domingo, 3 de maio de 2009

Maratona 616: Top 10 - Parcerias do Wolverine

Capa

A nossa maratona de top 10s sobre o Wolverine continua, agora listando as parcerias do baixinho. Aqueles personagens que tornaram o velho Logan um lobo menos solitário em suas aventuras, em sua vida, ou em ambos. Vamos à lista.

10 - Maverick

Durante a Guerra Fria, Logan trabalhou em uma equipe especial que ficou conhecida por Team-X. Entre os membros, estava David North, o Maverick. Ele era um mutante capaz de absorver impacto cinético e era muito habilidoso com todo tipo de armas. O Team-X encerrou suas atividades depois da missão de recuperar o Sintetizador de Carbonádio e seus membros, tempos depois, foram submetidos aos implantes de memória do Programa Arma X. Anos depois, quando Ômega Vermelho despertou, Maverick voltou para a vida de Logan, justamente para impedir o Sintetizador de cair nas mãos desse vilão. Depois disso, tornaram-se aliados ocasionais. David chegou a contrair o Vírus Legado e, no processo de remissão, acabou ganhando o poder de disparar a energia cinética que absorvia. Curado do vírus, acabou sendo ferido gravemente por Victor Creed, sendo salvo pelo novo Arma X e tornando-se o Agente Zero.

f10

9 - Pigmeu

Eugene Milton Judd nasceu em 1914 no Canadá. Era caçador de recompensas e mercenário, até encontrar a Lâmina Negra de Bagdá, uma espada que continha um feiticeiro chamado Raazer Negro. Para aprisioná-lo, ele sacrificou parte da força vital, contendo o feiticeiro em seu corpo, virou anão, ganhou a agilidade dele, e vive em constante dor. Sua amizade com Wolverine é de longa data, sendo que os dois até lutaram juntos na Guerra Civil Espanhola. Pigmeu também interviu na primeira luta do herói com Lady Letal, mas acabou atingindo a cabeça de Logan com sua nave.

9

8 - James e Heather Hudson

Quando escapou do Programa Arma X, Logan era pouco mais que um animal. Vagando pela floresta, acabou esbarrando com James e Heather Hudson, que estavam em lua de mel. James o derrubou com tranquilizantes e foi pedir ajuda. Durante a noite, coube a Heather enfrentar a fera e reencontrar o humano adormecido dentro dele. Desde então, Logan tornou-se grande amigo dos Hudson. James queria que Logan fosse o líder da futura superequipe canadense, a Tropa Alfa. Mas a deserção do mutante irritou seu velho amigo, que por duas vezes tentou capturá-lo e levá-lo de volta ao Canadá. Primeiro, como o herói Arma Alfa e, tempos depois, já chamado de Víndix, contando com o apoio da Tropa Alfa. Heather também assumiu a identidade de Víndix, quando achava que o marido tinha morrido.

8

7 - Capitão América

Em meados da Segunda Guerra Mundial, a fim de impedir os planos da aliança entre Hidra e Tentáculo, em Madripoor, Logan contou com um aliado de peso, Steve Rogers, o Capitão América. Os dois logo perceberam afinidades, sendo dois dos maiores combatentes do Universo Marvel. Tanto que, após cumprida a missão – com direito ao salvamento da jovem Natasha Romanov -, Steve sugeriu que eles pudessem agir juntos, como parceiros. Pouco tempo depois, com esta vaga preenchida por Bucky, eles lutaram lado a lado novamente. Em tempos mais recentes, ocorreram vários outros encontros e, por fim, os dois fizeram parte dos Novos Vingadores, pouco antes da morte de Rogers.

Maratona 616 Wolverine


6 - Viúva Negra

Na Segunda Guerra Mundial e ao lado do Capitão América, Logan lutava contra os planos da Hidra e do Tentáculo, e no processo libertou a jovem refém Natasha Romanov. Depois disso, acabou se tornando treinador da menina enquanto ambos estavam infiltrados – sem saber um do outro – entre os capangas do espião Taras Romanov. Em tempos mais recentes, houveram vários outros encontros, na maioria dos quais se encontraram como parceiros, com direito a demonstrações de fidelidade. A maior exceção para isso é a situação atual das duas equipes antagônicas de Vingadores, onde Wolverine apóia os rebeldes anti-registro e a Viúva Negra se mantém com a equipe de Tony Stark, como boa agente da SHIELD.

6

5 - Elektra

Quando Logan havia perdido grande parte de sua humanidade, após uma tentativa mal sucedida de reimplante de seu adamantium promovida pelo vilão Gênesis, Stick deu a Elektra a missão de guiá-lo de volta a esse caminho, a fim de livrá-lo da natureza e aparência bestial que tinha assumido. Ela teve sucesso na missão e Wolverine voltou a ser aquele que conhecemos. No arco Inimigo do Estado, o canadense mais uma vez atuou junto da ninja assassina – ou já seria da skrull que a havia substituído?

Photobucket

4 - Jubileu

Durante uma crise na época em que os X-Men tinham seu quartel-general na Austrália, estes terminaram desaparecidos e Wolverine, crucificado no deserto australiano pelos Carniceiros de Donald Pierce. Nesta ocasião, foi a jovem Jubilation Lee que o ajudou a escapar da situação e dos vilões. Assim começou a parceria que se seguiria por um bom tempo, com Logan se tornando quase um pai para a menina, sendo seu protetor e treinador, de forma similar com a ocorrida com Kitty Pryde anos antes. Por isso, Jubileu pode ser tida como a segunda “sidekick” do herói canadense.

4

3 - Yukio

Sendo uma das maiores assassinas a serviço de Shingen Harada, Yukio recebe a missão de assassinar o indesejável pretendente da filha do Lorde, Mariko. O que a impede de cumprir a missão é o fato de que ela se apaixona por Logan e eles chegam a formar um inflamado casal. Devido à proximidade das personalidades dos dois, sua química era inegável, com direito a brigas de bar e coisas do gênero. Mas isso logo acabou, pois o coração de Wolverine pertencia a Mariko – sim, ele também tem sentimentos profundos. Com o tempo, eles voltaram a se encontrar como parceiros e amigos com bônus, a ponto de ser ela quem cuida da filha adotiva de Wolverine, Amiko, até hoje.

3

2 - Kitty Pryde

Aos 13 anos de idade, Katherine Pryde manifestou habilidades mutantes, e logo foi encontrada pelo Professor Charles Xavier, e abordada em sua casa por este, juntamente a Colossus, Tempestade e Wolverine. Enquanto a jovem ainda nem entendia exatamente o que acontecia, já teve de se envolver em uma conturbada batalha com o Clube do Inferno, que tentava sequestrá-la. Algum tempo depois, Kitty se junta oficialmente à equipe, e Logan assume a função de treiná-la e protegê-la, forjando uma forte amizade com a menina. Juntos, eles estrelaram algumas das maiores histórias dos X-Men da década de 80, fora a memorável minissérie na qual vão ao Japão investigar o envolvimento do pai da moça com a Yakuza e acabam enfrentando o antigo mestre do canadense, Ogun. Ao passar do tempo, a heroína passa por idas e vindas, integrando os X-Men em algumas épocas e outras não. No fim das contas, Kitty Pryde faz seu retorno triunfal nas mãos de Joss Whedon, voltando a ser parceira de equipe de Wolverine nos Surpreendentes X-Men. Na épica conclusão da saga, ela se sacrifica para salvar a Terra, seguindo espaço adentro no Retaliador, a “bala” que os grimmamundanos lançaram contra o planeta, sem muitas esperanças de sobrevivência. Sua deduzida morte abalou a todos, fazendo inclusive Logan abandonar o estilo durão por um momento e demonstrar todo seu luto.

Maratona 616 Wolverine


1 - Noturno e Colossus

O garoto inocente da fazenda. O equilibrado e sábio. O homem talhado pela vida. Esses são Piotr Rasputin, Kurt Wagner e Logan. Três homens tão diferentes, mas que formaram, talvez, o mais forte laço de amizade no Instituto Xavier. Quando usava seu indutor de imagens, foi Logan que mostrou ao Kurt que, sim, ele poderia sair de cara limpa, pois o mais importante era sua própria aceitação. Quando queria falar sobre seu relacionamento com Mariko Yashida, era Kurt que Logan buscava por conselhos. E na época que Piotr estava interessado em Kitty, mas temendo ser apenas um camponês ignorante diante de alguém tão inteligente, foi Logan que tentou abrir seus olhos que isso, na realidade, tinha pouca importância. Tempos depois, ao terminar com Kitty, os outros dois amigos o levaram a um bar para dar conselhos e, chegando lá, o deixaram apanhar do Fanático, mostrando como dói ser abandonado por aqueles que confia. Esses três sempre foram muito mais do que apenas colegas em combate, mostrando uma amizade que não se abatia, até que Piotr tornou-se Acólito do homem que arrancou o adamantium do corpo de Logan, deixando um mal estar entre eles, algo que logo foi tirado do meio deles pelas palavras firmes de Kurt. Em combate a sintonia entre eles sempre foi perfeita, como a batalha de Wolverine e Noturno contra os N´Garai, onde o segundo estava muito mais preocupado em salvar a mente do amigo, em estado bestial na ocasião. E nem precisamos mencionar o clássico Arremesso Especial. Por isso, essa amizade é um dos pilares do Universo Mutante.

Maratona 616 Wolverine


Menção Honrosa: Armadura

Na aclamadíssima série mutante de Joss Whedon e John Cassaday, Surpreendentes X-Men, alguns jovens mutantes, alunos do Instituto Xavier, foram introduzidos. Destes, quem teve maior destaque e importância foi Hisako Ichiki. Depois de bater de frente com o professor Logan algumas vezes, a jovem oriental acabou viajando acidentalmente junto dos X-Men para sua aventura no Grimmamundo. Lá, tendo de lutar ao lado de seus mentores, Hisako assumiu o codinome Armadura. Wolverine se encarregou de cuidar e treinar a menina durante sua estada naquele planeta. Ao trágico final da saga, ocorreu uma cena memorável, na qual ela incita Logan a enfrentá-la numa briga, objetivando suavizar seu luto diante da morte de Kitty Pryde. Assim, podemos considerá-la a terceira geração de jovens pupilas do baixinho, tal como Kitty e Jubileu.

Photobucket

Dessa forma, terminamos nossa homenagem aos tão importantes parceiros de Wolverine. E com esta, encerramos nossas listas por ora, mas a maratona continua e dentro de algumas horas finalmente teremos nosso Em Foco X-Men Origens: Wolverine. Fiquei atento.

Léo e Eddie

comments powered by Disqus