domingo, 1 de julho de 2007

616 entrevista J.R. Dib

Entrando no clima de Julho, com tantas novidades como o filme do Quarteto Fantástico e começo da Guerra Civil, vamos continuar com nossa série de entrevista da 616. Desta vez, estará na berlinda o mais polêmico dos Editores 616, J.R. Dib, que é o aniversariante do dia e o alvo da vez. No pelotão de ataque, temos os sempre presentes editores Coveiro, Eddie e João juntamente com a já famosa Cammy e o incontrolável Lan. Portanto, preparem-se, leitores... o Fazendão não será mais o mesmo depois dessas revelações.

Jota Erre



¤ CX ¤ diz:
Em nossa entrevista de hoje, estaremos repetindo mais uma vez uma pequena regra que decidimos desde o início - entrevistar os editores pela primeira vez em suas respectivas datas de aniversário. E desta vez, a vítima será nosso polêmico J.R. - que é João também e não josé ou júnior como muitos pensam.

Entre muitas características do nosso colega editor, vale salientar seu conhecimentos intrínsecos na área de direito - direito autoral, vale ressaltar - e sua autoproclamada função de "contador da comunidade”. Fora isso, ele se proclama o leitor mais antigo entre os Editores. Daí, vem minha pergunta...

Jota, qual a mais marcante diferença que você sente entre histórias que você lê hoje e aquelas da Ebal de 1960 que você lia no final da adolescência?


J.R. Dib diz:
huauhauhauh... Não comecei na Ebal não, chefia. Eu ainda nem tava nos planos dos meus pais, se é que eu fui planejado, mas... em relação aos gibis que eu lia quando era mais moleque e hoje, eu acho que eu peguei aquela revolução cultural dos anos 80, em que os roteiristas queriam fazer revistas mais e mais adultas, tentando achar um público diferenciado. Hoje em dia, o que se vê, é uma tentativa de massificação da mídia quadrinesca, com filmes, desenhos, jogos de videogame, e os gibis seguindo essa onda, isso me refiro, é claro, as duas grandes editoras, as pequenas tentam fugir disso e escrever coisas boas e originais, mantendo uma boa qualidade.

Lam. diz:
Viva a Image \o/

¤ CX ¤ diz:
Antes de passar pros outros, aproveitando que falamos de seu começo nos quadrinhos, fala rapidinho qual foi sua primeira edição... Se é que lembra...

J.R. Dib diz:
Homem Aranha Especial - A Morte de Gwen Stacy e um tempo depois, Homem Aranha 74, com a primeira edição do Uniforme Negro (que inclusive saiu num especial que está nas bancas)

Eddie diz:
Mas a 1ª do uniforme negro foi a 71.

Lam. diz:
To vendo que vc é fã de carteirinha do Aranha

J.R. Dib diz:
Errei... Me dêem um tempo, fazem 19 anos isso!

Jota Erre

Nos primórdios, J.R. ouvia as cantorias do seu vô sobre as histórias dos Invasores.

¤ CX ¤ diz:
Para ser cavalheiro, Cammy... comece

Cammy diz:
Bom, eu só tinha essa do tempo de leitura pra perguntar e quebraram minhas pernas...mas...Jota, como você mesmo se intitula o leitor mais velho, quer dizer antigo, da comuna (o que foi contestado pelo ed e coveiro diga-se de passagem), você lê a quanto tempo?? E seu gosto mudou nesse tempo todo de leitor?

J.R. Dib diz:
Olha... meu gosto não mudou muita coisa não, só acho que foi se sofisticando aos poucos.

Lam. diz:
JR, o Coveiro me informou que você é Advogado na área de Direitos Autorais, como criador de personagens de HQ, o que um Criador deve fazer para Registrar seus personagens ( Individuais ou Equipes ), quais são os cuidados que ele deve tomar pra não perder o Registro dele, vencimento e etc?

¤ CX ¤ diz:
Jota achou que só ia ser diversão...kkkkk... na-na-ni-na-não!!! Vai trabalhar...

Lam. diz:
hahahaha

Cammy diz:
hahahahahaahah

« Jøåø » diz:
Que nem eu fazendo análise histórica do Capitão América! hahaha

J.R. Dib diz:
Você que está no Rio, aí tem o departamento de registros de direitos autorais, na Biblioteca Nacional. Há todo um procedimento para registro de patentes e etc. Um personagem de quadrinhos provavelmente teria que ser registrado como um logotipo, uma imagem. O registro desse personagem vai requerer uma documentação provando que você o criou e um processo chato e caro! Porque se alguém contestar, ce perde o direito sobre ele!

Jota Erre

Desde cedo, um trabalhador... afinal, ele já sabia que "com grandes poderes, vêm grandes responsabiliades".

Cammy diz:
Se ferrou lam

Lam. diz:
Custa 30 reais o Registro do Personagem P&B e Colorido 60 contos... Eu queria saber principalmente sobre Equipes, se precisa Registrar cada um... Ah, e como se registra uma Personagem em vários paises.?

J.R. Dib diz:
Em relação ao registro em diversos países, você o registra no país de origem, e tem direito a uso de imagem, em caso de equipes, é cada um deles, e o nome da equipe.

Lam. diz:
Mas após registrado? tem prazo de validade o registro? Pô, nem acho caro. Eu registrei o Homem-Humano em preto e branco e pus as cores nas especificações dele. Mas se alguém surgir com um Human-Man eu posso processá-lo?

¤ CX ¤ diz:
Jota, explica entao pra gente o que é direito autoral e o que é propriedade intelectual? É tao importante assim um autor comprar o direito? Ou vc acha que a propriedade já é suficiente pra um reconhecimento do mesmo como autor da obra?

Jota Erre

Jota, em sua infância campestre, com sua fantasia de super-herói

J.R. Dib diz:
Então,vou responder os dois juntos. O direito de autor, pelas leis internacionais, são de 50 anos, mas cada país pode diminuir ou aumentar esse prazo. O direito do autor reside basicamente em receber os royalties e uso de imagem do personagem. Se alguém cria um análogo, você, vendo as semelhanças, abre processo contra a pessoa obrigando ela a:
1- mudar o nome e especifiações
2 - pagar seus direitos autorais

O direito de autor decorre da propriedade intelectual, a criação dele, um segue o outro, e é acessório do outro!

Ufa... Vocês tão me fazendo relembrar matéria de 5 anos atrás, que já deve ter mudado!

¤ CX ¤ diz:
Sim, jota, mas quero que vc explique o que é a propriedade.. se ela é paga... Como ela é reconhecida... Eu sei, mas muito jovem artista não sabe e acha que se não tiver o direito, pode perde o personagem... o que não é verdade se ele tiver como provar que ganhou primeiro.

J.R. Dib diz:
Claro que é paga!! Tudo é pago nesse país, se você espirra no cartório já tem que pagar alguma coisa. O procedimento para reconhecimento de propriedade intelectual é matéria de prova simples. Quem tiver a melhor prova leva. Escriturações públicas são as melhores, registros na biblioteca nacional são as ideais.

Lam. diz:
Coveiro, um bom modo de você provar que você fez antes de registrar, é mandar uma carta registrada pra você mesmo... Porque lá tem a data... Mas você não pode abrir a carta...

Eu registrei na Biblioteca Nacional. Mas como se atualiza um registro? Eu sei como, mas explica pro povo, se alguém já tem um personagem, mas tá querendo atualizá-lo... Tem que registrar tudo novamente, como se fosse um personagem novo, correto?

J.R. Dib diz:
Acho que não, Lam. Você pode fazer as mudanças via edições no registro, adendos e etc... É isso?

Lam. diz:
Po, eu mandei um email, eles falaram que eu tenho q ir lá, e pagar tudo de novo...

J.R. Dib diz:
ahh, ce vai pagar, mas no registro vai constar só as mudanças! Não vão criar nada novo, não. Afinal, já existe o Homem-Humano no Arquivo Nacional!

Jota Erre

Com muito esforço, a família "erre" foi prosperando e conquistando propriedades no Fazendão.

Eddie diz:
Bem, você já falou algumas vezes que é fluente em inglês, tanto que assiste séries sem legenda. A minha pergunta é: porque ainda é um leitor BR e não se tornou US como o Coveiro e o João?

¤ CX ¤ diz:
O inglês dele é caipira do Mississipi, por isso...

« Jøåø » diz:
JR só usa inglês para falar mal de trailer de filmes.

Lam. diz:
Responde em ingles uehuehe

J.R. Dib diz:
Bem, são duas razões. Uma que eu gosto de ter os gibis em mãos, e dois, que se eu começasse a ler tudo que está entre os BR e o US, eu ia ter que ficar uma semana lendo scans, aí tem a preguiça!

« Jøåø » diz:
Eu leio. hahahaha

Lam. diz:
Você como um Homem da Lei, o que acha dos Scans?

J.R. Dib diz:
Eu não sou da Lei, eu manipulo a Lei, se precisar manipular a lei para que um cliente tenha direito de ler os scans, eu acho legal. Mas como fã, sou a favor, desde que não imprimam e vendam que nem cds e dvds piratas. Ninguém me provou até hoje que os scans fizeram as vendas cairem!

Cammy diz:
Tinham me dito que você era contra...

Eddie diz:
Ele mesmo disse isso em um dos orkontros...

J.R. Dib diz:
Mudei de idéia!! Mas como eu disse ali em cima, com ressalvas, os scans não podem se tornar um mercado paralelo.

¤ CX ¤ diz:
Não fazem, mesmo, mas é uma situação complicada. Após muita conversa, a gente tem que entender é que infelizmente o scan ta caindo como pirataria... o que eu não concordo. A questão é... como encarar isso como algo diferente e fazer mudar, mas isso está fora do âmbito do Jota, meu e de qualquer um mais. É discussão longa, se quiserem se estender, otimo. Mas tentem ser breve...


Lam. diz:
Graças aos Scan eu compro HQ

« Jøåø » diz:
Mesmo para mim. Voltei a ler Marvel em peso por causa deles. E voltei a me aventurar em DC pelo mesmo motivo.

Aproveitando minha brincadeira, quero falar um pouco de quadrinhos e cinema. Sei que você não é fanboy histérico, mas você costuma ser extremamente crítico com adaptações cinematográficas das HQs.

Visto isso, lhe pergunto. Quais são, para você, as três melhores adaptações feitas até hoje?

Qual sua expectativa para o Homem de Ferro, que andamos acompanhando o andamento das filmagens e que deve pintar no cinema em 2008?,

Jota Erre

Leitor assíduo, desde pequeno, Jota juntava sobre suas coleções de HQ.

J.R. Dib diz:
Vamos lá, em relação as melhores adaptações de quadrinhos. Em primeiro lugar, mesmo com todas as liberdades tomadas, Super-Homem (1978) de Richard Donner, segundo Sin City e terceiro X-Men 2 porque eu gritei feito uma menininha histérica quando a Jean virou a Fenix.

Agora, Homem de Ferro vai ser uma das melhores, está sendo bem feito, bem tratado, bom elenco, um diretor que respeita o material.

Lam. diz:
Boaaaaaaaaaa Supeeeeeeeeermaaaaaaaaaaaaaaaan ( tive que mandar )

Cammy diz:
Mas jota, o que você espera de filmes, uma adaptação fiel??

J.R. Dib diz:
Nem sempre K... Mas se você respeitar o material original, é 90% da coisa toda!

Cammy diz:
Ah, e como o lam me lembrou: quais foram as piores adaptações??

J.R. Dib diz:
Quarteto, X-Men 3 (que destroçou tudo que eu amei no 2) e Batman e Robin...


¤ CX ¤ diz:
Então, você recrimina liberdade criativa de diretores... mesmo que isso dê uma nova dimensão criativa as historias?

Assim, vc acaba recriminando tambem as readaptacoes dentro mesmo dos quadrinhos como no Ultiverso ou de desenhos animados

J.R. Dib diz:
Claro!! Odeio quem toma liberdade com o material original. Para esse tipo de mídia que não cinema eu to pouco me lixando. Eu até gostei de X-men Evolution, mas como fã, se aquilo virasse filme eu provavelmente surtaria no cinema.

Lam. diz:
e Elektra, Mulher Gato?

J.R. Dib diz:
Lam, Elektra foi até que legal, eu vou colocar ela no mesmo patamar que Demolidor, o dos indecisos. Mulher Gato teve filme? (Modo cínico: On)

Jota Erre

Mostruário da primeira e única banca do Fazendão, onde o Jota comprava seus primeiros gibis.

¤ CX ¤ diz:
Eddie?

Eddie diz:
JR, qual o seu personagem favorito?

J.R. Dib diz:
De todos os tempos? Eu sou fã do Aranha desde moleque. Mas em termos de equipes e histórias, nada se compara à época em que os X-Men estavam exilados na Austrália.

Lam. diz:
Perae!!! Tenho uma pequena pergunta!!!

O que você lê atualmente? O que você gostaria de ler, mas por algum motivo não lê? Você lê algo fora Marvel? Porque sua implicância com o Universo Ultimate que é mil vezes melhor que a bosta do 616? Qual é a revista que você guarda no cofre e qual é a revista sua ou que você leu que merecia ser queimada?

¤ CX ¤ diz:
Uma pequena?

« Jøåø » diz:
Só isso? Hahaha

Cammy diz:
5 pequenas...

J.R. Dib diz:
Vamos pot partes, já que essa era pequena. Ultimamente eu leio tudo que sai da Marvel. Estou colecionando tudo que sai do Neil Gaiman, comprei Shockrockets do Kurt Busiek. Em relação a revista que eu guardo é essa do Homem Aranha Especial - A Morte de Gwen Stacy, a que eu queimaria se pudesse era uma lançada na década de 90 figurando Wolverine e Gambit.
E o Universo Ultimate foi criado para atrair as massas, podiam ter feito isso com os heróis do 616, mas escolheram manter a programação e criar um universo novo.

¤ CX ¤ diz:
Esse discurso sobre o ultiverso é típico pra quem ainda não leu Supremos, mas deixo quieto.

« Jøåø » diz:
Que nem você e Marvel, Lã!

Lam. diz:
Só por isso vc não lê e acha ruim? Parece eu, que não lê e não gosta...

J.R. Dib diz:
O Lam tá vendo como é ser como ele!

¤ CX ¤ diz:
Será o Jota o Lan Bizarro?

Jota Erre

Além de quadrinhos, Jota desde cedo se interessou em cinema e suas adaptações.

Lam. diz:
Pra finalizar... Como Advogado, o que você acha da Guerra Civil? Entenderam? Hein hein? Civil, Direito? Direito Civil?

J.R. Dib diz:
Tem como ser mais bizarro? Nem vou responder... próxima!

Eddie diz:
Infame

¤ CX ¤ diz:
Jota, minha pergunta é bem simples. Você é o Editor conhecido por ojerizar DC, mas a grande questão é como poder se comportar desse jeito ao mesmo tempo que cultua Watchmen, da VERTIGO.

Jota Erre

Coleção, as melhores do J.R.

J.R. Dib diz:
Bem, Watchmen é da DC... Mas eu gosto muito do material Vertigo, Preacher, Sandman, Monstro do Pântano, e outra, alguém que me disser que a DC fez qualquer coisa melhor que Watchmen, eu calo a boca. Para complementar, Batman - Ano Um e Cavaleiro das Trevas, juntos de Watchmen e Sandman revolucionaram o mercado, portanto, em termos de Graphic Novel, eu pago pau pra DC.

« Jøåø » diz:
Ou seja, você gosta é de implicar. hehehehe

J.R. Dib diz:
Claro! uhauhuhauhaa

Cammy diz:
Você é um lam mesmo....*medo*

J.R. Dib diz:
Olha a boca, Camila!!

Eddie diz:
Aproveitando gancho da pergunta do Coveiro. Vc que curte Watchmen e é um ferrenho defensor de adaptações mais fiéis.....o que espera do filme de Watchmen que tá vindo por aí? Já tá preparado para descer a lenha?

J.R. Dib diz:
Então, confio no Zack Snyder como diretor. Ele fez um belo trabalho em 300 e parece que está se dedicando ao material. Eu vi uma entrevista do Snyder dizendo que tentaria de todas as formas conversar com o Alan Moore. Só não gostei da notícia do filme ser um só e não um feito em duas partes que nem Kill Bill por exemplo, afinal, são 12 edições e tem a saga paralela dos piratas que é importante para os entendedores dos quadrinhos.

Jota Erre



« Jøåø » diz:
JR, considerando que HQs, de uma forma geral, podem ser consideradas "literatura fantástica", você tem hábito de ler livros que se enquadrariam nessa categoria? Se sim, quais os que você mais tem afinidade e por quê?

J.R. Dib diz:
Então, gostou muito de ler livros também, especialmente quando atrasam os quadrinhos para chegar aqui no Fazendão. Eu já li tudo que foi lançado pelo Gaiman em termos de livros, desde Belas Maldições à Filhos de Anansi. Li muito Nick Hornby que escreveu Alta Fidelidade e 28 Canções. Li todos Srs do Anel, Brumas de Avalon, vixe, a lista é longa. Ahh, em relação à fidelidade, os do Gaiman são especiais!

« Jøåø » diz:
Brumas de Avalon é um ótimo livro. Você acha que falta esse tipo de temática nos quadrinhos?

J.R. Dib diz:
Sabe que eu acho que são universos totalmente diferentes, não sei se essa temática ficaria legal nos quadrinhos, apesar de ter adorado Thor: Ragnarok!

Lam. diz:
O que você achou da passagem do Gaiman na Marvel em 1602?

J.R. Dib diz:
Gaiman em 1602 foi legal, uma Graphic Novel que não tinha porque ser continuada. Estragou tudo que ele tinha feito.

Jota Erre

Formado em Direito pela Universidade Municipal do Fazendão, Jota se especializou em Direito Autoral de HQs.

« Jøåø » diz:
E não me recordo se foi perguntado acima, mas o que espera do filme dos Transformers (que de vez em quando comentamos) que estréia mês que vem? Você assistirá como "leigo" ou conhece a mitologia dos robôs?

J.R. Dib diz:
Conheço pouco da mitologia de Transformers, só sei que eu sempre curtia o Starscream, que é um jato de combate F-15 muito maneiro. Então, se tiver robôs gigantes, destruindo tudo e o Starcream virando jato, eu fico feliz!

Cammy diz:
Jota, se você tivesse que defender algum vilão em tribunal...você defenderia? e, se tivesse que escolher um pra defender, qual seria e porque?

¤ CX ¤ diz:
Gostei da pergunta...

J.R. Dib diz:
Eu defenderia o Dr. Destino ou o Magneto. O primeiro porque daria bastante ibope e minha carreira ia explodir de tanta mídia. O Magneto eu defenderia porque acho que os ideais dele sempre foram mal interpretados e ele na verdade é um louco que precisaria ser preso em Ravenloft pra eternidade como insano!

Jota Erre


Lam. diz:
Ravenloft?

J.R. Dib diz:
Ravencroft, errei!
É o Arkhan da Marvel

Lam. diz:
Porque você odeia a Dc?

Eddie diz:
Ai meu Deus

« Jøåø » diz:
Ele já falou sobre isso.

J.R. Dib diz:
Porque os quadrinhos mensais dela nunca chegaram aos pés das Graphic Novels!

Eddie diz:
Tenho duas perguntas....a primeira, além de HQs, filmes e livros o que mais você curte fazer? Músicas? Séries? A segunda já entrando na parte avacalhada, você sentiu vontade de bater e amordaçar o Lam ou foi só eu?

Cammy diz:
Eu também senti vontade, Ed!

J.R. Dib diz:
Gosto muito de músicas, dos mais variados tipos, acho que cada um deveria ter sua própria trilha sonora para a respectiva vida, mesmo que seja tocando em nossas cabeças para a gente ouvir. Séries só Heroes que eu curti demais e Family Guy que depois de Simpsons, é um dos desenhos mais engraçados da TV.

E sim, eu senti vontade de espancar o Lam hauuhauhahua

Eddie diz:
Ah, então não me sinto mais tão solitário no meu desejo de espancamento.

Lam. diz:
Ingrato...

¤ CX ¤ diz:
A parte comportada acabou! Agora é a vez do troco... todos por favor estalando os dedos...

J.R. Dib diz:
Lá vem a vingança! Perguntas de duplo sentido e tudo mais!

¤ CX ¤ diz:
Jota, quero sua opinião sobre uma coisa. Se todo advogado é um incorrigível filho-da-mãe, você acha que o personagem de Matt Murdock é descaracterizado?

Jota Erre


« Jøåø » diz:
hahahahaha Boa!


Lam. diz:
hahahahaahah !!

J.R. Dib diz:
Acho... Nenhum advogado é bonzinho!

¤ CX ¤ diz:
Sempre pensei nisso, sério.

« Jøåø » diz:
Por isso ele só se ferra.

Eddie diz:
O Matt é o maior exemplo de ficção. Totalmente irreal.

Cammy diz:
Jota, explique-se porque me disse hoje que você e o lam são iguais...é pra ter medo?? Quando você descobriu isso?? Você teve pensamentos suicidas?

Lam. diz:
????

J.R. Dib diz:
Bem, eu percebi que o Lam, sendo um cretino que nem eu, tem umas idéias radicais que nem eu, especialmente sobre coisas que não leu e não gostou!

Então, sobre o suicídio, não, afinal, citando Calvin: "Tenho tantas coisas por fazer em minha vida que tenho plena certeza que viverei pra sempre".

Jota Erre

No Tribunal Judicial da Provincia do Fazendão, Jota defendia com furor seus casos.

Eddie diz:
Então temos o JR, Lam, Raphael e Weddly?
JR, como se sente sendo um dos cavaleiros do Apocalipse?

J.R. Dib diz:
Não me coloque no mesmo patamar que o Mestre Raphael, aquele sabe ser mais chato que qualquer um!

¤ CX ¤ diz:
Bom, lá vou eu...

Jota, vamos parar de disfarçar. Já que todos estão fugindo, eu pergunto na cara... Quais são as suas verdadeiras intenções com a lista de membros da 616?

J.R. Dib diz:
Bem... a lista era uma desculpa para achar uma namorada pro Eddie, mas não deu certo porque todas que se registraram ou estavam namorando ou eram um animal qualquer.

Cammy diz:
haahahahahahahah Ainda joga o ed na fogueira

Eddie diz:
Epa... Que papo é esse?

¤ CX ¤ diz:
A pergunta conseqüente... Você topa fazer uma lista da comunidade X-Men Brasil?

« Jøåø » diz:
hahahahaahah Porra.. muito boa.

Cammy diz:
A gente paga bem...

J.R. Dib diz:
Quantos membros tem na XMBrasil? E quanto ce vai me pagar pra fazer ela?

¤ CX ¤ diz:
Mais de 54 mil... e 25% dos ganhos do nosso blog serão seus...

Ou seja, 25% de nada

Eddie diz:
Tenho uma pergunta de um membro da 616.

J.R. Dib diz:
Da minha mãe... mãe, fala oi pra eles!!

Jota Erre

Amadurecido e bem sucedido, Jota ainda sonhava com algo mais...

« Jøåø » diz:
JR, você tem todos os hábitos normalmente associados aos moradores do fazendão?

Cammy diz:
hahahahah

J.R. Dib diz:
Não, eu não uso cinturão, botina e nem fico estacionando meu cavalo alazão na frente dos bares!

« Jøåø » diz:
Chapéu de palha, camisa xadrez, caixinha de fósforo no lencinho?

J.R. Dib diz:
Não, eu sou esquisito aqui!

Eddie diz:
Palito no canto da boca?

Cammy diz:
Ribeirão preto é chique bem!

Lam. diz:
Mazarope uahauha

J.R. Dib diz:
Mas esse povinho daqui é uma merda de grande tamanho!! Povinho de meeeeerda!

Cammy diz:
Num é assim, não!!! Cidade mais chique do interiorrrrr

J.R. Dib diz:
É assim sim!!

« Jøåø » diz:
Só lembrando que a pergunta é só uma brincadeira, já que não conheço a cidade e não tenho como dizer se é boa ou ruim. Hehehe

¤ CX ¤ diz:
Jota, tenho uma pergunta relacionada também. Você foi o único editor que se arriscou a fazer a nova assinatura tendo fé que ia driblar os problemas de distribuição das revistas que chegam com semanas de atraso no mato. A questão é... você é tão inocente pra acreditar que vai dar certo? rs

Eddie diz:
JR é a nossa cobaia?

J.R. Dib diz:
Eu não assinei ainda!! Vou esperar esse troço dar certo primeiro! Não sou burro!

Cammy diz:
Não assinou???

J.R. Dib diz:
Não!! Mas pretendo.

Cammy diz:
Rompeu contrato!

¤ CX ¤ diz:
Ah, cara... vc prometeu...

J.R. Dib diz:
Deixa Julho começar, quem sabe.

¤ CX ¤ diz:
Já que eu saí de Recife, o lugar de difícil acesso mais próximo da gente era seu sítio!

J.R. Dib diz:
huauhahuauhahuauha

Cammy diz:
hahahahahahahah

J.R. Dib diz:
Fazendão, respeita esse buraco!

Jota Erre

Com a setorização, Jota Erre sofre as dificuldades da distribuição de HQs.

Eddie diz:
JR, como você se sentiu tendo convidado o Lopes para um orkontro e sendo rejeitado?


¤ CX ¤ diz:
Porra! Eu vi isso!!! E o cara ainda bota palavras na minha boca... digo, dedos!!! Dizendo que eu queria conhecer a Mythos!!!

« Jøåø » diz:
Ainda bem que foi só palavra, né?

¤ CX ¤ diz:
O Lopes ainda foi me ironizar na resposta... Só faltou dizer... "avise ao coveiro que a editora não é o parque da Monica"... HAUhauhUAHua...

Eddie diz:
JR é o tipíco advogado, Coveiro.

J.R. Dib diz:
Bem, fiquei levemente decepcionado, mas sabia que o Lopes ia dar os canos Ele até sumiu da comunidade depois que o Lam começou a brigar com ele...

¤ CX ¤ diz:
Lam brigou com ele?


J.R. Dib diz:
Não sei, mas se for, a razão tá ai

Cammy diz:
hhahahahahahaa
é sempre culpa do lam

Lam. diz:
Quando eu briguei com o Lopes?

J.R. Dib diz:
Nunca, Lam... Mas agora a culpa é sua, viram como se cria uma verdade através de uma mentira plausível?

Eddie diz:
Ele sumiu porque o Coveiro zoou com ele.
Mas pensando bem, a culpa deve ter sido do Lam mesmo.

Lam. diz:
Serio.. que historia eh essa?

¤ CX ¤ diz:
Não zoei nada...

Eddie diz:
Então a culpa foi do Lam.

¤ CX ¤ diz:
Se ninguém tiver mais perguntas, começamos a de leitores. Tudo bem?

Eddie diz:
Sim!!! Tenho uma de um fã do JR.

Dnv-X perguntou “Jota, sempre que lembro que você é advogado, não consigo te imaginar lendo HQ's. Você já foi alvo de gozação por parte de seus colegas advogados?”


J.R. Dib diz:
Não... eles não sabem. Mas uma vez quase que um gibi escapou da minha pasta na sala do Juiz, ainda bem que não foi ao solo, senão já era reputação!

¤ CX ¤ diz:
Ewerthon perguntou “Qual foi a lição mais importante que você aprendeu em tantos anos lendo quadrinhos...e qual personagem ensinou ela...?”

J.R. Dib diz:
Nunca deixar o Liefield desenhar uma revista, e quem me ensinou isso foi o Wolverine. Nunca vi ele tão destrambelhado do que nos desenhos do Liefield.

Jota Erre

Tornando-se editor 616, J.R. teve que procurar alternativas para receber mais rápido suas edições...

¤ CX ¤ diz:
ADAMS perguntou "Na era de OURO da MARVEL, bastava você ter contato com RADIAÇÃO que criava poderes super legais. Os fãs envelheceram, ficaram mais espertos, aí vem a IMAGE e fala que se você for muito ruim, muito, muito muito.. O diabo te dá poderes super legais! Agora a série ULTIMATE da MARVEL tenta recontar as origens dos poderes de uma maneira mais verossímil!

Será que existe realmente necessidade de utilizar conceitos da física, biologia etc para explicar origens e características dos personagens dos COMICS? Será que aquela inocência lúdica do leitor da geração SECRET WARS acabou?
Será que estamos no fim dos colants coloridos, dos raios gama e dos poderes que o Diabo de bom humor dá pra quem for muito ruim???”

Cammy diz:
nossa

J.R. Dib diz:
A evolução histórica dos quadrinhos tem de acompanhar a evolução social. Hoje em dia o fato de você ganhar os poderes de meios estranhos ou verossímeis é relativo. Acho que as boas idéias foram usadas ao extremo e agora, o leitor de hoje em dia, não aceitaria qualquer tipo origem de poderes em seus heróis. Além disso, você dar mais realidade para o mundo dos quadrinhos atrai mais fãs, que podem sonhar com algo, que em termos, é plausível e possível para qualquer um. É um meio de refletir a situação dos personagens com os fãs, um meio de empatia entre quadrinho e leitor. Eu gosto disso de verdade, mesmo não sendo leitor de Ultiverso, sei que eles fizeram diversas mudanças a fim de melhorar as origens dos heróis, mas isso é para os fãs novos.

¤ CX ¤ diz:
Ana Luisa perguntou “Você pensou em algum tipo de retaliação contra o orkut quando descobriu que só poderia olhar 1000 perfis, ou ficou feliz com a desculpa de fugir de 2/3 do trabalho?”

Cammy diz:
hahahahahhah. Boa, Ana!

¤ CX ¤ diz:
Tenho medo da Ana

J.R. Dib diz:
Medo da Ana, mas na verdade eu fiquei muito decepcionado porque não pude fazer a contagem como um todo e sim por amostragem. Mas não, não pensei em fazer nada em retaliação, afinal, nunca mais conto os membros da 616, muito trabalho e pouco tempo sobrando.

« Jøåø » diz:
hahahahaha


J.R. Dib diz:
Olha, eu comecei a ficar depressivo lá pelo 700, especialmente quando de 15 que apareciam por pagina, 12 eram fakes...

¤ CX ¤ diz:
Ana Luisa também perguntou “E Você não quer um longo período de acompanhamento psicológico pra ver se realmente quer fazer um blog com o Lam antes de começar?”

Eddie diz:
Pergunta perfeita!! Eu tenho medo desse blog.....de verdade!!!


Cammy diz:
hahahahahaha...Mas descobrimos que eles são iguais hoje


« Jøåø » diz:
hahaahauahhuauuaauha

J.R. Dib diz:
Bem, já é tarde demais. Agora vou ter que arcar com as conseqüências de meus atos! Mas o Lam não é tão de mal, é que ele é mal compreendido!

Eddie diz:
Só o JR entende o Lam......

¤ CX ¤ diz:
Por isso sou só colaborador... eu colaboro ajudando nos remédios e talz... Mas voltando...

Professor X perguntou “Quando você percebeu que era mais um Nerd e o utilização dessa palavra tão usual, mas de cunho pejorativo, o incomoda?”

J.R. Dib diz:
Não, gosto de ser chamado de nerd. É algo que eu sou e com orgulho! Afinal, é melhor ser chamado de nerd do que Advogado ou turco maldito!

Eddie diz:
JR é advogado e turco...Só falta ser corinthiano também.

J.R. Dib diz:
COM ORGULHO, EDDIE!!!

Cammy diz:
Hahahahahah Você vai bem de apelidos e esteriótipos, hein, jota?


¤ CX ¤ diz:
Ainda do Professor, temos essa pergunta:

“O que o motivou a criar o blog? Você, neste curto período, já se sentiu dessestimulado em continuar com a iniciativa?”

J.R. Dib diz:
Olha, se eu disser o motivo, o Coveiro me expulsa da moderação e dos editores da 616, então, vou ficar quieto!

Cammy diz:
eita

Lam. diz:
Fiquei curioso auhauhaa

J.R. Dib diz:
Pode Coveiro?

¤ CX ¤ diz:
Corra o risco... rs

J.R. Dib diz:
A idéia de criar um blog mais amplo veio desde a época em que o Coveiro me podou na hora de postar sobre o 300 no 616, e com razão. Afinal lá era só Marvel, não tinha lugar pra essa critica lá. E depois disso, eu vi que a gente tem uma turma bem legal de pessoas que poderiam ajudar a contribuir com um blog sobre tudo, nada e o universo. O Lam deu a idéia do 42. Pronto, tava feito.

Cammy diz:
Observe que o universo não entra na categoria nem de tudo, nem de nada

¤ CX ¤ diz:
Não vou brigar com você por isso, seu mané! Qualquer editor tem o direito de expandir seus horizontes para querer fazer mais... Só acho que ampliar tanto assim não é mais jogo (não pra mim), afinal já é difícil dar conta de um Universo só como a MARVEL.

J.R. Dib diz:
Pois é, e eu em verdade me tornei um editor menor na 616.

« Jøåø » diz:
O Coveiro não tem nada contra expandir, mas o negócio dele é dar brecha.

¤ CX ¤ diz:
Vou evitar responder ao João. Voltando às perguntas do Professor:
“Qual o usuário mais irritante na comunidade? E Divulgue o senso!!! Pelo menos a lista feminina!!!”

J.R. Dib diz:
Será que esse povo da comu é tão mané? Ces querem a lista feminina? Vão ate os membros da comunidade e na busca escrevam Feminino, a lista tá lá!

E o Usuário mais irritante? Não tem um mais chato, tem as combinações chatas.

Eddie diz:
Weddly, Lam e Raphael... Essa é fácil...

J.R. Dib diz:
Claro, junte Raphael, Lam, Weddly que o caos nasce...

¤ CX ¤ diz:
Mais uma pergunta ... Uma indignação , na verdade:

Avalanche pergunta “Porquê não posso falar mal dos Fugitivos?”

Lam. diz:
Avalanche, outro porre também... uheuhe

J.R. Dib diz:
Porque Fugitivos é bom e provavelmente dariam um cacete nesse seu personagenzinho... Próximo!

¤ CX ¤ diz:
Antes, um comentário. Ontem, eu disse que avalanche vai ser entrevistado em agosto porque é o mês do Desgosto...

Lam. diz:
uhauauahauhauauahauhauhaahahuahauhuhauhauaha Aplaudindo uheehue

« Jøåø » diz:
Muito bom. ahahahah

¤ CX ¤ diz:
E pra finalizar, nosso mais non-sense amigo vai fazer uma pergunta ao seu estilo. Com vocês, a pergunta do Erlan:

Assinale a alternativa correta:
O que leva alguém a fazer um censo numa comuna de mais de 3000 participantes??
[ ]A crise do frango
[ ]Hugo Chávez
[ ]Tomates pomarolla
[ ]O canceroso
[ ] Outro. Justifique.

A pergunta foi em múltipla escolha porque foi difícil...


Cammy diz:
hahahahahhahahahhahaahhaaah

Lam. diz:
faltou a [ ] q

¤ CX ¤ diz:
Pior que eu entendi primeiro como sendo "crise de frango” e pensei que ele tava pegando pesado com o Jota.



J.R. Dib diz:
Bem, eu vou responder com a razão que eu fiz o censo pela primeira vez. A comu tava começando e surgiu um papo se mulher lia quadrinhos num tópico, aí eu criei um topico sobre isso e vi quantas moças liam a comunidade. Para minha surpresa, tinham acho que 8 moças em uns 100, 150 homens, sei lá, era um número ridículo. Daí em diante, eu fazia o levantamento para ver se aumentavam as moças e nada.

Até que deu esse boom e chegou aos 3000 membros, mas ainda tem em média 8 a 9% de mulheres na comu, o resto é homem ou fake.

Cammy diz:
Você não respondeu a pergunta...

J.R. Dib diz:
É “outro”...

Jota Erre

Jota Erra, o Editor da 616

¤ CX ¤ diz:
Bom, pessoal, acho que encerramos de vez a entrevista com o Jota! Quero agradecer ao meu amigo que é tão gente fina quanto o Chico Bento e mostrou-se uma pessoa tão irreverente pessoalmente quanto é aqui no MSN e orkut. Aproveitando, vamos todos parabenizar o Jota por esse seu dia!!!

JOTA PARABÉNS POR ESSES 46 ANOS!!!

J.R. Dib diz:
Ahmm, nesse documento é 28 anos...

Cammy diz:
hahahahahahahaha...parabéns!!!

J.R. Dib diz:
Valew povo.

Eddie diz:
Essa foi a entrevista mais desorganizada, louca e sem noção que eu participei, ou seja, totalmente a cara do JR.....parabéns, mano.

Cammy diz:
Parabéns jotaaaa!!!!!!!!!!!!!!!! E vem logo nos visitar e comemoraremos seu aniversário aqui também!

Pra quem adora um chat como o jota a entrevista foi exatamente isso...

« Jøåø » diz:
Bom, então eixo aqui os parabéns ao JR, que se tornou um grande amigo e um cara que respeito bastante. Mesmo com ele sendo "sacana" com muitas coisas, é um cara responsável e muito bacana. E que pretendo conhecer, como todos vocês, menos o Lã. Parabéns de novo, JR. Tudo de bom.

Lam. diz:
Parabens, JR...
Vou dormir.. Vocês falam demais...

OBS: somos iguais mesmo...

Cammy diz:
Faz consultoria de graça e depois nem dá parabéns quase!

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkk... o cara falou a entrevista inteira e termina com essa

Cammy diz:
hahahahahahhaahahha

J.R. Dib diz:
hahuahuahuauhauha

Bem, não tem muito o que dizer. Eu encontrei aqui com essa galera por um mero acaso e hoje eles são grandes amigos que sempre que eu puder vou estar ajudando da melhor forma que eu puder. A entrevista foi caótica e irregular que nem eu, mas adorei demais. Queria agradecer demais a todos e que nossa amizade possa permanecer aumentando mais e mais.

¤ CX ¤ diz:
Encerramos, portanto, mais uma entrevista com um dos Editores e avisamos aos leitores que em Julho teremos mais Em Foco, além de discussões extras sobre o novo mega evento Guerra Civil e uma entrevista com... opa... Comigo?!!? Oh-oh...


Editores 616

comments powered by Disqus