sexta-feira, 7 de maio de 2010

Wolverine: Chinatown*


Photobucket

E o velho carcaju está encrencado. Com vimos nas edições anteriores, Wolverine tenta acertar as contas com um dos bairros mais enigmáticos de São Francisco, Chinatown. Mas o que o Logan aprontou para deixar os seus moradores sedentos pela sua cabeça? A resposta está em Wolverine 64 e 65.

Em algum lugar do passado, cerca de 50 anos atrás, Logan conseguiu uma façanha: Unir todas as escolas de artes marciais e gangues de Chinatown em torno de um único objetivo: derrubar o então líder de Chinatown, o famoso Dragão Negro.

No presente, Logan tenta a mesma coisa, para derrubar a atual e perversa Dragão Negro. Só que a popularidade de Logan não é mais a mesma. No momento, toda Chinatown quer vê-lo, no mínimo, morto. Agora só resta para Logan se refugiar com o Mestre Po. E continuar seu duro treinamento. E que treinamento! Na maior parte dele, Mestre Po tira um barato com Logan, que vira praticamente um saco de pancadas do mestre. E nem adianta falar que é “o melhor naquilo que faz”, pois, para o mestre, Logan é o melhor em apanhar.

Photobucket

Mas nem tudo aparenta estar perdido. Logan ainda tenta obter apoio para derrubar a Dragão Negro. E procura os Filhos do Tigre para tentar algum acordo. Obviamente, Sun e Brown só aceitaram falar com Logan por causa de Danny Rand. E já querem cair fora, já que ser visto com Logan não é coisa muito boa. E não é mesmo.

Após ameaçarem um dos amigos de Yuen Yee, um dos poucos aliados de Logan em Chinatown, Os Deuses das Mãos Quentes encurralam os Filhos do Tigre e Logan. E começa a pancadaria, com direito a tiroteios e golpes de Kung-Fu para todos os lados. A polícia é avisada e chega ao local. Sun e Brown conseguem escapar, mas o velho carcaju não tem a mesma sorte.

Photobucket

Logan tenta argumentar com o policial que não há trabalho para polícia ali. Porém, o tira é teimoso e quer levar o caso da Dragão Negro até às ultimas consequências. Percebendo que nada adiantaria ficar ali, Wolverine recorre ao seu direito de telefonema. E liga para que Kurt Wagner faça seu tradicional “Bamf” e o tira do xadrez. Após uma breve conversa com Noturno, Logan resolve acertar as pontas com sua ex-namorada.

Lin, a atual Dragão Negro, está exigindo a cabeça de Wolverine. Começa uma verdadeira movimentação em Chinatown, reunindo gangues e a polícia. E tudo alcança o clímax com a chegada de James Howlett para o acerto de contas.

Mas afinal, por qual razão Logan é tão odiado em Chinatown? As respostas finalmente aparecem em Wolverine 65. 50 anos atrás, Logan derrubou Lo Shang Cho e ganhou o direito (que mais parece uma obrigação) de ser o novo Dragão Negro. Porém, Wolverine e seu espírito rebelde colocam tudo a perder, já que ele decide recusar o controle das tríades. E isso significa que o Punho Lendário virou as costas para o bairro, causando um grande mal estar na população daquele local.

Photobucket

Voltemos aos dias atuais. Logan diz que não quer brigar, apenas resolver todo esse problema que ele criou. Mas a Dragão Negro não está muito a fim de dialogar. Nesse meio tempo, um dos Filhos do Tigre, Bob Diamond, reaparece. Bem a tempo de ver o quebra pau entre Logan e o Esquadrão da Morte da Dragão Negro.

Logan, aparentemente, está fadado a ser massacrado, novamente, pelo grupo de proteção pessoal de Lin. Mas dessa vez, Wolverine vai mostrar que o treinamento com o Mestre Po não foi em vão.

Rocha de Buda é o primeiro a cair. Mostrando que nem sempre é a força que destrói montanhas, Logan consegue esfarelar o lutador. Punho de Fogo e Espada Tempestuosa acabam acertando um ao outro. E nem mesmo Garra Espiritual, que se revela neto do antigo Dragão Negro, consegue fazer frente ao velho Logan.

Photobucket

Sem seus capangas pessoais, Lin é obrigada a apelar para qualquer um que apareça. Só que dessa vez, as escolas de Kung-Fu se juntam ao Punho Lendário Logan para derrubar a suprema comandante das gangues e escolas locais. Começa o bom e velho quebra pau. Que só é interrompido com a chegada da polícia. Lin consegue escapar e temos o último flashback, mostrando o quanto Lin passou a odiar Logan após o dia que ele declinou o cargo de Dragão Negro.

E agora temos uma nova cerimônia para a escolha do Dragão Negro. E dessa vez, até para evitar toda aquele confusão de 50 anos atrás, Logan aceita o cargo, que o coloca na mira da polícia e da Ex-Dragão Negro, Lin.

Photobucket

Destino Manifesto foi uma minissérie que mostrou o potencial de Jason Aaron como escritor do Logan (esse mês teve duas histórias dele e no próximo, a estreia de Arma X também é comandada por ele). Poderia até ter sido melhor, mas foi uma aventura de Kung-Fu bem bacana, com boas cenas de ação. Nada excepcional e até abaixo da média do autor, mas muito boa se compararmos com as histórias dos mutantes atualmente. E que venha Wolverine: Arma X.

Rafael Felga

*Chinatown é um filme clássico com Jack Nicholson

comments powered by Disqus