domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bastidores das Capas de Annihilation Conquest!

*Atenção! Informações inéditas no Brasil!

Uma boa capa pode ser na verdade o pontapé inicial para um determinante sucesso de um título e isso é inquestionável. Podemos citar como exemplo a saga Aniquilação publicada no ano passado que certamente tinha um roteiro primoroso, mas é impossível negar que as capas de Gabrielle del´Toro foram praticamente fundamentais para atrair os olhos dos fãs nas bancas. Na segunda rodada destas sagas cósmicas, um outro grande artista foi convidado - Aleksi Briclot – que concedeu tempos atrás uma entrevista ao IGN comics explicando a evolução das capas das revistas de Anihillation Conquest! Confiram!

Conquista


Para a capa do Prólogo, que você pode muito bem conferir logo acima, Briclot disse que recebeu instruções do editor Bill Rosemann de que deveria misturar referencias cinematografias, um ar épico e algo que lembrasse uma Joana D´arc no espaço. Briclot também teve que pegar os rascunhos de Marko Djurdjevic para ver os novos conceito artísticos de cada personagem da trama. Daí havia muitas sugestões de idéias e Aleksi mandava alguns rascunhos de desenhos para que pudesse discutir com o editor e tomar as decisões finais. Os detalhes do processo estão em seqüência :

Conquista


Primeiro, rascunhos de idéias com notas de Bill Rosemann eram enviadas ao artista. Nele, sempre Bill colocava a personagem como a Joan D´arc do espaço. Nesse tempo, ele sequer tinha ainda os novos conceitos artísticos das roupas da personagem.

Conquista


Em seguida, Briclot começava a montar seus desenhos baseados nas dicas de Bill sempre testando as melhores posições e fundos coloridos pra capa. Note por esses rascunhos que o nome inicial que o artista pensava ser da saga era Nova: Conquest. O foco no entanto sempre deveria se manter em um personagem apenas e, inicialmente, Briclot pensava que seria uma versão feminina do Nova. A idéia de recriar também vários logo diferentes que se adequassem a capa.

Conquista


Quando recebeu os desenhos de Djurdjevic, finalmente Briclot descobriu que se tratava de Phylla-Vel e já poderia ele mesmo desenhar as capas com o novo uniforme da moça. Boa parte de suas idéias iniciais das capas anteriores acabaram descartadas pela falta de uma armadura e de energias circulares partindo da personagem. A idéia de Joana D´arc no entanto só se fortaleceu.

Conquista

A próxima etapa era colocar os demais personagens de destaque da trama com seus rostos em close no fundo da capa. Basicamente, era pegar a idéia inicial da capa do prólogo da saga anterior desenhada por Gabrielle e reinserir aqueles os personagens citados por Bill.

Para Briclot, foi um trabalho difícil já que estava tendo que desenhar alguns personagens que sequer tinham antes sido vistos. Tinha poucas referências e não queria que seus desenhos perdessem a identidade de cada um ao longo da saga. A idéia era montar na verdade um mosaico em que no final teria pedaço de toas as demais capas de Conquest.

Conquista

Briclot adoraria ver os fãs reconhecendo cada pedaço das futuras capas nessa imagem do prólogo. Todos os personagens do fundo acabaram ficando com uma tonalidade monocromática azulada e todo o destaque ainda se manteve na Quasar. Essa imagem foi trabalhada pra ser mais que uma capa. Ela seria uma imagem promocional.

Terminada a explicação detalhada para a capa do Prólogo, seguimos então com as capas finais e os primeiros rascunhos de cada capítulo da conquista:


Primeira Capa

Conquista


É uma capa épica, como a de um filme de aventura. A idéia do prólogo se mantém colocando Quasar em destaque e os demais heróis unidos atrás com um fundo praticamente monocromático.


Segunda Capa

Conquista


Conquista


Conquista


Conquista


Briclot ficou muito satisfeito com a escolha final desta capa, pois é a que mais dava sensação de ação ao mesmo tempo em que era mais limpa, deixando a ameaça inimiga nas bordas da imagem.

Terceira capa
Nesta capa, o destaque é o misterioso “coringa” da resistência a Falange. O que o pintor mais desejava dar a essa imagem é uma tonalidade rubra e ao mesmo tempo destacar os relâmpagos do uniforme do herói cósmico.

Conquista

Conquista

Conquista

Quarta Capa

Conquista

Conquista

Conquista

Quinta Capa

Conquista

Conquista

Conquista

Conquista


Na quinta capa, Briclot queria colocar o grande vilão, Ultron, como um ser onipotente e ao mesmo tempo realçar sua natureza artificial como máquina. Bill então sugeriu que ele repousasse numa espécie de trono, onde partes metálicas externas estariam ao seu redor.

Sexta e Ultima Capa

Conquista

Conquista

A idéia de Bill era uma capa como “Band of Brothers” em que os heróis unidos se aproximariam resolutos caminhando para os momentos finais no campo de batalha.



Annihilation: Conquest ainda está um pouco longe de acabar, provavelmente em meados de abril. Aqui no Brasil, não se tem previsão de quando começará a saga ou em que moldes ela virá. Por enquanto, os fãs da saga cósmica tiveram apenas que se contentar com a última Marvel Apresenta dos Arautos de Galactus.

Coveiro

comments powered by Disqus