quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vingadores vs Invasores: Uma outra história a ser escrita

Tudo mudou. Não foi assim que aconteceu. O estranho evento ocorrido no Inverno de 1943 em plena Segunda Guerra lançou os heróis do Eixo conhecido como Vingadores e um soldado raso chamado Paul Anselm para o futuro... e o nosso atual presente na Marvel. Essa viagem temporal trouxe muito mais que conflitos entre gerações de heróis. Ela colocou toda a existência como conhecemos em risco. E mesmo quando finalmente os heróis descobriram as verdadeiras causas dessa anomalia, nada pode ser evitado. Tudo mudou.

Vingadores vs Invasores

Como vimos anteriormente, Paul Anselm, um dos soldados presentes naquela batalha e que acompanhou os Invasores até nosso presente, tentou mudar a história e assim salvar seus amigos mortos durante a batalha. Todavia, sua tentativa de fazer o certo só trouxe ainda mais problemas para os nosso heróis. Uma alteração na história como conhecíamos, levou o mundo a mudar seus valores, sua ordem. E a esperança de todos reside no pequeno grupo de Invasores e Vingadores que conseguiu sobreviver a mudança temporal graças ao último feitiço do Doutor Estranho.

Assim que retornou ao passado, Anselm desejou salvar seus companheiros de Guerra e juntou conseguiu deixar vivo o Union Jack original. Todavia, uma das balas perdidas na batalha o atingiu e outros dois soldados tiveram que arrastá-lo quase sem vida dali. O grande problema é assim que foi alvejado, Paul deixou o cubo escapar de suas mãos e, mais tarde, o poderoso artefato foi parar nas mãos de ninguém menos que o Caveira Vermelha.

AV-IN

Agora, o presente mudou. Os Invasores formados pelo Tocha Humana, Bucky, Centelha, Namor e o Capitão América original juntamente com os Vingadores conhecidos como Luke Cage, Wolverine, Homem-Aranha, Vespa, Homem de Ferro, Mulher-Aranha e Miss Marvel deparam-se com uma nova América governada pelo Caveira. Ainda sem saber o que fazer, os heróis decidem se esconder antes que sejam vistos e dentro de um armazém decidem os próximos passos a tomar.

Tony está preocupado com a repercussão que os vingadores do futuro podem vir a causar nessa nova realidade. Temendo que o Caveira saiba que sejam viajantes temporais em busca de mudar os planos do vilão, Tony prefere que eles se disfarcem. Centelha sorri e diz que pode ajudar nisso já que é um inveterado fã dos heróis daquela época. Steve concorda com o plano e aperta a mão do Homem de Ferro. É de se imaginar como Stark deva achar isso um alívio depois dos drásticos eventos da Guerra Civil.

Assim, nas ruas dominadas pelos Nazistas opressores, um novo grupo de heróis ressurge depois de longo tempo sumidos. Os invasores já bem conhecidos por nós recebem o apoio de alguns personagens menos famosos, porém com novas identidades secretas. Wolverine é o Capitão Terror. Mulher-Aranha torna-se a Escorpiã de Prata. Luke Cage assume o manto do Vingador Negro. Homem-Aranha é o Desafiador. Miss Marvel torna-se a antiga Viúva Negra. O Homem de Ferro utiliza um tipo de indutor de imagem em sua armadura e passasse pelo robô Electro. Por fim, a Vespa passa todo o tempo diminuta sendo a mais perfeita espião do grupo.

AV-IN

Com o sucesso do primeiro ataque e salvando dezenas de vítimas de um fuzilamento, os heróis fogem pelo mar graças ao auxílio dos atlantes sob o comando de Namor. Dentro de um submarino, eles se afastam de uma Nova York em chamas e vêem até mesmo a cabeça da Estátua da Liberade afundada. Com pesar, o Capitão América sussurra uma verdade – Os Estados Unidos da America foram Invadidos.

AV-IN

A próxima parada é a Europa e Namor instrui todos a descansarem durante a longa viagem. Em um cômodo do submarino, o jovem Bucky se aconchega junto com seu diário de anotações e a caneta. Ele sabe que precisa escrever essa história, mesmo que ela mude depois e ninguém lembre.

Numa breve pausa, o jovem escudeiro encontra Steve em outro aposento e o avisa que chegaram. Diante dos olhos de todos, vê-se um imenso paredão dominado pelos Nazistas cobrindo toda a costa. É a Muralha Ariana.

AV-IN

Em outro lugar, o Caveira Vermelha recebe a notícia do ressurgimento do Capitão América. O vilão sorri e olha seu cubo. A seguir, diz que está feliz com o reaparecimento do herói, pois andava bem entediado ultimamente.

Seguindo o percurso pelo oceano e com a ajuda dos atlantes, os heróis deixam de lado território europeu dominado pelo Caveira e vão para sul. No caminho, topam com inúmeras bestas do mar mortas e isso faz Namor aumentar ainda mais a ira ao vilão. Por fim, chegam até Wakanda e lá encontram mais um aliado, T’Chaka, pai de T’Challa, o Pantera Negra da época.

AV-IN

E ele não é o único. No palácio real de Wakanda, os heróis militares da época, sargento Nick Fury, Dun Dun Dugan e Gabriel Jones. Fury chama o Capitão América para sua mesa e lá abre seus planos de invasão. Para alcançar o objetivo, teriam que usar uma espécie de gigante escavadeira, único veículo que certamente seria capaz de levá-los ao outro lado.

AV-IN

No trajeto, o Capitão América questiona o Homem de Ferro sobre o conflito gerado durante a Guerra Civil. Tony explica como os interesses de identidade de cada um chocaram-se com o do país e sem saber o resultado final do evento, Steve apenas põe a mão no ombro do amigo e comenta que imagina como foi difícil para Stark fazer o que sabia que era certo. Tony não sabe nem como agradecer e abaixa a cabeça.

AV-IN

Em Berlim, o Caveira recebe a grave notícia de que seus comandados não conseguiram capturar Union Jack, Spitifire e a resistência infiltrada na Europa. Um tanto decepcionado, usa seu cubo cósmico para modificar o corpo dos dois militares que vieram trazer-lhe a péssima notícia e os transforma em uma espécie de robôs rastreadores.

AV-IN

Sem demora, os dois rastreadores vão em busca de seus alvos e encontram o grupo de Union Jack e Spitifire tentando fugir numa complexa rede de túneis para encontrar os demais heróis. Ciente de que seria impossível para todos escaparem dali, Union Jack pediu para sua irmã Spitifire deixar todos ali e correr o máximo que poderia até encontrar os heróis. Spitifire prefere ficar e salvar o irmão. Então, sabendo que não teriam mais chances, Jack puxa uma granada pronto para se sacrificar e retardar os rastreadores.

Ao longe, os heróis do passado e futuro vêem as explosões do conflito. Sem ter idéia se chegaram tarde demais para salvar os outros, Vingadores e Invasores correm para a derradeira batalha.

AV-IN

Em Berlim, o Caveira Vermelha observa todo os acontecimentos graças a seu cubo cósmico e fica intrigado. Ao que parece, os heróis esquecidos que voltaram repersonificados foram mortos pelo próprio Caveira no passado. Sendo assim, quem seriam eles? Quem seriam esses que ele teria que matar de novo?

Juntando as forças entre os sobreviventes da resistência da Europa, Invasores e Vingadores, os rastreadores construídos pelo Caveira Vermelha são derrotados. E assim, Paul Anselm é reencontrado. Com a ajuda do Homem de Ferro, seus ferimentos são cicatrizados e tudo é explicado.

AV-IN

Agora, com as forças combinadas, todos rumam mais a fundo nos domínios do Caveira Vermelha. No meio do caminho, mais uma vez é tocado o assunto sobre mudar ou não mudar nossas escolhas do passado. Pensando ainda na Guerra Civil, Stark assegura que faria tudo de novo sem pestanejar e isso deixa o jovem Bucky a pensar sobre as palavras do “novo” Capitão América que ele conheceu em nosso presente.

AV-IN

Ciente da derrota de seus rastreadores, o Caveira Vermelha faz uma nova investida e mais uma vez os heróis entram em conflito com os Nazistas. Com o máximo esforço para não transparecer suas verdadeiras identidades, cada um acaba limitando a extensão de seus verdadeiros poderes.

AV-IN

Então, o Caveira Vermelha observa tudo de seu cubo cósmico e questiona o porque de suas atuais derrotas ao Visão. A entidade guardião do cubo avisa ao vilão que na verdade é ele quem esta limitando as possibilidades do artefato com sua imaginação. Ele também adverte que o próprio cubo mudará de acordo com o convívio com seu usuário. Ele quer uma identidade própria.

O caveira se irrita com as palavras do visão e com isso convoca outros a lutar ao seu lado. Assim, no caminho dos heróis, surgem alguns vilões nada convencionais e entre eles, Thor, e uma versão nazista do próprio Homem de Ferro.

AV-IN

A batalha é das mais violentas até o momento e tudo só piora com a chegada do Caveira Vermelha ali. Ele derruba todos ao mesmo tempo, mas sua vitória não se estende por longo tempo. Repentinamente, o cubo para de funcionar. Como bem alertou o visão, o cubo adquiriu consciência e não mais quer aquela matança.

AV-IN

Este breve momento foi o necessário para a Vespa cautelosamente retirar o artefato das mãos do Caveira. O vilão, no entanto, não aceita fácil a derrota e esfaqueia a heroína pelas costas. O cubo cai no chão e vai parar nas mãos de Bucky, que é imediatamente alvejado por balas.

AV-IN

Tanto Steve Rogers como o Caveira Vermelha partem para pegar o cubo e uma briga pela sua posse começa. Agora, o vilão está ciente que enfrenta heróis do futuro e já imagina que o tempo possa ser uma “tela” a ser pintada por ele a qualquer instante. Contudo, o visão alerta que o cubo já escolheu a quem deseja simular.

AV-IN

Um raio saído do cubo afasta Rogers e o Caveira de perto dele. O artefato vai parar nas mãos de Anselm, mas não demora muito para dois dos subordinados do Caveira ataca-lo. Contudo, antes que fosse totalmente abatido, Anselm convoca os heróis da época para vir em seu resgate. E então, eles atendem. O jogo da Guerra mais uma vez mudou.

AV-IN

Anselm vai até o Capitão América e lhe entrega o cubo. Assim como foi anteriormente, esta era a pessoa a quem sempre o cubo cósmico se afeiçoou. Entre todos os usuários, Rogers foi o único que lhe deu esperança. Agora, as coisas distorcidas finalmente podem ser desfeitas e tudo voltar a ser como conhecíamos. Ou quase tudo.

Os heróis voltam para o seu tempo e bem em frente ao monumento dedicado ao Capitão América, fazem uma trégua e respeitoso silêncio. Os soldados que deveriam estar mortos, são levados. Assim como é com o Union Jack original. E mais a frente, no momento em que poderia mudar seu próprio destino na cena clássica do foguete, Bucky opta por seguir os conselhos de outros e ficar, manter a história, ser o herói que estava destinado a ser.

Contudo, no nosso presente, uma coisa mudou. Uma mão flamejante se ergue da tumba e uma nova história começará a seguir, pois Thomas “Centelha” Rammond ressuscitou e há um mundo inteiro que ele deve conhecer.

AV-IN

Encerra-se aqui essa série que durou praticamente um ano para ser totalmente publicada. Alex Ross, que posso dizer que não tem a mesma soberbeza nos roteiros como tem nos desenhos, juntou-se com Jim Krueger e os desenhistas Steve Sadowski e o paraíbano Jack Hebert para fazer o que mais gostam - revisitar a Era Clássica dos Heróis. Particularmente, digo que é uma minissérie interessante de se ter na sua estante apesar de ser quase dispensável para a nossa cronologia. Digo, “quase” porque teremos ainda a repercussão da permanência do centelha em nosso universo , sim. Mas isso, fica pra outro momento.

Coveiro

comments powered by Disqus