sábado, 20 de dezembro de 2008

Um review do Novo Justiceiro que não foi aos cinemas

*Atenção! Parte desse texto contém spoilers do filme
* Artigo escrito por nosso colaborador Tarik Khalil

Como todos bem sabem, o novo filme de Frank Castle nos cinemas - Punisher War Zone - foi lançado no começo de dezembro nas salas americanas, e logo no primeiro fim de semana obteve uma fraca bilheteria. Com isso, as apostas que já eram fracas para o filme vir às telonas brasileiras só se tornaram mais desacreditadas. Assim, não teremos Em Foco este ano para Justiceiro, infelizmente. E mal podemos imaginar quando finalmente poderemos vê-lo, mesmo que em DVD. Assim, restou aos fãs procurarem finalmente ver seu personagem de uma das maneiras mais criticadas nos dias de hoje. Porém foi que restou como única saída. Assim, um desses fãs, e novo colaborador, Tarik Khalil, enviou-nos esse texto com um pequeno review da história, que vocês podem conferir agora.

Punisher

Fazia muitos meses (talvez anos) que aguardava esse filme, conhecendo o personagem do Justiceiro a muito tempo e acostumado a suas adversas interpretações cinematográficas fiquei um tanto quanto receoso no início, foram as primeiras imagens que aumentaram meu entusiasmo um pouco... Finalmente parecíamos ter um ator fisicamente parecido com Frank Castle e “aparentemente” um enredo digno do nosso anti-herói.

Fiquei um tanto decepcionado com todos os problemas que a produção enfrentou, mas vibrei quando disseram que o filme não havia sucedido com a versão mais “light” e que voltaria a versão original, sangrenta como o filme deveria ser. Foi bem triste ainda ler a notícia de que o filme não sairia nos cinemas nacionais, obrigando nós fãs a nos utilizarmos de meios ilícitos para assistirmos ao filme em questão.

Devido aos diversos problemas que a produção inventou e ao marketing mal aplicado, o filme fez feio arrecadando apenas quatro milhões na estréia americana, cifra ridícula para um filme desse calibre, felizmente o mesmo teve um custo de produção inferior à maioria dos filmes da Casa de Idéias. Bom, estava mais curioso do que nunca e fiz o que pude para obter o filme. Agora após assisti-lo finalmente posso fazer meus comentários, mas antes gostaria de lembrá-los os principais problemas com os filmes anteriores:

The Punisher (1989)

Punisher

Para os que não conheciam o filme, por favor, dêem uma boa olhada na imagem acima. Vocês percebem algo de errado? Talvez a falta do maior símbolo do Justiceiro? Bom, quem dera fosse só isso faltando no filme. Com um roteiro fraco, atuação fraca e descaracterização total do personagem (além da ausência de outros personagens chave das HQs) têm esse terrível filme, ruim para fãs e para leigos.

The Punisher (2004)

Punisher

Depois de algumas experiências bem sucedidas com seus heróis mais populares temos agora a segunda tentativa com um dos anti-heróis da casa de idéias. Com mudanças grotescas no roteiro, baixo orçamento e completa descaracterização do personagem (pelo menos no modo de vestir finalmente temos “a caveira”), não é um bom filme para fãs, porém, agrada os leigos que não estão acostumados com o verdadeiro Frank Castle.

Bom, sem mais delongas, devo começar a falar do NOVO filme do Justiceiro

Punisher War Zone (2008)

Punisher

Devo alertar primeiro que assisti ao filme em péssima qualidade, perdi alguns diálogos devido à falta de legendas (mesmo em inglês) e aos sotaques ocasionais que atrapalhavam o entendimento. Esse texto contém spoilers.

O filme começa com uma reunião de mafiosos, temos a primeira aparição de Russoti (Russo nas HQs) que tem desentendimentos com um chefe da máfia italiana, há discussão e ele parte insatisfeito. Na cena seguinte está sendo servido o jantar, quando as luzes se apagam e Castle se faz presente. Nesse momento eu soube que via um verdadeiro filme do Justiceiro, seu primeiro ato é decapitar o velho mafioso e em seguida quebrar o pescoço de sua esposa, matando vários capangas com facas e estendendo-se a eliminar todos os capangas presentes de todas as formas possíveis. Na saída vemos o primeiro personagem conhecido, Martin Soap, com uma interpretação digna do personagem. O Justiceiro então tem sua fuga facilitada por um agente.

Nesse momento fica claro para quem assiste porque o filme teve uma censura tão alta e porque provavelmente não conseguiriam abaixá-la, a violência é extrema, sendo em alguns pontos, quase repugnante, um prato cheio para quem realmente quer ver isso e ter uma noção de como funciona o verdadeiro Punisher, porém, para a crítica isso é péssimo, visto que um filme como esse jamais seria bem visto.

Punisher

Russoti comemora a morte de seu adversário por pouco tempo, pois que Castle já está a caminho para puni-lo. Na invasão Castle acidentalmente mata um agente do FBI disfarçado, além é claro da maioria dos capangas presentes... Pessoalmente joga Russoti numa máquina para reciclagem de vidro, na qual ele fica preso até a chegada das autoridades.

Em seguida temos vários acontecimentos, pequenos flashs da morte de sua família, uma visita ao túmulo de sua família simultânea ao enterro do policial que matará e um encontro com outro velho conhecido dos leitores, “Microchip” que também aparece de forma satisfatória.
Logo em seguida temos a cirurgia de reconstrução de Russoti que o transforma em Retalho. Devo dizer que a semelhança ficou impressionante e ao mesmo tempo repugnante.

Com algumas tramas policiais características o FBI acaba no encalço de Castle enquanto Retalho começa a agir. Ele libera um irmão psicopata do qual eu nunca ouvi falar, para ajudá-lo na caçada de seu arquiinimigo. O resto filme se passa com várias sub-tramas relacionadas à família do policial morto que agora precisa da proteção de Castle, apesar do ódio pelo que ele fez, o agente que o persegue e Retalho e capangas atrás de vingança. Isso permite muitas cenas de violência e sangue, infelizmente, devido à duração curta do filme (aproximadamente 90 minutos) parte da trama é subaproveitada.

Sempre fiel ao personagem chegamos ao ponto em que Retalho e seu desconhecido irmão têm sob sua mira Microchip de um lado e a esposa e filhas do falecido policial do outro. Após dar três tiros em Castle manda que ele decida qual deles deve viver. Mirando para Microchip o qual aprova ação ele devia a arma atirando no irmão de Russoti o matando instantaneamente, nesse momento Retalho mata Chip e aponta para as reféns, Castle leva mais um tiro para protegê-las e em seguida levanta-se novamente para sua derradeira luta.

Punisher

Depois de uma luta física contra Retalho ele finalmente cumpre algo que foi adiado (desde que desconsideremos o arco em que ele morre e é ressuscitado) desde a década de 70. Ele perfura Russoti e o jogo ao fogo, impiedosamente matando seu inimigo assim como Castle sempre deveria fazer. O filme encerra com uma cena de agradecimento entre ele, o policial que o perseguia e a família do falecido.

Esse é de longe o melhor filme do Justiceiro, com excelente caracterização do personagem e com um roteiro consideravelmente superior, acredito que apesar do fracasso de público e crítica ele tem tudo que é necessário para agradar os fãs e os que não conhecem o personagem, desde que tenham estômago para tal.

Tarik Khalil

comments powered by Disqus