terça-feira, 8 de julho de 2008

Hulk Contra o Mundo: Nova York Sitiada*


World War Hulk #1 John Romita Jr. variant cover

O aviso foi dado: Esvaziem Manhattan e tragam-me os Illuminati. Dessa forma, o Hulk inicia sua retaliação àqueles que lhe enviaram para o espaço em um exílio forçado e, em sua concepção, foram responsáveis pela destruição do belo futuro que ele construía em um planeta alienígena. Antes de chegar à Terra, porém, o rei da destruída Sakaar faz uma “pequena visita” ao conhecido rei inumano, Raio Negro, na lua. A história da vingança do Hulk Contra o Mundo, contada por Greg Pak, continua na edição número 2.

Ao chegar na superfície do satélite natural, aproximando-se de Attilan, o Cicatriz Verde, cuja chegada não passa desapercebida pelo monitoramento terráqueo, é abordado pelo seu alvo e por sua esposa. Medusa o alerta que ele já fora derrotado antes, e que a força e habilidade advinda da voz de seu marido o derrotariam facilmente. Mas o Hulk insiste em cobrar por seu exílio e pela destruição de seu povo recém adotado, e acaba arremessado para longe com o sussurrar da palavra “chega” por Raio Negro, que vira as costas pensando ter contido a ameaça. Porém, mais forte do que nunca, o Hulk retorna e diz que não está atrás de sussurros. Saltando em direção ao inumano exigindo por seus gritos de dor.

Hulk Contra O Mundo

A notícia seguinte é de uma grande explosão na Lua, gerando o arremesso de diversos fragmentos do corpo celeste em direção da Terra. Enquanto a SHIELD e a presidência dos EUA tentam se mobilizar e lidar com a imprensa, acabam percebendo que é tarde demais. O que quer que estivesse na superfície lunar, chegou em Nova York.

Em frente a uma perplexa população reunida em Times Square, a nave de pedra dos falecidos sacerdotes-sombra desce dos céus e se aproxima da superfície. Um feixe de luz, então, reproduzia um grande holograma do Hulk em sua indumentária de guerra. Sua voz era perpetrada não só por toda cidade, mas por todo mundo, através de uma transmissão eletrônica. A mensagem é clara. Ele estava ali para esmagar, e faz questão de deixar claros os motivos.

Hulk Contra O Mundo

Ele conta e mostra o que Homem de Ferro, Reed Richards, Dr. Estranho e Raio Negro lhe fizeram, contando toda sua experiência em Planeta Hulk, desde as arenas de gladiadores, a formação do pacto de guerra, até sua ascensão como rei e a destruição de tudo por culpa dos Illuminati. E, para demonstrar que falava sério ao afirmar que agora era hora de sua vingança, choca a todos ao expor o corpo alquebrado do rei dos inumanos, enquanto dava o prazo de 24 horas para evacuação da cidade, exigindo a presença dos outros três responsáveis. Caso contrário, ele não pouparia ninguém em todo planeta.

Hulk Contra O Mundo

É o sinal de partida para Tony Stark tentar retomar o controle dos satélites que a tecnologia avançada dos invasores dominou. Ainda que Arch-E se admire com a tecnologia que o extremis proporcionou ao Homem de Ferro, ele facilmente contorna sua investida. Nesse momento Stark é abordado pela forma astral do Dr. Estranho, que recusa mais uma tentativa de exílio, aconselhando que cada um se preparasse a sua maneira. Dessa forma, até os heróis não-registrados poderiam receber anistia ao fim do conflito... caso sobrevivessem. É hora de evacuar Nova York.

Hulk Contra O Mundo

Antes disso, em Vermont, Reed Richards e Tony Stark apelam a Robert Reynolds, o Sentinela, para que os ajude. Amigo de longa data do Hulk, que inclusive se acalma em sua presença, como foi recentemente revelado, o esquizofrênico e poderoso herói fica reticente, mas aceita. Mas, antes, uma conversa privada com Stark.

Hulk Contra O Mundo

A evacuação de Manhattan começa, e a população não se mostra nem um pouco satisfeita. Reclamações com o Homem-Aranha parecem demonstrar uma veia de simpatia pelos não registrados, mas a Mulher-Hulk consegue convencê-los à sua maneira.

Quando a hora se aproxima, e muitos pensam que o Sentinela chegaria para confrontar o Hulk, quem surge é o Homem de Ferro, em uma reforçadíssima armadura, causando certa frustração até mesmo entre os heróis. Ele não dá explicações, mas Robert ainda não viria. Não naquele momento. Quando o Hulk chega, Stark pede que todos se afastem, e só voltem a agir quando ou ele, ou verdão tiverem tombado.

Hulk Contra O Mundo

A luta se dá em uma seqüência que somente o arrojado John Romita Júnior pode desenhar. O confronto causa profundos danos aos arredores e acaba se espalhando por toda área da ilha de Manhattan. Quase como um “vale-tudo cósmico”, a briga é transmitida por câmeras de TV ao redor do mundo, e Stark lança um discurso de mea culpa no seu decorrer. Em resumo, ele admite sua culpa na retaliação do Hulk, mas ressalta que sua preocupação foi sempre a de proteger os outros. Utilizando o mote do Peter Parker sobre poderes e responsabilidades, Tony deixa claro que assumiu aquela responsabilidade para si. A responsabilidade de liderar o vitorioso lado pró-registro na Guerra Civil, de assumir a direção da SHIELD, e até mesmo de ser apontado como principal responsável pela morte do Capitão América, segundo a opinião pública. Afirma ainda que se sacrificaria naquele momento, caso necessário.

Hulk Contra O Mundo

Quando tudo indica que ele consegue derrubar o Hulk, longe, em Las Vegas, um sumido Rick Jones duvida muito que tenha terminado. Stark não confia na força bruta apenas, mas na injeção de nanotecnologia no corpo do Hulk, para, assim como fez com a Mulher-Hulk recentemente, suprimir sua transformação, revertendo-o à forma humana. Mas ele sabe que a fisiologia bombardeada por raios gama logo arrumaria uma forma de reverter o processo. O Homem de Ferro parece pronto a assumir a responsabilidade de assassinar Bruce Banner.

Hulk Contra O Mundo

Tombado, o Hulk só consegue se lembrar de Caiera e como teve e perdeu tudo com uma rapidez incrível. Seu reino, sua amada, seu filho. E é com esses pensamentos que ele recobra os sentidos e parte de maneira desenfreada na direção do Homem de Ferro. A nanotecnologia falhou. O vingador dourado é destroçado, junto com a torre dos Vingadores e a base do Sentinela, que tombam em uma cena que lembra em muito a queda das torres gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Hulk Contra O Mundo

Dos destroços sai apenas um dos combatentes. E é o Hulk. Enfurecido, e com Stark a seus pés, o gigante esmeralda parece pronto para continuar sua vingança.

Hulk Contra O Mundo



« Jøåø »


* Título do artigo inspirado no filme homônimo.

** Dê uma olhada na capa original de World War Hulk 1, aqui.

*** Saiba mais sobre Planeta Hulk no Destaque Universo Marvel.

comments powered by Disqus