terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Incrível Hércules: Girl Power!


Incredible Hercules #125

Graças aos poderes do ônfalo, Artume, líder das amazonas, moldou a realidade de acordo com suas extremistas convicções de natureza feminista. Porém, radicalizando, transformou o mundo em um local onde os homens ou eram vilões ou eram totalmente submissos, e no qual as heroínas eram versões femininas de heróis masculinos na realidade “normal”. Uma visão simplista e ironicamente depreciativa do papel que as mulheres têm, ou deveriam ter, que acaba, de forma exagerada, invertendo a moeda de toda relação entre mulheres e homens. Cabe a Amadeus Cho, Hércules e sua irmã Atena livrar o mundo dessa tirana. Mas como?

Em Universo Marvel 54, a última parte do arco Amor & Guerra começa com uma demonstração de quem são as heroínas e quem são os vilãos de acordo com a visão de mundo de Artume – notem que os Y-Men são uma referência à diferença cromossômica entre os genes masculinos e femininos. Cho, secretário pessoal da presidente, traz-lhe seus encargos do dia, o que revela que todos os postos importantes são ocupados por mulheres e os homens ocupam posições extremamente subalternas e desvantajosas. Capitã Marvel, Ms. Marvel, Mulher-Hulk, todas elas estão lá de uma forma ou de outra.

Amadeus e Delphyne, a górgona, não estão mais juntos, e Artume lamenta não poder encontrá-los informalmente, pois precisa estar presente na humilhação pública de um dos Y-Men: Hércules!

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Logo ficamos sabendo também que, por ordem de Artume, estabeleceu-se um programa de eliminação do cromossomo y, dos homens, uma vez que sua única utilidade na visão da nova líder mundial – a de reprodução – foi superada pela tecnologia. Em outros termos, um programa de desaparecimento progressivo dos homens foi colocado em prática. Uma limpeza genética, com raros espécimes mantidos vivos. Seres acima da média. Exceções.

Com Cho circulando por instalações governamentais, vemos mais da inversão simplista do mundo de Artume, até que ele chega à cela que prende Hércules, oferecendo-lhe um presente enviado por sua sobrinha-neta. Logo percebemos que nenhum dos dois se lembra do mundo antes da transformação, enquanto os dois discutem sobre a posição que cada um assume na atual realidade, e Cho logo demonstra seu pragmatismo ao dizer que não acredita na superioridade feminina, mas apenas se beneficia do sistema à sua volta.

Hércules, porém, revelando que Namora faz parte da resistência contra Artume, provoca Cho sobre o quanto ele é ou não livre.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Mais tarde, jantando com Delphyne, Amadeus se mostra incomodado com as palavras do olimpiano, e cada vez mas fica clara a fragilidade dessa realidade. De repente, uma explosão próxima o restaurante. Um atentado, ao qual sobrevivem. Mas Cho não para de pensar no que sua ex-namorada falou. Existe uma porta, um local secreto, ao qual Artume não permite que ninguém tenha acesso. O que será?

Cho se utiliza da limitada liberdade de ação de que goza para arranjar seu acesso ao local. Ao abrir a porta, uma surpresa. Em um calabouço escuro, encontra o corpo de Namora, morta há tempos. Mas Emma Frost, a Fênix daquela realidade, já havia denunciado suas intenções a Artume. Assim ele fica sabendo que foi Delphyne que a matou, por isso pediu para deixar de ser uma guerreira. Logo o plano de Artume fica mais claro, e seus ideais de paz são apenas discursivos, uma fachada para manter o poder, pois sempre há a necessidade de criar inimigos para se manter no poder, para se manter necessária. Por isso a morte de Namora não fora anunciada. Por isso o presente que ela mandou a Hércules era, na verdade, um dispositivo que o livra da prisão. É preciso ter inimigos.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

E sob a descrição de uma versão distorcida da Caixa de Pandora, em que os males são todos atribuídos aos homens, Herc sai de sua cela, e vê Delphyne do lado de fora, denunciando todo o regime de terror e medo imposto por Artume. De repente, ele descobre que não é só ele que percebeu isso. Delphyne está ali para apoiá-lo, assim como três das Vingadoras.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Nesse momento, reforçando o mito sobre o qual funda seu poder, Artume se prepara para executar Cho publicamente, denunciando-o como um traidor, como todos os homens. Mas Hércules e as Vingadoras adentram o local para salvá-lo, e Delphyne desafia a rainha das Amazonas em batalha individual.

A batalha é feroz, e com Hércules se remetendo à única virtude que sobrou no mito de “Pandoro”, a esperança, Delphyne corta a cabeça de Artume, fazendo tudo voltar ao normal.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Com o corpo de Artume reduzido a pedras, e depois a cinzas, Delphyne explicou que com sua derrota o mundo moldado a partir de sua mente distorcida tinha seu fim. E, para sua supresa, a górgona acabou sendo aclamada rainha das amazonas.

Amadeus tenta se aproximar de Delphyne, mas, frente a suas novas responsabilidades, ela se sente obrigada a recusar qualquer aproximação do rapaz, cuja frustração é mais do que aparente.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Hércules lembra a Namora que viu que o coração da atlante pertence a seu primo Namor, explodindo em ciúmes. Mas ela o corta imediatamente, lembrando que ele não ama ninguém, mas apenas cede aos prazeres da carne com grande frequência, e ela era apenas mais uma. Antes de terminarem a conversa, ela é convocada pelos Agentes da Atlas, e deixa o irritado olimpiano para trás.

Assim, Amadeus e Hércules sentam impotentes e frustrados no meio-fio, a forte personalidade de duas mulheres foi mais poderosa que qualquer pancada ou artefato místico. Atena se aproxima, tentando demonstrar a eles como os impulsos da carne são fugazes apenas levam a problemas, a deusa virgem é veementemente ignorada por um outro impulso dos dois à sua frente: pizza!

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Algumas coisas nunca mudam.


João

Ps.: Tanto a história quanto meu artigo podem deixar a impressão de condenação ao feminismo. Porém, acredito que os roteiristas Greg Pak e Fred van Lente, e concordo com isso, quiseram mostrar que não é invertendo a misoginia ou o machismo que os problemas da convivência entre homens e mulheres se resolverão.

comments powered by Disqus