sábado, 7 de março de 2009

A Guerra é um Inferno: Aces High*

Quando inventou o avião, Santos Dumont (não adianta os historiadores falarem que foi os irmãos Wright não. Esse artigo é meu e às vezes gosto de bancar o patriota) nunca pensou que sua criação ia ser utilizada para ferir as pessoas. Porém, reza a lenda que ao ver seu “filho” ser usado para destruir vidas, ele caiu em profunda depressão. Mas ao que parece, seu invento não era para ser uma grande arma.


Aces High 01
Pegando por base o recordatório escrito por Ennis, o avião não era para ser usado em combate. Era simplesmente para ser usado para missões de reconhecimento. No entanto, algum “sábio” resolveu ir mais longe. No início um revólver, depois espingardas e, por fim, metralhadoras. Estavam criando os ancestrais dos famosos F-16 e F-22. Porém, o conceito era “infantil”. Os pilotos não tinham proteção, tinham problemas com a altitude e não tinham acentos ejetores com pára-quedas. Mas, apesar dos problemas, alguns alcançavam as nuvens enquanto outros nem tiveram tempo de ver o chão.

Nosso herói, porém, não parece estar muito preocupado com isso. Cavalgando seu pássaro de aço, ele cantarola uma canção que denuncia a sua nacionalidade. Sim, estamos falando de um ianque, que está disposto a fazer de tudo para derrubar os inimigos. Porém, nem todos são como ele.

Aces High 02

Enquanto nosso nobre herói, que atende pelo nome de Tenente Kaufmann, cantarola pelas nuvens a glória dos EUA, um piloto, que atende pelo nome de Franko passa por ele e depois, ao chegar na sua base, informa seus superiores que viu “uma besta num Spad pintado como se fosse uma p&*&¨ francesa”. Seus superiores atendem pelo nome de Peter “Rox” e Capitão Booker. E ambos estão conversando sobre os norte-americanos mais queridos do planeta.

Booker não está interessado em entrar para um esquadrão formado por americanos, já que saiu daquele país porque não suportava seus compatriotas. Rox, no entanto, disse que precisava dele para poder ajudar a comandar o pelotão, já que todas as esquadrilhas seriam formadas por ianques, sob o comando inglês. Enquanto discutem, eis que surge o nosso Spad que parece uma p&%$ francesa.

Kaufmann se apresenta para Rox e para Booker, dizendo que tinha instruções para ir ao Campo Saint Luc, lar do Esquadrão Americano 88. Rox confirma que está no lugar certo, mas acha estranho ele pilotar um Spad (enquanto todos no esquadrão usam Pup), além do fato dele utilizar cores inadequadas. No final, Rox manda Kaufmann procurar seu ajudante, Capitão Clark, para acertar os últimos detalhes.

Ao se apresentar, o quase sóbrio Capitão Clark nota que há alguns problemas com a papelada de Kaufmann. Isso começa a preocupá-lo. Mas o Capitão Clark está mais preocupado com a uma “levadinha”, opa, quer dizer, com uma “levantadinha”. E por que raios Kaufmann não aceita logo um trago?

Aces High 03

Bom, enquanto Kaufmann está preocupado, o Esquadrão 88 se prepara para uma missão de reconhecimento. Kaufmann resolve embarcar nessa. Mas parece que alguém não quer que Kaufmann decole.

Clark sai do seu escritório ensandecido, dizendo que a nota apresentada por Kaufmann não é uma nota oficial e que o comando não fazia a menor idéia quem ele era. Mas ninguém da bola para o velho capitão do trago. Fora que ninguém o escuta por causa dos barulhos dos aviões. Clark, na ânsia de tirar Kaufmann do avião, acaba sendo estraçalhado por uma hélice.

Aces High 04

Rox dá ordem para a Esquadrilha C decolar. Kaufmann surrupia um Pup da esquadrilha e sai o mais rápido possível do local, enquanto todos se perguntam o que nosso amigo ébrio estava tentando dizer.

Nos céus, o inevitável acontece. Kaufmann se perde de seu comando, enquanto tenta esquecer os últimos fatos ocorridos. Porém, ele acaba encontrando uma coisa que ele queria: Um alemão para duelar no ar. Mas no final, não ocorreu a tal luta. Kaufmann acabou matando o piloto antes mesmo de qualquer reação. Este passa a sentir muito mal a ponto de vomitar.

Ao voltar, Kaufmann relata que se perdeu do grupo por causa das nuvens, mas este fato foi sua salvação. Ao chegar ao Campo Saint Luc, ele descobre que toda a sua esquadrilha foi abatida e que ele foi o único sobrevivente. Kaufmann parece decepcionado, mas o Capitão Booker informa que lá nada sai como o planejado.

Aces High 5

Começa mais uma estréia na Max desse mês. Além da elogiada mini 1985, Garth Ennis nos traz mais uma mini série sobre batalhas (não tão) épicas nos céus europeus da primeira guerra. Achei bem bacana o começo, de modo que só deve vir coisa boa. Estejam aqui para acompanhar o desenrolar dos fatos. Por hoje é só pessoal.

Rafael Felga

*NR: Aces High é uma famosa música do Iron Maiden sobre batalhas áreas. Mas nesse caso, a música se refere a II Guerra Mundial.

comments powered by Disqus