quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Novos Exilados: batalhas internacionais, interdimensionais e interiores

*artigo escrito pelo colaborador Fernando Saker

Enquanto a Terra-616 acaba de sair de uma guerra contra os skrulls, em outra parte do Omniverso, há uma guerra interna no planeta, onde o Reino Francês ataca de surpresa o Império Britânico. E quando tem um problema no Omniverso, quem você chama? Os Caça-Fant... opa, resposta errada. Os Novos Exilados, claro.

Photobucket


Percebendo que a guerra entre os dois reinos poderia desestabilizar boa parte do Omniverso, Cat avisa seus colegas. Dentes-de-Sabre decide que ele e Cat ficarão no controle da missão, enquanto Psylocke comanda o restante da equipe no planeta.

O grupo se separa; enquanto Mystiq e Vampira salvam o príncipe Jeffrey dos soldados franceses e de uma espiã (e Vampira fica surpresa que o príncipe nunca tenha visto outra mulher que voe... tipo, eu também nunca vi), os demais Novos Exilados observam a sede do Império Britânico, em Nova York, onde a rainha é notificada da situação de guerra. A propósito, é impressão minha ou tem dois Hanks Pym com ela?

Enfim, de repente, Psylocke desmaia. Quando acorda, ela não reconhece seus colegas, nem fala em sua língua nativa, se comunicando em mandarim. Ela ataca seus colegas e foge, mas antes que possam localizá-la, Sábia tem uma visão telepática do Destrutor dessa realidade entrando no Palácio Real e detonando tudo. A rainha sobrevive; seus heróis, não. Morfo, Gambit e Sábia detêm o vilão, e se oferecem para ajudar o Império Britânico na guerra contra seus invasores.

Photobucket

Enquanto isso, Betsy atravessa o mundo (com uma imensa narrativa do Claremont) e chega a uma mansão em Xangai, onde ela vê sua contraparte dessa dimensão, Lady Mandarim, morta e sem olhos – a dona das memórias que invadiram sua mente. Mas antes que possa reagir, ela é nocauteada, e quando acorda, se encontra hospedada na mansão, pensando em mandarim e com a marca da aurora rubra em seu rosto.

Seu anfitrião, o qual ela tenta atacar mas a derrota com facilidade, é ninguém menos que Ogun, mestre da Lady Mandarim. Ele explica que, quando o corpo de sua pupila morreu, seu espírito buscou um novo lar no corpo de Betsy; o problema é que os dois espíritos não podem coexistir no mesmo espaço, e no momento Lady Mandarim parece estar em vantagem.

De qualquer modo, Ogun sabe que o mesmo homem que matou sua pupila aterroriza Psylocke, e se oferece para treiná-la para que ela possa se vingar por ambos. Ogun oferece um treinamento intenso, e aos poucos a heroína mostra uma evolução formidável, chegando a vencer seu mestre. O problema é que, com a evolução, a personalidade de Lady Mandarim vai se apossando cada vez mais do corpo e da mente de Betsy.

Photobucket

De volta ao Ocidente, Gambit enfrenta uma frota da França, mas acaba seqüestrado por um polvo e levado para o fundo do mar. Lá, ele encontra os Grandes Mestres do Oceano (animais marinhos gigantes e sábios) e a rainha Fen, que ele esquece não ser a de sua dimensão e a chama de vovó. Depois de explicar o mico, Remy pede a ajuda dos atlantes para impedir a guerra, mas Fen já estava adiantada nisso, mandando a Ororo dessa dimensão deter a frota. Quando Napoleão, imperador francês, se recusa a parar o ataque, Fen ordena que Kazar interrompa o fornecimento de energia em Paris.

Gambit conhece Ororo e se surpreende por ela ser “uma menina” (esperemos que ele esteja falando da idade dela e não do sexo, porque a Tempestade de sua dimensão também é mulher). Mas não há tempo para conversas, pois Napoleão teletransporta as naus francesas para as costas inimigas, onde elas voam e atacam. Os superseres franceses também voam. E pra surpresa de Morfo (e dos leitores), Sábia também voa... efeito dos poderes de Roma ou só uma tentativa do Claremont de deixar ela mais overpower ainda?

Enquanto os soldados franceses buscam encontrar e capturar a rainha da Inglaterra, o príncipe Jeffrey leva Vampira e Mystiq a uma escola especial, dirigida por Lady Emma Frost, diretora do Departamento X. A bela cadeirante leciona para um grupo de jovens superseres, a Força X, composta por Rajada Estelar, Mancha Solar, Aranha, Puma e Auron (olhem a imagem e tentem adivinhar em quem cada um é inspirado), além da já vista Ororo. Depois da Vampira decidir testar o grupo (desculpa pra mostrar cenas de luta e personagens falando dos seus poderes), lady Emma decide que é hora de agir.

Photobucket

No Palácio de Cristal, Cat se aterroriza: o Omniverso está morrendo rapidamente, e se ela não fizer nada, ele pode chegar logo ao fim. Ícone, a versão virtual de Heather Hudson, explica que ela não deveria tentar julgar realidades infinitas com regras finitas, mas Cat não entende por que o casal de deuses que conheceu antes a encarregaram de proteger o Omniverso se ele deve terminar... a menos que ele não deva terminar. Mas como impedir isso? A Heather virtual não tem como responder, sendo subitamente desfeita.

Nas ruas de Nova York, os franceses depredam a cidade e oprimem a população. Morfo e Sábia garantem a resistência por um tempo, mas quando as tropas de Napoleão começa a destruir arranha-céus e ameaçar a morte de boa parte da população local, a rainha anuncia sua rendição. Quando o restante dos Novos Exilados chega com a Tropa X, já é tarde demais.

E Cat, ainda nervosa com a chegada do fim do Omniverso, conversa com Creed. Ele aconselha que ela não se preocupe com as possibilidades, apenas tome a decisão que achar melhor e viva com as consequências. Quando ela pergunta se ele nunca se arrependeu de uma decisão, Creed diz que não, mas não sem antes ficar um instante em silêncio.

Photobucket

O que o silêncio de Creed significa? Poderá Cat achar uma salvação para o Omniverso? Conseguirão os Novos Exilados salvar a rainha britânica? E quanto à Psylocke, será ela dominada pelo espírito de Lady Mandarim? Não percam as respostas daqui a um mês, neste mesmo 616-horário, neste mesmo 616-canal. Isso, isso, isso...


Fernando

comments powered by Disqus