quinta-feira, 5 de março de 2009

O ano em que meus vilões sairam de férias

Todos os editores, redatores e colaboradores do Marvel616 são, obviamente, leitores de quadrinhos, assim como você que está lendo isso. Como tais, quantas vezes, principalmente quando mais jovens, não nos imaginamos vivendo aquelas aventuras lado a lado com nosso heróis e enfrentando terríveis vilões. Em 1985 esse sonho torna-se uma realidade.

1985

Embora a história comece em Marvel Max nº66, ela abre com uma releitura do combate entre Victor von Doom e Beyonder, na famosa e clássica Guerras Secretas. O resultado, como a maioria bem sabe, é o monarca da Latvéria vencendo e surgindo diante dos heróis, em tamanho gigante.

E, nesse instante, tudo é interrompido, pois chegou o final da edição. Isso mesmo, não estamos vendo uma nova versão de uma velha história, estamos acompanhando o garoto Toby, em uma Comic Shop, estupefato por ter perdido aquela edição.

1985

O garoto, claro, encomenda as edições da série e, aproveitando, também quer as do Demolidor, já que Frank Miller irá retornar. Um funcionário da loja tenta tirar o menino do vício em HQs Marvel, mostrando outras coisas, mas é repreendido por Saul, que é o cara da loja de quadrinhos.

Este ainda mostra para o menino um brinquedo do robô Herbie, do antigo desenho do Quarteto Fantástico. O menino fica maravilhado, pois nem sabia que tinham feito aquele brinquedo, no que Saul responde que ali estava toda a graça, pois realmente não fizeram. Esse cara é sinistro, mas o que mais me chamou atenção nessa cena foram as capas de várias edições antigas que eu tenho. Nostalgia total.

1985

Bem, mas quem é Toby? Um menino que retornou aos gibis graças ao divórcio dos pais e uma edição do Homem de Ferro, afinal, nesse mundo fantástico os problemas são resolvidos em vinte páginas. Toby é introspectivo na escola, tem notas baixas, mal fala com o padrasto e os médicos acham que está com depressão.

Chegando em casa, encontra seu pai e o padrasto. O primeiro, chamado Jerry, acabou de se desfazer de um carro, por não conseguir pagá-lo após o fim de sua banda. Diferente de Hart, o padrasto de Toby, que acabou de adquirir um Cadillac Eldorado.

1985

Por uma mistura de pouco dinheiro e nostalgia, Jerry leva seu filho para a velha Mansão Wyncham, recentemente vendida para homens de fora da cidade que pretendem transformá-la em asilo.

No caminho, o homem fala sobre as edições que o filho lhe emprestou, afirmando ter gostado mais dos X-Men, particularmente a saga de Proteus e da Fênix Negra. Apesar disso, concorda com Hart sobre seu filho tirar a cabeça das nuvens e se dedicar mais aos estudos.

1985

Os dois chegam na mansão, onde Jerry lembra da amizade com o pequeno Clyde Wyncham e que esta terminou quando o jovem sofreu um acidente, que resultou em uma lesão cerebral. Nisso, um dos compradores aparece e, quando Jerry diz que está ali pela nostalgia, pergunta se ver um local da infância transformado em hotel não incomodava.

Espere, mas não era asilo? O pequeno homem desconversa, oferecendo ao menino várias HQs antigas que estavam ocupando espaço no lugar. Porém, a quantidade de raridades valiosas (incluindo, a 1ª edição do Homem-Aranha) incomoda Jerry, que decide não aceitá-las. Tinha até a estréia do Quarteto, grupo cujo nome provoca uma reação de espanto no comprador baixinho. Porém, não é só isso que perturba Toby, mas outra sinistra aparição.

1985

Alguém vestido de Caveira Vermelha na janela. Algo que, unido à algo familiar no baixinho, deixa o garoto bem perturbado. Ele compartilha a história com os amigos, que o acham esquisito.

Em casa é impossível falar sobre isso com sua mãe, até porque ela está muito ocupada criticando o pai do menino, já que Jerry dispensou uma fortuna em HQs. Porém, algo além das reclamações de sua mãe chama atenção de Toby, uma notícia na Tv sobre um maluco vestido de pássaro. Poderia ser um trote de faculdade, se não fosse a fotografia do sujeito.

1985

Depois da visão do próprio Abutre, o menino tenta convencer um amigo a ir com ele para a mansão. Embora o outro menino seja tão infantil que ainda usa camiseta do He-Man, Toby acaba indo sozinho mesmo. No caminho, pensa que a presença de seus heróis o faria acreditar que seus problemas também podem terminar em 20 páginas.

Chegando na mansão, nos é revelado que o baixinho é o Toupeira que, no momento, discute com o próprio Dr.Destino. O pequeno vilão se mostra entusiasmado com um mundo sem heróis, mas Doom está incomodado em viver naquela choupana e afirma que "ele" está manipulando todos, assim como a todos que arrastou para aquele mundo. Porém, o monarca afirma ser imune aos poderes mutantes "dele" e, ignorando o medo do Toupeira, inicia um ataque violento.

1985

Diante daquela visão assustadora, o jovem Toby corre desesperadamente. Tão rápido que nem vê um árvore até esbarrar nela, mas claro que não era exatamente uma árvore.

1985

Assim termina a 1ª edição dessa mini-série trazendo Mark Millar nos roteiros e Tommy Lee Edwards na arte. A história promete trazer uma visão inusitada de realidades alternativas, embora não seja inédita.

Já vi esse mesmo plot no antigo desenho do Homem-Aranha e na Liga da Justiça, mas sempre é interessante ver como bons autores podem reciclar conceitos.

Quem teria levado os vilões para aquele mundo? Será que Stan Lee e Jack Kirby, de fato, criaram o Universo Marvel? Respostas nas próximas edições.

Eddie

P.S. título do artigo baseado em filme brasileiro de grande sucesso...ou não

comments powered by Disqus