segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A hora da estrela*

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!
* Artigo escrito por nosso colaborador Fernando Saker


Imagine uma cantora pop de sucesso. Cabelos loiros selvagens. Pintura facial exótica. Vestida com um macacão bem decotado e bem berrante, cheio de lantejoulas. Talvez calçando um par de patins, igualmente berrantes. Tudo isso, acompanhada por efeitos visuais absurdos. Não, não estamos falando da Lady Gaga: trata-se de uma nova aventura da x-woman Cristal.

O leitor mais recente talvez pense que Alison Blaire seja uma figura sem importância na Marvel, não sem razão: vimos há pouco tempo a moça usar cabelos bem curtos e cor-de-rosa, participar de histórias questionáveis, morrer e voltar constantemente e sem explicação, ser esquecida pelo próprio ex-marido e só recentemente ensaiar uma volta por cima e retornar aos X-Men, onde tem se mantido discreta e não tem feito muita coisa. Mas a Cristal já foi uma heroína de primeira no passado, enfrentando vilões como Galactus, recusando convites para entrar para os Vingadores e para os X-Men, mantendo um título solo de sucesso por um bom tempo, além de fazer shows de arrebentar como qualquer diva (termo extremamente cafona utilizado por fãs de qualquer cantora pra se referir a elas, mas tuuuudo bem...) pop que se preze.


É lembrando os velhos tempos que Cristal ganhará, no mês de maio, uma revista one-shot só para ela. Escrita por Jim McCann (New Avengers: The Reunion) e ilustrada por Kalman Andrasofszky (NYX: No Way Home), a série buscará explorar todos os aspectos desta multifacetada mutante, de seus conflitos heróicos aos erros e acertos no meio artístico (e o fato da personagem ter se tornado uma espécie de piada nos anos recentes também será abordado) e o reencontro com figuras do passado. Nas palavras do roteirista, o tema é: “sobrevivência e o que é preciso para isso. Mentalmente, fisicamente e emocionalmente. E como duas pessoas podem se mostrar lados diferentes da mesma moeda. Há também um forte tema sobre aceitação e rejeição.”

Todo herói que se preze precisa de um arquiinimigo, e para ocupar este papel em relação à Cristal, McCann escolheu a meio-irmã de Alison, Lois London, atualmente conhecida como Mortis. Amada e idolatrada por todas as cinco pessoas no mundo que lembravam que ela existia antes de Necrosha, Lois entrará em conflito com sua meio-irmã, chocada pelos eventos da saga em questão.


McCann garante ainda que outros vilões e aliados darão as caras no título solo da cantora mutante. Alguns nomes citados ao acaso, mas que não necessariamente participarão da história, incluem Dr. Destino, Encantor e Vampira.

Será que esta revista especial será o suficiente para reabilitar Cristal e colocá-la de volta no topo das paradas (de quadrinhos e da Billboard fictícia da Terra-616)? Quem sabe? Mas mesmo não estando em seus melhores dias hoje, Cristal já rendeu ótimas histórias no passado, e com certeza merece essa chance!

Fernando Saker


*título baseado no romance homônimo de Clarice Lispector

comments powered by Disqus