terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fabulosos X-Men: "Tá na hora do pau!"

Vida nova, tudo novo. Vilões novos (ou não??), atitudes novas. Chega de conhecer o que está mudando, é hora de agir. É hora dos Fabulosos X-Men voltarem a sua boa e velha rotina de atacar vilões, de serem os heróis mutantes de sempre. De sempre?? Não, com algumas novidades, claro...

Photobucket

Ok. X-Men moram em São Francisco agora, isso já sabemos. Um monte de gente ficou fula com isso, como vimos na última edição da revista X-Men. Um deles, o grupo chamado Culto do Inferno, está prestes a atacar Megan Gwynn, a Fada, ex-membro dos Novos X-Men, e seu amigo que saem eufóricos de um show da mutante Cristal. E eles atacam. Seu amigo não tem chance. Ela está em desvantagem, as máscaras deles impedem seu pó alucinógeno que vem de suas asas de fazer efeito. Ela está muito tonta para sacar uma adaga espiritual, então a resta lutar, e isso ela aprendeu com Wolverine, deve ser capaz de fazer. Mas não é suficiente, ela acaba no chão.

Quanto aos X-Men, eles estão se adaptando à nova vida. Bem demais. Como disse a própria Emma: “todos X-Men parecem transbordar sexualidade”. Diz isso enquanto transborda a dela com Scott. Warren dá carros novos feitos por sua empresa para cada membro sênior da equipe, Ciclope aprecia dirigi-lo até a nova base... tudo parece caminhar muito bem. Uma cena peculiar é Summers construindo um berço no meio da noite. Ele explica a sua namorada que Cable pode voltar a qualquer momento com a bebê mutante e ele quer estar preparado, já que ele e Jean não estavam preparados quando tiveram Nathan.

A nova sede fica em uma indústria chamada Greymalkin, conseguida graças a Arcanjo (nada como um multimilionário na equipe). Não é mais uma escola e sim uma espécie de centro comunitário, aberto a toda a espécie mutante, um santuário. Lá se encontram os outros membros da equipe: Fera (que redescobriu a destreza nas patas depois da mutação secundária), Wolverine (que é muito bem descrito pelo roteiro como “onipresente”, aliás as descrições dos roteiristas para cada personagem é um fator a mais na diversão da leitura), Noturno, Xian e Colossus.

Photobucket

Após um momento de distração muito bem conduzido por Brubaker e Fraction que não deixam virar uma novela sem graça, Megan chega, machucada, pedindo ajuda. Outro ponto a se ressaltar aqui é a narração feita a partir do ponto de vista dos personagens (o qual já elogiei nos roteiros de Fraction em Homem de Ferro e que Brubaker também faz muito bem em Capitão América), mais uma vez os roteiristas sabem como levar a história e mostrar sentimento narrando a partir dos pensamentos dos heróis. Ciclope fica enfurecido com o que ocorreu à colega e quer vingança. Xian será isca, o ataque é preparado por Wolverine e Noturno, mas o líder quer um vivo para interrogar.

Porém, antes disso, ficamos sabendo mais detalhes deste culto. Os capangas se encontram em um galpão e escutam atentamente um homem falar sobre seus rsultados até então e motivá-los com gritos de ordem. Este homem é Empata, ex-membro dos Satânicos, grupo aluno de Emma Frost no passado. Depois de “motivar” um dos capangas a matar o colega que disse que o motivador já trabalhou para “mutunas”, Empata se encontra com a verdadeira líder do movimento, e a chama de Rainha Vermelha. No maior estilo “sexo-drogas-e-rock’n roll” do título, ela é uma ruiva que veste roupas sado-masoquistas em posse de um chicote (aparentemente com energia), que exige respostas “certas” de Empata.

Photobucket

Voltando ao ataque com Karma de isca. Como o líder ordenou, nada de exageros (apesar de dizer que eles podem pegar pesado) e um pra interrogar. Dito e feito. O capanga acorda cercado por ciclope, Xian e um homem chamado Sr. Xiong. Segundo Scott, Le era um mutante que criava agulhas psiônicas, mas perdeu os poderes. Então, agulhas de verdade são colocadas no rosto do capanga. Xian, apresentada como a mulher que ele tentou ferir, sonda a mente dele e diz que ele tem medo de agulhas e é dispensada. Summers, então, conta o que seu poder faz e aplica sobre as agulhas fazendo pressão até que o homem fale, o que não demora. Tudo não passa de um “festival de efeitos visuais”, na frase de Scott. Graças ao medo de agulhas do capanga e a “pressão” feita na sessão (que não passava de uma simples acupuntura inofensiva), o homem entregou onde o grupo se reúne. Também falou sobre os capacetes que os protegem de poderes psíquicos, então Emma terá de ser o “braço forte da missão", o que não é nada ruim pra ela na forma de diamante.

No Culto do Inferno, a Rainha Vermelha questiona Empata sobre Emma Frost, sua ex-professora nos Satânicos. Ele conta que todos gostavam muito dela lá, ela ensinava como controlar a mente dos outros por diversão e lucro. Ela era vista por ele como impenetrável, mas um dia ele não resistiu e tentou ver como ela era em sua mente. Ele diz que nunca usaria seu poder a obrigando a fazer nada, era apenas curiosidade. Ela obviamente percebe e como “castigo” o mostra de uma vez sua mente. Puro gelo, segundo ele. Cruel, insensível, a coisa mais linda e perfeita que ele já viu. A mulher misteriosa assume o rosto de Emma então e se diz pronta para receber os X-Men.

Photobucket

A equipe de heróis chega ao local com o plano preparado. Fera fará a comunicação, já que Emma deve permanecer diamante. A polícia local também está lá cercando o lugar para ajudar (nada como ser uma equipe reconhecida e amiga da prefeita). Eles entram com tudo, surrando capangas. Além de todos já citados por aqui, Tempestade ajuda o grupo. Empata atrapalha e um a um vai derrubando a equipe enquanto bate em retirada. Todo plano dos X-Men estava muito bem feito com exceção da falta de um túnel na planta do local que ficou sem cobertura, e é por ele mesmo que empata foge, não dando tempo nem de fera avisar a polícia local. O confronto real ficará para um outro momento.

Enquanto isso, Fada está na enfermaria da base, e Fera traz uma visita. É Cristal. A menina fica eufórica com a presença da ídola. Não só, a cantora mutante faz a proposta de Megan participar de seus shows no palco, dançando e liberando pó alucinógeno (!!), mas a menina recusa. Depois, se retira do local furtivamente, mas é interrompida pelos sentidos aguçados de Logan, que leva a menina para uma volta (praticamente um rali...) de carro para se animar... Ele pergunta porque ela não quer ficar em Marin (a base mutante) e ela responde que ia fazer isso até ser linchada, agora ela só quer uma vida normal. Mas depois de um tempo ela repensa, e resolve “ficar um tempo com uns amigos”, afinal o que poderia dar errado?? Eu responderia, em se tratando dos X-Men?? Tudo.

Photobucket



Cammy

comments powered by Disqus