sábado, 19 de dezembro de 2009

Fabulosos X-men: Reunião

Photobucket

Desde o fim do Complexo de Messias, os filhos do átomo sofreram drásticas mudanças. Algumas físicas, como a migração para São Francisco, considerada agora a “capital” do Homo superior nos Estados Unidos da América. Outras sociais, como se vincular ao governo local e ter uma posição mais pró-ativa. Também tiveram mudanças de atitude, como a investida secreta de Scott Summers numa equipe barra-pesada mutante, a X-force. Assim, mudaram também seus inimigos. E as mudanças foram tantas que podemos até mesmo dizer que afetaram até mesmo a relação entre seus líderes, Ciclope e Emma Frost. E tudo isso podemos ver ilustrado na edição 96 da revista X-men.

A história começa com um epílogo no Mojoverso. A pessoa que acreditamos ser Madelyne Pryor está acompanhada de outras duas comparsas que formam sua “irmandade feminina” e outra em contato com uma outra para convidá-la ao time. O nome dela é Espiral.

Já em São Francisco, encontramos o Colossus tendo séria dificuldade numa loja de tatuagem. Sendo aquela a segunda tentativa de gravar uma lembrança de seu amor perdido no espaço em seu corpo e custando mais uma máquina a tatuadora, ele é simplesmente mandado embora.

No caminho de volta a nova base dos X-men, no Complexo Graymalkin, ele decide dar uma passadinha na capela local e encontra um velho amigo. Kurt Wagner, o noturno, está em meio a suas orações quando sente a presença do amigo. Então, convida-o para sentar com ele. Kurt diz que tem notado que ele tem passado muito tempo no estado orgânico e se preocupa. Peter diz a ele que assim ele parece sentir menos a ausência de Kitty.

Photobucket

Então, a conversa de ambos é interrompida pelo casal líder. Ambos dizem que precisam logo do velho colossus de volta. Scott sugere que ele faça o que for preciso para se recuperar. Emma brinca dizendo que não agüenta mais ser sozinha a força bruta do grupo e isso faz com que Ciclope olhe atravessado para ela.

Então, a discussão começa e isso acaba levando a um ponto. Scott está se afastando, escondendo algo, principalmente desde que foram para a missão contra o culto do inferno. Scott defende-se dizendo que não há nada escondido e oferece-se para ser sondado mentalmente.

Então, entramos na mente de Scott Summers, um lugar cheio de mulheres lindas por quem ele já olhou com “outros olhos” na vida. O cenário é um grande hotel onde Vampira, Psylocke, Tempestade, Mística, Cristal e muitas outras heroínas em diferentes versões e épocas são hospedes ou ocupam alguma função. Emma sorri e nota que ali não há ruivas.

Photobucket

Enquanto isso, Piotr volta a andar solitário pelas ruas de São Francisco. No distrito Richmond encontra um bom restaurante grego e decide ir lá apreciar o cardápio. Já no terceiro prato a ser degustado, houve algo estranho no interior do lugar. Mesmo sendo avisado, ele decide espiar e encontra o dono do estabelecimento sendo estorquido. Porém, para sua surpresa o malfeitor é alguém que Rasputin se recorda muito bem dá sua infância. E isso o faz fugir dali. Foge de um homem que diz ser o diabo em pessoa.

Então, seguimos para um interlúdio bem longe de São Francisco. Dois dos X-men fundadores, Fera e Anjo, estão em Buenos Aires numa missão pra lá de especial. Numa mesa de um pequeno bar durante o café da manhã, os dois tem um encontro com o Doutor Bradley, renomado cientistas que tem a fama de ter cocriado o Tocha Humana original e ter capturado um grande numero de supercientistas nazistas escondidos ali, na América do Sul. Bradley também é conhecido como sendo o Doutor Nêmesis e é o primeiro convocado da lista por Hank McCoy a tentar desfazer o fatídico mutanticídio ocorrido no Dia-M.

Durante a conversa, no entanto, o Dr. Nêmesis se prepara para um iminente combate. Mascara parcialmente seu rosto, puxa sua arma que dispara narcóticos científicos e observa com seus olhos mecânicos a vinda de aberrações genéticas a duzentos metros dali se aproximando.

Photobucket

Nêmesis atira os dardos com precisão e assim derruba seus inimigos antes que Hank e Warren sequer saibam de onde vinham. Os dois X-men se preocupam em salvar os clientes e o Dr. Nêmesis dá fim aqueles que ele chama de “supernazistas de proveta”. Então, Hank faz sua oferta e ele aceita. Fera têm seu primeiro gênio, mas é apenas o começo de seu recrutamento de mentes brilhantes.

De volta a mente de Scott, Emma finalmente se depara com algo curioso. Uma porta negra com um “x” vermelho marcado parece guardar algo dentro. Ao pedir permissão para entrar, encontra lá uma caixa preta impenetrável. Então, Emma questiona o seu conteúdo e Scott desconversa.

Emma pede mais explicações e ele explica que o que tem ali dentro são segredos que ele deve guardar para segurança de todos. Nada mais do que coordenadas e dados de segurança. Frost então se contenta com a resposta, mas fica curiosa pra saber como Summers aprendeu a se proteger assim. Ele explica que Jean o ensinou.

Então, a conversa é interrompida. Karma chega esbaforida no corredor e os tira do plano astral. Então, os dois a seguem e vêem o que esta na TV. Simon Bolivar começa seu discurso e revela para todo o país a verdade sobre o incidente no Alasca tempos atrás. Aquilo foi culpa de um nascimento mutante. E apresenta ao público sua “Coalização Humanidade” que tem como intuito proteger o futuro do Homo sapiens.

Photobucket

No quadro seguinte, Scott e Emma estão no gabinete da prefeita. A principio, os dois parecem preocupados com o que aquilo pode levar a São Francisco, mas ela se nega a deixar se vencer por aquela afronta. Reforça a idéia de que sua cidade deve estar de portas abertas para todos os mutantes e isso arranca um sorriso dos X-men presentes.

E nesta mesma noite, no distrito de Richmond, Colossus provoca o encontro com o misterioso homem de suas memórias. Num bar perto, após o sujeito criar uma confusão com a garçonete, ele relembra o seu passado quando aquele mesmo russo extorquia seus pais. E o pior, ao que aperece, ele conhecia a natureza dos dons de Colossus.

Então, o sujeito provoca Piotr sem ter qualquer idéia da relação deles no passado. Com facilidade e sem precisar usar seus poderes, Colossus derruba os dois capangas que estavam ao seu lado. Então, quando chega o momento de encarar o velho russo, ele o convida para sentar e conversar. Um emprego é oferecido e Piotr vê ali uma boa oportunidade de dar um jeito no sujeito. As palavras de Scott voltam a sua mente... “faça o que for preciso”.

Na mesma noite, nos subterrâneos de Graymalkin, onde ficam os dormitórios, Hisako e Megan, respectivamente, Armadura e Fada, estão conversando quando vêem a X23 sair do banho com uma toalha ensangüentada. Aquilo apavorou a jovem Megan ao ponto de ir atrás da diretora Emma relatar o ocorrido.

Photobucket

Emma Frost estava numa varanda apreciando seu conhaque e sequer olha para trás. Diz para Megan que aquele sangue da toalha não era da Laura. Então, agradece por trazer o assunto até ela e pede para que a garota se retire.

A Rainha Branca segue então até um dos quartos de Graymalkin e encontra um desnorteado Scott olhando para o berço que montara tempos atrás. Scott filosofa agora que aquilo pode ser inútil, já que a menina pode simplesmente retornar com qualquer idade. Então, Emma desvia rapidamente a conversa e pergunta o que Ciclope está escondendo dela. O que Logan e Warren tem feitos juntos ultimamente? Tudo parece diferente, o clima, a falta de piadinhas no café da manhã...

Ela então diz que se Scott não deseja contar para ela, que permita então extrair de sua mente. Ele, no entanto, a detém e isso faz Emma sair com passos duros da sala, quase que atropelando Tempestade que estava no seu caminho.

Então, seguimos para mais um interlúdio fora dos Estados Unidos. Desta vez, Fera, Anjo e o Doutor Nêmesis vão para o Canadá e lá encontram Madison Jeffries praticamente cercado pelos próprios construtos inteligentes que criou. Usando o restante de sua tecnologia, consegue criar outros robôs para ajudá-lo.

Photobucket

Então, eles chegam na surdina e quase matam o sujeito do coração. Fera se apresenta e Jeffries o reconhece. O Anjo diz que o grupo precisa de alguém bom com máquinas na equipe cientifica deles. Nêmesis reclama que o sujeito está louco e não tem lá sua serventia, não sendo nem mesmo oficialmente um “doutor”. Contudo, as palavras de Bradley são ignoradas. Jeffries coça a cabeça e aceita a proposta. Antes, claro, precisa detonar todo o lugar e assim destruir suas criações. Agora, Fera só precisa convocar mais um para seu time.


Em outra parte de Graymalkin, Tempestade vai até Emma para ter uma conversa. Como sempre, as duas trocam farpas no começo e, então, Tempestade a questiona se a Rainha Branca sabe de fato o que é ser uma “rainha”. Então, Emma mostra visualmente várias versões suas como diferentes líderes de distintas épocas.

Tempestade ironiza aquela visão e Emma a xinga, reclamando que nem todos nascem nobres ou casam com reis. Segundos depois, sabendo que agiu mal, Emma se desculpa e reclama que Scott a isolou. Diz se sentir mais namorada do que companheira.

Ororo então sugere que ela então se porte como uma. Diz para confiar em Scott, pois se há segredos sendo guardado por ele é no melhor interesse dos dois. Que ela seja ponderada e espere pois em breve o caminho dos dois voltaram a se cruzar. Por fim, a Monarca de Wakanda diz que se Emma quer mesmo ser uma “rainha”, que assuma o comando.

Essas últimas palavras parece repercutir na cabeça de Emma. Com a toalha ensangüentada nas mãos, a Rainha Branca recebe uma ligação misteriosa. A única coisa que confirma é... “estarei lá”. E já dá pra imagina pelo final da Invasão Secreta para onde é que Emma estará indo, não é?

Photobucket

Bom, a edição conclui-se nesta parte, trazendo os desenhos magníficos de Terry Dodson e sua esposa Rachel na arte-final. O roteiro é assumido agora exclusivamente por Matt Fraction. Muitas coisas ficaram abertas aqui e só saberemos o destino delas nas próximas edições.

Coveiro

comments powered by Disqus