terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Justiceiro: Quando monstros se matam...


Photobucket

Na última edição, Frank Castle começou a sua batalha final com o seu principal adversário, o bom e velho Barracuda. Barracuda, conforme foi visto na edição anterior, está com a sua filha, fruto de um relacionamento com O’Brien. Senhoras e senhores, cabe aqui uma advertência. Estamos prestes a ver um dos arcos mais violentos de Garth Ennis. Se você, meu caro leitor dessas tortas linhas tiver estômago fraco, mude e vá ler isso aqui. Se quiser continuar, prepare-se para ver o final do penúltimo arco da era Ennis, publicado nas revistas Marvel Max 74 a 76.

Numa parada para abastecer, Castle é abordado por uma mulher que está procurando seu filho desaparecido. Na primeira vez, Castle tenta ignorar, mas a pobre mãe insiste que ele ao menos veja o cartaz. Castle diz que se tiver alguma notícia, ele ligaria. Ao ver a mãe se afastar, Castle diz que faz trinta anos que sentiu o terror de ser pai.

Photobucket

Enquanto Castle pensa em sua família, Barracuda está num avião rumando para Brawley. O piloto tenta obter alguma informação. E até que consegue, já que Barracuda diz que ajudou a criar os seus irmãos (apesar que eles não tiveram um grande destino na vida). Barracuda se irrita no momento que o piloto pergunta sobre criança. Ao ver a reação do assassino, o piloto se limita a informar que estão perto do seu destino.

Voltemos nossas atenções para o Justiceiro, que está dirigindo, mas sua cabeça está no Vietnã. Castle pensa na sua terceira convocação, quando sua mulher já tinha sua primeira filha e estava grávida do segundo. Castle, obviamente, voltou da guerra, só para descobrir que a guerra iria até onde ele está. E agora, Castle tem o mesmo temor que sentiu anos atrás, quando perdeu sua família.

Na casa dos pais adotivos da pequena Sarah, o tumulto diminuiu bastante. Caso do sequestro da criança já perdeu seu apelo midiático, bem como os policiais acham que a menina já está morta. A irmã de O’Brien estava enloquecendo por ficar em casa, resolveu sair. O que é uma tremenda chance para Frank Castle.

Photobucket

Castle sabia que essa saída seria a única chance de contato com ela. Sabia também que a mulher estava sob constante vigilância da polícia e, principalmente, de Barracuda. Num golpe de certo, Castle conseguiu, por meio de um celular jogado na bolsa dela. Golpe de sorte mesmo, em todos os sentidos. E os temores de Frank Castle são reais, já que Barracuda está espreitando o local em que moram os pais adotivos da criança.

Mais tarde, a irmã de O’Brien liga para o Justiceiro. Castle diz para ela que tem um plano para salvar a criança, desde que ela siga as ordens deles. No dia seguinte, ela segue as instruções a risca, deixando a casa vazia para que Frank atraia o psicótico Barracuda. Ao adentrar a casa, um turbilhão de lembranças vem a cabeça de Castle. Um minuto depois, Castle relembrou alguns momentos passados com Barracuda. E ele sabia que o tubarão estaria muito p. da vida.

Barracuda também entra na casa e pergunta se ele quer a filha dele de volta. Castle pergunta se ele contatou a pessoa que deu dica, de forma a certificar se o contato de Barracuda sabia da menina. Como a resposta foi negativa, Castle anuncia a morte de Barracuda. Mas Cuda faz o impensável. Mira a sua arma para cabeça da criança e dispara. É o início da carnificina.

Photobucket

Castle foi mais rápido no gatilho e, logo em seguida, derrubou Barracuda na base da bicuda. Mas, como podemos ver na cena, não era uma criança de verdade. Apenas uma boneca. Com outros autores, eu não teria ficado tão surpreso com a cena. Mas Garth Ennis é maluco o suficiente para fazer isso (matar uma criança).

Depois de chutar o Barracuda, Castle o amarra com correntes e liga a bateria do carro nele. Começa uma sessão tortura que deixa Jack Bauer no chinelo. A cada quinze minutos, Castle dava a partida no carro. Depois de um tempo fazendo isso, Barracuda confessa a localização da menina. Depois de arrastar Cuda para o bagageiro, Castle segue para o local indicado.

Photobucket

O local estava tranquilo. Castle se aproxima do carro e verifica que é o carro de Barracuda. Verifica ao redor na procura de explosivos ou algo do tipo. A menina começa a chorar de fome e, ao alimenta-la, o Justiceiro percebe a bomba acoplada à cadeira da menina.

Enquanto Castle está tentando desarmar a bomba, Barracuda começa a ter lembranças de sua infância. Começa a se lembrar do seu pai. Começa a se lembrar das torturas que sofreu na mão (literalmente) do seu genitor. Nesse momento, a coisa esquenta. Barracuda, num acesso de raiva, consegue escapar das correntes e do bagageiro do carro. Agora vem o pior, um bagageiro cheio de armas. Começa mais um inferno.

Castle, em desespero, retira a criança do carro, torcendo para que isso não acione a bomba. Barracuda, num primeiro momento, resolve atacar a esmo, até que percebe o que está fazendo. Depois de trocar o pente da arma, Castle pega uma das armas de Barracuda e revida. Começa uma verdadeira guerra.

Photobucket

Frank passa a metralhar o carro que estava servindo de proteção para Barracuda. Com a polícia chegando e com os choros da menina, Castle queria dar o fora daquele lugar o mais rápido possível. Depois de explodir o carro, Frank pega a menina e se embrenha nas matas, sabendo que Barracuda ainda estaria vivo.

O Justiceiro corre desesperadamente, se distanciado o máximo que pode. Depois de correr e da menina voltar a dormir, Castle tenta desarmar a bomba, enquanto pensa sobre o inferno que a vida da menina se tornou desde que ele entrou na vida dela. E nem percebe que a chegada de Barracuda, que começa a espancá-lo descontroladamente. Cuda está tomado pela raiva e parece que vai haver um massacre.

Photobucket

Castle não tem como reagir. Se o espancamento continuasse, ele viraria paçoca e sua filha seria a próxima da lista. Frank pega o primeiro objeto que aparece (no caso, um alicate) e estoura o nariz de Barracuda, que recua, dando uma chance de sobrevivência para o Justiceiro. O assassino pega a metralhadora que está perto da criança e começa a disparar a esmo. Frank aproveita isso para fugir com a criança, sabendo que Barracuda iria limpar o sangue no rosto e ir atrás dos dois.

E ele faz exatamente. Completamente desequilibrado, Barracuda parte para o acerto de contas final. No caminho, revisitamos alguns breves fatos da vida dele, tais como a sua escola, no exército, nas operações especiais e nas bocas de fumos. Em todos os lugares que passou, Barracuda deixou um rastro de destruição que poucos seres na terra fariam.

Mas tem alguém ainda mais assassino que ele. Tem alguém ainda mais perigoso. Munido de um machado, Castle surpreende Cuda e corta-lhe os braços, para logo em seguida, meter o machado no peito. Depois, Frank pega a metralhadora de Barracuda, enquanto este relembra as palavras de Yorkey. Por fim, Barracuda é estraçalhado pelos tiros, encontrando dessa vez, o seu fim.

Photobucket

Frank volta suas atenções para a menina, preocupado com os possíveis danos colaterais que ela poderia ter sofrido. Por um curto espaço de tempo, Castle deixa de ser o Justiceiro e se torna um pai novamente, preocupado com a imagem que passa para sua filha.

Castle vai para um desses hotéis de beira de estrada, para poder descansar. E, por incrível que possa parecer, curtir a sua filha. Também imagina que O’Brien fez exatamente a mesma coisa que ele está fazendo. Frank passa o dia inteiro com a menina e depois liga para a mãe adotiva, dizendo que ela já pode retornar ao lar.

Frank entrega a menina de volta para os braços da irmã de O’Brien, pedindo para que ela minta sobre sua origem. “Nunca dê a ela motivo pra me contatar” é que o Justiceiro diz. E os dois ainda relembram O’Brien e sua vida triste.

Depois de dormir o dia todo, Castle pegou estrada rumo ao leste. Por mais que Frank quisesse, Sarah não poderia ir com ele. E assim, o Justiceiro continuou rumando pelas sombras da América, através da longa e fria escuridão que se tornou sua vida.

Photobucket

Bom, todos sabem que Ennis é o escritor definitivo de Frank Castle. Ao longo de quase 7 arcos, Ennis escreveu um sólido personagem, principalmente depois que resolveram colocar Frank Castle como um dos grandes astros do selo MAX. É por isso que a próxima edição e, consequentemente, os próximos artigos serão um pouco tristes. Simples a explicação: É o último arco de Ennis a frente do personagem. A partir de Julho de 2010 não teremos mais Frank Castle com Ennis. Enfim, uma era que se encerra.

Rafael Felga

comments powered by Disqus