sábado, 17 de julho de 2010

Um vilão do passado assolará o Capitão América

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Anunciando seu início na edição #611 de Captain America, o roteirista Ed Brubaker fala do próximo arco de histórias do Capitão América, no qual precisará enfrentar mais um adversário que salta diretamente de seu passado. Confira!

E eu digo "mais um" porque, de maneira óbvia, mas coerente, Brubaker vem usando toda a história de fundo que criou para justificar a sobrevivência de Bucky Barnes através das décadas - sua vida como o agente soviético Soldado Invernal - para solidificá-lo tanto como Capitão América quanto como um personagem conhecido e reconhecido pelos leitores.

Atualmente suas histórias giram em torno de uma obsessão do retornado Barão Zemo sobre Bucky, já que seu pai teria sido o responsável pela sua morte em 1944, morte que, bem sabemos agora, nunca ocorreu. Em poucas palavras, ao fim do atual arco de histórias, na edição #610, Zemo revelará a todos o passado do atual Capitão América como o procurado e nunca capturado assassino soviético que foi por anos (omitindo, claro, o fato dele não estar no controle de suas ações), remexendo em uma parte de sua vida que assombra o rapaz até hoje. Assim começa, na edição seguinte, "The Trial of Captain America", O Julgamento do Capitão América.

"Com a 'Era Heróica' ascendendo, não fica bem revelarem o Capitão América como o Soldado Invernal", disse Brubaker. Preso, Barnes precisará se defender de todas as acusações feitas à sua "vida passada" em um tribunal.

"Desde que comecei a escrever o Capitão, cada arco foi um desdobramento orgânico dos anteriores. Coisas que parecem pontas soltas voltam arcos depois lidas de outra forma. Então essa é uma progressão natural, e essa história em particular era algo que uma hora ia 'estourar'", continuou o roteirista. "Bucky era um assassino para os soviéticos. Como poderíamos ignorar isso para sempre?"


Capa de Captain America #611 (clique sobre a imagem para ampliá-la)

Nesse ponto preciso reconhecer o trabalho de Brubaker à frente das histórias do Capitão América (que já passa de cinco anos!), pois é exatamente a sensação que tenho ao acompanhar as histórias. A grande parte bem amarrada e pouquíssima coisa parece mero detalhe, embromação ou falta de noção do roteirista do que fazer com os personagens. Isso não torna as histórias infalíveis, mas ao menos percebemos o empenho e qualidade do roteirista em tentar fazer boas histórias.

Brubaker rapidamente deixou claro que "The Trial of Captain America" não será apenas sobre debates em um tribunal e um juiz batendo o martelo. Seguindo seu estilo nas histórias do Capitão América, veremos o perfil de cada personagem envolvido no julgamento, os explícitos e os ocultos, assim como um fundo de ação relacionado a Bucky e seus parceiros. "Essa é a dificuldade de um arco como esse para um roteirista, a linha fina na qual preciso me equilibrar. Se for bem sucedido, teremos um bom drama de tribunal-e-prisão, assim como boas cenas de ação de heróis contra vilões. Não é como se todos fossem sentar e esperar o que acontece no tribunal, cada um de um lado, afinal", falou o roteirista.

Steve, o Falcão e a Viúva Negra terão uma grande participação ao tentarem ajudar Bucky vencer trabalhando nos bastidores, cada um à sua maneira. "Esse será um arco muito intenso, que estava esperando muito tempo para escrever desde a primeira vez que Bucky vestiu o uniforme de Capitão", finalizou Brubaker.

Captain America #611, com roteiro de Ed Brubaker e arte de Butch Guice chega às bancas dos EUA em outubro de 2010.


João

comments powered by Disqus