sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween com Deadpool e Paco Medina


Deadpool, Paco Medina & Halloween

Como todos devem saber, hoje, 31 de outubro, é comemorado o dia de Halloween nos EUA. Mas, diferente de lá, nós aqui no Brasil (como em outros lugares) não temos esse dia como uma data especial, a não ser quando "importamos" a festa norte-americana. Mas o atual artista da revista Deadpool nos EUA, o mexicano Paco Medina, não deixou a data passar em branco.

Aqui no Brasil temos o feriado do Dia de Finados, que ocorre dia 2 de novembro (na próxima segunda-feira) em que costumamos homenagear aqueles parentes que já partiram. No México, o Dia de Los Muertos ocupa tanto o dia 1º quanto o dia 2 de novembro, e envolve uma rica festa com características bem peculiares.

Ainda vale ressaltar que, em razão do crescimento da celebração do Halloween no Brasil, foi criado, como uma maneira de reforçar as raízes culturais nacionais, o Dia do Saci (que é hoje também, dia 31 de outubro), um personagem mítico muito conhecido e importante no folclore brasileiro. Mas cada um comemora o que quer, e não há nenhum mal em conhecer e se interessar por celebrações de origem estrangeira. Celebremos, então, todas as culturas.

Bem, e o que isso tem a ver com a Marvel? Quase nada, se não tivéssemos justamente uma demonstração do mexicano Paco Medina em como é possível homenagear mais de uma cultura sem problema algum, fundindo o Dia de Los Muertos com o mercenário tagarela, Deadpool, em uma imagem com a singela e plural mensagem: "Feliz Halloween". Distribuída por ele entre os funcionários da Marvel, acabou sendo divulgada e compartilhada por todos via site-oficial, e nós a reproduzimos abaixo.

Deadpool, Paco Medina & Halloween

Então, feliz Halloween, feliz Dia do Saci, tranquilidade no Dia de Los Muertos ou no Dia de Finados, e bom começo de feriadão.


João

comments powered by Disqus