segunda-feira, 16 de junho de 2008

Maratona 616: Top 10 Escritores do Hulk

Estamos no final de nossa Maraton 616a do Hulk. Depois da lista dos 10 mais desenhistas que já passaram a ponta de seus lápis nas histórias do Hulk, restou elencar aqui a nossa lista dos brilhantes escritores que direcionaram o Golias Esmeralda ao longo desses últimos 40 anos. E apesar de os nomes mais importantes imediatamente virem a nossa mente, foi uma tarefa árdua colocá-los em ordem.

Hulk

Assim, mais uma vez tive que criar alguns critérios um tanto pessoais que sempre penso quando avalio a qualidade de uma história. Neste caso, como estamos falando de longas fases, pontuei como principais fatores o período de contribuição e a repercussão das histórias de cada autor para a cronologia do Verdão. E eis a nossa lista:

10. Roger Stern

Hulk

O grande trabalho de Stern, na verdade, aconteceu na revista do Homem-Aranha, sendo o criador do Duende Macabro original juntamente com Romitinha. Também ficou marcado por ser o responsável pela divisão dos Vingadores que residiam na Costa Oeste junto com o artista Bob Hall. O seu período na revista do Hulk foi curto, gerando cerca de 21 edições entre 1978 e 1980.

Provavelmente, poucos acompanharam essa sua fase no Brasil, visto que ela acabou pegando a transição entre a RGE e a Abril. Nessa transposição, cerca de seis edições acabaram não sendo publicadas e são inéditas até hoje. O desenhista na época era o Sal Buscema e os destaques nesse curto período foram a luta com o Líder, Rocha Lunar e Tyrannus, com a participação de Jim Wilson, sobrinho do falcão, como parceiro.

09. Steve Englehart

Hulk

O nome Englehart sempre que citado é primeiramente associado ao Capitão América, cujo personagem se dedicou por bastante tempo, chegando a definir alguns parâmetros de sua origem usados até hoje. Foi responsável também por uma curta fase do Dr. Estranho e foi o escritor a criar o grupo paralelo aos Vingadores chamado de Defensores, em que o Hulk estaria entre seus integrantes.

Na revista do Hulk, passou um curto período e foi acompanhado brilhantemente pelo artista Herb Trimpe. Em seu curto tempo, foi responsável pela criação do vilão Zzzax e da transformação de Betty Ross como Harpia. Também foi responsável pela criação do vilão Meia-Vida original, na revista dos Vingadores da Costa Oeste. Parte desta sua fase foi publicada na revista do Hulk da RGE.

08. Roy Thomas

Hulk

É difícil escolher um trabalho em particular que pudesse simbolizar a carreira de Roy Thomas, pois o escritor foi responsável direto em substituir Stan Lee em muitos de seus trabalhos na década de 70, como Vingadores, X-men, Quarteto Fantástico e X-men. Chegou a se tornar o primeiro sucessor de Stan como editor-chefe da companhia.

No Hulk a história não foi diferente. Trabalhou com o fantástico Herb Trimpe e juntos foram responsáveis por criar alguns dos personagens mais clássicos do universo do Hulk, como Jarella e o Doutor Samson. Parte dessas edições foram publicadas no começo da revista do Hulk, pela RGE.

07. John Byrne

Hulk

O trabalho de John Byrne em muitos dos personagens na Casa das Idéias é tido até hoje por muitos com uma obra excepcional, contudo, o temperamento difícil do desenhista-escritor foi responsável inúmeras vezes pela interrupção prematura das histórias. O caso do Hulk certamente é um dos maiores exemplos disso.

Em um primeiro momento, conseguiu tomar o lugar de Bill Mantlo no título do Hulk para desenvolver a história de separação física do Banner e do Hulk. Durou apenas seis edições, que no Brasil começaram no número 67 da Abril Jovem. Contudo mesmo nesse pouco tempo, marcou por realizar o Casamento de Betty Ross e Bruce Banner.

Em um segundo momento, foi responsável junto com Ron Garney por reiniciar a revista do Hulk, porém mais uma vez teve curto período e não durou mais do que 11 edições. O mérito do escritor, no entanto, esteja em adotar para si a prima do Hulk, Jennnifer Susan Walters, a Mulher Hulk. Sua passagem no título “The Sensation She-Hulk” é reconhecida como uma das mais cômicas dos quadrinhos.

06. Paul Jenkins

Hulk

O escritor inglês Paul Jenkins é um dos autores modernos mais aclamados pelos críticos, responsável por minisséries elogiadas do selo Marvel Knights da Marvel, pela criação do polêmico personagem Sentinela e também pela premiada série sobre o passado de Wolverine: Origens.

Convocado de surpresa após a segunda saída prematura de Byrne no título, Jenkins escreveu o novo título do Hulk por vinte edições. Durante esse período, Paul investiu suas histórias do Golias Esmeralda no campo psicológico, tentando assim dar mais embasamento ao funcionamento da mente multi-facetada do Banner. Sua pequena passagem no título é até hoje bem elogiada pelas críticas.

05. Bruce Jones

Hulk

Antes de se tornar um elogiado escritor de séries para TV, Bruce Jones já havia realizado alguns trabalhos na Marvel , escrevendo sobre o personagem Kaazar e Conan, o Bárbaro. Seu grande trabalho, no entanto, estava fadado a começar muito mais tarde, em 2001. Foi através do convite do amigo e editor Alex Alonso que ele chegou a ter suas mãos no roteiro do Hulk. O anúncio de sua entrada no campo criativo da série fez com que as vendas aumentassem rapidamente. Em seu primeiro ano, Jones era recebido só com elogios e boas críticas. Contudo, da metade de seu período em diante foi conquistando a antipatia dos fãs mais clássicos que viam naquelas histórias pouca ação e uma sobrecarga de suspense.

Jones desenvolveu bastante a participação de Banner nas histórias, só que em contrapartida deixou as transformações do Hulk cada vez mais ocasionais. De forma ironica, muitos leitores apontavam que o título da revista deveriam mudar para “Banner” ao invés de “Hulk”. E, depois da demasiada pressão externa, o escritor foi afastado do título do Hulk.

04. Len Wein

Hulk

A grande obra de Wein no universo dos quadrinhos foi criada fora da Marvel, no universo da DC comics. Ele, junto com Berni Wrightson, foram os criadores do Monstro do Pântano. Contudo, o escritor ainda leva a fama de ter criado também o famoso mutante canadense Wolverine, junto com Herb Trimpe nas histórias do Hulk. Além disso, Len Wein foi o grande responsável pela mudança radical no time dos X-men, o que gerou o grande sucesso que a franquia é hoje.

Além da clássica história do confronto do Hulk contra o Wolverine e o Wendigo, Len junto com Trimpe criaram o Gremlin, filho do cientista que tornou-se o vilão Gargula. Em seu período nos roteiros do Hulk, chegou também a trabalhar com Sal Buscema e desenvolveram outras ótimas histórias do Hulk em que se deparava com o Abominável, Homem-Coisa, Homem Absorvente, Doutor Druida, Rhino e infinitos outros personagens do universo Marvel.

03.Greg Pak

Hulk

O mérito de Greg Pak na Marvel não é nenhum outro a não ser a ótima fase que o Gigante Esmeralda conseguiu após um bom tempo sem um bom direcionamento. Afinal, as poucas outras minisséries em quadrinhos que ele criou baseada na volta da Fênix a Terra foram parcamente elogiadas pelos fãs, principalmente quando comparada com a ótima saga “Planeta Hulk”.

Em muitos aspectos, Pak justificou seu terceiro lugar nesta lista ao inserir tantas informações perdidas do passado do Hulk e do Banner em seu pouco tempo no título. Greg também merece todo o mérito por sozinho criar todo um novo mundo nunca antes mencionado na Marvel, com cultura, política e biologia bem fundamentas. Esses foram pontos importantes para Joe Quesada e seu editor mais atuante Tom Brevoort darem a Pak a oportunidade de gerenciar a próxima grande maxissérie da Marvel que está sendo lançada no Brasil - "Hulk contra o Mundo".

02. Bill Mantlo

Hulk

Entrando em segundo nessa lista, temos William Timothy Mantlo considerado por muitos como o criador de uma das maiores histórias do Hulk, a Encruzilhada. Mantlo consolidou-se como escritor do verdão por quase cinco anos, no período entre 1980 a 1985. Foi, portanto, o segundo escritor que permaneceu por mais tempo com o personagem, totalizando mais de 70 edições com seu nome.

Outro fator crucial que Mantlo realizou com o personagem foi desenvolver a temática de que Banner tenha sofrido agressão na sua infância e isso tenha sido fator primordial para ele tornar-se a criatura irracional chamada Hulk após o acidente com os raios gama.

01. Peter David

Hulk

Peter David é um dos escritores mais versáteis da indústria dos quadrinhos, mantendo-se desde os anos 80, quando arriscou seus primeiros roteiros na Marvel nas histórias do Homem-Aranha, até hoje assumindo títulos importantes da companhia como a adaptação para quadrinhos da Torre Negra, de Stephen King. Tornou-se também escritor de episódios para séries de ficção na TV, tendo roteiros em Star Trek : New Frontier e Babylon 5.

Sua marca com histórias do Golias Esmeralda atinge mais de 160 edições incluindo-se aí seus dois períodos nas revistas mensais, minisséries e outros especiais. Foram 12 anos initerruptos nas histórias do Hulk, entre 1987 a 1998. E mais algumas histórias em 2005, quando foi convidado a escrever uma curta fase após a fase de Bruce Jones.

Tendo tanto tempo de Hulk em suas mãos, fica até difícil colocar todos o pontos a favor do escritor para justificar seu primeiro lugar. Durante esses seus doze anos no título, teve seus altos e baixos, mas o fato é que David praticamente consolidou a franquia e tornou o universo do Hulk uma mitologia em particular. De muitas maneiras, podemos comparar seu trabalho com o que o Claremont fez em X-men nos anos 80 e 90.

Citando brevemente algumas fases memoráveis, temos a criação do Sr. Tira-Teima, quando o Banner passa a se transformar em um versão mais fraca, porém espertalhona do seu alterego Hulk; Aproveitou-se do gancho criado sobre os problemas psicológicos do Banner e relacionou-o com as diferentes variações de Hulks, diagnosticando Banner como um portador de Distúrbio Dissociativo de Identidade; Fusionou as mentes do Banner gerando a formação do “Hulk Professor”; Criou o grupo Panteão, que funcionou como grupo de aliados do Hulk por longo tempo; Escreveu a clássica história Futuro Imperfeito, que introduzia o vilão Maestro e a neta de Rick Jones do futuro, Janis. E, por fim, foi responsável pelo Banner Selvagem.

A engenhosidade de Peter David mantinha sempre um teor descontraído nas histórias, com humor sempre presente e muitos ganchos dentro de suas histórias para outras novas. Chegou a trabalhar com excelentes artistas nesse tempo, incluindo Dale Keown, Gary Frank, Liam Sharp, Terry Dodson, Mike Deodato, Jr., George Pérez e Adam Kubert.

Antes de terminar a nossa lista, não poderiamos deixar de falar do criador da criatura - Stan Lee. Assim como Kirby, Lee é pra mim considerado fora da lista por motivo óbvios. Outros nomes que merecem ser citados ainda são All Migrom, Gary Friedrich, Archie Goodwin e Jerry Conway.

Coveiro

comments powered by Disqus