terça-feira, 11 de dezembro de 2007

X-Men - Guerra Civil - Finale

Adoro usar essa palavra: FINALE! Porque graças a Deus acabou essa enfadonha série mostrando um pouco do papel dos X-Men na Guerra Civil e como isso afetou o universo mutante. E tudo recomeça de onde havia parado, todos contra uma porta!

capa


Dentro de um bunker contendo armamentos de destruição em massa depositados ali por razões de segurança, a maior parte dos 198 mutantes restantes do mundo está prestes a sofrer um genocídio em massa provocado por um general rascista e embriagado pelo poder e um mutante sedento por mais controle sobre aqueles que toca.

Unidos, UNI e X-Men tentam derrubar a porta usando tecnologia e poder mutante. Bishop, comandante de campo da UNI lidera o ataque auxiliado por Ciclope, Fera, Homem de Gelo e Anjo. Ferido por Shatterstar, Micromax está morrendo lentamente sob o olhar de Sabra.

Bishop

Vendo que a porta, criada por Tony Stark quando projetista de armamentos do governo, não cai, Bishop cessa o ataque e resolve chamar Val Cooper na sede da UNI para que ela convença o Gen. Lazer a entregar o código de desativação.

A tática de Val é simples e direta. Pegue um pé de cabra e aplique com a devida força contra o joelho do General até ele começar a gritar de dor e entregar os pontos. Um método clássico de interrogatório civilizado.

Val

Ele cede e pede para que ela vá pegar seu laptop para ele transmitir os códigos. Antes disso ocorrer, Johnny Dee, usando seu poder de controle sobre quem ele toca, mata Lazer e qualquer chance dos 198 escaparem.

Bishop então tenta uma cartada final: Usar Ciclope em potência máxima para que ele o energize e derrube a porta. Enquanto eles fazem isso, o Homem de Ferro e Miss Marvel chegam para ajudar, afinal de contas, só quem construiu pode derrubar essa joça.

Do lado de dentro, os 198 começam a perceber que tem algo grande acontecendo do lado de fora, o que vemos são mutantes e Sentinelas sendo comandados pelo Homem de Ferro para atacar os pontos fracos da porta.

HdF

A porta cede, explodindo e quase matando os 198 dentro do bunker, mas a tempo de evitar a explosão nuclear do bunker. Ciclope, com seus poderes descontrolados, é salvo por Sanguessuga que retira seus poderes. Todos fogem a tempo para ver a grande explosão nuclear que se seguiu.

De volta a sede da UNI, Bishop conversa com Val Cooper sobre o futuro da UNI e dos 198. Os mutantes foram autorizados a deixar as instalações do campo de concentração Xavier, podendo ir e vir o quanto quiserem. Os Sentinelas permanecerão nos campos da mansão X para proteger os mutantes e jovens mutantes que ali estiverem.

Se não fosse a união dos grupos, das facções dessa Guerra Civil, provavelmente a grande maioria dos mutantes do mundo teria morrido ali mesmo. A lição que se tira disso é: "Se você é dono de uma armadura de alguns bilhões de dólares, você poderá chegar no último minuto e salvar uma raça da extinção e ser um herói".

Pose

Com essa pose heróica, deixo vocês, avisando que é bem mais divertido ler Astonishing X-Men do Whedon/Cassaday do que essas novelinhas mutantes que levam as coisas quase ao estado em que estavam antes da Dinastia M e dão a impressão de serem levemente forçadas sobre o público, para poder preencher lacunas nas histórias.

J.R. Dib

comments powered by Disqus