sábado, 29 de setembro de 2007

O Fatídico Destino de Jono Starsmore

Camara

A primeira vez que Jonothon Evan Starsmore surgiu no universo mutante, alguns leitores provavelmente se chocaram. Scott Lobdell tentava criar um equipe de jovens mutantes mais obscura para formar a Geração X, e veio com a idéia de um jovem que teve parte do seu corpo destruída quando seus poderes se ativaram pela primeira vez. Assim, o inglês Jono Starsmore deixou sua vida para trás rumo aos Estados Unidos para se tornar Câmara. Desde então, tem tido uma modesta participação nas histórias, chegando por vezes a atuar lado a lado com X-men veteranos. E assim era até o dia M.

Antes do trágico dia, Jono estava servindo ao programa Arma X. Entrou lá como agente infiltrado a pedido dos X-men e acabou sofrendo lavagem cerebral e ficando na equipe a contra-gosto. Em troca, eles reconstituíram aquela parte de seu corpo antes destruída.

Mas, como tudo na vida dos X-men, nada é estável. Em um dia fatídico, o mundo mudou como mágica e o jovem Starsmore perdeu seus poderes bruscamente. Neste instante, seu tórax estourou levando consigo parte da mandíbula, assim como era antes. Só que agora Jono não mais tinha a energia psiônica. Não passava de uma casca aberta, vivendo atualmente na dependência de aparelhos.

Camara no Dia M

Câmara, vítima da Dizimação.

Ficou assim esquecido por longo tempo em um hospital, até que dois grupos com motivações distintas foram até ele. Um é o Excalibur, na pessoa de Peter Wisdom, que surge de surpresa com uma proposta de tirar Jono daquela condição deplorável. O outro é Frederick Slade, que surge sob o pseudônimo de Dr. Hartley, representando o Clã Akkaba. E, nessa disputa entre dois lados, é o Clã Akkaba quem dá um passo à frente.

A pergunta que fica no ar neste instante é: o que de fato é esse Clã Akkaba e que relação eles têm com Jonothon Starsmore?

Excalibur vs Clã Akkaba

Pete Wisdom e "Dr. Hartley" disputando o Jovem ex-geração x

As respostas estão a uma mini-série publicada nos EUA, que provavelmente nunca irá chegar às bancas brasileiras, chamada Apocalypse vs Drácula. Lá sabemos pela primeira vez sobre a existência desse Clã, cujo nome remete a um povoado que deu origem ao provável primeiro mutante da Terra – Apocalipse.

Apocalipse e o Clã Akkaba

Apocalipse e o começo do Clã Akkaba

Quando apocalipse ascendeu no Egito, o Clã formado por seus descendentes prosperarou, vivendo sob as leis preditas pelo seu mentor de que “só os mais fortes sobrevivem”. Foi assim até o dia em que Alexandre, o Grande, iniciou suas conquistas e desmantelou o grupo, que se reduziu a poucos refugiados na Roma antiga.

Em muitos momentos da história é dito que os membros do Clã Akkaba estavam lá. O maior destaque das ações do grupo aconteceram na era Vitoriana, quando investiram contra o Conde Drácula e praticamente foram extintos. De todos, só sobreviveram Frederick Slade e Jack Starsmore, bisavô de Jono.

Clan Akkaba Vitoriano

Clã Akkaba da época vitoriana e Jack Starsmore em destaque

Agora, mais de um século depois, no momento em que o descendente de Jack Starsmore mais precisa, o Clã ressurge, com novos membros e se reerguendo. Mesmo sem poderes, Jono é restaurado, inclusive em corpo, mas sem os velhos poderes e com uma nova aparência.

Qualquer um pode notar agora as semelhanças de Jono com Apocalispe. Sua pele acizentada, olhos opacos, boca azulada com lábios distintos e uma cicatriz vermelha do clã em seu peito. A mesma cicatriz que seu bisavô tatuou nele quando jovem e que Jono até agradeceu por ter sumido de seu corpo quando seu tórax explodiu.

Novo Camara e novo Clan Akkaba

Novo Clã Akkaba e Novo Câmara

Agora, os descendentes do Clã Akkaba o trouxeram de volta, e o próprio Apocalipse estava lá para observar tudo. Ou assim pensava Jono. Na verdade, Ozymandias, o eterno escrivão do mutante egípcio, ocupava seu lugar e deixou Jono partir livre, mesmo sabendo que no futuro o jovem será importante peça em seu jogo.

A escolha de Jono

Farsas e Escolhas rodeiam o jovem Starsmore

Câmara só deseja ficar sozinho agora. Não quer seus poderes de volta. Não deseja novamente a vida heróica. Renega as ofertas do Excalibur e parte para longe, deixando em aberto mais um mistério na Casa das Idéias. Esses novos rumos são trazidos à revista mutante britânica por Frank Tieri, autor da mini-série Apocalipse vs Drácula, que substituiu Chris Claremont durante o tempo em que ele se recuperava de um ataque cardíaco.


Coveiro

comments powered by Disqus