quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Guerra Civil - Pontos em Conflito!

O grande marco da série Guerra Civil que certamente fará com que ela seja lembrada é que ela realmente dividiu lados. Não especificamente dentro da história, onde os pós-registros e anti-registros chefiados respectivamente pelo Homem de Ferro e Capitão América criaram facções distintas e literalmente se confrontaram para defender seus ideais. A história dividiu leitores, e não simplesmente pelo favoritismo pessoal por cada herói. Todos que acompanhavam a história acabaram refletindo os pesados pontos em que ela toca e tomaram seu partido.

Casualidades da Guerra! Casualidades da Guerra!

Em Casualidades da Guerra, esses pontos são bem rebatidos por ambos os lados e essa história descompromissada criada por Christos Cage acaba servindo como a melhor síntese de todas as questões que rondam a lei de registro de super-heróis. É quando o vermelho e azul entram em conflito!

Tudo começa na mansão dos Vingadores, abandonada desde de os horrendos eventos causados por Wanda alguns anos atrás. Lá, é o lugar neutro que Steve Rogers e Anthony Stark decidem se encontrar para de uma vez por todas tentar convencer um ao outro sobre o verdadeiro lado certo... se é que ele existe. Confiram, portanto, as experiências de cada um colocadas abaixo:

Casualidades da Guerra!

Relembrando tempos atrás, Tony conta que era ele quem tinha infligido a lei americana durante os eventos das “Guerras das Armaduras” e que Steve foi o que se colocou contra ele assegurando assim a defesa do Estado. O Capitão, no entanto, retruca dizendo que naquela época o principal problema não era a lei, mas sim Tony estar colocando a vida de outros em perigo acima do que ele pensava... exatamente como agora.

Casualidades da Guerra!

Tony traz a tona à questão dos Jovens Vingadores, que pouco tempo atrás tinham sido impedidos pelo próprio Steve em atuar, devido à idade e a inexperiência do grupo. E só foi acordado de que eles continuariam depois que houvesse um treinamento adequado. O mesmo vale para o Homem-Aranha que devido a sua inexperiência na época, acabou matando a jovem Gwen Stacy ao invés de salvá-la devido a uma atitude impensada. Colocando nesses termos, é exatamente isso que a lei de registro faz. Outro fato é que a maioria dos jovens de 18 anos tem que se registrar perante o governo e a questão primordial é o que há de errado com isso?

Capitão América contrapõe a questão lembrando que nem todos os jovens com mais de 18 anos tem como inimigos o Duende Verde e ressalta que no caso da Gwen, o verdadeiro culpado é o vilão e não Parker. Casos similares aconteceram com muitos outros heróis que tiveram vidas próximas tiradas depois que a máscara que protegia as identidades caíram.

Casualidades da Guerra!

Tony defende-se dizendo que as identidades de todos os registrados estariam sob guarda do Governo. O fato, no entanto é, como bem lembra o Capitão, que muitos dos piores inimigos poderiam acessar esses dados facilmente. Fora que, no passado, o próprio governo se mostrou muitas vezes como o vilão. Como bem Rogers diz – Governos mudam – e ele tem boas provas passadas quanto a isso.

E é essa uma verdade que o Homem de Ferro percebe logo em Steve: ele vive de referências do passado, enquanto que o Homem de Ferro pensa passos à frente, no futuro. Afinal, ele previu que em algum momento, algo similar a Stamford aconteceria. E a culpa de Stamford não pode recair apenas para os Novos Guerreiros. Eles foram imprudentes, é verdade, mas poderia ter sido qualquer um. Tony até admite que ele seria um forte candidato em outro tempo, quando enfraquecido pela bebida. Ele já pos vidas em risco anteriormente assim.

Steve se surpreende com esse comentário. Afinal, anteriormente, todos quando acabavam passando dos limites, eram ajudados pelos amigos. Foi assim com Tony com a bebida. Foi assim com Pym quando enlouqueceu. Só que como bem lembra Stark, Pym é um dos que está ao seu lado agora.

Casualidades da Guerra!

Stark então toca num ponto delicado. Suas idéias se baseiam em heróis falíveis, como ele de fato é. Só que Steve não vê erros, porque ele dificilmente os comete. E a grande verdade é que se todos fossem como o Capitão América, a lei de registro seria desnecessária. Mas não é assim que acontece. Ele é idolatrado, uma lenda. E por isso, Tony o acusa de estar aproveitando-se desse benefício para arrecadar seus aliados. Pessoas como Manto, Adaga, Hércules e tantos outros só estão lá para ficar ao lado do lendário Capitão América.

Steve não admite ser acusado de manipulador e lembra tantas outras vezes que Stark agiu pior. Foi assim que conseguiu que Peter Parker se revelasse ao mundo e também assassinou a Inteligência Suprema Kree na Operação Tempestade Galáctica. O mesmo vale pra seus relacionamentos pessoais. Para o Capitão América, ficou claro que o que Tony quer é sempre colocado a frente de qualquer outro objetivo.

Casualidades da Guerra!

A discussão se torna calórica com o passar do tempo. Tony então revela que a opção que substituiria o registro é o “Projeto Despertar” (Aquele que envolve Sentinelas sobrevoando os céus em busca de poderosos personagens e que acabou gerando a linha temporal dos X-men chamada de Dias de um Futuro Esquecido). Tony então pergunta qual seria a alternativa contra isso?

Rogers é claro e conciso como sempre foi. Ele convida Tony para se aliar a ele e juntos provarem o que é certo. Contudo, Stark já escolheu muito bem o que era certo para ele.

E o que virou apenas uma discussão de idéias, acabou levando para o físico.

Casualidades da Guerra!

Sem escudo e sem armadura, dois outrora amigos brigam no lugar que já lhes serviu de morada. A imagem atual de Steve e Anthony parece se mesclar com o passado, quando pela o Capitão pela primeira vez deu aulas a um Tony mais jovem. E essas lembranças é tudo que resta para eles pararem de se matar.

Eles não tem mais nada a dizer. Só caminhos diferentes a seguir. O abismo que a Guerra Civil abriu entre esses dois foi muito grande e agora é tarde demais para ser tapado.

Casualidades da Guerra!

Coveiro

comments powered by Disqus