terça-feira, 3 de junho de 2008

Homem de Ferro: Perdas e Danos

Muitas coisas acontecem na vida de Tony Stark, e só aumentaram como diretor da S.H.I.E.L.D. Mas o Homem de Ferro sabe como lidar com tudo, quer dizer, nem tudo, ainda tem que aprender a lidar com as perdas que a vida de herói lhe traz. Mas ele nem vai ter muito tempo pra isso, já que um "novo" vilão ressurge com novos planos para o diretor.

Homem de Ferro


Na edição 15 de Avante, Vingadores! vimos a volta do homem que costumava ser Mandarim, e aliou a Daruis Faraz, um capanga aparentemente, e matou o empresário que queria busca-lo, Karim Mahwash Najeeb, na China. Ele então, se transforma novamente em Mandarim com os anéis de Makluan (aparentemente “implantando-os” ao invés de usá-los), trazidos por Najeeb, mas tudo isto ocorre cinco meses antes do que vemos em seguida e não se sabemos o que ocorre depois.

Este mesmo Faraz e Najeeb estão associados de alguma forma aos ataques terroristas de grupos aleatórios que vêm acontecendo nas últimas semanas e preocupa a SHIELD. Tudo que sabem é que eles desapareceram em uma visita a uma instalação psiquiátrica na Província de Mongol, na China. Dugan acha necessária uma intervenção na China, mesmo que Tony Stark ache que o secretário-geral não autorizaria. Segundo Dugan, isso não impediria Fury, mas o diretor nega dizendo “chega de operações ilegais”.

Photobucket

Na conversa com seu amigo, Sal Kennedy, ele diz a Tony que concorda com Dugan para surpresa do Homem de Ferro que vê uma mudança em seu amigo desde que o colocou pra trabalhar na SHIELD, afinal ele sempre foi um pacifista e agora apóia a invasão secreta à China. Sal diz que “não gosta do que esse trabalho está fazendo com ele”, ele está vendo que o mundo não é tão bonito assim. Quando se referem à bioengenheira, Maya Hansen, mais uma vez discordam. Kennedy acha que o único motivo pra ela estar lá é para Tony cortar sua pesquisa sobre o extremis (e não dar outra chance a ela de se regenerar segundo ele alega) e que isso era um erro, pois poderia ser a única arma que os dariam vantagem contra os “ciberterroristas”... A não ser que o diretor queira fazer uma incursão ilegal na Mongólia.

Enquanto isso, mal sabem os dois que Maya conversa com o secretário de defesa, Jack Kooning, sobre o projeto extremis. Eles querem que ela continue sua pesquisa, mas ela nega veementemente (porém com certa hesitação), obviamente persuadida previamente por Stark com quem, inclusive, mora faz algumas semanas, aparecendo em todos tablóides.

Photobucket

Considerando todos os fatos no meio da noite, o Homem de Ferro, talvez porque perceba que não se pode ser diretor da SHIELD sem fazer o que Nick Fury fazia, liga para Dugan e diz “me informe da operação Mongol... aquela que você vem preparando secretamente nos últimos nove dias.”, pedido aceito com um sorriso pelo outro, que planejam e partem para a China. Lá, encontram a instalação em abandono e diversos utensílios suspeitos. No necrotério está o corpo de Najeeb, que é mandado imediatamente para necropsia por Maya e Sal. Após isso, o time de busca é atacado por uma legião de pacientes transformados em “máquinas zumbis” e se defendem como podem.

Photobucket

Enquanto a luta acontece na clínica, o corpo é aberto no aeroporta-aviões, mas se revela mais que apenas um corpo... Uma grande armadilha. Algo que como as víceras do cadáver assumem vida e atacam todos a bordo. Não só atacam, como os assimilam e dominam seus movimentos. A “coisa” faz com que alguém avise o governo Chinês da presença da SHIELD em seu território, o que é percebido pelo diretor (que já havia perdido contato com o aeroporta-aviões). Ele então liga para Hill saber que diabos está acontecendo e o que ela mostra pelo celular é a imagem de destruição do posto da SHIELD e seus soldados.

Photobucket

Stark retorna voando à nave e manda todos baterem em retirada, não se pode simplesmente destruir o monstro, ou ele poderia se quebrar em partículas e causar mais destruição, além disso, e ele acessou todo sistema do local tornando impossível o acesso pelo Homem de Ferro. Ainda por cima estão invadindo espaço aéreo coreano e “a coisa” usa um soldado da SHIELD para atirar em uma nave militar. Ou seja, o “circo estava armado”. Sobram apenas Maya e Sal, desaparecidos. Tony vai a busca deles no laboratório, é quando vê a amiga em choque olhando para imagem do outro amigo... Assimilado pelo organismo e morto. O Homem de Ferro enfrenta o pesadelo de perder alguém novamente, alguém que era como um pai, e alguém que estava lá por que ele quis. Tanto quanto seu amigo, Happy, que morreu nas mãos de um dos seus inimigos e tanto quanto seu irmão, Steve, que morreu em conseqüência de seus atos mesmo que indiretamente. Tudo isto passa por sua mente em um segundo, mas ele é o Homem de Ferro e precisa terminar o que começou: salvar quem puder.

Quando Maya se recobra da fúria de ter perdido Sal e que, se ela tivesse tido permissão parar pesquisar o extremis, eles poderiam conter o câncer na nave, ambos procuram uma solução. Mas a solução é realmente a que ela sugerira, apenas o extremis, dado seu poder de estimular o sistema de auto-imunização e acelerar o processo de morte celular programada (que mata as células defeituosas em casos de câncer), pode parar o processo de destruição. E, por isso, Stark aceita a tese e a põe em prática deixando que o “bicho” o pegasse e assimilasse, entrando, assim, em contato com o extremis. Dra. Hansen estava certa, o processo pára e depois Tony se liberta.

Photobucket

Em outra cena vemos uma mudança de opinião da parte de Dugan. Ele diz ao secretário Kooning quando este conta que está disposto a entregar a cabeça do diretor à assembléia que apenas vê seus problemas, que, se Stark for, ele vai junto. Este que criticou o começo da campanha de Tony na SHIELD e foi, aos poucos, mudando de idéia conforme trabalhava com ele, percebeu que, ao contrário de Fury que era perfeito pois via o mundo como ele era, o Homem de Ferro via o mundo como ele pode ser, o que também é uma ótima qualidade a quem assumisse o comando.

Mas, enquanto o diretor “filosofa” com Hill de porque o mundo estava como estava, porque (e como) tantos ataques aleatórios com bioengenharia avançada estavam acontecendo, outra cena acontece. Enquanto ele não entende porque esses grupos se arriscariam tanto sabendo que a maior biotecnologista do mundo estava a serviço deles, essa mesma biotecnologista muda de opinião e aceita a proposta feita anteriormente de trabalhar secretamente com o extremis. Enquanto ele se indaga se os terroristas sabiam que ele não a deixaria trabalhar com isso, não depois da Guerra, não depois de Steve, a cientista é apresentada ao diretor da Proteus Gentec S.A., onde irá trabalhar teoricamente pelo bem nacional, Tem Borjigin. Enquanto Stark acha que tudo foi uma distração, quisera ele saber pra que, Maya recebe as boas vindas de um homem que uma vez foi chamado de Mandarim.

Photobucket


ps. A imagem de abertura é a capa da edição 17, quem quiser ver a capa da edição 18, é só clicar aqui.

Cammy

comments powered by Disqus