sexta-feira, 13 de junho de 2008

Maratona 616: Top 10 Histórias do Hulk

* Artigo escrito por nosso colaborador Fernando Bedin

Um personagem não é construído com base em uma ou outra história, mas sim num conjunto de histórias que o marcam. Como o Hulk tem mais de 40 anos de cronologia, ele passou pelas mais diversas fases, sendo escrito por diferentes roteiristas e desenhistas. Algumas foram marcantes, outras nem tanto, e outras ainda, merecem ser esquecidas.

Incrível Banner

Abaixo colocaremos o rol das 10 histórias mais significativas para o Hulk, seja em termos de qualidade, seja em termos de fatos impactantes que marcaram a trajetória do Golias Esmeralda durante sua cronologia.

10) “Incrível Banner” (fase Bruce Jones)
Incredible Hulk Vol. III #34 à #49 (Hulk & Demolidor #5 a Hulk & Demolidor #12 e Incrível Hulk #1 a #3 – Panini)

Incrível Banner

Após o Golias Verde sofrer com uma longa fase variando de ruim a mediana, o escritor veterano Bruce Jones assume os roteiros da revista. O roteirista inova ao focar as histórias no Bruce Banner, fazendo com que o Hulk aparecesse ocasionalmente. As histórias ficaram com um clima de suspense policial, com grupos secretos atuando nos bastidores para tentar capturar o Hulk. O interessante dessa fase é o clima de suspense que permeia as histórias, pois o Bruce Jones consegue criar uma grande expectativa no leitor quanto às raras aparições do Hulk. Em cada edição se esperava pelas transformações do Banner no Hulk. Algumas pessoas reclamaram que o Hulk ficou em segundo plano, e que a revista deveria ser chamada de “Incredible Banner”. Porém, tal crítica não merece prosperar. As histórias eram muito bem escritas e o Hulk aparecia somente quando realmente era necessário, como num filme de suspense. Infelizmente, a boa fase da revista durou pouco, pois o roteirista começou a perder a mão e a enrolar por demais quanto à resolução dos mistérios, sem falar que as histórias começaram a ficar arrastadas, sem grande desenvolvimento. Portanto, somente os primeiros arcos merecem ser apreciados.


9) Contagem Regressiva
Incredible Hulk Vol. II #364 a #367( Incrível Hulk #123 a #126 – Abril Jovem)

Contagem Regressiva

Bruce Banner é envenenado e precisa descobrir a cura em poucas horas, caso contrário, morrerá. No desenrolar da trama, o Hulk enfrenta o Abominável, Miss Marvel (na versão Coisa, em um momento hilariante, diga-se de passagem) e por fim o causador de todo o transtorno: Phil Stern. É ele quem causou o envenamento de Banner. Descobre-se que Phil é irmão do vilão conhecido como Líder. Inclusive, o Phil também se submeteu a doses de radiação gama. No entanto, isso afetou a mente dele e também lhe proporcionou força e resistência sobre-humanas. Quando transformado, Phil passa a se autodenominar LOUCO (Madman). Na última edição, o Hulk, já definhando, fica cara a cara com o vilão e luta pra sobreviver. Esse arco de história é muito interessante, misturando ação, humor e muito suspense.


8) Banner (Brian Azzarello)
Startling Stories: Banner (Marvel Apresenta #3: Banner – Panini)

Banner


Nesse Elseworld (história que não pertence à cronologia), o famoso escritor de “100 Balas” cria uma história em que o governo americano está atrás do Hulk com o intuito de parar com as destruições e mortes perpetradas pelo Golias Verde. E, ao longo do percurso, inventam histórias para a população, na tentativa de encobrir suas ações dele. Porém, fortes suspeitas indicam que o próprio governo usa o Hulk como arma humana pra suas causas secretas. O problema é que não é possível controlar uma força da natureza como o Hulk.

O incumbido de capturar o Hulk é Doc Samson, retratado aqui numa versão que usa humor negro e muita ácidez. Pode o Hulk ser detido?



7) Futuro Imperfeito
Future Imperfect (Futuro Imperfeito – Abril Jovem e Panini)

Futuro Imperfeito


A trama, escrita por Peter David, se passa em um futuro apocalíptico, em que heróis como Capitão América, Thor, Surfista Prateado, Homem-Aranha, Wolverine e centenas de outros heróis e vilões estão mortos, e o mundo é governado pelo misterioso e sanguinário ditador Maestro. Rebeldes encontram a máquina do tempo do Dr.Destino e buscam, no passado, o Hulk, para deter o tirano.

Futuro Imperfeito

Mas o que o Gigante Esmeralda nem sequer desconfia é que o Maestro é, na verdade, ele mesmo, mais envelhecido. O Hulk precisa salvar a população que resta e deter a sua versão futura e maligna. Essa história é uma das mais conhecidas do Golias Verde. Com uma trama bem amarrada e muita ação, passou a repercutir incisivamente na cronologia do Hulk, que passou a temer uma eventual perda de controle que o levasse a se tornar o Maestro. Além da arte fabulosa do mestre George Perez, é divertido olhar a sala de troféus com os pertences dos heróis mortos.


6) Hulk separado de Banner (fase Jonh Byrne e Al Milgrom)
Incredible Hulk Vol. II #314 à #323 e Marvel Fanfare #29 (Incrível Hulk #67 a #77 – Abril Jovem)

Hulk e Banner separados

Após voltar da Encruzilhada, onde o Hulk foi exilado pelo Dr. Estranho depois de perder o controle devido à influência do vilão Pesadelo, o Hulk é perseguido por Doc Samson, que, com a ajuda do Banner, consegue capturar o Gigante Verde. Não obstante, Doc Samson separa Banner do Hulk, fazendo-os coexistir como duas entidades diferentes e autônomas. Livre da sua maldição, o Banner passa a se dedicar a sua vida pessoal e à captura do Hulk, que fugiu após a separação, criando os chamados “Caça-Hulk”. O Hulk segue sem rumo causando imensa destruição por onde passa. Para contê-lo são chamados os Vingadores da Costa Oeste e Leste, que, no entanto, não conseguem ferir a criatura enfurecida. Porém, devido à instabilidade molecular decorrente da separação, Hulk e Banner começam a morrer. Visando impedir a morte de Banner, os dois são novamente reunidos.

Hulk e Banner separados

Essa fase marca a importante passagem de John Byrne pelo título, que na época, era o escritor/desenhista mais bem sucedido do mercado de HQs. No entanto, por divergências com o editor da revista, o escritor acabou saindo prematuramente do título, que foi continuado pelo escritor Al Milgrom. Ainda assim, essa fase é memorável para os fãs do Golias Esmeralda. Inclusive, é nela em que Bruce Banner se casa com sua amada Betty Ross.


5) Hulk: O Fim
Hulk: The End (Marvel Apresenta #6: Hulk – O Último Titã – Panini)

Hulk: o fim


Melancólica visão de Dale Keown e Peter David para o futuro do gigante esmeralda. Vivendo em uma Terra pós-holocausto nuclear e totalmente só, duzentos anos no futuro, o Hulk/Bruce, único ser humano vivo na Terra, continua lutando contra o seu maior inimigo - ele mesmo. Destaque para as monstruosas baratas mutantes que o atacam diariamente, deixando-o em um estado deplorável. Banner está um velho decrépito e, se ainda não perdeu a razão, começa a perder com incessantes tentativas de suicídio, todas impedidas pelo Hulk que se transforma pressentindo o perigo iminente à sua vida. Esse é um clássico absoluto do Hulk.


4) Professor Hulk e o Panteão
Incredible Hulk #376, #377, #379 e #381 a #425 (Incrível Hulk #133 a #165 e Marvel 98 # 1 e 2 – Abril Jovem)

Hulk e o Panteão

Poucos foram os personagens que passaram por uma fase tão longa elogiada pela crítica, merecidamente, diga-se de passagem. Inclusive, durante grande parte dessa fase, o Hulk figurou no Top 10 em vendas nos EUA. É nesse período que surge a terceira personalidade base do Hulk, o Professor Hulk, que representa a parte adulta de Banner.

Nem bem surgiu, o Professor Hulk passa a ser assediado pelo misterioso grupo conhecido como Panteão. Com o tempo, o Hulk passa a liderar o grupo em diversas ações pelo mundo afora. É incrível a quantidade de histórias excelentes nessa fase, variando de histórias bem humoradas com muita ação e pancadaria. Não fosse pelas mãos de Peter David, o Professor Hulk dificilmente teria se firmado por tanto tempo.

Com o desenrolar do tempo, o Hulk descobre a verdadeira finalidade das lideranças por trás do Panteão e colabora com sua queda. É nessa fase que foram revelados os desenhistas Dale Keown e Gary Frank (nada mal, hein?). Histórias recomendadas não somente para os fãs do Hulk, mas também para os fãs de quadrinhos em geral.


3) A Morte de Jarella
Incredible Hulk Vol. II #205 a #207, #247 e #248 (Incrível Hulk #34 e #35- RGE e Incrível Hulk #9 – Abril Jovem)

Morte de Jarella

Logo após derrotar Lord Visis no mundo de K'ai, o Hulk e Jarella são transportados à Terra novamente pelo Doutor Samson. A Jarella passa a acompanhar o herói em suas aventuras, e os dois se tornam noivos. Porém, antes que consigam efetuar o casamento, o vilão chamado Homem-Crypto ataca o casal, e Jarella acaba sendo soterrada ao tentar salvar um garoto do desmoronamento de um edifício, causada pela batalha entre os dois gigantes. Assim, ela morre, causando um enorme pesar na consciência do gigante verde.

Essa comovente história escrita por Len Wein, com desenhos do mais famoso desenhista do Hulk, Sal Buscema, o leitor sente a perda do Incrível Hulk. As cenas em que o Hulk vai atrás dos Defensores para que estes a façam voltar à vida é muito emocionante e impactante.

Morte de Jarella

A continuação, cerca de 40 edições depois, pelas mãos de um dos maiores roteiristas do Hulk, Bill Mantlo, mostra-nos o Hulk tentando enterrar a Jarella. Porém, antes teve que derrotar o Jardineiro, que possuía uma das gemas do infinito. O Hulk acaba por enterrar e velar a sua amada.


2) Hulk Contra o Mundo
World War Hulk: Worldbreaker e World War Hulk #1 a #5 (Hulk Contra o Mundo #1 a #6 - Panini)

Morte de Jarella

Talvez essa saga não seja uma das mais bem escritas do Golias Esmeralda (segundo alguns, opiniões às quais não me filio), porém, é inegável a importância dela pra cronologia e história do Hulk. Antes de Greg Pak assumir os roteiros do título do Hulk, assim como na fase do Bruce Jones, o Verdão padecia de boas histórias. Com Planeta Hulk, saga que antecedeu Hulk Contra o Mundo, o Golias Esmeralda começou a voltar aos eixos, apresentando ótimas histórias.

Como se sabe, o Hulk havia sido banido da Terra pelo grupo secreto conhecido como Iluminati, sob o argumento de que o Hulk era um perigo para o planeta. O Hulk acabou no Planeta Sakaar, onde ascendeu da posição de escravo para a de rei. Havia encontrado a felicidade, inclusive tendo se casado com a rainha Caiera, que esperava um filho dele. Porém, como a paz não perdura para o Hulk, uma bomba instalada na nave que o trouxe da Terra a Sakaar explode, extinguindo praticamente toda a vida do planeta. Assim, o Hulk parte pra Terra junto com o grupo “Unidos pela Guerra” em busca de Vingança.

É a partir daí que começa Hulk Contra o Mundo. O roteirista Greg Pak conseguiu resgatar a já perdida mitologia do Incrível Hulk. Trouxe diversos elementos do passado (são claras as suas influências das fases do Hulk no Mundo de Jarella e o Hulk na Encruzilhada), fazendo a felicidade dos saudosos fãs do Hulk. Nessa saga o roteirista nos brinda com uma indagação: “O Hulk é um herói ou um vilão?”. A forma como o Greg Pak responde essa pergunta é EXCELENTE. Como essa saga ainda é inédita no Brasil, não poderei esclarecer qual é a resposta (ainda que ela seja um tanto óbvia, a forma como o Pak desenvolveu a trama merece aplausos, pois as ações do Hulk indicavam uma coisa e no final....)

Essa história merece figurar no Top 10 não só porque ela resgata a mitologia do Hulk, mas sim porque a caracterização do Hulk é perfeita. Há tempos os fãs do Golias Verde estavam esperando uma história com tanta repercussão. Outro ponto a favor da saga foi tornar o Hulk, novamente, um personagem do primeiro escalão da Marvel. Basta analisar quantos personagens tiveram uma saga só dele que envolveu boa parte do Universo Marvel. Quem foi o personagem central de Guerras Secretas? Dr. Destino? Beyonder? Capitão América? E na Trilogia do Infinito? Thanos? Adam Warlock? E em Guerra Civil? Homem de Ferro? Capitão América? Difícil responder. Agora, em Hulk Contra o Mundo, não há qualquer dúvida. É por essas e outras que Hulk Contra o Mundo se tornou uma das sagas mais importantes na cronologia do Golias Verde.


1) Hulk na Encruzilhada
Incredible Hulk Vol. II #300 a #313 (Incrível Hulk #52 a #64 – Abril Jovem)

Encruzilhada

Nessa memorável fase, que inclusive influenciou fortemente os roteiristas que se seguiram (Peter David e Greg Pak), o roteirista Bill Mantlo passou a retratar um Hulk à beira da perda da sua humanidade. Logo após as Guerras Secretas, em que o Hulk fora caracterizado com o intelecto do Banner, o cientista passa a perder, gradativamente, o controle sobre o Hulk. Devido às influências do vilão conhecido como Pesadelo, Banner se reprime profundamente no subconsciente do Hulk, dando vazão à fúria irracional e animalesca do Golias Esmeralda.

O Hulk causa uma grande destruição em Nova York, e vários heróis são chamados para contê-lo, porém, sem sucesso. A única saída é o Dr. Estranho banir o Hulk para a Encruzilhada, onde o Hulk não poderia ferir e nem ser ferido por ninguém. A Encruzilhada (crossroads) é um espaço inter-dimensional que dá acesso a diversas outras dimensões. Sendo assim, o Hulk poderia se deslocar para uma determinada dimensão, e caso ela não o fizesse feliz e desejasse sair, bastaria querer que voltaria ao ponto inicial da Encruzilhada (isso se dava por meio de um encantamento do Dr. Estranho).

O Hulk Selvagem freqüentou as mais variadas dimensões, onde fez amigos, inimigos, onde ajudou e foi ajudado. As histórias mostravam que o Hulk não era verdadeiramente um monstro, mas um ser incompreendido que só agia como um destruidor por influência de terceiros. O Hulk acaba voltando pra Terra ajudado pela Tropa Alfa, que em busca de um corpo pro Dr. Walter Lankowski, acaba retirando o Hulk do seu exílio.

Nessa saga é interessante notar os vários ambientes e criaturas que fizeram parte das aventuras do Hulk. Inclusive, é sensacional a forma que Banner, que começa a ter uma leve influência no Hulk, usa para ajudar o Verdão nas situações desesperadoras diante dos ambientes inóspitos e inimigos mais poderosos que o próprio Hulk. Para isso, o Banner faz com que o Hulk enxergue a tríade, três personagens da infância do Banner, que orientam o Hulk nas mais diversas situações.

Encruzilhada

Numa breve pausa, a edição #312 (Hulk #64 – Abril Jovem) expõe todo o passado do Banner, desde sua infância, passando pela sua adolescência, morte de sua mãe e do seu pai (pra quem não sabe foi o próprio Banner que matou seu pai num ato de legítima defesa). História essa que serviu de pilar para histórias futuras de Peter David. Não obstante contar com os desenhos do Sal Buscema, essa fase ainda conta com os desenhos de Mike Mignola (criador do Hellboy).

Como se observa, além dessa fase ter sido um marco pro personagem, ela influenciou e continua influenciando os demais roteiristas que passaram pelo título. Não merece, nada mais, nada menos, que o posto de primeiro lugar. Simplesmente nota 10.



Fernando Cesar Bedin
Comunidade do Orkut Incrível Hulk (Brasil)

comments powered by Disqus