segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Cable: Polêmico em qualquer versão...

Um dos personagens mais polêmicos do Universo Mutante, sem dúvida, é o Cable. Longe de ser uma unanimidade, o soldado do futuro ou é odiado pelos fãs, que o consideram exemplo de tudo de pior dos famigerados anos 90 (criado, inclusive, por um dos "mestres" desse período), ou é admirado por ser um dos pilares dos mutantes, com uma rica história, sendo, inclusive ligado a um período importante, por ser filho de Scott Summers e Madelyne Pryor. O que poderíamos esperar se uma versão Millennium do personagem fosse criada? Mais polêmicas, é claro.

Ultimate Cable

Os tempos não andam lá muito bons para os alunos do Instituto. Elliot Borgs, o Mágico, revelou-se como uma grande ameaça. Jean Grey ainda não tem certeza se está enlouquecendo ou se foi possuída por uma milenar entidade. A Igreja Shia'r está cada vez mais envolvida com os mutantes, inclusive no flerte entre Xavier e Lilandra. Vampira perdeu os poderes de Gambit e recuperou os de absorção. Alison partiu e Noturno, aparentemente, sofreu um surto psicótico.

Opa, espera um pouco. Ficou com a sensação de ter perdido alguma coisa? Eu também me senti assim, e perdemos mesmo. O que aconteceu com Vampira, Noturno e Cristal foi mostrado em Marvel Millennium Anual 2, mas como a revista atrasou, mais uma vez os leitores foram prejudicados. Bola fora, dona Panini.

Xavier e Fury

Voltando para a história em si, é dia do aniversário de Jean Grey, mas ela não está para comemorações. A ruiva nem mesmo abre o presente dado por Scott, estando totalmente desanimada devido aos eventos citados acima. E ela pode ter motivos para se preocupar. Charles Xavier está chegando de um encontro, possivelmente com Lilandra, e é abordado por Mercúrio. O velocista, depois de alfinetar Xavier sobre seu encontro, deixa um pacote de Nick Fury. O objeto no pacote é um bracelete, o general diz que foi criado originalmente para conter Bruce Banner, mas foi instalado um gatilho psíquico para conter Jean, caso ela torne-se perigosa novamente. Charles Xavier decide consultá-la a respeito.

Crise entre alunos


Com os alunos, tudo vai de mal a pior. O namoro de Bobby Drake e Vampira está em crise, por causa da volta dos poderes dela. Kitty Pryde está, aparentemente, com problemas que não quer dividir com ninguém. Os únicos que parecem bem são Wolverine e Tempestade, que treinam com entusiasmo. Jean aceita colocar o bracelete e Xavier recomeça o tratamento em Noturno, sem muito sucesso.

Noturno em tratamento

Antes que o telepata possa prosseguir, um clarão invade o local e de um portal surge...Cable.

Cable

Visualmente, muito parecido com a versão 616 do personagem, cabelos brancos, olho sem pupilas e brilhante, braço mecânico e armado até os dentes. Mas duas diferenças, que acredito serem fundamentais: ele não quer deter Apocalipse, mas matar o professor Charles Xavier, e possui três cicatrizes no rosto.

Ocorre uma luta entre os X-Men e Cable, que demonstra ser muito habilidoso. Xavier e Jean são derrubados por um tipo de bloqueador neural, Kitty é atingida por um neutralizador de poder que, se removido, irá fazê-la sangrar até a morte, Colossus é preso por um tipo de cipó e Scott tem sua rajada óptica refletida pelo braço mecânico de Cable, que explode o avião dos X-Men. Restam apenas Tempestade e Wolverine. A mutante é derrotada facilmente também, mas é na luta entre os dois mutantes que restam de pé que a maior reviravolta ocorre.

Derrotados

Quando, em determinado momento, Logan parece possuir uma vantagem sobre Cable, um barulho ocorre, sangue jorra e três enormes cortes surgem no peito do mutante canadense. E, na página final, Cable está com três garras, exatamente iguais as de Wolverine. Ele diz que não ejeta as garras para qualquer um, e que ficou trinta anos sem fator de cura para tornar-se melhor do que Logan poderia sonhar. "Tá tudo acabado, xará", segundo Cable.

Wolverine do futuro?

Qual seria o mistério desse Cable? Seria um Wolverine do futuro? De onde viriam suas cicatrizes no rosto? E por qual motivo ele quer matar Charles Xavier? Essa história promete.


Eddie

comments powered by Disqus