quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Em Foco Especial: Guerra Civil 3

A Guerra Civil já começou e as primeiras batalhas já podem ser vistas nessa terceira edição! Um confronto gigantesco entre titãs outrora aliados se inicia e agora não há mais tempo para tomar lados. Nesse grandioso evento, Ed, João e Coveiro convidam a Cammy Rysek, colaboradora e editora do Behind The Comics para comentar esse debate. Já J.R. Dib, que se encontra numa melindrosa missão secreta, nos enviou por email sua opinião específica para cada tema! Confiram tudo em nosso terceiro Em Foco Especial – Guerra Civil.

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


C¤X¤ diz:

Bem vindos todos a mais um Em Foco Especial – Guerra Civil. Infelizmente, desta vez, não contaremos com a presença de um dos nossos Editores, que infelizmente teve que faltar essa noite, mas me enviou sua opinião sobre alguns tópicos via email. Assim, colocarei elas logo na seqüência de cada questão.

E vamos começar com duas opiniões de "peso" do Universo Marvel que parecem no mínimo se abster sobre a lei. Tchalla acha indevido se intrometer pensando num futuro problema internacional e Stephen Strange apenas some do cenário. O que isso reflete da caracterização de cada um deles como personagem, principalmente ao que vimos especial "Illuminatti"?


J.R.Dib (via email) diz:
"Do ponto de vista do Pantera Negra, há de se entender que a Lei de Registro é meramente local, e que, caso ele chegasse a tomar uma posição, como governante de um estado soberano como Wakanda, isso acarretaria em possíveis problemas internacionais. O desenvolvimento do personagem de T'challa desde Illuminatti vai nesta direção, ele se tornou um ponto neutro entre as facções.... Não há de se dizer que ele mudou muito para ser caracterizado assim. Já o Dr. Estranho mudou e muito suas atitudes. Ao que me parece ele tinha uma visão mais romântica do heroísmo como um todo, e quando heróis se viraram contra heróis, ele teve de se abster a fim de evitar ser vítima do lado pró registro, e não sendo ele alguém que busque a liberdade como forma de expressão que nem o Capitão, acabou criando-se nele a idéia de que ele estava fora desta esfera. Neste caso, vemos o Doutor como alguém que não quer se meter nessa briga por razões mais nobres do que muitos pensam.

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


« Jøåø » diz:
Não acho que o T'challa simplesmente tenha evitado se envolver por não ser um assunto em seu país. Ele condena a postura dos pró-registro. Deu para perceber pelo seu incômodo ao perguntar do Tocha e o Reed nem fazer idéia... e a frase final, falando para Reed ligar para Sue, mostra que ele está, no mínimo, desconfiado.

O Strange se decepcionou com o rumo que os Illuminati tomaram. Ele parecia cansado de ter de lidar com aquelas pessoas. E, sendo a favor ou contra o registro, ele teria de lidar com Tony. Então acho que ele some do mapa porque acha melhor ficar de fora dessa vez. Pelo desgaste.

Eddie diz:
Bem, seria até estranho o T'Challa ir se meter na Guerra Civil. Ninguém pode meter o bedelho no país dele, mas ele iria no país dos outros? Achei totalmente de acordo com o personagem. Também achei isso que o João disse, o Pantera não concorda com o Stark e achou inclusive muito estranho a atitude do Reed em relação ao cunhado. Falando nisso, estou achando o Reed extremamente esquisito, até para os padrões dele. Já o Strange, ele discorda da lei, mas também discorda do fato de ter de lutar com os amigos. Como ele não apóia nenhum lado na guerra, preferiu sair pela tangente. Fora a decepção dele com os rumos dos Illuminati, como disse o Jão.

Cammy diz:
Concordo com o João que o Tchalla parece demonstrar-se contra a idéia toda e repudiar a atitude do Reed a parecer mais interessado na guerra que com sua família quando ele diz nem saber se o Tocha Humana se recuperou, mas a desculpa de “isso não é da minha conta” veio bem a calhar mesmo... e faz bastante sentido pra mim, afinal, não é o país dele mesmo e, como ele disse, ele não gostaria que os EUA interferissem nos assuntos Wakandianos. O Dr. Estranho eu não sei bem, até porque não conheço o personagem (aliás, nem sei o que eu to fazendo aqui...rs), mas também acho que ele não quis lidar com a coisa toda...

Ah, também to achando o Reed um tanto estranho, Ed.

« Jøåø » diz:
Estranho é o Strange.

Cammy diz:
eu ia dizer: sem trocadilhos...hehehe

« Jøåø » diz:
Ia nada.

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


C¤X¤ diz:
Aproveitamos que estamos falando do Tchalla, queria perguntar a quem leu o "Casamento do Século" o que acharam do breve "cessar-fogo" mostrado na edição. Outra duvida... temporalmente, o casamento ocorre antes ou depois de Guerra Civil 3?

Cammy diz:
provavelmente antes, né?

« Jøåø » diz:
Acho que, apesar do Hudlin não ter mostrado, aquilo ali foi tenso. O "confronto" de Capitão e Homem de Ferro deixou bem claro que a guerra não vai se resolver na boa. E também que o Pantera, de alguma forma, quer interferir. Nem que seja na diplomacia. E o casamento rola antes.

Eddie diz:
Bem, eu li e tenho alguns comentários. Por que raios super-herói fica de uniforme em casamento? Coisa mais ridícula...

« Jøåø » diz:
Para sair na Máscaras.

Eddie diz:
Quanto ao cessar-fogo foi interessante, para mostrar a teimosia dos dois personagens e que ambos acham que estão certos e não irão voltar atrás. E também acredito que acontece antes da 3ª edição.

Cammy diz:
Cara, eu achei um tanto estranho esse "cessar-fogo", acho que talvez pelo roteirista não ter demonstrado mesmo, como o joão falou, mas não me pareceu no clima de guerra civil...ficou um clima muito mais suave e isso me soou forçado... mas foi coerente pelo menos os dois se retirarem e não aceitarem as "negociações" de Tchalla... Os 2 cairem juntos no "oba-oba" e depois de matar no dia seguinte não faria sentido...rs

Eddie diz:
Bem, depois do que o Hudlin escreveu aquele Tie-In da Dinastia M, não dava para esperar tanto nesse.

« Jøåø » diz:
Bem observado pelo Ed.

C¤X¤ diz:
Vou dar minha opinião sobre Tchalla agora.

Até então, não foi mostrado uma perspectiva que achei que seria importante de ele ter. Ali, pelo menos diante do Reed quando estava sozinho, acho que ele deveria ter comentado brevemente que estava se sentindo ameaçado com aquela idéia de “heróis registrados” assim como foi inicialmente naquela primeira reunião dos Illuminatti. Afinal, era isso que estava acontecendo... a delegação dos Herois sob o jugo de um!! Até então, eu tenho notado ele muito imparcial para o que eu imagino do Tchalla. Dele, eu esperava toda uma desconfiança do que isso podia gerar no futuro.

Do Stephen, não tenho muito o que comentar. Ele anda bem "fujão". Foi assim em Illuminatti. Quando a conversa pendeu pra um lado que ele não gostou, ele soltou um "não me liguem mais" e se empirulitou. Não sei se isso é fruto de ele se achar tão poderoso que mediante isso deve assumir uma postura acima dos demais, livre de qualquer decisão. Ainda assim, é esquisito.

Eddie diz:
É, como estavam só ele e o Reed, ele poderia ter comentado alguma coisa da delegação de heróis.

« Jøåø » diz:
Acho que ele não quis transparecer a preocupação com o assunto. Ele deve estar sondando. Vendo como os envolvidos estão agindo. E tenta amenizar as coisas, aproximando Tony e Steve, percebendo o tom da "tal Guerra Civil".

C¤X¤ diz:
Sei lá, ele e o Reed ainda são os mais próximos entre os heróis. Esperava algo assim, mas desde Guerra Civil 1 eu noto que Millar evitou tocar nos illuminattis, como se eles entre si fingissem que não se conheciam.

Mas passemos pra próxima...

Emma Frost, tanto em Guerra Civil como em Novos X-men, parece assumir uma opinião dura e até mesmo eu diria, cheia de magoas, ao se posicionar sobre o registro. Ela por sinal, passa por cima de Scott quanto a isso. Seria essa uma decisão sábia ou movida por traumas pessoais?

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


J.R.Dib (via email) diz:

Tá na cara que a Emma tá escondendo o jogo e não vai dar o braço a torcer para ninguém. Mas ainda assim, a mágoa que ela tem em si, é mero reflexo do que os mutantes sentem em relação ao ato de registro de mutantes do Kelly. Ninguém quer ter de se sentir igual a um judeu em campos de concentração nazista e Emma, usando sua posição como diretora da escola para jovens superdotados, acaba passando por cima de qualquer um, mesmo Scott, para proteger os poucos mutantes que restaram após o dia M.

Cammy diz:
Eu acho sensata essa opinião da Emma, inclusive gostei muito dessa "firmeza" na resposta dela (mas eu sou suspeita...hehehe)... Eu acho que sim, os mutantes tem traumas pessoais para não querer um registro de ninguém, seja super-herói ou qualquer outro... mas também achei uma posição acertada de não se envolver em nenhum lado. Afinal, os mutantes andam em situação delicada desde dinastia M e tem tido maiores problemas para se envolver numa guerra a troco de nada aparentemente...

Também, tenho uma dúvida antes de terminar...isso se passa antes ou depois de Emma atacar os x-men (ou começar a atacar) em Astonishing?

Porque, se for depois, ou "durante", também faz sentido, por motivos pessoais, ela evitar isso...afinal, ela está em meio do plano de derrubada dos x-men...

C¤X¤ diz:
Bom, Astonishing acontece muito depois... é quase um universo paralelo

« Jøåø » diz:
Não tente encaixar Astonishing. Só vai dar dor de cabeça.

Cammy diz:
Isso eu acho estranho. Não ter relação, em um momento ela está defendendo os X-men e em outro tá investindo contra...essa falta de sincronia pra mim é bizarra, mas tudo bem , isso não vem ao caso


« Jøåø » diz:
Acho que a posição da Emma demonstra como ela incorporou, de fato, a idéia de lutar pela proteção dos mutantes. Por mais que possamos dizer que ela fez dramalhão, ela não falou nenhuma mentira nem para o Tony, nem para a Carol Danvers. Acho interessante como isso demonstra que ela se sente uma líder mutante, e responsável pelo que acontece com eles.

Especialmente os que estão sob sua responsabilidade direta. Quando ela desaba em lágrimas na primeira parte do novo arco de Novos X-Men, em X-Men 69, isso fica bem exposto.

Eddie diz:
Eu acredito que seja uma decisão sábia E movida por traumas. O "calaboca" que a Emma dá no Stark e na Carol valeram o mês. Emma Frost é uma das melhores personagens femininas da atualidade (ou a melhor, até). Ajudar Stark a caçar os rebeldes iria transformar os X-Men em "magistrados" e se aliar ao Rogers poderia comprometer a situação dos mutantes. Na realidade, os mutantes já estão quase que registrados, com direito a "campo de concentração" e tudo mais. O que o Stark queria, na realidade, era aumentar seus números ou impedir que o Steve conseguisse aliados. Agora, enigmático foi a presença do Bishop. Seria ele pró-registro?

E estabelecer onde se encaixa Astonishing é igual montar uma linha do tempo na vida do Wolverine. Desistam.

Cammy diz:
Isso é obvio pela capa da edição de x-men com tie in da guerra...infelizmente


C¤X¤ diz:
A deixa do Ed abre pra proxima pergunta... O que o Bishop teria de interesse em particular para querer conversar com o Tony?

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


J.R.Dib (por email) diz:
Como ex - EX (a polícia mutante do futuro do qual ele veio), tá na cara que ele está vendo seu futuro se tornando realidade com o ato de registro e quer se tornar uma autoridade para poder proteger quem ele puder de qualquer injustiça. Espero que seus motivos sejam tão nobres quanto eu penso que sejam, senão ele é um fdp tão grande quanto o Tony "Eu me vendo pelo governo" Stark.

« Jøåø » diz:
Sobre o que o Ed falou antes, os mutantes não estão "quase" registrados. Eles estão. Depois do dia-M a maioria é conhecida do governo, com informações bem completas.

Sobre o Bishop, tenho certeza que é pró-registro. Ele é "Legalista", um soldado, um policial. Ele é o tipo do cara que não ficaria contra a lei. É quase impossível você vê-lo cometendo insubordinação. É o X-Men mais próximo do "mundo dos homens", desde que tomou conta do Distrito X.

Eddie diz:
Bem, isso comprova que o Stark e a Carol só foram lá para aumentar suas fileiras. Dois sacanas que receberam o que mereciam da Srta. Frost. Já o Bishop ele deveria ter morrido há muito tempo, ter sido enterrado e esquecido. Como mantiverram esse traste vivo, ele acabou virando o canal que vai meter os X-Men na guerra. Já que ele é, como falou o Jão, um cara que não ficaria contra a lei.

« Jøåø » diz:
Nem acho que o Stark foi lá só aumentar suas fileiras. Acho que ele foi, pelo menos, garantir que os mutantes não estariam contra ele. Ele se sente aliviado só deles não aderirem à causa do Capitão, já que continua com uma força maior que os anti-registro. A Carol Danvers foi porque ela é uma besta mesmo. hahahaha

Cammy diz:
Concordo com o João, e acho que além de ele ser um ex-policial e tals, acho que ele inclusive gosta mais de ser "policial" que x-men, mas pode ser só impressão minha... e concordo com o que o joão disse depois também...hehehhe

Eddie diz:
Por isso, deveria ter morrido há tempos.

« Jøåø » diz:
É!!

C¤X¤ diz:
Eu não entendi bem o comentário acima do Jota dizendo que o Bishop queria evitar seu futuro. Porque na verdade, o futuro que poderíamos esperar caso a lei não fosse estabelecida seria muito mais o do "Dias de um Futuro Esquecido". Contudo, acho que o Bishop talvez esteja com algum "recalque" da liderança do Instituto por Emma e Scott. E sem a tempestade, ele andou muito mais perdido.

Quanto a Emma, só posso elogiar o que Yost fez em New X-men. Adorei o chega que ela deu na Carol.

Cammy diz:
Também adorei o "chega"...hehehe

« Jøåø » diz:
Esse lance da saída de Tempestade (e Sábia) realmente abalou um pouco o Bishop. Eram as referências dele na Mansão.

Eddie diz:
Bishop poderia ser uma baixa na Guerra Civil. Eu não ficaria triste.

C¤X¤ diz:
Não espere milagres no meio de uma Guerra, Ed!! Mas continuemos o debate!!!

Mais uma vez vemos os heróis de ambos os lados usando artifícios nada honestos quando a primeira batalha história estoura. O homem de ferro simula uma emergência criando uma armadilha e, por outro lado, Steve usa o dispositivo contra a armadura de Tony quando ia ocorrer um cessar-fogo. Além disso tudo, a batalha quando rompe torna-se extremamente sanguinolenta... Quem sobrou com o verdadeiro heroísmo ali?

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


J,R, Dib (por email) diz:
Todos ainda são heróis, o problema todo reside na idéia de que cada um está defendendo ideologias distintas e lutando entre si. Não há que se falar em falta de heroísmo, mas sim em uma falta de consciência dos atos por parte de alguns heróis que estão juntos às facções meio que sem entender porque. O coitado do Aranha é um desses. Ele tá do lado pró registro por causa de uma promessa, agora, o seu lado vigilante, que nunca foi de estar em uma equipe, começa a dizer a ele que isto está errado, e lá vamos nós para mais uma crise de consciência do Peter.

Eddie diz:
O Steve atacou o Homem de Ferro porque este atacou primeiro. Além de criar uma falsa emergência (coisa feia, Tony...passando trote), ele já chegou atacando o Wiccano e o Manto, para evitar uma fuga. Quanto a batalha, concordo com o Jota, todos são heróis. Mas se alguém parasse e perguntasse quem realmente é o vilão, ninguém saberia responder. Uma coisa que queria destacar, achei o Peter um tanto arrogante. Não sei se foi impressão, mas ele me passou isso todo o tempo. Gostei muito do que o Steve disse ao Parker sobre a Mary Jane.

« Jøåø » diz:
Acho que em determinado momento, especialmente nesse batalha, a coisa sai do tema do registro e passa quase para uma batalha de egos. O Aranha está irreconhecível, assim como Tony e Steve. E não digo isso por falha de roteiro do Millar, mas pelo efeito que um conflito desse tipo pode causar nas pessoas. O interesse parece ser só "ganhar". Tanto que, na hora do aperto, os pró registro apelam para o Thor!!

Cammy diz:
Acho que eles estão se valendo daquele velho ditado "no amor e na guerra vale tudo". Eles podem até continuar heróis, como o jota disse, mas que perderam um pouco a noção do heroismo, perderam...hehehe . Eles acreditam estar certos, ou isentos de “implicações morais” de seus atos pois acreditam estar lutando por um ideal maior (ou tentam passar essa idéia) mas os métodos utilizados não condizem com esse pensamento na minha opinião

C¤X¤ diz:
Em uma palavra - Thor! A pergunta é simples. Nos bastidores, foi dito que pesos pesados como o Hulk foram afastados porque onde eles estivessem poderiam decidir uma Guerra. Vocês concordam com isso e porque?

J.R. Dib (por email) diz:
Thor manda!! Hulk Esmaga. Não tem mais o que falar. O lado que cada um desses escolhesse para estar fatalmente seria o vencedor. Mas o Hulk está no espaço e Thor morreu no Ragnarok a fim de que a balança não pendesse, mesmo com um Homem de Ferro muito mais forte do que o normal. Temos de ressaltar que Cable é contra o registro, e ele está sem seus poderes telepáticos e telecinéticos que foram substituídos por versões artificiais. Se ele estivesse poderoso como antigamente, seria mais uma peça importante no jogo.

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


« Jøåø » diz:
O Hulk estaria totalmente alheio a esse conflito. Seria um elemento imprevisível demais na balança. Já o Thor, realmente, é um componente de peso. A entrada dele nessa última batalha pode transformar o rumo da Guerra Civil.

Acho bacana tirarem os "deus ex machina" da parada.

Eddie diz:
Sem dúvida, o Hulk seria anti-registro. Não porque realmente acreditasse no Capitão, mas porque não iria querer "homenzinhos idiotas" mandando nele. Quanto ao Thor, é uma progressão natural dos eventos recentes em Quarteto Fantástico, quando o DB acha o martelo Mjolnir. Vamos ver como isso será desenvolvido.

Cammy diz:
Cara, não posso falar nada sobre Thor porque conheço bem "marromenos" a personagem...

Mas concordo que esses "pesos pesados" ajudariam a desequilibrar a guerra... Tony tratou logo de se livrar de hulk, que, como o joão disse, poderia ser imprevisível ou provavelmente anti-registro, mas soube bem ir atrás de quem desequilibraria pro lado dele...rs

C¤X¤ diz:
Bom, quando falei em “se eles venceriam a Guerra” é pensando na seguinte perspectiva de que essa é uma Guerra que se ganha com força bruta ou não?

« Jøåø » diz:
Não acho que seja só isso. Mas que ainda veremos alguns confrontos, isso veremos. Os pró-registro estão assumindo uma postura de polícia, e forças policiais não resolvem as coisas na conversa. Da mesma forma, os anti-registro parecem bem intrasigentes em suas posições, o que intensifica a possibilidade de confronto físico. Só não dá para dizer que só isso determinará o desfecho.

Eddie diz:
Na minha visão, a guerra já está perdida. A lei de registro já foi aprovada.

Cammy diz:
Boa pergunta... Acho que na verdade não é uma guerra que se ganha na força bruta, mas isso não muda o fato de que eles (os dois lados) vão tentar ganhar assim. Afinal nenhum dos lados está afim de conversa (e vemos isso nessa edição onde cada um usa de um artifício um tanto quanto "desonesto” inclusive porque esses individuos em sua maioria são lutadores, soldados e não diplomatas...


Eddie diz:
Infelizmente, o Stark já ganhou a guerra. E sim, sou anti-registro....

Guerra Civil 3 – Em Foco Especial


C¤X¤ diz:
Bom, então, a pergunta "De que lado você está?" parece já se perder em meio ao sons abaladores da Guerra. A batalha já está armada e o resultado é incerto. Aos leitores, só resta esperar pela quarta edição!

Editores 616

comments powered by Disqus