quinta-feira, 29 de julho de 2010

Capitão América: A Persistência do Memorável.

* Artigo escrito por nosso novo colaborador, Marcelo Prado Reina

Capitão América 600


Esta história curta, mas nem por isso menos adorável, faz parte da edição americana que comemorou a 600ª edição de Capitão América, escrita e desenhada pelos veteranos Mark Waid e Dale Eaglensham.

A história começa com um leilão, em que o primeiro item é um exemplar da edição nº 1 de 1941. A seguir, ainda na primeira página, somos situados no tempo, descobrindo que a história se passa um mês após a morte de Steve. Somos apresentados a Joseph Paglino, o maior colecionador de memorabilia do Capitão América, que é entrevistado (a palavra correta deveria ser interrogado)por uma repórter, que o tempo todo tenta colocar palavras na boca de Joseph.

Ainda durante a entrevista, somos informados que em virtude da posição assumida por Steve Rogers durante a Guerra Civil, a Editora Marvel decidiu cancelar a revista do herói e vender seus direitos.

A repórter afirma ainda, que com a morte de Steve, o valor da coleção de Joseph duplicou, e que esta seria a razão da venda de suas coisas. Afinal, “o que sempre importa é o dinheiro”, mas ele nega tal coisa, e diz que tem a ver com doação.

A seguir, somos levados de volta ao leilão, onde uma série de itens históricos são leiloados, como uma foto do Capitão em ação durante a 2ª Guerra (arrematada por um veterano), o distintivo usado por Steve quando era parte da polícia (arrematado por seu parceiro da época), originais da revista Capitão América, ilustrados por um Steve Rogers curiosamente com um traço semelhante ao de Jack Kirby. Esse item é arrematado por um homem desesperado por levar as ilustrações imediatamente, para dar início a uma nova revista que mostra o Capitão como um traidor. Por fim, também estão no leilão uma bandeira de paz, o uniforme original do Nômade, e o cartão original dos Vingadores, com as assinaturas do Homem de Ferro e do Presidente dos Estados Unidos (Arrematados por uma mulher por dois milhões).

Capitão América 600

Encerrado o leilão, somos rapidamente apresentados aos destinos que alguns itens tiveram após a negociação, somente para descobrir que quem adquiriu o cartão dos Vingadores, foi ninguém menos que Tony Stark.

Por fim, vemos o homem que adquiriu as ilustrações de Steve, chegando a uma editora, gritando que ele e o pai vão ganhar muito dinheiro, quando ele percebe que tem alguma coisa errada.

Capitão América 600

Vemos então, Joseph Paglino informar que comprou a editora e que não vai imprimir mentiras sobre patriotas nas páginas da revista Capitão América, somente a verdade, e que nada é mais valioso que ela.

Marcelo Prado

comments powered by Disqus