domingo, 8 de julho de 2007

Sentimentos por um Herói Caído.

*Atenção! Artigo com informações inéditas no Brasil!

Fallen Son

Com a perda de um grande herói, o que passa na mente de todos os demais que um dia lutaram lado a lado com ele quando finalmente se dão conta de seu fim? São sentimentos muito profundos que Jeph Loeb, escritor da mini-série em cinco partes chamada Fallen Son, resolveu explorar e trazer aos leitores.

Por muitos, Loeb não é um escritor tão fabuloso assim que merecesse ter seu nome para encerrar com a devida honra a história do Capitão América, que foi assassinato no começo desse ano após o fim da Guerra Civil. Contudo, Loeb tem um ponto em seu favor - sofreu a recente perda de seu filho, que desde o começo da adolescência era uma das promessas na indústria em quadrinhos. Esse choque certamente teve um peso particular para o Editor Chefe Joe Quesada deixar a história nas mãos de seu amigo.

Assim, Loeb inicia a primeira parte de sua história com Wolverine, que de todos ali que passaram os últimos dias com o Capitão, tem o perfil mais próximo de alguém que não compraria tão fácil essa história de morte... ao menos, não no universo Marvel. Assim, ele decide com a ajuda do Dr. Estranho e Demolidor invadir o aeroporta-aviões da SHIELD para estar cara a cara com Ossos Cruzados, acusado como o assassino do Capitão. Após algumas perguntas que deixam claro ao mutante nanico que a morte de Steve pode ser bem mais complicada do que parece, Logan decide ver com os próprios olhos e sentir com seu próprio nariz o corpo sem vida do Capitão.

Fallen Son


Ali, diante dele, estava mesmo Steve Rogers, o herói americano que conheceu desde a Segunda Guerra e agora morria depois de ir contra o seu país por seus ideais de liberdade. Tony Stark aparece diante dele e o libera sem represálias, para que possa partir e contar a todos os demais que de fato o Capitão América está morto. Não há como negar mais isso.

A segunda edição tem como foco o sentimento da fúria e conta a história paralela dos dois times de vingadores agora existentes. O fim da Guerra Civil e morte do Capitão América traçou uma linha muito profunda que deixou marcas de ambos os lados.
O time de Vingadores dirigido por Carol Danvers e aconselhado diretamente por Tony Stark tem que lidar com mais uma invasão à superfície, dessa vez promovida pelo Tubarão-Tigre. Em paralelo a isso, o time de vingadores “fora-da-lei” chefiado por Luke Cage recebe a visita de Benjamin Grimm para o anual jogo de cartas entre heróis.

O nome deste capítulo se justifica no momento em que Wolverine chega na Mansão do Doutor Estranho e revela que de fato Steve Rogers está morto, da sua maneira costumeiramente prática. Surpreendentemente, Peter Parker explode em fúria e vai contra Logan, jogando em sua cara tudo o que pensa sobre o nanico.

Fallen Son

Do outro lado, em meio batalha, é Carol Danvers quem perde o controle contra o vilão e começa a espancá-lo sem perdão, extravasando assim também sua fúria pela morte do amigo Steve, a quem deu as costas na Guerra Civil.

Fallen Son

O mais engraçado de tudo é que é Namor, conhecido por geralmente ser o mais cabeça quente, é quem usa no final dessa edição as palavras mais duras para lembrar aos Poderosos Vingadores que exarcebar seus sentimentos agora não trará Steve Rogers de volta.

No terceiro capítulo, Loeb traz um herói que muitos consideravam morto à tona. Clint Barton, o Gavião Arqueiro, decide revelar-se a Tony Stark para tomar algumas satisfações e acaba no final recebendo uma proposta inimaginável. Para Stark, Clint é o único entre os muitos homens existentes nesse planeta que pode manejar o escudo que pertenceu a Steve Rogers com maestria o suficiente para honrar o título de novo Capitão América.

Fallen Son

Caindo na barganha de Stark, Clint acaba vestindo o uniforme uma única vez e nesse fatídico dia acaba encontrando o grupo fora-da-lei dos Jovens Vingadores. Diante dele, está o menino chamado Patriota e a garota que foi batizada com seu codinome – Gaviã Arqueira.

Fallen Son

E o sempre rebelde e arisco vingador acabou ouvindo desses jovens as palavras que precisava para tomar sua decisão final. Kate Bishop e Elijah Bradley mostraram a diferença de honrar um herói e de pretender ser ele. Steve Rogers morreu e o Capitão América se foi com ele. Clint deixa as crianças partirem e volta-se contra Tony, para, mais tarde - como muitos já bem sabem –, assumir o manto do Ronin.

O quarto volume retoma a história mal-encerrada entre Peter Parker e Logan. Após o confronto dos dois na edição 2, Peter decide ir ao cemitério ver o túmulo do seu saudoso tio Ben e lamentar a perda de todos os que já passaram por sua vida e que direta ou indiretamente tiveram suas mortes relacionadas com o Homem-Aranha. Depressão é o sentimento que certamente mais combina com Parker.

Fallen Son

Após um confronto inusitado com Rhino, Logan que o vigiava de longe decide ter uma conversa final com o rapaz. Desta vez, após um bate-boca, Logan ensina com toda sua experiência que esse sentimento de perda não vai ser esquecido, que no final, todos apenas acabamos acostumando com isso. E, quem sabe um dia, superamos.

A edição final encerra-se com o funeral do Capitão América, onde uma ode ao herói do século passado é feita de maneira muito bem colocada pelo seu amigo e companheiro de batalhas Falcão. Uma edição belíssima que contrasta em muitos pontos em relação às outras, sendo desenhada pelo artista de Astonishing X-men, John Cassaday.

No final, uma pequena surpresa nos é feita. Tony Stark, como costumeiramente anda fazendo, mexe suas peças e consegue dar um funeral mais digno ao Capitão América. Ao invés de ser enterrado em terra firme, ele convoca Namor e junto com os vingadores-fundadores Janet e Hank Pym, devolve o corpo de Steve ao Mar ártico, onde foi encontrado anos depois de desaparecido na II Guerra Mundial. É a conclusão de um ciclo e a eternização de uma lenda.

Fallen Son


Coveiro

comments powered by Disqus