quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fugitivos: Dívidas da Família

Desde que decidiram fugir de seus pais, os filhos do Orgulho viveram intensas aventuras seja em Los Angeles ou mesmo em Nova York. Dividiram momentos felizes juntos, aprenderam a se amar e também a conviver com perdas. Tiveram inclusive seus momentos ao lados de outros jovens heróis, negando de vez a vilania de seus genitores. Recentemente, viveram suas próprias aventuras em outro tempo e, por fim, acabaram encarando até mesmo essa onda de Invasão Skrull na Terra (apesar de não ter sido ainda publicada por aqui). De mansinho, os Fugitivos cativaram o coração dos leitores da Marvel e agora voltam mais uma vez num arco de história completa em Marvel Especial 13.

Fugitivos

Desta vez, os garotos retornam finalmente para casa e devem procurar um outro lugar para morar. Para quem não leu ou não se recorda, o escoderijo anterior deles nos poços de pixe acabou sendo descoberto pelo Homem de Ferro e por muito pouco eles quase não conseguiram fugir mais uma vez. A resposta para a nova casa é dada pelo Sapão, o veículo de tecnologia avançada construído pelos Stein antes de morrerem.

Existe um lugar em Malibu, uma casa de veraneio dos pais de Chase Stein que ainda não foi violada. Todos concordam que lá seria um ótimo lugar, bela praia e bem confortável. O único problema seria passar pelos sistemas de segurança do lugar – Demônios. Mas não diabretes reais, mas construtos robóticos engenhados pelos Stein. E, uma coisa é fato, depois de tudo que vivenciaram, não seriam meras máquinas que tirariam o sossego destas crianças.

Fugitivos

Agora que tem a morada, os Fugitivos precisam é arrumar dinheiro para se sustentar.
Por enquanto, Xavin pode se fingir de adulto para enganar os vizinhos, mas como o único que atingiu a maioridade é o Chase, é ele quem é votado para sair e catar serviço. E é o que ele faz, mas não exatamente da maneira mais convencional que imaginávamos. O mais velho dos Fugitivos vai até o programa de rádio do Val, um radialista famoso e com discurso bem extremista.

Durante a presença de Chase, Val e seu diretor acabam tendo uma discussão, o que deveria ter acabado com a demissão do radialista se não fosse um pequeno imprevisto. Durante a briga, o velho diretor acabou passando mal, desequilibrou-se da sacada e caiu da sacada misteriosamente. O mais estranho é que Val sequer parecia se importar com isso e ficou até feliz por ter uma nova vaga para ofertar ao Chase.

Fugitivos

Contudo, por muito ironia do destino, o restante dos Fugitivos estavam no mesmo Shooping onde se localizava a estúdio do Val. Poucos metros antes do homem cair, Klara, a mais nova do time agora, usou seus impressionantes poderes para que as plantas do lugar crescessem assustadoramente e salvassem o diretor. Muitas perguntas surgiram com aquele incidente, mas não era o momento e nem o lugar. Eles eram fugitivos afinal, e não podiam chamar atenção.

Fugitivos

Durante a refeição do dia, a atual líder da garotada, Nico Minoru, e Chase acabaram discutindo mais uma vez quando o assunto verteu para o misterioso incidente com o velhote da rádio. Todavia, aquele acerto de contas teria que ser deixado para outra hora, afinal, os verdadeiros vilões da vez acabaram de se anunciar. Majesdanianos vieram a Terra para exigir justiça após a destruição de seu planeta natal... e é a filha dos Dean quem irá pagar.

Fugitivos

Relembrando rapidamente para os novos leitores alguns acontecimentos passados, vamos falar a situação de Karolina Dean. Prometida pelos seus pais para se casar com um Skrull e assim acabar uma guerra que levaria a destruição de ambos os lados, Karolina acabou sendo obrigada a deixar os Fugitivos por um tempo e aceitar o noivado com Xavin. Assim, ela se distanciou por longo tempo até que os dois decidiram voltar para a Terra e abandonar suas obrigações.

Hoje, Karolina parece ter deixado de lado um antigo affair que tinha por sua colega e atual líder, Nico. Graças aos dons transmorfos de Xavin, o Skrull pode ser quem ele quiser. Até mesmo pode ser ela, dada a complexidade da definição de gênero entre essa raça. Contudo, os dois amantes que fugiram do casamento parecem que vão ter que arcar com as conseqüências do que deixaram para trás – um planeta que serviu de alvo para a recente invasão skrull.

O combate entre a molecada e os Majedanianos quase leva a casa pros ares, mas graças a uma magia de “Dispersar” lançada pela Nico, três dos aliens desaparecem da frente deles. Só resta um e este é ideal para ser questionado. Agora, era só dar um jeito de afastar a curiosidade dos vizinhos e este seria um trabalho ideal para o Xavin.

Fugitivos

Enquanto isso, cada um dos Majedanianos foi parar em um ponto diferente da Terra. O general vaDrann foi levado para a China, deHalle foi transportada para o Polo Sul e vaRikk apareceu no meio da África Selvagem. vaDanti foi o único a permanecer em LA e a contar a trágica história de destruição de Majesdane pelos Skrulls e como sobreviveu numa base militar lunar próxima do seu planeta.

Fugitivos

vaDanti acusa agora acusa os Dean de ter entregue as coordenadas de seu planeta aos Skrulls depois da estranha proposta de casamento entre eles.

Fugitivos

Na verdade, todos ali sabem que os Majesdanianos querem um bode expiatório, mas o que fazer sabendo que eles não descansaram até a levarem? Karolina não tem a resposta, mas pelas palavras de sua amiga Nico, ela tem certeza apenas de uma coisa. Seus amigos a amam.

Fugitivos

Enquanto isso, duas coisas começam a acontecer paralelamente. O General que lidera a expedição militar dos Majesdanianos começa a resgatar seus membros dispersados. Já Val, o radialista sinistro, visita seu ex-diretor e com um comentário nada amistoso, parece influenciar em sua recuperação. As máquinas que mantinham o homem vivo, começam a falhar.

Fugitivos

Dias depois, Karolina parece chegar a uma terrível decisão. Ela acredita que tudo realmente só vai acabar quando ela voltar com os Majesdanianos e for julgada. Todos na equipe parecem recusar imediatamente a idéia e isso parece ser o estopim para algo que recentemente vinha acontecendo entre os Fugitivos – se separarem. Cada um acaba seguindo pra seu lado, com plano próprio e sem nenhum apoio entre eles.

Molly e Klara partem para uma colina margeando a praia afim de construir um forte e montar um plano para surpreender os alienígenas assim que voltarem. Chase quer esquecer a situação e volta para seu trabalho na rádio. Lá ele encontra Val, que literalmente pele para ele pular da janela. O garotão ri da história, e Val parece bem surpreso ao constatar que seus dons persuasivos falharam com Stein. Já Xavin, depois da proposta oferecida por Karolina, parece que resolveu abraçar de vez sua nova forma humana e está tendo bons momentos na praia com os vizinhos.

Victor Macha, o fugitivo mais longe de ser um humano ali, parece que foi único a pensar direito e achar uma solução sobre o que de fato estava acontecendo ali com eles. Segundo sua teoria, de algum modo, os fugitivos foram afetados pelo feitiço de dispersar da Nico. E Minoru concorda que a idéia faz sentido, mas não sabe como reverter isso de uma forma segura. E não quer apelar para um contra-feitiço que já deu errado.

Enquanto isso, o prisioneiro masjedaniano vaDanti dá seus primeiros passos para um plano de fuga.

Fugitivos

Victor e Nico correm para tentar reunir seu grupo mais uma vez e quem sabe assim, explicando o que de fato ocorreu, eles possam voltar a não serem “dispersos”. Primeiro, encontram Karolina em seu quarto. Tentam ligar para Chase em seu trabalho, mas esse continua a não querer obedecer Nico. Para convocar Xavin, Minoru, ainda irritada, usa sua magia.

Fugitivos

Victor foi até a colina para chamar as mais novas e acaba vendo que a estratégia militar de Molly e Klara não era tão ruim assim. Quando retornam para a casa de praia, topam com Nico, Karolina e Xavin presos numa espécie de bolha, e a cadeira onde o prisioneiro estava, vazia. Ao tentar livrar os amigos, os três acabam sendo englobados pela armadilha. E para escapar dela, teriam que recorrer a um ataque realmente pesado. Ou em conjunto e bem desordenado.

Fugitivos

Com quase todo o grupo ali, Nico tenta explicar as conseqüências de seu feitiço mal sucedido. Victor sugere que para reverter a magia de “Dispersar”, todos deveriam fazer uma coisa que exigisse a cooperação total da galera. Era um bom plano, mas acabou tendo que ser adiado com a chegada surpreendente da nave dos Majesdanianos.

Fugitivos

Havia pouco tempo para uma fuga melhor elaborada. Todos entrarão no Sapão e partiram imediatamente para o espaço acima de Malibu. Chase, que chegava do trabalho com sua moto, mal teve tempo para entender tudo e acabou servindo de alvo para uma outra armadilha-bolha lançada pela nave Majesdaniana. E para escapar dessa, o moleque teve que apelar. Tirou as Pestígonas do bagageiro de sua moto e usou força total contra as bolhas. Foi um serviço bem sucedido.

Fugitivos

Restava a Chase arrumar um novo veículo bem rápido para alcançar os amigos, uma vez que sua moto já era. Abriu a porta da velha garagem de seu pai e lá encontrou um carro. Só que estava sem combustível. Ao lado, uma Kombi velha. Era o que tinha e ia quebrar o galho.

Enquanto isso, a batalha entre os Fugitivos e os aliens seguia pelo céu. E graças aos esforço em comum de todos ali presentes, parece que o feitiço errado de Minoru foi revertido. Contudo, o ataque dos inimigos estava cada vez pior e eles não iriam durar muito daquele jeito. A última opção de Victor seria usar uma bela manobra de fuga para confundir os Majesdanianos e se esconder deles. Para tal, só tinham que camuflar qualquer modo de rastreio deles. Ou seja, ligar a invisibilidade do Sapão e também inibir os poderes de Karolina Dean com a velha pulseira dada pelos seus pais.

Fugitivos

Enquanto executavam tal tarefa, Chase descobriu que a Kombi de seu pai era muito mais que um automóvel da Wolkswagen. Ao chutar o painel do carro, viu ali a opção de torná-la uma “Steinbi” e num instante partiu pelos ares como se pilotasse um caça envenenado.

Fugitivos

O insano Chase parecia ignorar os perigos que a raça alienígena representava e sem restrição alguma foi direto ao encontro deles, alvejando a espaçonave inimiga com toda artilharia pesada que a Steinbi tinha. O restante do grupo observou sem acreditar tudo o que o amigo fazia e viram que não podiam deixá-lo a sós. O plano do esconderijo havia sido comprometido.

Todos os que podiam voar, deixaram o Sapão e ganharam os céus naquele fim de tarde.
Karolina tirou sua pulseira e tornou-se mais uma vez a Lucy in the Sky. Xavin, com os poderes do Tocha Humana, partiu direto para o ataque. Minoru criou asas mágicas e seguiu-os com seu cajado místico em riste. Virou uma verdadeira guerra nos ares de Los Angeles e tudo passou a ser televisionado por helicópteros de programas locais. Até mesmo Val, o radialista de comportamento suspeito soube dos acontecimentos e vociferava em seu programa para que seus ouvintes reagissem contra essa “opressão” dos superpoderosos.

Fugitivos

A coisa estava tão fora de controle, que o inevitável aconteceu. Um dos ataques de deHalle atingiu um dos helicópteros com jornalistas. Nesse momento, Fugitivos e Majesdanianos deixaram as diferenças de lado para salvar os inocentes. E aquele era o momento certo para um trégua e discutirem um acordo.

Nico ordenou seu grupo para voltar a terra firme. Xavin, ciente do que ia acontecer, agarrou Karolina e puxou-a para longe. O Skrull sabia que seria inevitável para a segurança de todos que a sua amante se entregasse, mas não queria isso. Karolina afirmou que não tinha outra escolha. Aquilo deveria ser feito.

Fugitivos

No píer, onde Fugitivos e Majesdanianos escolheram para um tratado de trégua, Nico tentava acertar as contas com o General. Contudo, Karolina aparece no meio da discussão sem aceitar contra-argumentos. Ela está se entregando, mas diz que ela não pode reverter o que já foi feito. E não quer pagar pelo erro de outros. Ela irá com eles para dar as devidas respostas aos sobreviventes de Majesdane.

A partida ocorre com lágrimas nos olhos de todos. Molly deixa uma bússola para ela, afim de que encontre o caminho de casa quando voltar. A nave parte e todos a observam seguir, sem muito conforto no coração. Contudo, Nico está bem certa de uma coisa. Não era Karolina naquela nave.

E as suspeitas da descendente de oriental se confirmam quase que imediatamente. Do outro lado do píer, surge a verdadeira Karolina. Ela fora noucateada por Xavin e o Skrull, com todo o amor que tinha por ela, decidiu assumir a sua forma e tomar seu lugar. Cenas do momento da última conversa entre os dois seguem nas últimas páginas.

Xavin conta seu plano para Dean de tomar o seu lugar e no devido momento se revelar como Skrull, definir-se como um verdadeiro embaixador entre os povos e levar mais uma vez a paz ao povo. Ele promete levar o amor da moça para sempre onde quer que for. Por fim, a beija.

Fugitivos

Na espaçonave Majesdaniana, a falsa Karolina observa a Terra se afastando. Aquela foi sua morada por muito tempo, mas não podia mais fugir. E tudo o que Xavin precisava estava com ele. O amor de sua amada Karolina e a bússola que sempre o guiaria nos momentos que se sentisse mais só.

Assim, encerra-se mais um arco na vida dos Fugitivos em Marvel Apresenta 13. Desta vez, o novo escritor Terry Moore mostrou a que veio. E junto a ele, o desenhista Humberto Ramos mostrou que pode até se encaixar muito bem fazendo a arte dessa nova garotada.

Coveiro

comments powered by Disqus