segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Troféu 616 - Os Melhores de 2008

As tradicionais votações para os Melhores e Piores do ano organizadas pelo nosso site Universo Marvel 616 encerraram-se neste Sábado, dia 10 de Janeiro. O resultado do Prêmio Impossível acabou de sair nesta noite de Domingo e, na madrugada desta Segunda-Feira já temos os grandes vencedores de 2008. Com os comentários de nosso editor, Eddie, trazemos para você com um imenso prazer o ganhadores do Troféu 616 .

TROFEU 616

Certamente, o ano que passou foi de grandes surpresas e desafios para os editores da Panini. E entre as decisões por eles tomadas a que certamente mereceu levar o prêmio em 2008 foi "Publicação de encadernados recentes como Vingadores: A Queda e Surpreendentes X-men".

Melhores de 2008

E falando em Surpreendentes X-men, parece que os mutantes da Marvel levaram outras premiações importantes em 2008. O encadernado Surpreendentes X-men : Superdotados levou o prêmio de Melhor coletânea de história reeditadas de 2008. E como parece acontecer ano após ano, o prêmio do Melhor Grupo de 2008 também foi para os Surpreendentes X-men.

Algum comentário especial sobre essas três premiações?

Eddie: Bem, a vitória de Surpreendentes X-Men como melhor grupo não foi, desculpem o trocadilho, surpresa nenhuma. Até pode se usar o argumento que os mutantes são mais populares o que, de certa forma, não deixa de ser verdade, mas nesse caso, acho muito merecido. A história é ótima e a prova de que não é apenas por ser um título mutante é o fato dos outros títulos dos X-Men, escritos por Carey e Brubaker, não serem indicados. Só é uma pena não dar o prêmio para os Novos Vingadores, pois eles funcionam muito bem como equipe. A vitória do encadernado só constatou que a 1ª temporada da série foi um marco dos mutantes, que pegou o melhor da polêmica fase anterior e deu continuidade. Fora que, pelo que sei, a qualidade dessa reedição está sensacional. Uma estrelinha para a Panini, por trazer de volta tão rápido essas histórias e, também, Vingadores: A Queda o que, provavelmente, fez por merecer ser a melhor decisão do ano.

Aparentemente, o mérito completo dos mutantes deve-se a ninguém menos que a equipe criativa. Assim, é com prazer que anunciamos que os vencedores da Categoria Melhor Roteirista e Melhor Desenhista de 2008 são Joss Whedon e John Cassaday, que se despendem de vez do título após mais de três anos juntos. Já o prêmio de melhor arte-finalista ficou para o aclamado Richard Isanove, da maxissérie Torre Negra.

Melhores de 2008

Nenhuma Surpresa aqui, não é?

Eddie: Infelizmente, acho até um erro, mas não dou tanta atenção aos arte-finalistas. Ironicamente, o Isanove é um dos únicos que eu lembro, por causa de Origem, então fico feliz por sua vitória. Já Whedon e Cassaday, sem dúvida, mereceram esse prêmio. O primeiro bateu feras como Bendis, Brubaker e Ellis, mas foi merecido. Sua passagem em X-Men já é um clássico e figura ao lado de fases como a do Byrne. O cara conseguiu a façanha de conquistar aqueles que odiaram o Morrison, já que ele trouxe uma abordagem mais tradicional, e os que gostaram, pois respeitou as melhores coisas. Seu Fera é genial, seu Wolverine é um ótimo coadjuvante e seu Ciclope é fantástico. Nem preciso falar da Kitty. Já Cassaday, admito que na lista tinha desenhistas melhores, porém sua arte era tão perfeita com os roteiros que ficava, na minha modesta opinião, mais do que perfeito.

Bem, o último arco dessa equipe mutante garantiu uma das cenas que certamente ficará na memória de todos os leitores. Afinal, o Sacrifício de Kitty Pryde em Surpreendentes X-Men. (X-men Extra 83) ganhou com folga a categoria de Cena mais emocionante de 2008. E com mérito devido, Kitty Pryde torna-se bicampeã e vence na categoria Melhor Heróina de 2008.

Melhores de 2008

Outras premiações que os mutantes levaram aqui foram o Melhor Casal de 2008, onde Ciclope e Emma Frost mais uma vez sobem no pódio. E pela primeira vez nesses três anos de Troféu 616, o líder dos X-men, Scott Summers, finalmente se destaca como o Melhor Herói do ano passado.

Melhores de 2008

O que acha desses vencedores?

Eddie: Como cheguei a dizer, acho que na votação mesmo, o Whedon fez um excelente trabalho tornando-a uma personagem ainda melhor do que era, para nos fazer sofrer mais quando ela fosse. A cena dela se superando para desmaterializar aquela bala gigante, salvando o planeta sozinha, não só merece a cena mais emocionante, mas também lhe dá, com folga e merecimento, o título de melhor heroína. Como ela é minha personagem favorita entre as mulheres, fico duplamente feliz. Ironicamente, não votei nela, mas na Jessica Drew, que acho que merece uma mênção honrosa pelo risco que correu ao levar a skrull até Stark. Já herói, embora tenha votado no Demolidor, concordo com a vitória do Scott. Esse ano, o personagem se superou como líder, com o ápice sendo aquele plano elaborado secretamente em conferência telepática, enquanto falavam outro plano. Um dos momentos mais bacanas que já vi em quadrinhos, culminando com aquela frase clássica do Xavier, onde ele mostrou ter assumido seu posto definitivo como líder dos mutantes. Infelizmente, já não concordo com ele vencer em casal com Emma Frost. Embora ache os dois juntos uma coisa genial e adore o casal, não acho que se destacaram como tais nesse ano que passou. A conversa de Cage e Jessica sobre os simbiontes ou mesmo as alfinetadas de Fera e Brand foram "mais casal" que Scott e Emma esse ano. Nem menciono Colossus e Kitty nessa categoria, para não ficar chato.

E já que citamos os heróis, nada mais próprio de que revelar logo quem venceu o prêmio de Melhor coadjuvante desse ano. No caso, temos um empate que traz um rosto bem conhecido do ano passado. A menina que sabe das coisas, Layla Miller leva esse prêmio juntamente com um hilário personagem que saiu das páginas de Nova Onda e foi parar na revista da Ms. Marvel – Aaron Stack, o Homem-Máquina.

Melhores de 2008

Entre as muitas novidades que surgiram no ano passado, uma certamente mereceu a maior parcela de votos da categoria Melhor RevelaçãoA nova formação dos Thunderbolts, de Ellis e Deodato Jr. Esse novo time surpreendeu tanto os leitores nacionais que teve indicações em boas partes das categorias e deu a Rocha Lunar a vitória como Melhor Vilã de 2008.

Melhores de 2008

Está de acordo com os resultados?

Eddie: Layla não sei se destacou-se tanto esse ano, mas é uma ótima personagem e merece vencer. Agora o Aaron, sem dúvida, roubou a cena no título da Carol Danvers. Passei a gostar bem mais depois que ele passou a fazer parte do elenco. Afinal de contas, um robô repleto de defeitos assim não se encontra em qualquer lugar, talvez apenas o Bender, de Futurama. Só lamento que a Nova 001 não tenha sido melhor votada, pois ela mandou muito bem nas páginas do Nova. Já os Thunderbolts, acho difícil encontrar alguém que tenha lido isso e não gostado. Simplesmente uma das mais geniais equipes do ano, que deu uma direção totalmente diferente da série antiga. Agora os personagens são totalmente amorais, com direito a assassinos e canibais no elenco. E o que falar do Osborn dele? Simplesmente sensacional. E, falando nele, acho até difícil classificá-lo como simplesmente um vilão hoje em dia, da mesma forma que a Rocha Lunar. Eles são personagens canalhas, capazes de agir como heróis, vilões ou nenhum, dependendo do que podem ganhar com isso. E curioso que a disputa de vilãs foi bem apertada, mostrando que as bad girls foram poucas, mas com muita presença.

Contudo, nenhum evento marcou tanto os leitores como a Morte do Capitão América pelas mãos da Agente 13, o grande vencedor da Categoria Cena Mais Surpreendente de 2008. Essa trama arquitetada pelo Caveira Vermelha, deu ao nazista a vitória como Melhor Vilão de 2008 e garantiu que a edição dos Novos Vingadores 49 fosse considerada a Melhor Edição de revista mensal do ano, juntamente com X-men Extra 82 que traz a conclusão da fase Whedon nos Surpreendentes X-men.

Melhores de 2008

Novos Vingadores 49 foi considerada a Melhor Capa de 2008 e o arco que começa a partir dessa edição "Morte de um Sonho", levou a premiação de Melhor arco de histórias de 2008. E como acontece desde que iniciamos essa premiação, pela terceira vez o título Novos Vingadores levou a categoria de Melhor Revista Mensal.

Eddie: Infelizmente, o evento da morte do Capitão já havia ocorrido e acabou meio diluído aqui, mas foi muito merecido. Saber que ele foi morto pelas mãos da Sharon foi muito terrível, nos deixando com o coração na mão, pensando se essa personagem tão querida poderá se recuperar disso um dia. Ponto para o Caveira que, sem dar muita chance, venceu o prêmio de melhor vilão. O cara simplesmente conseguiu matar seu inimigo da forma mais cruel. O único que, na minha opinião, também merecia vencer era o Capuz, que roubou a cena no 2º semestre. Melhor que matar seus inimigos é passar a perna em todos e se dar bem. Sobre as edições, a Extra só tinha Surpreendentes, portanto, merece vencer, mas perde pontos diante da outra, que tinha a morte do Capitão e a estréia da equipe de Luke Cage. Dois fatos muito importantes, é claro. Morte do Sonho é um arco excepcional e vai melhorando a cada edição. Saber os reais planos do Caveira, o que acontecerá com Sharon e o Bucky e se, algum dia, teremos um novo Capitão são questões que mal esperamos para ver respondidas e, para mim, esperar ansiosamente pelo mês seguinte é o que faz um bom arco. Já o tricampeonato de Novos Vingadores pode ser resumido em apenas uma frase: "única revista 100% aproveitável".

Dentro do título Novos Vingadores, tivemos a grata surpresa do retorno das histórias de Thor. Apesar de ainda conter poucas histórias lançadas, o Deus do Trovão garantiu algumas premiações. A melhor Cena de Combate de 2008 foi entre Thor e Homem de Ferro , em Novos Vingadores 55.


Melhores de 2008

Já a categoria da Piada mais engraçada do ano teve como vencedora a cena Dono do terreno onde Thor ergueu Asgard pegando o seu pagamento, em Novos Vingadores 54. Na verdade, esse título que tem ótimo equilíbrio entre a ação, dialógos de humor provou que Straczynski é um excelente escritor quando livre de pressões editoriais.


Melhores de 2008

Eddie: Não tenho nem palavras para descrever essa luta. O Thor simplesmente deu um coro merecido no Stark, coisa que todo mundo que não gosta dele adorou, pois esperava isso há tempos. E a luta foi tão fantástica que mesmo quem gosta do Stark curtiu, pois entenderam que o deus do trovão estava totalmente com razão. A cena do velhinho eu achei divertida, mas prefiro "10 motivos pra odiar Sally Floyd", pois dei mais risadas. Pena que não foi nem indicada.

Outra categorias que certamente merecem destaque por conter excelentes histórias, são a de Melhor Edição de Volume Único do Ano, onde venceu Marvel Apresenta 35 (Punho de ferro). Já a Melhor Minissérie em Partes do Ano foi Surfista Prateado: Requiém, que venceu com larga vantagem em relação as demais.

Melhores de 2008

Eddie: Alguém vai querer me bater, mas ainda não li a do Punho, que está aqui há meses. Prometo resolver isso o mais breve possível, mas enquanto isso não ocorre, eu concordo com a vitória dela. Eu não li, mas minha filha número cinco leu e disse que é muito boa. Já Requiém, eu li apenas a 1ª edição, pois não comprei ainda a conclusão. Mas mesmo assim, concordo totalmente, pois a história é muito linda e, como bônus, provou que a culpa de toda porcaria do Aranha é do Quesada, pois o Straczynski escreveu ele muito bem na participação nessa história, casado com a MJ e ainda dando uma alfinetada na história do pacto.

Por fim, a categoria que surpreendente foi a mais concorrida. Das três indicadas, houve praticamente um empate entre Torre Negra, Aniquilação² e Hulk contra o Mundo. Porém, com uma diferença única de um voto desempatado pelos emails... a Melhor Maxissérie do Ano foi...


Melhores de 2008

Aniquilação ² : A conquista



Eddie: Isso só prova que o gigante verde tem muitos fãs fiéis. Por causa da maneira irregular da publicação de Torre Negra, Aniquilação² deveria ganhar com folga, pois Hulk contra o Mundo é muito ruim. Bem, tem gente que comprou Massacre Renasce, então só fica evidente que o ser humano é cheio de surpresas. Bem, já que Hulk não ganhou, posso dormir mais contente, pois seria uma tremenda injustiça.

E assim encerramos nesta madrugada a nossa festa com os grandiosos vencedores de 2008. E se você se perdeu no meio desta lista, não se preocupe! Segue logo abaixo a lista organizada dos vitorisos e merecedores do Troféu 616.

CATEGORIAS DE PRODUÇÃO:
MELHOR ESCRITOR:
Joss Whedon ( Surpreendentes X-Men )

MELHOR DESENHISTA:
John Cassaday (Astonishing X-men)

MELHOR ARTE-FINALISTA:
Richard Isanove (Torre Negra)

MELHOR DECISÃO EDITORIAL DO ANO (Panini)
Publicação de encadernados recentes como Vingadores: a queda e Surpreendentes X-men

CATEGORIA PERSONAGENS:
MELHOR PERSONAGEM OU GRUPO REVELAÇÃO:
Nova formação dos Thunderbolts

MELHOR GRUPO DE HERÓIS:
Surpreendentes X-men

MELHOR CASAL DO ANO:
Ciclope e Emma Frost (Surpreendentes X-men)

MELHOR COADJUVANTE:
Homem-Máquina (Nova Onda e Ms Marvel)
Layla Miller (X-Factor)

MELHOR HERÓINA:
Kitty Pride (Surpreendentes X-men)

MELHOR HERÓI
Ciclope (Surpreendentes X-men)

MELHOR VILÃO:
Caveira Vermelha (Capitão América)

MELHOR VILÃ:
Rocha Lunar (Thunderbolts)


CATEGORIA HISTÓRIAS:
MELHOR ARCO DE HISTÓRIAS:
A Morte do Sonho (Capitão América, Novos Vingadores 49 a seguir)

CENA MAIS SURPREENDENTE:
Morte do Capitão pelas mãos da Agente 13 (Novos Vingadores 49)

CENA MAIS EMOCIONANTE:
Sacrifício de Kitty Pryde em Surpreendentes X-Men. (X-men Extra 83)

CENA MAIS DIVERTIDA:
O dono do terreno onde Thor ergueu Asgard pegando o seu pagamento (Novos Vingadores 54)

CENA DE COMBATE:
Thor vs Homem de Ferro (Novos Vingadores 55)

CATEGORIA REVISTAS:
MELHOR CAPA:
Novos Vingadores #49

MELHOR REVISTA MENSAL:
Novos vingadores

MELHOR EDIÇÃO MENSAL LANÇADA NO ANO:
Novos vingadores 49 (Morte do Capitão América)
X-Men Extra 82 (Conclusão de Surpreendentes X-men)

MELHOR EDIÇÃO DE VOLUME ÚNICO DO ANO:
Marvel Apresenta 35 (Punho de ferro)

MELHOR MINISSÉRIE EM PARTES DO ANO:
Surfista Prateado: Requiém.

MELHOR COLETÂNEA DA HISTÓRIAS REEDITADAS:
Surpreendentes X-men : Superdotados

MELHOR MAXISSÉRIE DO ANO:
Aniquilação²


E não deixe de conferir os "vencedores" do Prêmio Impossível dessa ano aqui mesmo no site. E se estiver curioso sobre quem ganhou as disputas do Troféu 616 de 2007 e 2006, basta clicar nos anos referentes.

Obrigado pela participação de todos e discutam a vontade os resultados, seja aqui ou em nossa comunidade! Uma Boa Noite a todos!!

Coveiro

comments powered by Disqus