sexta-feira, 25 de junho de 2010

Marvel divulga sketches de Mike Deodato, e o artista comenta!

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Temos atualmente a oportunidade de acompanhar o merecido destaque que o desenhista brasileiro Mike Deodato Jr vem ganhando nos últimos anos com trabalhos impecáveis em títulos de primeira linha da Marvel. Mantendo-se em um título de ponta, mesmo após o fim de Dark Reign, temos agora a chance de acompanhar parte de seus rascunhos e sketches do atual título. E Deodato comenta cada um deles. Confira!

Quem acompanha as HQs que saem lá fora atualmente sabe que Deodato está trabalhando com Ed Brubaker no novo título Secret Avengers, cuja formação foi sendo anunciada com um grande mistério nos últimos meses, e que teve apenas sua primeira edição lançada.

Além da amostra da número 3, que você pode ver acima, confira abaixo (sempre clicando sobre a imagem para um tamanho ampliado da mesma) alguns sketches e os comentários do próprio Deodato para cada um deles.

War Machine: "Eu tinha uma action figure comigo...hahaha Brincadeira. Em todo caso, tento fazer uma apresentação resumindo o personagem, sua personalidade e poder. Então você pode dizer se me saí bem sucedido em cada caso. Claro, nesse caso, tive de observar como a artilharia em seus ombros ficaria boa com a pose, respeitando seu centro de gravidade."

Fera: "Se desenhar todo esse pelo fosse fácil, contrariam outra pessoa! hahaha Nesse ponto da minha vida, sei como desenhar quase tudo muito bem, então não é uma questão de ser 'difícil de desenhar', mas uma questão de entender o personagem, seu visual, personalidade, movimento. Dito isso, eu fiz mesmo um bom trabalho estilizando o pelo para que parecesse real, não?"

Steve Rogers (pose preliminar): "Eu poderia receber todo o crédito pelo novo visual, mas o Marko Djurdevic me daria uma porrada, com razão. ELE merece todos os créditos. Só estou tentando reproduzir o design o melhor que posso."

Steve Rogers (pose final): "Eu estudei e estudei até cansar. Então (o editor) Tom Brevoort me pediu algo que ainda não tinha feito. Ele queria uma pose simples, o mais icônica e poderosa que pude fazer."

Cavaleiro da Lua (pose preliminar): "Nunca jogue uma boa idéia fora! hahahaha" (A pose original do Cavaleiro da Lua foi para Steve Rogers, a pedido de Brevoort.)

Cavaleiro da Lua (pose final): "E acabou fazendo mais sentido colocá-lo mais nas sombras. É mais adequado ao personagem, então foi a decisão acertada."

Nova (pose preliminar): "'Rocket Man' ('Homem-Foguete'), cara. Elton John disse tudo!"

Nova (pose final): "O Nova foi rotulado originalmente como "O Foguete Humano", então colocá-lo parado não me parecia correto. Coloque o cara em máximo movimento!"

Valquíria: "A lança não só adicionou uma aspecto bacana, mas também lhe deu algo para fazer com a mão que não segura a espada. Além disso, quando vimos a Valquíria pela primeira vez, na capa de Avengers #83 de John Buscema, ela segurava uma lança. Mais tarde é que lhe deram um bastão, para que não precisassem de um band-aid toda hora. Mas a combinação espada e bastão deu lugar à espada-lança na minha versão, dando equilíbrio e um pouco de selvageria à personagem."

Agente Shadow Empire: "Quando tudo o mais falhar, leia o roteiro! hahahaha Não acho que entrega muito se citar parte dele: 'E enquanto vemos o jato ir embora em direção das estrelas, vemos duas figuras sombrias em um telhado, que observavam. Elas estavam em uniformes sombrios um pouco indefinidos, quase como algo que a SHIELD usava, mas com máscaras que cobrem as cabeças como uniformes da Hidra - esses são soldados do Shadow Empire, nossos vilões mais recorrentes, então você precisa desenhar uniformes de super espiões bem maneiros para eles, Mike.' Então eu tentei agradar essa descrição, o editor gostou, e seguimos adiante."

Archon: "Minha influência para desenhar Archon é, claro, Jack Kirby. Novamente citando o roteiro: 'Esse cara é Archon - imagine um guardião do portal para o fim da realidade estilo sci-fi de Jack Kirby, basicamente. Alto, forte e poderoso, com aspectou ou alienígena ou robótico, algo indefinido entre os dois. Pense em alguém que poderia ser arauto de Galactus, cruzado com um estilo dos celestiais.' Um pedido pesado, mas com bons precedentes."

Capa de Secret Avengers #1: "Costumo criar uma porção de idéias para capas. Acho que já rascunhei milhares. Às vezes a Marvel precisa de capas para publicidade, então precisa de capas chamativas que, infelizmente, não estão presas necessariamente a alguma história específica."

Capa de Secret Avengers #2: "Quando possível, tento criar algo com um senso de design, então não é apenas uma capa estilo 'personagens correm na sua direção'."

Capa de Secret Avengers #3: "Capas baseadas em conceitos ou nas próprias histórias parecem melhores, para mim, mas mesmo para desenhos ao estilo 'faça uma capa genérica com os personagens da revista', eu tento trazer imagens interessantes, pois assim chamo atenção do leitor, fazendo com que sinta que o dinheiro gasto com a revista é mais do que justo."


Mike Deodato Jr. tem a ousadia e confiança no próprio trabalho, equilibradas com uma clara cooperação com seus colegas, que, juntamente com seu talento, ajudam a explicar seu sucesso no mundo dos quadrinhos. Esses comentários mostram que ele tem personalidade, confia no próprio taco, ao mesmo tempo em que não se incomoda em acatar direções apontadas pelos outros responsáveis pelo que produz.

Secret Avengers é uma produção mensal da Marvel, com roteiros de Ed Brubaker e arte de Mike Deodato Jr., e foi lançada no mês passado nas bancas dos EUA.


João

comments powered by Disqus