domingo, 19 de outubro de 2008

Novos Guerreiros: Heróis ou Terroristas?


Novos Guerreiros

Certamente, o nome do grupo deveria se tornar um fantasma na história da comunidade heróica. Contudo, alguns resolveram assumir o manto tornando-se os mais novos vigilantes fora-da-lei a desafiar a Iniciativa de Tony Stark. Eles não são os mesmos, mas defendem a honra daqueles que lhes deram o nome. Em Marvel Especial 6, os leitores descobriram suas identidades secretas e como conseguiram poderes. Agora, nesta nova edição, esses Novos Guerreiros vão ter que encarar a reação da sociedade a sua presença.

Nesta Marvel Especial 9, duas histórias da nova equipe são contadas em 164 páginas. A primeira delas, mais curta, é devida mente chamada de Reunião e desenhada por Jon Malin. Nela, dois focos narrativos são guiados ao mesmo tempo – um focado no misterioso líder Radical e o outro no restante da equipe de ex-mutantes que perderam os poderes no dia M.

Como visto na história anterior, mesmo sem se revelar a ninguém, não foi difícil para o leitor perceber que identidade do novo Radical foi assumida pelo irmão (ex-vilão e ex-novo guerreiro) Donyell Taylor. À frente da tumba de Dwayne, Donyell lamentava todo o passado conturbado que teve com o irmão até que foi encontrada por outra figura do passado, a ex-namorada de ambos, Silhouette.

Novos Guerreiros

Não demorou para a moça perceber que na verdade não era o Taylor por detrás da máscara. Descobrindo que ali na sua frente estava Donyell, Sil tentou aconselhá-lo a não continuar com a idéia absurda desses novos Guerreiros, mas foi em vão. Aparentemente, Donyell está tão obsessivo quanto Dwayne era.

Todavia, Silhouette não era a única velha conhecida dos Taylors a aparecer ali. Convocado pelo próprio Radical, Fogo Noturno (antigo rival de Dwayne) surgiu e, após testar as habilidades do líder dos Novos Guerreiros em uma luta, ouviu a proposta. Radical ofereceu uma inesperada união entre os dois para lutar contra esse novo mundo montado por Tony Stark e ela é aceita. Contudo, talvez Fogo Noturno tenha seus próprios planos paralelos com outros parceiros.

Novos Guerreiros

Longe dali, os ex-mutantes passavam a questionar sua posição neste novo cenário. Em meio a treinamentos e jantares, muitos assuntos entraram em pauta. Barnell Bohusk (Antigo Bico e atual Asa Negra) levantou a teoria de que Stark estaria continuando os planos de seu pai, Howard, onde uma idéia de registro havia sido planejada tempos atrás. Contudo, ninguém além de Vincent (ex-membro da Gangue Omega e atual Skybolt) parece dar crédito a ele.

Novos Guerreiros

O tema fica mais sério quando finalmente eles ouvem as notícias vinda da TV que acabou por classificá-los como terroristas. As opiniões entre Jono Starmore (ex-Camara e atual Decibel), Barry e Vincent se dividem, mas na mesa, as garotas parecem bem mais confiantes da posição que atualmente ocupam. Miranda (ex-Stacy X e atual Chibata ) e Jubileu (Atual Wondra) relembraram a atual condição que os uniu e que hoje é tudo o que eles têm. Muito mais que uma equipe, eles devem ser uma família.

E enquanto tudo isso rolava com a nova equipe, na Iniciativa, os velhos membros sobreviventes dos Novos Guerreiros viram num novo programa do governo chamado “Jovens Guardiões” um reflexo das decisões erradas que andaram tomando. Numa conversa particular, Rage fala com Justiça que andou pensando em se juntar a esses Novos Guerreiros.

Novos Guerreiros

A segunda história desse Especial, diferente da anterior, é completamente cheia de ação. Desenhada mais uma vez por Paco Medina e, em parte por Reilly Brown (Cable e Deadpool), Medidas Radicais mescla mais uma vez a desconfiança da equipe com seu misterioso líder e perigosas missões suicidas.

Logo no começo da história numa luta contra uma equipe de vilões chamada Clã Alfa, as aparições e segredos de Radical são postos em cheque por Jubileu, que estaria morta se não fosse por um dispositivo secreto de segurança colocado no uniforme de todos chamado “Modo Fantasma”. Isso acabou gerando mais uma discussão entre ela e o líder na frente de todos. E apesar de não encontrar apoio para um motim, nem mesmo de seu amigo Jono, Jubileu prometeu ficar de olhos abertos.

Novos Guerreiros

Donyell, por sua vez, ciente da crescente desconfiança da equipe, planeja com um dos seus membros mirins, Kaz, um plano para conquistar a confiança de todos. Juntos, eles simulam um falso equipamento chamado “Transmapa”, que serviria como um monitor de atividade superhumana como o cérebro. A idéia parecia factível , mas uma vez mais a Jubileu parece não acreditar no líder.

Novos Guerreiros

Jubileu pensa em deixar a equipe enquanto fosse liderada por Radical, mas decide ainda ficar e lutar depois de uma conversa nada fácil com a “equipe-mirim”. Tanto Kaz, quanto Aja e Grace, foram adotados pelo misterioso líder quando não passavam de meros fugitivos de casa. Todos, de alguma maneira, parecem se sentir em débito. Até mesmo Jono, que meses atrás pensou em suicídio se não tivesse encontrado o Radical.

No meio de tudo isso, algumas coisas acontecem paralelamente. Fogo Noturno invade o castelo do vilão Diablo para conseguir um de seus raros livros a mando do Radical. Os antigos membros dos Novos Guerreiros têm uma conversa séria para retomar a equipe. Kat Farrel forçou uma entrevista com Sofia Mantega (ex-Vendaval e atual Renascença) sobre as ações tempestivas dos Novos Guerreiros, sem mesmo se dar conta de que ela seria uma. E os policiais, Sykes e Givens, da divisão superhumana acabaram no meio de uma operação policial errada que mais uma vez levou a um fatal acidente causado por superhumanos.

Mais tarde, seguindo orientação do Transmapa, os Novos Guerreiros foram até o norte do estado de Nova York, esconderijo do vilão Mecanus. Segundo informações dadas pelo programa, Mecanus aparentemente estaria prestes a criar um novo vírus tecnorgânico e fatal. Todavia, durante o combate, Radical mais uma vez desapareceu em busca seus próprios interesses. Invadiu outra parte da instalação para hackear os computadores do vilão, desfalcando o time.

Novos Guerreiros

O sumiço de Donyell foi quase fatal. Mecanus mostrou estar bem preparado para o grupo e acabou separando-os em duas partes quando parte das instalações vieram abaixo. Quando voltou ao campo de batalha, Radical encontrou Chibata desacordada e soube que não poderia vencer daquele jeito. Obrigou Jubileu e Barnell a fugir dali enquanto os demais membros eram perseguidos pelo vilão robótico.

Novos Guerreiros

Daqui por diante, a história torna-se emocionante. Jono (Decibel),Angel (Tormenta), Vincent (Skybolt) e Christian(Phaser) usam os poucos recursos dos equipamentos restante que têm para fugir de Mecanus, enquanto que a equipe restante têm que se reestruturar e voltar a ter confiança um nos outros para salvá-los.

A chegada do único membro que faltou a missão, Sofia, parece convencer a todos que o primordial ali era a vida dos amigos e não as indisposições entre Radical e Jubileu. Vestindo mais uma vez os uniformes e com uma crucial (e bem criativa) ajuda da equipe juvenil, os Novos Guerreiros retornaram e conseguiram salvar o restante do time sem perdas.

Novos Guerreiros

Contundo, algumas mudanças parecem definitivas. Os detetives Sykes e Givens, com o apoio de Tony Stark, foram exclusivamente designados para prender os Novos Guerreiros. A confiança da equipe em seu líder parece definitivamente arruinada, já que descobriram que não havia vírus tecnorganico nenhum sendo criado. E os planos de Donyell para sua “causa” maior continuam.

Novos Guerreiros

Assim, concluí-se mais um especial dos Novos Guerreiros, que aparentemente deve ter conquistado os fãs brasileiros já que uma continuação saiu tão cedo nas bancas. E de fato, Kevin Grevioux parece ter uma habilidade magnífica em desenhar suas tramas com personagens tão pouco chamativos. O próximo só deve sair no semestre que vem, com a Invasão Secreta.

Coveiro

comments powered by Disqus