quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Em Foco: Aniquilação

Um evento desta magnitude não poderia passar batido. Ele envolve praticamente todo o Cosmo Marvel, ele envolve todo o Universo Marvel 616, portanto. Assim, o temível João, o interiorano J.R.Dib, o heróico Ed e Coveiro, o virtuoso, convocaram para essa assembléia intergaláctica o maior computador vivo do mundo, Diogo Luque, que ora atende pela alcunha de "Sábia", e o mais jovem morto-e-ressuscitado ao melhor estilo Marvel, Helder.

Em FOCO: Aniquilação

Portanto, preparem-se, leitores! A seguir vocês acompanhanrão o Em Foco que vai tirar as dúvidas de tudo o que de fato aconteceu, ou poderia ter acontecido, durante a Onda de Aniquilação nessas sete últimas edições.


CX ¤ diz:
A Marvel sempre foi conhecida por ter um universo cósmico grandioso, repleto de entidades e raças, que enriqueciam suas histórias com algo muito próximo do que podemos considerar uma nova Mitologia. Muitas das majestosas sagas que se iniciaram, seja na revista dos Vingadores, do Quarteto Fantástico ou do Surfista Prateado são hoje clássicos relembrados dos Quadrinhos. Contudo, nos últimos anos, esse universo foi esquecido... até Keith Giffen chegar e estremecer tudo com a chegada de sua ANIQUILAÇÃO.

Antes de começar com a saga propriamente dita, vamos tentar relembrar um pouco justamente essas sagas que citei acima. Pessoalmente, quais são as que vocês acharam mais marcantes, que valham a pena ressaltar aqui?

Diogo diz:
Primeira Saga de Thanos, sem dúvida.
Aliás, as duas. A segunda, com o envolvimento do Adam, é sublime.
A primeira foi a origem do personagem, sua luta contra Mar-Vell e a busca pelo cubo cósmico. Na segunda, Thanos e Adam se aliam contra Magus e seu domínio por mil mundos para então Thanos traí-lo. É a saga onde Adam testemunha sua própria morte no futuro. É belíssima. E é a mesma em que ele transforma Thanos em pedra.


Helder diz:
A chegada do Galactus à terra com o seu Arauto Surfista Prateado. foi outra obra belíssima, porque por mais que seja na terra, Kirby traz todos os elementos para iniciar esse universo cósmico riquíssimo.

« Jøåø » diz:
Na verdade, nunca fui um grande fã de sagas cósmicas. Não que não goste. Mas nunca me entusiasmei em acompanhá-las muito de perto. A que mais me marcou, por ter uma grande preferência pelos X-Men quando mais novo, foi a Saga da Fênix e qualquer incursão dos mutantes no espaço. As sagas envolvendo os Shi'ar e a Ninhada, principalmente.
E, claro, a guerra Kree-Skrull. Essa até quem não gosta deve conhecer

J.R. Dib diz:
As Sagas das Jóias do Infinito foram muito boas por reunir os heróis contra o Thanos em circunstâncias totalmente contrárias a eles, A Operação Tempestade Galáctica quando os Shiars estavam em guerra com os Krees, a própria saga da Fenix Negra que nos apresentou os Shiar pela primeira vez, a Guerra Kree-Skrull pela proporção que ela tomou e, é claro, sem esquecer das aventuras solos do Surfista.

Em FOCO: Aniquilação

A Saga de Thanos é certamente uma das histórias cósmicas mais marcantes...

Eddie diz:
Bem, meu conhecimento do universo cósmico da Marvel é fraco. Durante muito tempo eu só li X-Men, só bem depois fui conhecer mais o resto. Essa do Thanos eu comprei em sebos e li, realmente um clássico. Eu gosto muito de Desafio Infinito, mas não me empolguei com as outras partes. A Saga da Fênix Negra é um clássico, gosto bastante dessa. A Guerra Kree-Skrull eu sei da importância, mas nunca li. A fase do Quarteto do Byrne também é ótima. Ficção Cientifíca pura. Viagens na Zona Negativa. Julgamento do Reed. Ah, e nessa fase foi a destruição do mundo Skrull, que marcou por anos essa raça. Até hoje isso está por aí. Mas sei pouco, nem sabia que o Nova fazia parte de uma Tropa Nova.

« Jøåø » diz:
Não podemos esquecer do ROM!!! \o/

¤ CX ¤ diz:
Podemos sim...

J.R. Dib diz:
ROM nããããããooooooooooooooooooooo
Ahh, nota do Jota, uma das "sagas" cósmicas mais engraçadas e divertidas se chamou a Guerra de Tróia e envolvia o Hulk, os Piratas Siderais e o Panteão contra os troianos!

Diogo diz:
Mas com certeza podemos esquecer da "Segurança Máxima", do começo dessa década. putz...que horror!! PS: Rom é legal!!!

J.R. Dib diz:
Ahm, pergunta!!!
As Sagas do Quarteto na Zona Negativa podem ser consideradas como cósmicas?

¤ CX ¤ diz:
Bom, respondendo ao Jota. Eu creio que sim, afinal, trata-se de uma nova dimensão, um novo universo. Se existia alguma dúvida, a Aniquilação respondeu a isso, Jota.

J.R. Dib diz:
Tá, então some-se a isso as lutas do quarteto com o Aniquilador e o Blastaar na Zona Negativa escritas e desenhadas pelo Byrne, época áurea!!

Diogo diz:
Personagens cósmicos muito esquecidos e ignorados aqui no Brasil, mas muito importantes são os Guardiões da Galáxia. A saga de Korvac, a união com os Defensores, a origem de Vance Astro, as lutas com os Badoon. Eles têm uma mitologia própria e bem rica.

Eddie diz:
Raças que conheço: Skrulls, S'hiars e Krees. hehhehhe

¤ CX ¤ diz:
Já que vocês falaram de quase todas as sagas cósmicas de que me recordo, pulo direto pra grande questão. Se os grandes épicos aconteceram dentro do Universo Cósmico, o que aconteceu para que nos últimos cinco anos (ou mais) esse cenário ter sido esquecido ou afastado dos leitores?

Diogo, que me corrija, mas depois do cancelamento da revista, só tivemos como mensais a revista do Capitão Marvel e de relevante nos últimos cinco anos a saga "Marvel The End", não foi?

Em FOCO: Aniquilação

A Trilogia do Infinito conquistou os fãs dos anos 90 e se espalhou para diversas outras mídias...

Diogo diz:
Não necessariamente. Nos anos 90 vimos as sagas do infinito, a revista da Guarda do infinito, do Quasar, do Surfista prateado, dos Guardiões da galáxia, os especiais Cosmic powers e Cosmic Powers unlimited e uma nova revista do Nova. Alguns bons, outros de qualidade dúbia. E os bons desenvolveram qualidade dúbia (vide Quasar e Surfista prateado).


¤ CX ¤ diz:
Bom, anos 90 ainda tinhamos a revista do Surfista, estava me referindo aos ultimos 5 a 7 anos, com o final a gerencia do Bob Harras e a entrada do Quesada, mas enfim...

Diogo diz:
Mas essas revistas perduraram até o fim da era do Harras, principalmente o Surfista, que inclusive ganhou uma nova roupagem "MK" na era Quesada, mas não durou. E foi na era Quesada que a Operação Tempestade galáctica foi concluída, com a Segurança Máxima.

J.R. Dib diz:
Faltou um cara que desse a cara pra bater e voltasse a explorar o universo cósmico mais amplamente sem apelar para as gemas do infinito. Só isso, nos últimos anos tudo que se relacionava ao que fosse cósmico caia nas mãos dos rolos do Warlock e jóias do Infinito!

« Jøåø » diz:
Eu ia comentar isso. Apesar de muita gente gostar, acho o Adam Warlock e esse papo das gemas tããããoooo chato.

Eddie diz:
Acho que esse afastamento ocorreu por dois motivos. Primeiro, porque histórias cósmicas muitas vezes são encaradas como "fantasiosas demais". E também os três grandes impérios estavam esfacelados. Quanto ao Warlock, eu gosto de Desafio Infinito, mas o resto ficou meio cansativo. Precisava de uma nova abordagem, com uma nova ameaça.

Em FOCO: Aniquilação

Os Portadores das Joias do Infinito: Warlock, Gamora, Serpente da Lua, Drax e Pippin.

J.R. Dib diz:
Pois é, você acaba ficando preso à meia dúzia de idéias que amarram demais o universo. Galactus e o Surfista, Jóias do Infinito, Krees x Skrulls, a Fenix, etc...

Helder diz:
Histórias ruins , dependente de leitores com grande conhecimento na cronologia cósmica.
O Giffen deixou muita coisa de lado para escrever Aniquilação, Inclusive Tempestade Galáctica.

Diogo diz:
Porque ele deixou de lado a Tempestade Galáctica?

J.R. Dib diz:
Tempestade Galáctica foi meio que ignorado por todo mundo!
Metade do império Kree foi dizimado pela nega bomba, Halla inclusive, e o que vemos? Halla completamente reconstruída

¤ CX ¤ diz:
Diogo vai se defender buscando algo inédito em seu bancos de dados, querem ver?

¤ CX ¤ diz:
5... 4... 3...

Diogo diz:
Não, tanto que o Busiek a abordou na nova série dos Vingadores, em Vingadores Eternamente e na Segurança Máxima. O problema foi que o Peter David anulou o efeito do Cristal da eternidade que os transformou em rull na série do Capitão Marvel. Num efeito "crise" ridículo, diga-se de passagem


¤ CX ¤ diz:
...2... ops

« Jøåø » diz:
hahahahahhaah

Helder diz:
Bem, então eu retiro o que eu disse..haahhahahahaha

J.R. Dib diz:
Que é uma série que quase ninguém leu, exceto o Diogo. Eu ainda acho que o império Kree poderia estar muito mais destruído que do estava em Aniquilação. O governo deveria ter voltado à Kree-lar, a grande parte do império destruído e encolhido, tentando se reerguer com ajuda dos Shiar que viram que a Guerra era culpa dos Skrulls!

Eddie diz:
Eu mesmo só sei desse papo de rull por causa do Diogo.

Diogo diz:
Mas aí não é culpa do Giffen que quase ninguém leu. O Quesada até fazer apostas imbecis com o Jemas e o David porque queria acabar com a série que este último fez. Não há de se admirar que tenha tido pouca atenção dos leitores.

J.R. Dib diz:
Pois é...

Em FOCO: Aniquilação

O novo Drax e o novo Nova em Aniquilação

¤ CX ¤ diz:
Bom, partamos para os eventos que deram início as revoluções de Giffen no Universo Cósmico. Tudo parte de uma mini-série que a princípio é bem descompromissada e centrada num personagem pouco popular - Drax, o gigante verde e mentecapto - que ganha nova roupagem para algo no mínimo radical. Como vocês vem essa mudança na personagem?


Eddie diz:
O melhor é a participação especial da Cammy, nossa quase-editora, na história.

« Jøåø » diz:
Pouco popular? Mas eu, que sou neófito em cosmo Marvel, sabia muito bem quem era o Drax.

¤ CX ¤ diz:
Saber quem é é uma coisa, ser do gosto do povo é outra. Ninguem queria brincar de ser o Drax quando criança, João.

Diogo diz:
Com as minhas neuroses cronológicas, fiquei um pouco bolado de vê-lo apanhando de gente como Paibok e os irmãos Sangue. Mas apesar disso, o renascimento dele e a participação da Cammy foram uma excelente história.

J.R. Dib diz:
Muito boa, aquele cretino mentecapto era outro que já estava cansando demais quem lia as sagas. Ele vivia para destruir, Drax o Destruidor, mas era muito burro para matar alguém como Thanos. A mudança o tornou um oponente formidável e alguém digno de matar um Titã como Thanos!

Eddie diz:
Eu gostei da mudança. Conhecia da série Desafio Infinito, mas sempre achei ele, como alguém definiu em algum lugar, um "Hulk Verde espacial". Essa mudança fez algo ótimo, tornou o personagem imprevisível. Além disso, como disse o Jota, fez dele alguém realmente capaz de vencer e matar Thanos. Convenhamos que a antiga versão nunca ia conseguir. Fora a já citada participação especiaL da Cammy, nossa RP.

J.R. Dib diz:
Eddie puxando o saco da RP

Helder diz:
Bem, essa transformação do Drax rendeu uma ótima mini-série e introduziu essa menina cammi que foi um ponto forte da Saga posterior. E eu concordo com o Jota, o Drax agora virou um oponente digno de enfrentar o Thanos.

« Jøåø » diz:
A mini-série consegue reciclar o personagem, colocando até um toque de humor e uma "consciência" na figura da menina Cammi. Deixam o Drax "no ponto" em que ele seria necessário em Aniquilação. Muito mais inteligente e ardiloso, do que uma besta super-forte e burra.

E o nome da menina é Cammi, não Cammy.

Eddie diz:
Eu sei que a menina é Cammi, só queria encher o saco. hehhehhe

Diogo diz:
Na verdade, em relação ao Thanos, não vejo muito que esse Drax tenha feito que o antigo não fizesse. Afinal, ele literalmente avançou que nem um trator contra o Titã, como o antigo faria. A diferença é que normalmente Thanos parava para surrá-lo e dessa vez o Titã o ignorou.

Em FOCO: Aniquilação

Drax, no prólogo, revivendo sua trajetória em um único flash...

« Jøåø » diz:
Mas talvez o Drax burrão não tivesse a sacada de achar rapidamente o Thanos. Não que este "pegue leve", mas o Drax no auge da burrice era bizarro.

J.R. Dib diz:
Sem contar que se ele fosse partir de peito aberto contra a onda de Aniquilação eu não sei se ele seria capaz de chegar no Thanos.

Diogo diz:
Parte dos dons de Drax é "achar Thanos", quase como um cão farejador. Sempre foi.

¤ CX ¤ diz:
Diogo, eu tenho duas duvidas sobre o Drax, que acho conveniente você solucionar já que está aqui. A primeira é... na versão original, ele não era um idiota, não é? O que fez ele ficar daquele jeito?

Diogo diz:
Respondendo: Quem o fez assim foi a Serpente da Lua. Drax morreu de um colapso mental, porque resistiu ao controle mental dela de maneira tão forte que morreu. Quando Kronos o ressuscitou, não consertou os danos causados por ela.

Eddie diz:
Diogo, mas em Aniquilação o Thanos também sente a presença do Drax. Eles tinham alguma conexão??

Diogo diz:
Sim, essa conexão foi criada por Kronos.

¤ CX ¤ diz:
A segunda duvida é... Se ele estava trucidando aliens de carapaças duríssimas como aquelas com simples facas que ele conseguiu na Terra, me diz qual era a marca delas? Tramontina?

Eddie diz:
Eram Facas Ginzu

« Jøåø » diz:
Porra. Plena segunda-feira.

J.R. Dib diz:
Vai pros logs!!!

Diogo diz:
Essa foi minha primeira crítica ao Drax, não sei responder.

J.R. Dib diz:
E ele tava canalizando a energia de destruição dele nas facas, tá?!

Eddie diz:
A faca dele era do mesmo material da espada do Hiro.

Em FOCO: Aniquilação

O Novo Drax e suas super facas de cozinha...

¤ CX ¤ diz:
Bom, da minissérie para o prólogo da Saga em si. Em Aniquilação 1, vemos a chegada aterrorizadora de um exército que avança sobre o universo como uma onda aniquiladora. Todos foram pegos de surpresas, Skrulls e Xandarianos, e até mesmo os leitores que nunca esperavam que o Aniquilador, clássico vilão do Quarteto e do Capitão Marvel estivesse por trás disso tudo

A questao é? O Aniquilador tinha mesmo potencial para o que fez? E se tinha, porque não fez antes? Porque somente agora?


Diogo diz:
O Aniquilador jamais em tempo algum teve algum poder para fazer isso.

J.R. Dib diz:
Ahm, ninguém relacionou Aniquilação com o Aniquilador???

¤ CX ¤ diz:
Eu não

Diogo diz:
Nem eu

J.R. Dib diz:
Mal ai por vocês.

« Jøåø » diz:
Achei meio óbvio.

J.R. Dib diz:
Ahhhh lá!!!

Eddie diz:
Cara, tem até uma frase do Nova que ele fala que muitos não associaram o nome do vilão com a Onda de Aniquilação.

¤ CX ¤ diz:
Cara, o aniquilador era tão mequetrefe que mesmo o obvio parecia ilógico

Diogo diz:
Inclusive não relacionei porque ele nunca teve capacidade para isso.

Eddie diz:
Não era tão óbvio, justamente por ser um vilão meia-boca

¤ CX ¤ diz:
Estou com o Diogo... quem associou é porque desconhecia a ruindade do vilão.

Diogo diz:
Por Deus, ele já perdeu do Eric Masterson. Fala sério!!!

Eddie diz:
Kkkkkkkk

Em FOCO: Aniquilação

O inusitado vilão... o Aniquilador!

« Jøåø » diz:
Mas o que acho que aconteceu foi que, por alguma razão, ele entrou em contato com alguma coisa que o fez crescer em poder. Não é possível. Aquele Voraz, por exemplo, se não me engano, não existia na cronologia. Acho que o fato de, no final da saga, ele continuar como um "regente" do Aniquilador indica que talvez o líder da Onda de Aniquilação seja a face de algo um pouco maior.

J.R. Dib diz:
Eu nunca achei o Aniquilador mequetrefe, o Quarteto sempre se ferrava quando lutava contra ele, ele sozinho já poderia criar um caos f$@$@do no universo, eu fiquei surpreso porque ele estava meio que sendo um general e não um guerreiro, ele não lutava nas batalhas, ele simplesmente as comandava, essa foi a minha surpresa. Aniquilador tem que Aniquilar.

Diogo diz:
Já foi escravizado pelo Pete Pote de Pasta quando ele e uns capangas de uma corporação invadiram a Zona Negativa. O Pete Pote de Pasta!!!

J.R. Dib diz:
O ardiloso?

Diogo diz:
o próprio

¤ CX ¤ diz:
Então, se antes ninguém imaginava que ele fosse capaz, o que mudou para termos algo desse porte executado por ele? Helder?

Helder diz:
Não consigo achar outra resposta do que autoral mesmo, cov. rs.

Do Aniquilador eu lembro das aventuras com o Quarteto onde ele sempre os seqüestrava. Falava dos planos mirabolantes para absorver o poder dos quatros fanstáticos e depois vinha o Richards com algum plano engenhoso, o prendia e o mandava para a Zona Negativa. Acho que Hoje, pelo contexto histórico um arco não condiz mais com as história e o giffen o Remodelou desse jeito ameaçador e brutalmente violento.


J.R. Dib diz:
Bem, é como o Diogo e o Helder disseram, o Aniquilador antigamente era tratado menos X-Rated, afinal, certas coisas ainda eram proibidas nos quadrinhos. O Giffen refez essa imagem e criou um monstro que, usando de seu lado insetóide, criou um exército de invasão para aniquilar tudo que era vivo em um universo oposto ao que ele foi criado e regia. Só queria saber como que ele entrou no nosso universo!

« Jøåø » diz:
Eles tinham dispositivos de teletransporte, JR. Comentam que isso é que facilitava a Onda pegar todo mundo de surpresa.

Diogo diz:
Fornecidos pelo Thanos!

¤ CX ¤ diz:
Mas antes ou depois de acessarem nosso universo pela primeira vez?

J.R. Dib diz:
É... é a isso que eu me referia...

Eddie diz:
Concordo com o Helder, pra mim também é decisão autoral. Uma coisa era o Aniquilador invadir sozinho, brigar com o Quarteto e ser derrotado. Agora era uma invasão em larga escala. Acredito que utilizaram o Aniquilador para criar uma grande ameaça e dessa forma remodelar e revitalizar todo o cosmo. O grande problema, pra mim, é se depois ele retroceder. Agora que fizeram dele uma ameaça desse porte, ele deve continuar assim.

« Jøåø » diz:
Mas ele morreu! Quer dizer... ficou aquele embrião lá...

Em FOCO: Aniquilação

O vilão renasce como um embrião??

J.R. Dib diz:
Ahhh, Spoilers!! Huauhauhauha

¤ CX ¤ diz:
Diogo, o que promoveu esse upgrade no Aniquilador?

Diogo diz:
Francamente?! Inexplicável. não se deram ao trabalho de explicar. Ele já teve exército insetóide antes e isso não justifica o seu poder. É dito que o motivo do ataque e, creio que até da invasão ter sido possível, foi o universo positivo expandir-se sobre a zona negativa. Mas não explica o ganho de poder dele.


Eddie diz:
O Quesada concedeu o poder dele. rsrs

« Jøåø » diz:
Foi porque o Giffen quis! Pronto! Próxima pergunta. hehehehehehe

J.R. Dib diz:
Diogo, mas na época do Byrne, o Aniquilador era até que muito respeitado pelo Reed, e isso é muito ao meu ver.

Eddie diz:
O Destino também é, nem por isso ele tem poder de destruir um planeta inteiro.

J.R. Dib diz:
Tem sim!

¤ CX ¤ diz:
O que eu acho na questão do Aniquilador é que de alguma maneira ele é o mesmo em termos de poder, mas ganhou uma liderança e respeito ainda não explicados durante esse tempo que passou esquecido na Zona N. Isso pra mim pode ser simplesmente explicado numa outra revista... ou quem sabe, minissérie. O que importa é que eu gostei bastante do que foi feito com ele.

Diogo diz:
Mas daí a ele ter poder daquele jeito?!?!?!?! Destruir a vida em dois universos acho difícil. Mas, estou vendo algo interessante enquanto falo com vocês. estava relendo a história do Quarteto na qual ele perde para o Pete Pote de Pasta e a Corporação Gideon e nessa história ele termina empalado por uma espada, apenas para ser encontrado no fim da revista por habitantes da Zona Negativa, num embrião igual ao do fim de Aniquilação. E ele não apareceu depois disso. Estou pensando se essa poderia ser a fonte de seu poder, a morte e o renascimento.

¤ CX ¤ diz:
Vou querer imagens disso depois, Diogo. Desencavou do Inferno isso?

Diogo diz:
Fantastic four v3 #44. foi publicado no Brasil inclusive, na revista "Quarteto fantástico & capitão Marvel"

Em FOCO: Aniquilação

Um final não tão diferente em uma outra revista...

J.R. Dib diz:
A cada geração, um aniquilador ainda mais forte? Huuumm, seria uma saída perfeita.

Eddie diz:
A explicação é boa. Lembrei de um comentário sobre Heroes em um fórum. Os criadores em geral devem amar os fãs, pois são eles que encontram as explicações para os furos. rsrs

« Jøåø » diz:
Eu falei lá atrás. Alguma coisa aconteceu. Aquele Voraz é novidade e prestava total obediência a ele.

¤ CX ¤ diz:
Durante a invasão, acompanhamos quatro perspectivas diferentes de quatro heróis - Surfista Prateado, Nova, Superskrull e Ronan. Quatro personagens que terminam suas minisséries com direções bem diferentes do que quando começaram. O que acharam da mudança do status de cada um deles em particular?

Em FOCO: Aniquilação

Surfista Prateado

« Jøåø » diz:
Bom, o Surfista parece que encheu um pouco o saco de ser "freelancer", ao mesmo tempo em que talvez tenha visto no seu retorno como arauto a única forma de combater a onda.

O Superskrull subiu muito no meu conceito. O cara estava desacreditado por todo mundo. Inclusive os Skrulls. E, mesmo que por um motivo pessoal, acaba se tornando um grande herói. Sacrificando-se para deter apenas parte dos recursos do Aniquilador.

Ronan é a mini mais chatinha. Ele só dá uma boa evoluída na saga em si, quando toma a liderança de sua raça de uma forma avassaladora.

Nova é o caso a parte. O cara se transforma de um bunda-mole com muito poder (pelo menos ultimamente parecia isso), em um cara que assume o papel de responsável pela resistência de uma onda que poderia devastar todo o universo.

A forma como ele teme inicialmente o poder da força Nova, e como passa a interagir com a consciência investida nele (replicando uma relação paterna), é muito interessante.

Em FOCO: Aniquilação

Nova

J.R. Dib diz:
A melhor surpresa com certeza foram Ronan e Superskrull, o Surfista só retomou seu manto como Arauto de Galactus. O Nova é um caso à parte, afinal ele é o único sobrevivente das tropas novas e ele pode vir a se tornar algo grandioso caso o roteirista saiba trabalhar o material. Todas as 4 mudanças em questão foram ótimas, agora basta aguardar o futuro.

Diogo diz:
Nova: a melhor, pois promoveu o personagem como nunca; Surfista: muito legal tb, embora saibamos todos que não é uma mudança de status permanente, o fato de ele retornar ao galactus; Superskrull: foi legal tb, embora não trouxesse nada de tão novo, uma vez que ele sempre fora conhecido como um fracassado persistente, com uma relação ora heróica e ora não perante os Skrulls; Ronan: Achei a mais forçada, por não explicar as mudanças ocorridas no governo kree, principalmente com a inteligência suprema e terem enfiado essa casa de Fiyero pelas nossas goelas.

Em FOCO: Aniquilação

Super-Skrull

Helder diz:
Primeiro gostaria sobre as minis como um todo. Eu fico imaginando os autores das mini discutindo o roteiro de aniquilação. É incrível como todos os detalhes da trama são bem trabalhados. Até a mini do Ronan que apesar de fraca como história teve sua importância por causa do grande números de seres poderosos que existem no Universo, com todos juntos em um planeta, ficava fácil destrui-los. Agora os personagens. Eu gostei muito do Surfista Prateado. seus dialogos e suas inseguranças são bem mostradas e a volta ao Status de Arauto como o diogo falou deve ser temporário. O Nova virou um Xodó da galera, pq sua transformação a longo da Série, De Soldado para um lider. Por fim, o Ronan foi bem legal depois da mini, por causa da luta contra a dinastia Fiyero.

Eddie diz:
Gostei bastante. Não esperava ver o Surfista Prateado novamente como arauto ou o Superskrull agindo como herói e sacrificando a própria vida (se bem que se eu fosse personagem Marvel, daria minha vida com prazer, já que saberia que voltaria depois mesmo). A do Nova foi muito boa, apesar de achar estranho ele ser retratado tão novato, gostei muito do aumento de poder e do amadurecimento do personagem. O que menos gostei foi do Ronan, mas ele sofre em sua mini do mesmo problema que alguns membros dos X-Men. Ele é um secundário, e deve ser retratado assim. Não há problema em ser secundário, tanto que ele é bem desenvolvido na mini principal. Mas na mini dele são introduzidos personagens importantes, como Gamora, por exemplo.

Em FOCO: Aniquilação

Ronan

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu não quero nem comentar muito sobre a saga em si, já que fui o autor dos reviews deles na 616, mas a única coisa que senti falta mesmo foi uma minissérie envolvendo Drax e sua perspectiva na trama. Contudo, acho que ele estar em segundo plano serviu para dar um elemento surpreso no "o que ele vai fazer agora" que vimos a todo instante na saga. Algumas perguntas curiosas, ficam em meio antes de comentarmos sobre a grande guerra em si (que acontece aqui nas últimas duas edições).

Já que boa parte aqui é X-maníaco, fica a primeira pergunta: Que diferença teriam feitos os Shiars se estivessem na rota da onda?

J.R. Dib diz:
Boa pergunta, mas sabe que provavelmente por eles serem um povo meio passaro, eles iriam se alimentar dos insetos da Aniquilação, afinal, teriam de seguir a cadeia alimentar né?! huauhahuahua. Agora sério. O bom dos Shiar é que eles tem uma série de superseres que dariam muito trabalho para a Onda, resta saber se pelo governo Shiar estar fragmentado devido aos atos de Cassandra Nova se eles seriam páreo para a onda sem uma lider, a não ser que Rapina virasse Majestrix e liderasse as tropas.

Eddie diz:
Com os Krees controlados pela Dinastia Fiyero e os Skrulls à beira da extinção não havia uma força militar muito poderosa. Os Krees fizeram a diferença no front unido, mas o lado guerreiro desse povo estava meio detonado. Acredito que os S'hiars poderiam fazer muita diferença, afinal, a Guarda Imperial possui seres muito poderosos, mas não sabemos como está a liderança de lá depois de Cassandra Nova, como lembrou o Jota. Talvez fossem apenas mais vítimas para a Onda. Mas acredito que a Onda teria mais trabalho.

Diogo diz:
Teoricamente considerável diferença, dado o poder da Guarda Imperial. Mas creio que se fosse para envolvê-los, o Giffen teria feito o Aniquilador ou Thanos usar de contra-medidas preventivas, impedindo uma contribuição muito efetiva.

Helder diz:
Seriam aniquilados também. rs..

Brincadeira, no final até que ficou legal a Marvel ter vetado a participação dos shiar's na Saga. Dificilmente eles seriam bem trabalhados. existem muito personagens e não teria espaço para mais superseres.

Agora como enredo, a força destes com certeza iriam dar trabalho para os insetos.

« Jøåø » diz:
Acho que fizeram bem em deixá-los de fora. Poderia ficar muito bagunçado se enfiassem outra raça militar na saga. Claro que as eles poderiam fazer a diferença, mas ainda acho que só daria para vencer as forças do Aniquilador com a "traição" armada pelo Thanos. E eles estavam na rota. Só não deu tempo dela chegar.

¤ CX ¤ diz:
Só um adendo, João... eles não estavam na rota pelo que me lembro do mapa, mas enfim...

« Jøåø » diz:
Acho que estavam sim, Coveiro. Eram os últimos.

Em FOCO: Aniquilação

Onde estava Eternidade enquanto o universo era aniquilado?

¤ CX ¤ diz:
Em todas as outras grandes sagas cósmicas em que o universo correu grande perigo, vimos o envolvimento das entidades cósmicas para resolver tal problema. O que Aniquilacao tem de diferente (fora decisao editorial) para ter a ausência dessas entidades?

Helder diz:
Cov, não reparei nisso..os caras não apareceram mesmo. ahahahhahahahaha

« Jøåø » diz:
Ué, e o Galactus é o que, Coveiro? Não centraram nas entidades, mas seres como Aniquilador, Galactus, os Arautos, Voraz, Thanos, e até o Nova, têm níveis de poder absurdos.

J.R. Dib diz:
Mas ainda assim não são fodásticos que nem as Grandes Entidades.

« Jøåø » diz:
Acho que perde a graça dependendo do caso. Foi uma escolha do Giffen por deixá-los de fora. O que pode acontecer é eles terem sido deixados de fora por algum motivo ainda obscuro.

Eddie diz:
Pelo menos um Vigia apareceu dando uma olhadinha.....rsrs

¤ CX ¤ diz:
Nem isso, Ed.

Eddie diz:
Apareceu, um Vigia barbudo...

Em FOCO: Aniquilação

A última coisa que um Vigia viu...

J.R. Dib diz:
Não havia razão para nenhuma das entidades cósmicas aparecer. Eternidade estava de boa, o Estranho também, os Vigias tambem, pra que dar as caras?

¤ CX ¤ diz:
Porque o universo ia ser destruído? Não foi esse sempre o motivo pro Eternidade aparecer? Enfim...

J.R. Dib diz:
O universo nao ia ser destruido, a vida ia ser destruida!

Eddie diz:
As Entidades cósmicas costumam ser meio egoístas. Se a ameaça não é imediata pra eles, não se envolvem. Só o Vigia barbudo apareceu, porque a luta devia ser no setor dele, mas o resto só ia se meter quando a mira virasse pra eles, como foi o caso do Galactus.

Diogo diz:
Bom, eram sagas com uma ameaça muito mais palpável ao universo, com a dominação de energias envolvendo o cubo cósmico, as jóias do infinito, o Beyonder e por aí vai. Vale lembrar que possivelmente a maior mente do universo, o Thanos, não compreendeu a magnitude do plano do Aniquilador, mesmo estando ao lado deste. Até então, eram apenas morte de mundos e queda de impérios estelares, aparentemente, nada que chame a atenção de Eternidade, Tribunal Vivo e cia. Ilimitada. No máximo a escravização de Galactus poderia ter causado isso, mas já aconteceu coisa pior com ele antes sem que as entidades se mexessem.

¤ CX ¤ diz:
O Galactus era a única entidade ao meu ver, mas a dúvida aí é porque o "Panteao Cosmico" se pos de fora. Eles tem como papel - em parte - manter a integridade do Equilibrio Cosmico. No caso do Tribunal, eu fico em duvida... ou o evento não era de fato perigo real grande o bastante para assustar as entidades ou elas decidiram que era justo a mudança do status vindouro, ou seja, que vencesse o melhor.

Eddie diz:
Ele tava ocupado moderando a comunidade.....rsrs

Helder diz:
É autoral uma resposta para essa pergunta, cov, pode ser?

¤ CX ¤ diz:
Que é autoral, eu nao duvido, Helder.

Helder diz:
Acho que o papel de entidade meio que foram substituídas para apresentar dois seres: Tenebrus e Égide.

Diogo diz:
Continuo achando que elas simplesmente não sabiam do plano do Aniquilador ou não o consideravam capaz de executá-lo. E o que é o império kree ou Skrull p/ elas? Nada. logo, por quê interferir?

¤ CX ¤ diz:
Helder tocou num ponto importante. Duas entidades nunca mencionadas anteriormente - Tenebrus e Égide - surgem e elas agora são tão ameaçadoras quanto Galactus. E fica completamente aberto o destino que esses dois tiveram depois da saga. A maior pergunta, no entanto, foi... porque servir ao próposito de Thanos e do Aniquilador? Submissão meio esquisita da parte deles, não?

Em FOCO: Aniquilação

Égide e Tenebrus visitam um velho amigo...

Diogo diz:
Assim como nunca foram mencionadas antes as prisões klyn, onde eles se encontravam. Nessa hora, acho que fez falta à série do Thanos pelo Giffen, que pode ser considerada o real prólogo para Aniquilação, bem mais que Drax. Não foi submissão. Thanos entregou a cabeça de Galactus numa bandeja e eles prontamente aceitaram.

« Jøåø » diz:
São "primos" dele, não é? Mas, ao que parece, muito mais instáveis. A ponto do Galactus tê-los aprisionado bilhões de anos atrás. Não acho que serviram os propósitos do Aniquilador e Thanos intencionalmente. O Titã Louco é que conseguiu usar a vontade de vingança dos dois para seus propósitos.

¤ CX ¤ diz:
Se entregaram, porque não ficaram com ele? Porque entregaram o Devorador de Mundos ao Aniquilador?

« Jøåø » diz:
Não entregaram.. o derrotaram e foram embora.

J.R. Dib diz:
É

Eddie diz:
Sim, sabiam que ele seria terrivelmente punido pelo Aniquilador.

¤ CX ¤ diz:
E agora ele ta solto de novo. Grande serviço!

Helder diz:
João, eles também conseguiram escapar do Bing Bang que formou o universo e esmagou o universo anterior do qual Galactus fazia parte.

J.R. Dib diz:
É que eles ficaram muito tempo presos, devem ter perdido um pouco da noção dentro da cadeia.

« Jøåø » diz:
Bing Bang? huahuauhauha

J.R. Dib diz:
Chandler Bing Bang

¤ CX ¤ diz:
Foi um lapso.

« Jøåø » diz:
Eu sei. Brincadeira.

Helder diz:
Ops..hahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Bem, em todos os fóruns americanos, o nome de Adam Warlock é falado. Então, fica aqui o momento de nossa imaginação soltar-se. Como teria sido toda essa história se o Adam Warlock estivesse envolvido? E uma pergunta que fica, onde ele está que não se meteu nisso?

Em FOCO: Aniquilação

O que Adam Warlock teria feito?

« Jøåø » diz:
Vamos dar uma de Uatu? What if?

¤ CX ¤ diz:
Exato!

Diogo diz:
Teoricamente ele está cuidando da Atleza, que é onde a Gamora também deveria estar. Adam ocuparia o posto de general das tropas, talvez até melhor que Nova. Não por sua experiência, mas como ele é possivelmente o único contraponto universal à mente de thanos, poderia ter feito uma maior diferença na guerra, impedindo um massacre tão grande e até a missão suicida do nova.

Helder diz:
Alguns heróis não brilhariam tanto. O Nova, por exemplo, não alcançaria o status de Líder do Front. O Drax não conseguiria chegar tão perto do Thanos para concluir sua missão. Realmente, como o João ,falou é um What if?

Onde ele está, Só o Diogo para responder mesmo.

« Jøåø » diz:
Nada a acrescentar ao que Diogo falou, a não ser de que seria bem chato se ele participasse. Reedição de um confronto requentado.

Eddie diz:
Cara, concordo com o Diogo no ponto que teríamos uma mente poderosa do lado do Front Unido. Mas na verdade, nem lembrei dele durante a história toda. Não fez a menor falta, e como disse o João, seria reciclagem de idéias antigas. E o grande mérito de Aniquilação é ser inovadora Adam Warlock líder ou o Nova? Nem precisa dizer qual é inovador e qual seria melhor, certo?!

J.R. Dib diz:
Sei lá, acho que ele iria tentar chamar os heróis da Terra para uma luta contra essa nova ameaça, sabendo que somente eles e provavelmente os Shiars poderiam impor uma derrota ao Aniquilador, especialmente sabendo que o Reed já havia feito isso antes.

Diogo diz:
Seria engraçado, considerando o quanto todos os heróis da terra o detestam e o colocam no mesmo balaio de gatos que o Thanos.

Eddie diz:
Se o Warlock tivesse ia adiar a Guerra Civil. Melhor não....

¤ CX ¤ diz:
Bem, eu sou um fã inveterado do Warlock e mesmo com todas as repetições, não sei se seria tão chato assim tê-lo. Apesar da grande mente, não sei se teria impedido antes o evento, afinal ele joga nos bastidores e a onda foi um ataque muito descarado. Até ele mover as peças na ordem que desejasse, poderia ser tarde demais. Eu poderia vê-lo ali como "orientador" do Nova. O Drax, no entanto, cobriu um pouco isso.

Helder diz:
Eu não vejo o Dam como um "orientador" do Nova. O Adam com certeza iria tentar resolver a situação sem ajuda do Nova, por já possuir poder para tal.

¤ CX ¤ diz:
Dam é como você chama ele na intimidade?

J.R. Dib diz:
Dam é o irmão mais novo dele?

Helder diz:
hahahahaha(ainda bem que o João, edita)

J.R. Dib diz:
Jão não vai editar nada.

« Jøåø » diz:
Editar?

¤ CX ¤ diz:
Quem edita sou eu...

Helder diz:
Ah, qualé, releva ai...


¤ CX ¤ diz:
Bom, encaminhando-se para os momentos finais, após quase por o universo à perdição, o Aniquilador caiu graças a traição de Thanos. Isso, no entanto, custou a vida do Titã Louco pelas mãos de Drax, portanto, um marco na história do cosmo marvel já que um encontro eterno com a Morte foi sempre o maior desejo do Vilão. Este foi um final digno para o Titã?

Em FOCO: Aniquilação

A Maestral Queda de um Titã!!

« Jøåø » diz:
O final foi digno. A cena dele vendo a morte e "deixando" Drax atravessar seu peito, arrancando seu coração, é fortíssima. Mas, infelizmente, duvido muito que tal condição permaneça por muito tempo. Thanos é aquele tipo de personagem que dificilmente desaparecerá. Seu carisma e importância são fortes demais para serem descartados.

Diogo diz:
Foi morto pelo ser criado exclusivamente para destruí-lo e se uniu ao seu amor, que foi o que sempre quis. Diga-se de passagem, esse é outro motivo pelo qual eu queria a história original do Giffen com o Thanos, onde mostra a Morte reatando seus laços com o Titã. É importante porque o ódio dela por ele que o tornava imortal. Ela não o queria em seu reino. Apenas o perdão da morte somado ao poder do Kronos canalizado pelo Drax poderiam derrotá-lo. E assim aconteceu.

Helder diz:
Não li a Saga de Thanos. Só sei de seu fascínio pela Morte através do Banco de Dados. Então, não posso falar muito, mas pelo que o Giffen mostrou, ele parecia satisfeito.

Eddie diz:
Final não, né?! A últimas mortes da Marvel que me causaram impacto foram do Foggy Nelson e do Superskrull, e eles já tão por aí de novo. Thanos vai passar uma lua de mel com a Morte e depois estará de volta, como um bom personagem Marvel deve ser. Se Thanos nunca mais voltasse, seria o final perfeito. Ele morre cometendo uma traição para salvar o Universo (como outras vezes) e sendo aceito por uma Morte sorridente. Muito bom, e morto pela arma definitiva contra ele. Não poderia ser melhor mesmo.

Em FOCO: Aniquilação

O momento derradeiro para Thanos de Titã

J.R. Dib diz:
Sinceramente, eu imaginava que ele morreria numa luta ao melhor estilo fim do mundo com o Thor (sei lá porque!), mas ele chegar e se unir à morte foi legal, especialmente que a Morte novamente é desenhada prestando homenagem à Morte de Neil Gaiman, ou seja, uma morte digna ao Titã Louco.

¤ CX ¤ diz:
Bem, vejo que vocês já temem uma ressurreição de Thanos devido a seu carisma e importância como vilão. Eu já penso o seguinte. Ele cresceu... virou entidade e reina ao lado da Morte. Muita coisa pode vir daí...

« Jøåø » diz:
É uma possibilidade. Ele voltar como uma entidade.

Eddie diz:
Ou seja, não morreu de verdade.

¤ CX ¤ diz:
Claro que morreu!!!Não tem vida... é Thanos em essência agora...

J.R. Dib diz:
O NOVO MORTE. UAAAAHAHAHAHAHA (Risada demoníaca)

Em FOCO: Aniquilação

Thanos significa Morte

¤ CX ¤ diz:
Vou encerrar a ultima pergunta com uma mescla de questões e perspectivas pro futuro. Mesmo com o fim da ameaça, o universo não é mais o mesmo. Os Skrulls dominados por alguém que não é um de seu povo. Krees, sem a Inteligência Suprema, governados por um "homem de guerra", Um novo portador das Pulseiras Quânticas e um universo sem lei. Que expectativas vocês tem para o futuro do Universo Cósmico deixado por Giffen?

J.R. Dib diz:
Sinceramente, teremos uma nova Quasar, que é o que se pode chamar de mistura fina entre o Quasar e o antigo Capitão Marvel, seu pai. O Universo se tornou um local fértil para novas e fantásticas sagas de todos os relacionados na Aniquilação, inclusive com uma futura nova aparição do Aniquilador que não morreu. Há ainda a questão da tropa Nova, será que o Richard vai deixar de recriar ela como ele disse? Quanto à Ronan, mais do que nunca os Krees serão um povo guerreiro e darão trabalho para o universo, especialmente para o restante da Aniquilação e Voraz, com quem ele fez um pacto muito fraco de paz. Em relação a Galactus e o Surfista, há de se ver aonde a fome dele irá o levar. Acho que é isso.

Diogo diz:
Fica difícil de responder, uma vez que a própria Marvel se encarregou de fazer isso muito rapidamente com Annihilation: Conquest. Qualquer opinião que eu pudesse ter perdeu-se após ler essa continuação da Aniquilação.


« Jøåø » diz:
Acho que você meio que respondeu sua pergunta. É uma tremenda bagunça. Um universo de pernas para o ar tentando se recuperar e reorganizar, depois de um impacto tremendo trazido pela onda de aniquilação. E, ao mesmo tempo, sem que a ameaça tenha sido totalmente eliminada. Estou curioso para saber quando estréia, e onde seria publicada, a revista solo do Nova. Chuto lá para janeiro. Em qual mix é que é o mistério.

Helder diz:
As melhores possíveis, gostei de aniquilação e quero novas aventuras sobre o universo. Espero aventuras com o Galactus e as duas entidades, Égide e Tenebrus. O Nova resolvendo a questão de uma nova Tropa Nova. Como será liderança do Ronan com o Império Kree, ou seja, espero novas e cada vez melhores aventuras do Universo Cósmico.

Eddie diz:
Gostei muito de todas as mudanças. Um nova protetora do Universo, uma revitalização da raça Kree, mais um golpe violento na raça Skrull e o Nova mais poderoso que nunca. Ah, Galactus e o Surfista unidos novamente, com um apetite ainda maior. Fora que o Aniquilador irá voltar em breve. Até mesmo detalher menores, como a Cammi e a ajudante do Thanos. E o próprio Thanos sendo uma entidade espiritual ao lado de sua amada Morte. Altas possibilidades, que espero que sejam muito bem aproveitadas.

« Jøåø » diz:
Acho que o grande mérito da série foi a gama de possibilidades abertas. Muita coisa pode ser trabalhada nesse "aftermath".

Em FOCO: Aniquilação

O fim de Aniquilação e o começo de um novo universo!

¤ CX ¤ diz:
Bom, fazendo uma referencia bem digna a STAR WARS, eu vejo esse momento igualzinho aos livros relacionados ao fim da trilogia original. Dois lados enfraquecidos brigando pelo espaço que ficou aberto. Até o final com o Aniquilador renascendo me lembra e muito a questão do Imperador clonado. As referencias que posso fazer são inúmeras e vejo isso não de uma má forma, mas sim como uma coisa boa.

Antes das despedidas, uma pergunta para quem anda lendo a continuação da Saga - Anihhilation Conquest. Sem entregar nada, a história vem atendendo bem o que Giffen herdou?

Diogo diz:
Giffen não herdou nada, quem herdou foram os autores atuais. Estou gostando da saga, mas é cedo para maiores opiniões. Afinal, o máximo de Aniquilação, em minha opinião, foi quando ela realmente começou, bem mais que os prólogos. Assim, aguardo o começo da mesma para avaliar melhor. mas já é leitura obrigatória quando sair (dentre tantas outras histórias).

« Jøåø » diz:
Como acabei de comentar, acho que Conquest mostra apenas um braço das possibilidades. Ainda está muito no começo, mas não me parece, nem de longe, que esgota o que esse rearranjo do Giffen proporciona. Estou gostando do caminho traçado até agora. Não é ainda do nível de Aniquilação, mas tem potencial.


Helder diz:
Tem um garoto da marvel 616, acho que o nome dele é Estevão. Ele tinha perguntado se aniquilação valia a pena. Se ele me perguntar novamente se é Anihhilation Conquest é boa, do jeito que a anda série, vou recomendá-la novamente.

¤ CX ¤ diz:
Bom, então, vamos encerrar por aqui. Como de costume, vocês podem deixar aqui um comentário geral sobre o debate ou a saga em si para os leitores 616. Começando pelos convidados, Diogo e Helder... e depois, o restante.

Diogo diz:
Lembrem-se crianças: Thanos rules!! Nunca esqueçam disso!

Helder diz:
Gostei muito do debate aqui! Obrigado a todos pela excelente conversa. E aniquilação vale tanto para a nova geração quanto para os antigos. Recomendo a todos dar uma chance a essa Saga. Vale a pena!!

« Jøåø » diz:
Olho no Nova. Esse cara é bom. Hehehehehehe

Em FOCO: Aniquilação

O que o futuro reservará para esses heróis?

Eddie diz:
Foi uma história que me surpreendeu. Ouvi alguns comentários que era uma história boa, mas não sabia nada sobre ela. Li, gostei, aprovei e recomendo. Revolucionária e totalmente excelente. Também achei o debate muito bom, embora meu conhecimento do Universo Cósmico seja pífio.

J.R. Dib diz:
Meu comentário vai para o povo da distribuição setorizada que ainda não começou a ler ou que ainda está nos primeiros gibis. Não desistam, a Panini ainda vai tratar vocês com o devido respeito. Até lá, acompanhem os reviews com a Marvel 616.
Propagandeando J.R.

¤ CX ¤ diz:
Jota em seu momento de revolta por ter sido deixado de lado

J.R. Dib diz:
Pois é... Bando de fdps, nada aqui no fazendão.

« Jøåø » diz:
Nada a mais a declarar. hehehe

¤ CX ¤ diz:
Então, temos aqui o final de nosso Em Foco fazendo um justo destaque a essa grande obra que finalmente foi orquestrada pelo mestre Keith Giffen acompanhado de muitos outros artistas. Espero que tenham apreciado e fiquem em alerta pois provavelmente no próximo ano estaremos de novo aqui cobrindo tudo sobre "Aniquilação: a conquista". Até lá!

Editores 616

comments powered by Disqus