sexta-feira, 20 de junho de 2008

Homem-Aranha: Um Casal Sensacional


Sensational Spider-Man #1

No alto da antena do Empire State, Peter Parker e Mary Jane Watson-Parker vivem um belo momento a dois, como casal que são há muitos anos, proporcionado pelo fato dele ser o Espetacular Homem-Aranha. Porém, esse é apenas um descanso fugaz em meio à loucura que a vida dos dois se transformou desde que Peter revelou sua identidade publicamente e se tornou um fora-da-lei ao fim da Guerra Civil. A bela cena que abre essa história – magistralmente proporcionada pelo promissor roteirista Matt Fraction e pelo talentoso desenhista Salvador Larroca em Homem-Aranha 78 – é somente o desfecho de mais um dia em que os dois, em meio à lembranças de um “passado mais simples”, tiveram que mais uma vez fugir.

Mary Jane, procurando alguns momentos de descanso, vai até o Grão de Café, um dos poucos lugares em que ainda se sente segura. Logo na entrada, encontra, aparentemente por acaso, com Brady O’Brien, que já foi seu segurança quando ela era uma celebridade e não fugia das autoridades. Desconfiada com tudo ao redor, MJ acaba relembrando da primeira vez que foi àquele local, quando era namorada de Harry Osborn e Peter namorava Gwen Stacy, e sua maior preocupação era reclamar que o lugar parecia um museu. A distração era o que Brady precisava. Ele se revela agente da SHIELD, assim como outras pessoas dentro do Café, e dá voz de prisão.

Sensacional Homem-Aranha

Longe dali, na lanchonete Hopper, um lugar muito mais vazio e seguro, Peter se encontra secretamente com o detetive policial Lamont. E tem um pedido inusitado: quer que seja preso! O rapaz diz que não aguenta mais submeter sua tia moribunda e sua esposa a uma vida de privações e de fuga constante. Ele se sente enojado pelas duas terem de fazer isso para protegê-lo, e acredita que é momento de retribuir, garantindo as duas tenham imunidade total. Questionado por Lamont porque elas, que nunca o deixaram, fariam isso agora, Peter responde que todas as mulheres de sua vida tiveram que pagar um preço muito alto por estarem ao seu lado, fardo que carrega desde quando namorava Gwen.

Sensacional Homem-Aranha

De volta ao Grão de Café, o agente O’Brien tenta negociar com MJ. Garante a ela que, caso Peter se entregue, ele não seria tratado como os outros encarcerados na prisão 42, e que ela e May receberiam total imunidade. Diz a ela que está na hora das duas sairem de uma vida de sofrimento. Mary Jane diz que aquilo nunca vai terminar, e, lembrando mais uma vez de alguns episódios de sua juventude, reforça como, de todos eles, Peter era o que mais sofria, pois além dos problemas de uma vida normal, carregava sozinho o secreto fardo da responsabilidade de ser o Homem-Aranha.

Sensacional Homem-Aranha

Na lanchonete Hopper, Lamont tenta cortar o desespero de Peter dizendo a ele que pense no bem de sua esposa. O rapaz fala das únicas coisas realmente boas que aconteceram em sua vida. Seus tios e Mary Jane. Ele já perdeu Ben, May está à beira da morte, e por isso quer ao menos privar MJ de um destino tão terrível como esse.

Sensacional Homem-Aranha

No Grão de Café, MJ diz a Brady que tentou não levar a vida a sério até onde pudesse, coisa que Peter não pôde. E, lembrando-se de quando de fato se apaixonou por ele, conta como o rapaz estava tão desligado dessa realidade mas que seus sentimentos por ela eram verdadeiros, o que na época ela acreditava ter quase sido frustrado pelas diferenças entre os dois. O agente estranha o assunto em uma situação tão crítica como sua iminente prisão, mas Mary Jane responde de maneira firme às ameaças daquele homem que não sabe nada de sua vida, e da lealdade recíproca entre ela e Peter.

Sensacional Homem-Aranha

Peter conta a Lamont a primeira e “histórica” frase de Mary Jane para ele, e como achava impossível ficar longe dela. Curiosamente reconta a cena relembrada por ela, claro que dessa vez sob sua perspectiva, explicitando que a insegurança era mútua. Mas que ela nunca foi, em sua perspectiva, uma supermodelo, mas a vizinha maravilhosa por quem ele, um CDF, se apaixonou. A conversa dos dois, porém, acaba interrompida. Ambos, à sua maneira, recebem o aviso do que se passa no Grão de Café. Lamont diz a Peter para salvar sua esposa e nunca mais procurá-lo.

Sensacional Homem-Aranha

A discussão entre MJ e O’Brien se acirra. Ela diz que é estranho como quando ela teve mais dinheiro, e era muito famosa, foi o momento em que mais se sentiu mal, sozinha, sem nada. E casada com Peter, mesmo sem o dinheiro ou glamour, não há sensação de perda, só ganho. Brady apela para a quase “relação” que os dois tiveram quando ela se sentia mais só, o que irrita Mary Jane, que bate o pé a favor de Peter. Brady também se irrita e dá um ultimato. Dá alguns momentos para ela pensar em com sua vida se tornou um inferno ao lado de Peter, e escolher: ou o entrega e se livra da prisão, ou será levada dali como cúmplice de um criminoso.

Sensacional Homem-Aranha

Isso traz mais uma lembrança. Quando Peter estava prestes a ir à Paris, e os dois, no aeroporto, só conseguiam pensar em estar um com o outro, fazendo implicâncias e brincadeiras muito comuns entre duas pessoas apaixonadas. A seqüência terminou em um beijo “cinematográfico” e finalmente da certeza que ambos ficariam juntos para sempre. É recordando disso que ela está pronta a se entregar, estendendo as mãos para ser algemada por O’Brien. É quando o agente percebe o rastreador aracnídeo sobre a poltrona do Café e MJ revela que não estava nostálgica, pelo menos não só isso. Estava enrolando Brady enquanto chamava Peter.

Sensacional Homem-Aranha

A seqüência é sensacional e comovente, com Peter atravessando a janela do Café com seu uniforme negro de Homem-Aranha, com um sobretudo e sem máscara, depois de uma “apresentação formal” feita por Mary Jane. O espetacular resgate é quase visto como uma coisa corriqueira entre os dois, deixando todos os agentes no local com uma tremenda cara de bunda.

Sensacional Homem-Aranha

A sós, à sua maneira, eles agem como um casal novamente. Nesse momento voltamos ao início da história. Percebendo como suas vidas anda uma bagunça, ele mais uma vez dá a opção de se separarem para o bem dela e de May. MJ recusa veementemente, demonstrando que não está casada com ele por motivos superficiais. E saltando do alto do Empire State, os dois acreditam que ficarão juntos para sempre.

Sensacional Homem-Aranha


« Jøåø »

comments powered by Disqus