sábado, 6 de junho de 2009

X-Factor: Problemas na Zona Centro-Leste

As mudanças no universo mutante, desde o Dia M culminando no Complexo de Messias, atingiram todas as equipes. Com o X-Factor não poderia ser diferente e, a partir de Wolverine nº54, a equipe lida com as consequências dos eventos recentes, além do retorno de um velho inimigo.

xfactor

A primeira novidade, entretanto, não tem a ver com "bebê messias" ou feiticeiras enlouquecidas. É, simplesmente, a gravidez de Theresa Cassidy, que a revela, inicialmente, para um padre em um confessionário.

O pai, claro, é Jamie Madrox que, no momento, está tendo dificuldades em lidar com a saída de Rahne Sinclair de sua equipe. A raiva do mutante é maior pela jovem escocesa deixá-los, sem dar maiores explicações e no exato momento que os X-Men debandaram e Layla Miller está presa no futuro. Claro que ela não pode contar que está entrando na nova X-Force, uma vez que o grupo é secreto.

Quando Jamie afirma que não dá para respeitar hipócritas que abandonam os amigos sem explicação, Rahne se irrita e acaba revelando a visão do futuro mostrada pelo velho Damian Tryp, onde ela assassinava os recém-casados Layla e Jamie. Para a jovem, essa era uma oportunidade de se afastar, evitando aquele futuro terrível, já que ela tinha certeza que Layla voltaria.

xfactor

Jamie resolve deixar para lá, embora saiba que Lupina não lhe contou tudo, inclusive o envolvimento com Rictor. E onde estaria o ex-mutante? Andando pelo bairro, ele acaba vendo alguém que parece muito com Layla. Seguindo-a, acaba esbarrando com um ex-mutante, que se irrita com os auto-proclamados "defensores do Distrito X", principalmente com o fato do lugar nem ser mais chamado de "Cidade Mutante", já que esses quase não existiam mais no bairro. Agora é apenas "Zona Centro-Leste".

Rictor se livra do sujeito e alcança a menina, porém apenas constata que não era Layla, mas uma jovem de mesma idade, trabalhando como garota de programa. Isso, claro, leva o rapaz para outro problema, já que os "patrões" dela aparecem. Bancando o herói, o rapaz acaba levando uma surra e só escapa graças a chegada do Fortão.

xfactor

Enquanto faz as malas, Rahne é repreendida por Monet, que o faz de seu jeito peculiar. Ela mostra um celular de última geração, dizendo que possui um, mas comprou outros iguais, para Theresa, Rahne e Layla. Ela destrói o de Rahne, dizendo que o de Layla a espera, se e quando retornar.

No hospital, Guido liga para avisar Jamie do que ocorreu com Rictor, mas é surpreendido pelo próprio Homem-Múltiplo, que passa na sua frente, afirmando que procura alguém para espancar.

Os candidatos estão escondidos em um prédio abandonado: os Purificadores. Jamie já chega metendo bala no líder, se multiplicando e iniciando uma porradaria generalizada. Até a maquiagem escorre, expondo sua tatuagem em forma de M.

xfactor

Só que Jamie não virou uma versão mutante do Justiceiro, pois apesar de ter perdido a fé e a esperança, ainda lhe resta compaixão, portanto, sua arma tinha tranquilizantes.

Syrin confessa para Monet sua gravidez, que a aconselha a tirar a criança. Theresa acha um absurdo, inclusive, por causa da sobrevivência dos mutantes. Já Rictor fala dos problemas no Distrito X, pois embora todos tenham se unido no começo da dizimação, a maioria dos ex-mutantes não ficaram com sinais visíveis de suas mutações, chamando os que ficaram de "resquícios". Os "normalizados" estão mudando do bairro, irritando os outros. Fora várias empreiteiras cujo objetivo ainda é desconhecido, mas se espalham por toda parte.

Infelizmente, a única pessoa que lhe dá atenção é uma cópia de Madrox, que logo se distrai com amenidades. Ao procurar Rahne, o rapaz encontra apenas uma carta de adeus, que ele prontamente queima, sem nem mesmo ler.

xfactor

Guido questiona se o fechamento da Usina Elétrica não era um sinal para eles mudarem de lugar, mas Madrox diz que não existe mais "a gente", já que o amigo tinha aceitado um emprego de xerife do Distrito X, com Val Cooper. Guido diz que recusou a oferta, dizendo para Cooper que ele não deixa os amigos na mão e ela deveria procurar outro. No entanto, Jamie percebe que Val retirou a oferta, uma vez que a pouca quantidade de mutantes no bairro tornou a função inútil. O Fortão gesticula demais quando mente.

xfactor

De volta a sede da equipe, Theresa resolve contar sobre sua gravidez, mas Madrox acredita que ela está avisando que sairá da equipe, gerando aquelas discussões típicas de sitcoms. A briga do casal é interrompida com a chegada de Rictor, que dá adeus para o grupo.

Monet, reconhecendo situação semelhante na série Três é demais, percebe que Theresa e Jamie falavam de coisas diferentes na briga, alertando a amiga disso e do fato da irlandesa estar apaixonada pelo mutante.

Rictor, alegando ser apenas um humano agora e que está cansado de problemas mutantes, andar com mutantes e fingir-se de um, resolve sair e levar uma vida normal. Jamie pensa em discutir, até lembrando que talvez a saída recente de Rahne tenha a ver com isso, mas desiste antes mesmo de começar e larga de mão, deixando Rictor livre para partir. Porém, o ex-mutante vai mais longe do que pensava.

xfactor

Em pleno espaço, o rapaz se arrasta novamente para dentro, mas quando alerta Guido e esse sai, está tudo normal. Acreditando que é tudo invenção, o Fortão dá de ombros e vira as costas, mas um misterioso alçapão abre e leva Rictor.

xfactor

Essa nova emergência impede, mais uma vez, que Theresa dê a notícia de sua gravidez para Jamie. Guido pensa em teleporte ou rapto por um velocista, mas seguindo o "Princípio de Occam", Monet pensa na explicação mais simples, que é um alçapão.

Eles abrem um buraco na calçada e seguem por um tempo, mas quando saem, percebem que andaram cerca de um metro. Em algum lugar, Rictor está preso em uma armadilha digna do filme 007 contra Goldfinger, com direito a seu raptor pedir para o rapaz repetir uma cena clássica desse filme. Aliás, o raptor foi contratado por outra pessoa, que queria uma morte rápida, mas onde estaria a arte em algo assim? Essa afirmação do raptor misterioso já deixa claro para os leitores antigos de quem se trata.

xfactor

Rictor grita por Monet, que escuta, partindo em direção ao colega com Syrin e uma cópia de Madrox, enquanto que ao redor do original e de Guido surge uma floresta. Tudo indica que são hologramas, o que teoricamente os tornaria inofensivos, mas quem conhece a Sala de Perigo sabe que nem todos são assim.

E, como que para provar isso, Guido é atropelado por uma pedra digna de Indiana Jones. E, colado nela, a assinatura do responsável por tudo.

xfactor

O Arcade, um dos mais antigos inimigos dos X-Men, está de volta, provando que os heróis podem até pensar em desistir, mas os vilões não o fazem jamais.

Um bom recomeço do X-Factor, trazendo um bom vilão de volta. Vamos ver como serão os desdobramentos dessa gravidez de Syrin, qual é o mistério em torno do Distrito X e como será o retorno de Layla.

Eddie

comments powered by Disqus