segunda-feira, 12 de julho de 2010

Poderosos Vingadores: Disputa de Gênios

Num país vigiado pelo ex-Duende Verde, onde os heróis oficiais não passam de versões sombrias dos originais, não há espaço para verdadeiros Vingadores. Sendo assim, um novo time de Poderosos Vingadores foi montado, agora atendendo à agência internacional DOPADA e lutando contra os revezes numa escala mundial. Contudo, seu maior problema atualmente é salvar a integridade de sua base, perdida num limbo espaço-temporal.

Richards vs Pym

A resposta para o atual problema de Pym está numa máquina, construída pelo falecido Bill Foster, e contado aqui via um flashback de uma página. Numa descrição rápida do aparelho, teríamos finalmente uma maneira barata e rápida de cruzar dimensões em todo o espaço e tempo. Seria perfeito para consertar o atual problema da base/laboratório de Pym. O problema? Esse projeto está atualmente nas mãos de Reed Richards.

Richards vs Pym

E enquanto Pym está atolando sua cabeça para resolver esse problema, parte da equipe é enviada em missão por Jocasta, a pedido da DOPADA. O Agente Americano e Mercúrio rumam até o Tibete, mas como as portas do bolsão Pym estão cada vez mais escassa, terão que sair primeiro na China. Como de praxe, Mercúrio mostra-se completamente insatisfeito com a missão, que o afasta de suas verdadeiras intenções ali, reunir-se a sua irmã Wanda.

Num telefonema para Nova York, Hank entra em contato com Richards, requisitando a posse da invenção de Bill Foster o quanto antes para salvar seu laboratório. Evidentemente, Reed se nega a dar o aparelho, afirmando que antes de morrer, foi deixado por testamento a Ben Grimm, o Coisa.

Richards vs Pym

Então, a discussão entre os dois gênios começa a piorar a cada novo argumento. De um lado, Reed acusa Pym de sempre ter possuído um comportamento instável, enquanto que o Henry alerta que foi Reed quem acabou motivando os Skrulls a invadirem a terra, além de ter ajudado a criar o clone do Thor. A coisa só desanda e fica muito feia quando o Sr. Fantástico se diz entender mais de partículas Pym do que o próprio criador. A chamada é desligada e uma declaração de guerra entre os grupos é feita.

Pym e os demais presentes no grupo tem pouco tempo para orquestrar seus planos de invasão do Edifício Baxter. O doutor explica como cada membro tem acesso ao lugar, fala sobre os sistemas de segurança e mostra sua arma secreta –indutores de imagem.

Richards vs Pym

Na China, John Walker e Pietro Maximoff conhecem uma outra agente da DOPADA, Ban-Luck. Ela os direciona para sua nova missão, que diz respeito a uma suposta aliança inumana com a China comunista. E é aí que Mercúrio entra, sendo o mais experiente nesta raça em todo o planeta.

Richards vs Pym

Antes de partir para missão, Jocasta mostra para o Visão e Estatura mostra um outro grandioso experimento de Henry Pym, Salvação Dois. O grande lance aqui só vai ser percebido para os leitores mais antigos. Salvação Um é o nome do robô criado por Hank Pym no passado para simular um ataque aos Vingadores em que ele (e apenas ele) poderia ser capaz de destruir, reafirmando sua posição como líder do grupo. Todavia, essa artimanha foi descoberta por sua esposa Vespa, que acabou conseqüentemente naquele infeliz episódio em que ele a espancou.

Em outro momento, Estatura encontra o jovem Amadeus Cho, que acaba aproveitando para perguntar se não há problema para ela que ele use o capacete do Homem-Formiga, outrora de seu pai. Cassie diz que não e acaba até flertando com o rapaz.

Então, finalmente, o plano de Pym é posto em prática. Primeiro passo é segurar dois dos membros do Quarteto Fantástico fora do prédio. Usando um indutor de imagens, Hércules se passa como o Rulk e vai confrontar o Coisa em sua academia, na rua Yancy. Já o visão se transfigura em Fantasma Vermelho e parte pra cima do Tocha.

Richards vs Pym

No edifício Baxter, uma simulação de um ataque skrull faz com que Reed obrigue Sue a fugir com suas crianças. Contudo, logo o Senhor Fantástico descobre o embuste e vê que não passam de dezenas de formigas com indutores de imagens. O plano de Pym veio à tona, mas ele sabe que o seu amigo estará bem encrencado se quiser reaver a máquina de Foster. Afinal, ela foi bem guardada na Sala Zenão.

Enquanto isso, Susan Richards e as crianças descobrem um passageiro extra na sua aeronave. Entrando inadvertidamente no veículo, Estatura tenta alertar a Mulher-Invisível sobre os planos de Pym e ver se juntas elas conseguem unir os grupos e acabar com aquela disputa de espertalhões desmedida.

Richards vs Pym



Na sala Zenão, Pym encontra Reed sentado em uma mesa com o objeto que almeja bem a sua frente. Richards o desafia a pegar o que quer, mas tem quase certeza de que Pym não conseguirá passar pelo segredo da sala, que segue o paradoxo de Zenão de Eleia: Um viajante deve sempre cobrir metade da distância rumo a um objetivo antes de alcançá-lo. E depois, outra metade, outra e mais outra. Assim, ficando cada vez mais perto, mas nunca alcançando-o.

Henry tenta de tudo. Correr. Se afastar. Usar o bioferrão. Nem com a ajuda de Cho, eles conseguem um avanço. Então, ele tem uma dica após o comentário do garoto e usa o robô-ferramenta para disparar um feixe sônico e alcançar o artefato. Afinal, se a voz de Reed chega até ele, o contrário é possível. E no meio da briga dos dois, o aparelho de Foster acaba se ligando sozinho.

Richards vs Pym

Os dois gênios acabam sendo sugados pra o vazio e agora terão que trabalhar juntos para por as coisas em ordem. E após feito, Pym força a Reed a ver quais são suas verdadeiras intenções com o aparelho de Foster. O Senhor Fantástico olha vislumbrado os planos do amigo e concede a posse do aparelho.

De volta, as equipes voltam a se entender. A briga entre o Coisa e Hércules acaba sem vencedores, mas os dois prometendo mais. O Amadeus Cho, que acabou levando um contra-ataque da pequena Valéria Richards usando seu laptop pessoal, reclama que perdeu para uma criança de dois anos. E Hércules não perde a oportunidade de tirar um sarro dele.

No bolsão Pym, o líder do grupo acopla o artefato Foster em Salvação Dois e – por fim – pede para Jocasta se integrar a máquina, concretizando assim o fim de sua invenção. A discordância de todos os presentes, a andróide aceita mesmo assim se integrar a invenção. Agora, ela faz parte do controle de toda a nova base.


Richards vs Pym

Aqui, vale um parêntese para um interlúdio que ocorre nessa mesma história, envolvendo a devoção de Jocasta a seu criador. Dado momento, Jarvis encontra a andróide beijando Pym e, mais tarde, a critica por fazer isso, obviamente se aproveitando dos padrões mentais que ela tem de Janet para se envolver com seu criador. Jocasta, no entanto, retruca e ainda comenta que para ela, beijar Pym é mais que simplesmente isso. É como beijar um Deus, já que ele é considerado entre os robôs, o Pai da Inteligência Artificial Moderna.

Richards vs Pym

Bom, assim, encerramos mais uma história dos Poderosos Vingadores, que aconteceu em Avante Vingadores 41!, agora em nova fase. No final deste capítulo, Hank ainda alerta que esse é apenas o começo de tudo e diz que no final de uma daquelas suas portas estará a próxima etapa da missão de todos. Mas... o que será?

Coveiro

PS: E não deixem de ver um resumo da outra história dessa revista, envolvendo o Ronin e a Harpia!

comments powered by Disqus