terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Wolverine: ...And Justice for All?

Wolvernie #47

Na sede da Controle de Danos Ltda em Long Island, Wolverine pensava em poder finalmente vingar-se de Walter Declun, responsável direto pela explosão em Stamford, estopim de toda a Guerra Civil. Porém, ao chegar lá, acaba surpreendido por seguranças que, utilizando armamentos tecnológicos, estão prestes a arrancar a cabeça do mutante. Mas para quem acabou de se regenerar a partir dos próprios ossos, não creio que o roteirista Marc Guggenheim tenha convencido alguém de que havia algum risco. Em Wolverine 37, os dois seguranças que derrubam Logan, acreditando terem derrotado o renomado X-Men, voltam-se para um colega caído, quando acabam surpreendidos...

pelos dois atlantes remanescentes da missão de captura de Nitro, com a qual Wolverine contribuiu. Como gratidão à sua ajuda, os dois permaneceram como retaguarda de Logan, que, já recuperado, junta-se aos dois no ataque aos seguranças hightech. É nesse momento que o Sentinela, novo garoto de recados do Homem de Ferro e dos heróis pró-registro, intervém no conflito. O mutante tenta convencê-lo, mas o ainda relutante e esquizofrênico herói é muito mais poderoso, e logo tudo se apaga.

Wolverine: Guerra Civil

Wolverine vai acordar somente em uma cela de contenção no aeroporta-aviões da SHIELD, com um colar que inibe seu fator de cura, e colocado na presença da Diretora Maria Hill. Lá fica sabendo que os atlantes foram liberados por sua imunidade diplomática, mas que ele estaria com problemas por violar a lei de registro. Mas Logan nunca disse ser contra nada, e que só queria se vingar de Declun, por sua responsabilidade no incidente em Stamford. É aí que descobrimos o porquê do empresário estar, até então, intocado. Além de diretor-presidente da Controle de Danos, ele é diretor da bolsa de Nova York e amigo pessoal do presidente dos EUA. Isso que são “costas quentes”.

Wolverine: Guerra Civil

Depois de saber da proteção de Declun, Wolverine inicia uma discussão a respeito do registro, se mostrando contra a privação de liberdade pela segurança, demonstrando estar em sintonia com as idéias do grupo do Capitão América, apesar de não estar participando ativamente de suas ações. Após algumas rusgas de vizinhos, entre um canadense e uma americana, Logan diz ter sido subestimado. Que apesar do colar inibir seu fator de cura, suas garras não são superpoder. Liberta-se das amarras, descarta Hill e salta pela janela ao “estilo Dinastia M”. Só que o colar ainda inibia o fator de cura, único meio de sobreviver à queda. Alguém duvidou que ele conseguiria se livrar disso antes do impacto? Nem eu.

Wolverine: Guerra Civil

Em uma reunião na Controle de Danos, Declun parece de moral baixa. Era a oportunidade que Ann-Marie Hoag, presidente da empresa, esperava para tirá-lo da jogada. Quando ele esbraveja que a empresa só não faliu por sua causa, afirma que só seria retirado do cargo se estivesse morto. Eis que surge um esfarrapado (mais do que o normal do desenho do Ramos) Wolverine, dizendo que a idéia não era ruim.

Em uma seqüência até engraçada, com todos correndo desesperadamente para fora da sala e com um diálogo irônico do mutante com Declun, o ex-empregador de Nitro se enche de MGH, o hormônio mutante que forneceu ao vilão, e se atira do prédio com Wolverine. A luta não dura muito. Logan narra em off o como ele acha que se difere de uma pessoa maligna, de um vilão, dizendo que, por mais que ele faça coisas erradas, elas pesam em sua consciência por toda sua vida. Já alguém como Declun, não. Viu no desastre de Stamford uma chance de lucrar, e as centenas de mortes não passaram de números para ele. Um “cão raivoso”, como ele mesmo diz.

Wolverine: Guerra Civil

Na cidade destruída, o mutante termina afirmando que acredita ter feito a coisa certa ao atravessar a cabeça de Declun com suas garras, porque daquilo ele não se arrepende. Em um arco um tanto desnecessário, e longo, em alguns momentos, tivemos, porém, coisas importantes. A prisão de Nitro, a morte do principal responsável pela explosão de Stamford e, principalmente, a posição de Wolverine como persona non grata na SHIELD e aos heróis registrados. O que só nos faz imaginar onde ele estará após a Guerra Civil se encerrar.


« Jøåø »

Ps.: Título do artigo inspirado no título da canção "...And Justice for All", de álbum homônimo do grupo Metallica

comments powered by Disqus