domingo, 27 de junho de 2010

Alex Ross fala de seu mais novo projeto na Marvel

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

O amor de Alex Ross pela era de ouro dos heróis é notória. Desde Marvels, passando por Kingdom Come na DC, e vários outros projetos, como o recente Avengers/Invaders (já publicado no Brasil), o cara gosta mesmo de uma "velharia", e da reinterpretação de bastiões do mundo das HQs. Mais uma vez envolvido com trabalhos dessa natureza, o Comic Book Resources disponibilizou algumas amostras do que esperar de Ross lá fora.

Em agosto ele lançará por sua editora, a Dynamite, uma reinterpretação do Fantasma (aquele mesmo!). "The Last Phantom" – baseado no clássico de Lee Falk - traz o roteirista Scott Beatty e o desenhista Eduardo Ferigato, com um novo visual para lá de polêmico.

Mais importantes para os fãs da Marvel é o lançamento, em setembro, da série "The Invaders", Os Invasores, resgate da clássica equipe da Segunda Guerra Mundial com roteiros do próprio Ross em parceria com Christos Gage e com arte interior de Caio Reiss. Consequência quase óbvia do que acompanhamos nos últimos anos nas HQs Marvel. A saber, a volta de Bucky (atual Capitão América), o retorno de Centelha (Toro) graças ao Cubo Cósmico ao fim de Avengers/Invaders, o recente retorno do Tocha Humana Original nos EUA (ainda inédito no Brasil, e também de iniciativa de Ross, em mais uma parceria da Marvel com a Dynamite), a ressurreição de Steve Rogers e a longevidade de Namor.

Ross diz rindo ao CBR que tem um bizarro amor por coisas que não vivenciou, dizendo que, ao menos, leu os Invasores de Roy Thomas e Frank Robbins nos anos 70. Ele diz que nunca esperou fazer uma trilogia como essa Avengers/Invaders-The Torch- The Invaders. "Isso não foi planejado, mas se adequa muito bem ao que já fiz na Marvel... e se remete ao que fiz em Terra-X (...) de alguma forma recontando as origens do Univero Marvel."

Isso acabou sendo pensando enquanto preparava a série do Tocha Humana, mas já vinha desde Avengers/Invaders, quando Jim Krueger sugeriu a volta do Centelha, o que foi dando corpo à volta dos Invasores originais. "Com a volta do Centelha, precisávamos trazer o Tocha Humana de volta também, que estava morto desde a série 'New Invaders' de Chuck Austen. Então a realização final desses três projetos é que eles servirão para reunir e redefinir esses personagens para as próximas gerações de leitores de quadrinhos. Eles finalmente poderão ser utilizados com o resto do Universo Marvel."


Clique para ampliar o preview da arte de Invaders #1

Alex Ross chama essa terceira parte da trilogia de um tributo e rearranjo das origens da Marvel, nos quais a principal finalidade é deixar que esses personagens verdadeiramente vivam no Universo Marvel moderno. "Eu queria ter certeza que Christos [Gage] não se sentisse preso ao que eu queria. Tenho tanta coisa na cabeça que preciso resumir minhas vontades em: 'Quero esses caras juntos. Quero Steve Rogers usando a roupa de Capitão pelo menos em parte da história, nos deixando com dois Capitães e uma genuína reunião dos Invasores originais.' Isso deu a Christos a possibilidade de imaginar algo que se remeta ao passado e que faça sentido para eles hoje, a fim de resolver algo que foi deixado incompleto, um segredo sombrio da Segunda Guerra Mundial", fala Ross, demonstrando um certo mistério no roteiro e uma preocupação em trabalhar em conjunto com Gage. "Algo que fizeram e que os envergonha até hoje, mesmo 'enterrada' por décadas, e que agora emergiu de novo, forçando-os a encarar de frente", termina ainda misterioso.


Clique para ampliar o preview da arte de Invaders #1

A provocação de Ross se materializa pelo tom pesado de sua capa de Invaders #1, na qual podemos ver uma suástica ao fundo como um lembrete de um passado sangrento e sombrio em comum ao quinteto.

O que também pode chamar atenção é o uso do novo uniforme de Steve Rogers (com design de Marko Djurdjevic), apesar da capa ter sido aprontada antes da versão final do mesmo.

Ainda falta bastante, mas para os amantes do resgate dos personagens do passado das HQs, a série Invaders e o trabalho conjunto de Ross, Gage e Reiss deverá ser um prato cheio.

Invaders #1, como já disse, chega às bancas americanas em setembro de 2010.


João

comments powered by Disqus