uma faceta até então inimaginável. Ao que tudo indica, sua ida à Washington DC, em companhia de Peter Parker, faz parte de algo muito maior. Mas do quê?

Em Homem-Aranha 65, de maio, Tony e Peter chegam à capital dos EUA aparentemente com a missão de impedir a qualquer custo que a lei de registro seja aprovada. Stark busca ao menos um adiamento em sua votação, o que daria tempo dos heróis se organizarem para as mudanças, ou mesmo engavetaria a proposta por um bom tempo. Com Parker como seu secretário, ambos vão à reunião do comitê que discute a implementação da lei.

Peter acaba interferindo no que parece ser uma luta de Stark pelo adiamento da lei e, na opinião de seu novo "patrão" e mentor, apesar de falar coisas corretas, dificulta a negociação política em andamento. Já que a verdade, segundo o próprio Tony, é incomum em um ambiente onde haja esse tipo de discussão.

Tony e Peter no Senado

Os debates continuam, com Tony insistindo na não viabilidade da lei de registro, que colocaria os heróis em uma posição de vulnerabilidade em relação aos vilões caso suas identidades e suas vidas pessoais se tornassem coisas públicas. O que não comove muito os membros do comitê. Encerrado mais um dia de reunião, Stark sai do prédio onde esta se dava, encontrando surpresos membros da imprensa, que não sabiam de sua presença em Washington. Mas não há tempo para muitas respostas, já que o Homem de Titânio, personagem que surgira como vilão da extinta URSS no período da Guerra Fria, aparece com objetivo de assassinar Tony. A intervenção do Homem-Aranha é providencial.

O ataque do Homem de Titânio

A edição de junho de Homem-Aranha (nº 66) é reveladora. A luta entre Peter e o Homem de Titânio se dá de uma forma previsível, especialmente se considerarmos os novos recursos que a armadura fornece ao Aranha. Porém, durante o confronto, o russo solta algumas frases decisivas. Em resumo, ele diz que quem quer que o tenha empregado afirma que seria ótima essa nova lei de registro passar e, assim, sem a liderança de Stark os heróis estariam sem conexão com o governo e seriam completamente controlados e enfraquecidos. Como ocorreu com os superseres russos após a queda da cortina de ferro ao fim da Guerra Fria. Um pouco depois, ele consegue escapar.

No dia seguinte, Tony mostra a gravação desse discurso do Homem de Titânio aos membros do comitê, que o consideram muito conveniente. E realmente parece conveniente demais. Para piorar, Peter entra como Homem-Aranha na sala e tenta explicar a posição de exceção em que se encontram os heróis, e que seu registro e exposição trariam mais problemas que soluções. Como não fora convidado à sessão, suas declarações não são registradas e ele vai embora.

O Homem-Aranha tenta argumentar

Na saída, Peter lamenta o que acontece, mas Stark diz que ele estava no seu direito de expressar suas opiniões. Diz ao novo pupilo que ainda tinha esperanças da lei, ao menos, demorar para ser aprovada. E, andando pelos monumentos de Washington, Stark demonstra sua admiração por Abraham Lincoln (presidente dos EUA que liderou a vitória do Norte contra o Sul na Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão, que dividiu o país entre 1861 e 1865), por sua tentativa de manter a nação unida em tempos tão turbulentos.

Peter continua desconfiado do ataque do Homem de Titânio, já que ninguém sabia da presença de Tony na capital. E isso é confirmadíssimo quando, mais tarde, vestido como Homem de Ferro, ele paga ao russo pelos seus serviços. O atentado fora encomendado pelo próprio Stark! A frase que exaltava seu papel na liderança da comunidade de heróis foi realmente encomendada!

Contradições de Tony Stark

Se cruzarmos seu discurso em Illuminati com esse de Homem-Aranha, Stark parece preparar terreno para que a inevitável lei de registro seja implementada de uma forma diferente daquela planejada por seus idealizadores. O Homem de Ferro parece cavar, através de manobras políticas muito bem calculadas, a vaga de coordenador geral do registro e das ações que se tomarão a partir de sua implementação (que ele mesmo diz ser impossível de ser impedida aos seus "companheiros secretos").

Enquanto isso, já em casa, um ainda desconfiado e desconfortado Peter assiste televisão. Com ele já cochilando, vemos em um plantão jornalístico uma manchete assustadora. Um desastre em uma cidade no Estado de Connecticut provoca a morte de 600 pessoas. Todos envolvidos são desconhecidos, mas um nome surge e o repórter pergunta: "Quem é Speedball?" E eu pergunto a você: Quem são os Novos Guerreiros? De que lado você estará? A Guerra Civil está chegando.


« Jøåø »

comments powered by Disqus