terça-feira, 12 de agosto de 2008

Jeph Loeb ESMAGA!

* Atenção! Informações inéditas no Brasil!!


Jeph Loeb Esmaga!!

O nome de Jeph Loeb pode estar associado a muitas reações extremas em meio aos leitores de quadrinhos. Se por um lado é aclamado por seu trabalho em Batman: Longo dias das Bruxas e outros títulos do mesmo personagem que lhe renderam recentes Eisners, é também responsável por parte dos fracos roteiros da Era "Reborn" da Marvel e do desastroso volume 3 de Supremos. Todavia, indiferente a qualidade do material, Joseph Loeb III parece manter uma constante no mercado de quadrinhos - Ele simplesmente ESMAGA nas vendas!

A prova cabal disto vêm se confirmando a cada nova edição da nova revista do personagem Hulk. Em apenas cinco edições lançadas desde o término de World War Hulk (Hulk contra o Mundo, no Brasil), o roteirista conseguiu o feito de fazer com que todas elas se esgotassem das prateleiras e obrigou a Marvel a lançar uma segunda tiragem da revista.

Ainda assim, isso não foi suficiente. Mesmo com essa segunda tiragem chegando com grande leva nas Comic Shops americanas, a revista parece imediatamente evaporar. É um fenômeno inexplicável mediante a um conteúdo que pessoalmente considero de valor tão questionável em seu interior.

Para os leitores que não andam acompanhando o que acontece lá fora, nada mais justo do que descrever um rápido resumo do que andou acontecendo. Com o Hulk detido após a sua guerra particular contra os Illuminati, uma ameaça vermelha surgiu - Um novo Hulk que assassinou o Abominável e mantém sua identidade secreta em sigilo. E esta é a fórmula já batida do escritor que todos bem conhecem e podem ser revistas em Supremos volume 3 e na segunda temporada de Heroes.


Photobucket

Não sendo o bastante abusar de seu eterno cliché, Loeb decidiu superestimar sua nova criatura e deu uma força estrondosa ao seu monstro escarlate de tal maneira que beira ao caricato. Na edição 4, após simplesmente esbofetear uma entidade de nível cósmico como o Vigia de forma tão rídicula, o ser misterioso que vem sendo apelidado de "Rulk" (Red+Hulk) derrota com notável facilidade o Golias Verde original.

Apelação Total Vermelha

O pior, no entanto, ainda estava por vir. Aproveitando-se da recente ressurreição de um grande peso-pesado nórdico da Casa das Idéias, Loeb pediu autorização para colocá-lo frente a frente com seu 'Rulk'. O resultado disso foi uma luta sem sentido algum, com um roteiro ainda mais medíocre, mas que mais uma vez mostrou-se capaz de tirar uma assustadora vendagem. A quinta edição de Hulk contou com duas capas do confronto com o Thor feitas tanto por McGuiness como pelo Coipiel (que desenha Thor em sua mensal).


Capa de Hulk 5 por McGuinness e Coipiel

O próprio Loeb se diverte com a situação e comenta:

"Cinco Edições! As cinco esgotadas! E as reimpressões de todas também! Terei que pedir para os filhos de McGuinness pararem de comprar tantas cópias! Agora, falando sério, tenho que agradecer a Warren Simons e toda a equipe criativa do Thor por serem tão prestativos e permitindo que eu usasse o Deus do Trovão nessa última edição. E fiquem certos de uma coisa. A batalha do Thor e do Hulk vermelho está longe de ter acabado. E tudo isso ainda leva para o final da edição com o Hulk Verde voltando ao segundo Round contra sua versão escarlate. E eu garanto que apenas um desses vai sair andando daí."

Hulk 5 - segunda tiragem

Hulk 5 - Segunda Tiragem por McGuiness

O reflexo disso fica igualmente evidente todas as vezes que se estipula as vendagens que saem mês a mês. No último mês, lá estava a quarta edição de Hulk entre as dez mais vendidas. E ela não foi a única que fez parte do trabalho de Loeb. Acima dela, lá estava também uma das edições do terceiro volume de Os Supremos, do mesmo autor.

Ainda é difícil, ao menos para mim, conseguir entender algumas situações que vez ou outra se repetem no mercado de quadrinhos. O fênomeno Loeb é um desses casos.

Coveiro

comments powered by Disqus