quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cavaleiro da Lua: O Lado Escuro da Lua


Oladoescurodalua.01

Sabe aquele período que tudo vai desabar?Sim, aquele período em que as coisas dão todas erradas em todos os campos da vida? Parece até que há alguma força sobrenatural conspirando contra você. Spector sabe muito bem disso. Aliás, até seu deus está contra ele.

Nossa história do mês começa com um programa televisivo (ao que parece, o Larry King Live), onde uma ativista comunitária critica duramente as ações do Cavaleiro da Lua. O relações-públicas da SHIELD tenta amenizar a situação, mas em vão. Nem mesmo Stark é poupado pelas ações de Spector. Afinal, como o Cavaleiro da Lua obteve um cartão de registro? (essa cena me fez lembrar um clássico da Distinta Concorrência).

Porém, o espetáculo televisivo não passa despercebido (óbvio que não, é o Larry King). Du Champ, Rob e Marlene estão vendo o referido programa. No final, Marlene acaba marcando um encontro com uma pessoa.

Oladoescurodalua.02

Dr. Depford é localizado. Lembram-se dele? Sim, foi o psicólogo que deu o aval para que Spector ganhasse o cartão de registro. Ele é localizado pelos agentes da SHIELD, mas, antes mesmo de qualquer ação, ele resolve pedir demissão desse plano. Os agentes relatam a situação para Stark, que pede que confisquem todas as anotações de Depford sobre o exame feito com o Enularado.

Enquanto isso, numa loja de artefatos medievais, um vendedor demonstra a potencialidade de algumas armas. O comprador é ninguém menos que Carson Knowles, o Espectro Negro. Aparentemente, o armeiro fez o serviço completo, inclusive a sua nova armadura. Porém, ele não vai receber um pagamento, ao menos não nessa vida.

Oladoescurodalua.03

Em uma lanchonete qualquer, descobrimos para quem Marlene ligou. Sim, o eterno amor de sua vida: Marc Spector. Após espantar a garçonete, eles começam um papo. Inicialmente, Marlene comenta que Spector está sendo acusado de assassinar um oficial da condicional. Obviamente, Spector nega. A conversa acaba tomando outro rumo. Quando parecia que a conversa ia ficar mais leve, Marlene comenta que viu Knowles. É o suficiente para as coisas saírem dos eixos.

Marc fica completamente transtornado e fica extremamente furioso por só saber o que está acontecendo agora. Marc, num súbito acesso detetivesco, percebe que Knowles é o assassino do agente da condicional. Para Marlene, isso não passa de mais um dos delírios de Spector. Prestes a perder a paciência com Marlene, o Enluarado é interrompido pela mesma garçonete. Antes que arrumasse mais confusão, Spector decide ir embora do local.

Em outro restaurante, bem mais precário, um grupo de pessoas discute o que fazer com um armamento, aparentemente, roubado da SHIELD. Trata-se de armas nanotecnológicas, com qualidade das indústrias Stark. Bom, eles decidiram que vender para o Dr. Destino seria muito complicado. Mas o que eles não esperavam é que Knowles ouvisse tudo.

Já em sua casa, o Cavaleiro da Lua surpreende seu Alfred e sua Tia Cooper vendo a população pedir a cabeça dele. Aquilo deixa Marc furioso, e acaba expulsando os empregados de sua casa.

Oladoescurodalua.04

Enquanto Spector solta os cachorros em seus empregados, uma investigação criminal é realizada. Trata-se do vendedor de armas que topou com o Espectro Negro. Para variar, ele tem o símbolo da lua marcado na testa. Durante a investigação, os detetives são abordados pelos agentes da SHIELD, dizendo que agora o caso é deles. Apesar das evidências, o Detetive Flint acredita que alguém está se passando pelo Cavaleiro da Lua. Mas não é levado muito a sério pelos agentes.

Temos uma cena rápida: Perfil e uma moça que insiste em chamá-lo de pai (coisa meio Nelson Rodrigues, não?). Spector tenta contatá-lo, mas Perfil não está muito disposto no momento.

Em sua Lua-Caverna (ou seria Caverna da Lua? Ou ainda, Lual-Caverna?), Spector começa uma discussão com seu parceiro. Spector acha que ele passou dos limites, onde resultou a morte de um dos membros da gangue chamada “WHYOS”. Mas o parceiro de Spector acha que os métodos do Enluarado são muito antiquados, para alegria de Konshu, que faz sua costumeira aparição para atormentar Spector. Mas a discussão é interrompida pela chegada do Homem de Ferro e um batalhão da SHIELD.

Oladoescurodalua.05

Stark está com sua paciência no limite. Acusa Marc de diversos crimes, além de violação a diversos procedimentos. Marc diz para Stark não se aproximar sem seu elmo e, longo em seguida, quebra o pulso de um agente. Marc diz que está sendo acusado injustamente. Mesmo sendo maluco, ele não mata (só entalha uma lua na cabeça da galera).

Spector diz que o assassino é Knowles e tudo é uma tentativa de incriminá-lo. Porém, ainda que isso seja verdade, Stark questiona como Spector conseguiu um cartão de registro, principalmente levando-se em conta seu dossiê. Adicione o fato de Depford estar morto. Stark fecha a Lua-Caverna e coloca o Cavaleiro da Lua sob investigação.

E Knowles, por onde anda? Ora, ele está matando. Lembram-se daqueles traficantes de armas? Então, o Espectro Negro resolveu pegar as armas tecnológicas para ele. Após chacinar quase todos os membros, ele pede explicações sobre o funcionamento das armas para o Buck, o único poupado (ainda) por Carson. Buck explica como funcionam as Nanitas, as armas para controlar as pessoas desenvolvidas pelas Indústrias Stark.

Oladoescurodalua.06

Em sua casa, Spector é atormentado por fantasmas. Mas precisamente, por um deus. Konshu diz que o Homem de Ferro não é um deus como Thor. Não passa de um aleijado e o seu Avatar da Dor não deveria ter medo dele. Spector fala para deixá-lo em paz. Konshu até gostaria, mas investiu muito tempo nele para realizar sua vingança.

Konshu começa a esbravejar, dizendo para o Cavaleiro da Lua engolir o choro e parar de fazer manha. Spector diz que tudo que ele gostaria de ser era um herói, não um assassino. Enquanto lamenta pelos cantos, Marc é surpreendido por Knowles.

Oladoescurodalua.07

Começa a tradicional luta entre bandido e mocinho. Spector se esforça, mas é facilmente superado. Derrotado e ferido gravemente, Spector é obrigado a ouvir Carson dizer tomará tudo que ele tem nessa vida e ficará exatamente como ele ficou: Sem absolutamente nada. Spector liga para a única pessoa que lhe resta: Crawley.

Crawley chega e encontra Spector num estado lastimável e completamente autodestrutivo. Spector pede pílulas para aplacar a sua dor, mas Crawley se recusa a fornecê-las. Nesse momento, Jake (Crawley chama Spector por esse nome) perde as estribeiras. Crawley então resolve colocá-los nos eixos de novo, nem que seja na base da pancada.

Spector reage e então Crawley diz: “Você é meu herói, desgraçado. Sem você, o que eu sou? Que valor tenho eu? Eu não quero me perder novamente.Não serei enterrado. E eu não assistirei a você se afundar em seu próprio pântano fétido”.

Spector então acorda, e percebe a verdadeira função do bufão da corte. É simplesmente apontar a verdade na cara do rei. E nesse momento, o abatido Cavaleiro da Lua renasce. Mas do lado de fora, Knowles o aguarda.

Oladoescurodalua.08

E mais uma parte (na verdade, duas) do arco “Deus e Nação” se encerra. Muito legal o arco. Mostrar Spector como um herói registrado tem sido um grande acerto Mike Benson e Charles Huston. Somando isso ao fato de nosso herói ter que lidar com seu deus que, a todo custo, quer levá-lo para o lado da matança desenfreada, a história está quase perfeita. Só estou sentido falta do Finch aqui, já seu traço caía perfeitamente para o Enluarado. E não percam a próxima parte, onde o Cavaleiro da Lua parte para cima do Espectro Negro.

Nr: O título é a tradução de “Dark Side Of The Moon”, um dos melhores discos do Pink Floyd.

Rafael Felga

comments powered by Disqus